Total de visualizações de página

sábado, 14 de dezembro de 2019

Ponto mais profundo da Terra é descoberto por baixo do gelo da Antártica (VÍDEO)



Uma equipe de glaciologistas, liderada pela Universidade da Califórnia em Irvine, divulgou o mapa topográfico mais pormenorizado da Antártica apresentado até agora, que mostra o ponto mais profundo da Terra não coberto por água.

estudo de cartografia, denominado Projeto BedMachine Antártica, elaborou um mapa preciso do continente congelado, descobrindo um desfiladeiro da geleira Denman que se encontra a 3,5 quilômetros abaixo do nível do mar, o que faz dele o ponto terrestre mais profundo do planeta.
"Este é sem dúvida o retrato mais exato até agora daquilo que se encontra por baixo da calota polar da Antártica", ressaltaram os pesquisadores ao apresentarem o estudo na União Geofísica Americana.
"Temos muitas surpresas em todo o continente, especialmente nas regiões que não tinham sido mapeadas previamente em pormenor por radar" explicou Mathieu Morlighem líder do estudo e professor da Universidade da Califórnia.
O objetivo do projeto BedMachine Antartica é elaborar um mapa pormenorizado da rocha-mãe do continente, que permita compreender melhor como fluem as correntes de gelo a partir das terras mais altas até ao mar que rodeia a Antártica.
Esta informação tem importância fundamental porque a orografia da Antártica pode fazer com que o aquecimento global venha a causar mais danos do que previsto em algumas regiões, mas também poderia ajudar a conservar outras, sendo que no continente existem espaços e lugares muito mais profundos do que se pensava.

Sonda espacial da NASA descobre novo ciclone em Júpiter do tamanho do Texas (FOTO)



Um novo e inesperado ciclone massivo foi registrado no polo sul de Júpiter durante o mais recente sobrevoo do planeta gigante pela sonda espacial Juno da NASA.

Quando a sonda espacial se aproximou de Júpiter pela primeira vez em julho de 2016, suas câmeras infravermelhas e de luz visível descobriram enormes tempestades em torno dos polos do gigante gasoso, nove no polo norte e seis no sul.
Com cada passagem da sonda por Júpiter, os dados obtidos reforçavam a ideia de que cinco tempestades de vento se enrolavam em um padrão pentagonal à volta de uma tormenta central no polo sul e que o sistema parecia estar estável. Nenhuma das seis tempestades mostrava sinais de abrandamento do ritmo para permitir que outros ciclones se unissem.
"Quase parecia que os ciclones polares faziam parte de um clube privado que parecia resistir a receber novos membros", disse Scott Bolton, pesquisador principal da missão Juno no Southwest Research Institute, escreve portal cnet.com
No entanto, durante o 22º sobrevoo da sonda espacial, um novo ciclone um pouco mais pequeno ganhou vida e se uniu "na briga".
A new, smaller cyclone can be seen at the lower right of this infrared image of Jupiter's south pole taken on Nov. 4, 2019, during the 23rd science pass of the planet by NASA's Juno spacecraft.
Credits: NASA/JPL-Caltech/SwRI/ASI/INAF/JIRAMhttps://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-juno-navigators-enable-jupiter-cyclone-discovery 

16 pessoas estão falando sobre isso
Um novo ciclone menor pode ser observado em baixo à direita nesta imagem infravermelha do polo sul de Júpiter tirada no dia 4 de novembro de 2019, durante a 23ª passagem de pesquisa da sonda espacial Juno da NASA.
"Os dados do instrumento JIRAM, Mapeador Auroral Infravermelho Joviano, indicam que passamos de um pentágono de ciclones que giram em torno de um no centro para uma figura hexagonal", disse Alessandro Mura, copesquisador de Juno no Instituto Nacional de Astrofísica de Roma.
"Esta nova incorporação é menor em tamanho do que as outras tempestades, é aproximadamente do tamanho do Texas. Talvez dados do JIRAM de futuros sobrevoos mostrem que o ciclone adquiriu o mesmo tamanho que seus vizinhos."
Ao sondar a camada meteorológica até 50 a 70 quilômetros debaixo das nuvens de Júpiter, JIRAM captura a luz infravermelha que emerge das profundidades de Júpiter. Os dados indicam que a velocidade do vento no ciclone recém-formado é em média de 362 km/h.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Nem tudo que reluz é ouro: paládio está destronando ouro como metal mais caro



Subida de preços na última década e fechamento de minas sul-africanas fizeram metais preciosos bater recordes de preços.

preço do paládio aumentou pelo 15º dia consecutivo, excedendo o preço mais alto de sempre do ouro, relata a agência Bloomberg.
Na quinta-feira (12), o metal branco raro foi negociado por um valor recorde de US$ 1.940,34 (R$ 7.919), o que aumentou os ganhos acumulados para o paládio neste ano para 54%.
O índice de quinta-feira (12) do paládio impulsionou-o para além do valor recorde da onça de ouro, que foi de 1.921,17 dólares em 2011.
Estas mudanças vêm depois que as minas sul-africanas foram fechadas por 24 horas devido à falta de eletricidade. A África do Sul está classificada como o segundo maior produtor mundial de paládio, enquanto a Rússia é atualmente apontada como a líder na produção do metal.

Perspetivas atuais

O analista Daniel Briesemann do Commerzbank sugeriu que agora "nada pode parar o paládio", reportou a Bloomberg.
"Mesmo que consideremos o aumento acentuado do preço como exagerado, não há fim à vista para o crescimento", acrescentou ele.
Briesemann foi ecoado por Jonathan Butler, estrategista de metais preciosos da Mitsubishi, que não descartou a possibilidade de o paládio atingir o limiar de 2.020 dólares a onça antes do final do ano.
"As preocupações com o fornecimento de eletricidade na África do Sul ajudaram o paládio esta semana, juntamente com a demanda física ainda forte", segundo citado pela agência dos EUA.
metal precioso de cor branca prateada tem desfrutado de uma subida constante do valor ao longo da última década, tendo começado com um mínimo de apenas 235 dólares por onça em novembro de 2008, em contraste com o ouro, prata e platina.
O paládio é usado em dispositivos de controle de poluição, eletrônica, joias, equipamentos de tratamento de águas subterrâneas, aplicações químicas e odontologia.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

NASA rastreia asteroide que passará perto da Terra nesta sexta-feira 13



A NASA vem monitorando uma rocha espacial que mantém uma trajetória em torno de vários corpos no Sistema Solar e passa sistematicamente através da órbita da Terra com o Sol.

Segundo estimativas, espera-se que 13 Objetos Próximos à Terra (NEO, na sigla em inglês) voem sobre nosso planeta até o fim deste ano.
A Terra está pronta para ter um encontro próximo com o asteroide 2019 XO1 de 33 a 74 metros diâmetro.
O corpo celeste deverá voar perto de nós por volta das 10h25 desta sexta-feira, que coincidentemente cai no dia 13, a uma velocidade de mais de 28.000 km/h, de acordo com a agência espacial norte-americana.
A rocha espacial tem uma órbita que voará perpendicularmente à Terra a uma aproximação de 0,03033 unidade astronômica, que equivale a aproximadamente 3 milhões de quilômetros de distância, explica o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da NASA.

© AP PHOTO / WILLIAM K. HARTMANN/UCLA/NASA, LABORATÓRIO DE PROPULSÃO A JATO
Nave espacial Dawn da NASA em frente ao planeta Ceres e ao asteroide Vesta
O 2019 XO1 se aproximou da Terra pela primeira vez em 17 de novembro de 2013. Após essa passagem, o asteroide não será visto novamente no Sistema Solar até 22 de dezembro de 2022, onde se aproximará novamente a mais de 14 milhões de quilômetros de distância.

Cientistas revelam o que atmosfera dos exoplanetas esconde



Um equipe de astrofísicos da Universidade de Cambridge descobriu que a atmosfera dos exoplanetas possui menos água do que se imaginava.

Os resultados do estudo, publicado na revista Astrophysical Journal Letters, podem ter repercussão na busca de água no Sistema Solar e mais além no espaço.
Os pesquisadores britânicos analisaram informações atmosféricas de 19 exoplanetas com o objetivo de obter dados detalhados sobre suas propriedades químicas e térmicas. Entre os objetos espaciais estavam os chamados mini-Netunos, com cerca de 10 vezes mais massa que a Terra e os super-Júpiter, que são 600 vezes mais pesados que nosso planeta.

© FOTO / NASA/JPL/SISTEMAS DE CIÊNCIA ESPACIAL MALIN
L 98-59b, o menor exoplaneta já descoberto pelo satélite TESS da NASA
Apesar de o vapor d’água estar presente na atmosfera de muitos exoplanetas, seus volumes são menores do que se esperava, embora a consistência de outros elementos tenha coincidido com as expectativas.
Hoje, o elemento químico mais abundante é o oxigênio, depois do hidrogênio e do hélio, o que significa que haverá abundância de água, considerada como o principal portador de oxigênio.
Foi descoberto que 14 dos 19 exoplanetas possuem o líquido azul em abundância, entretanto, apenas seis corpos espaciais contam com reservas suficientes de sódio e potássio.
"Medir a abundância destes elementos químicos na atmosfera dos exoplanetas é algo extraordinário, levando em conta que nem sempre podemos fazer o mesmo com os planetas gigantes de nosso Sistema Solar, incluindo Júpiter", explicou Luis Welbanks do Instituto de Astronomia, e autor do estudo.
Estas informações podem ajudar e compreender como estes exoplanetas poderiam ter sido formados sem a quantidade necessária de gelo. Além disso, mostram que não é possível pensar que os diferentes elementos químicos são igualmente abundantes nas atmosferas planetárias.

NASA explode o maior tanque de combustível para foguetes do mundo (VÍDEO)



O tanque de combustível do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês) enfrentou um teste torturante enquanto a NASA se prepara para a missão lunar do programa Artemis.

Às vezes, fracasso significa êxito. Foi exatamente isso que aconteceu na semana passada, quando a agência espacial norte-americana pôs em prática um teste no maior tanque de combustível para foguetes do mundo. Felizmente ou não, a instalação acabou não suportando o teste e arrebentou.
O teste deixou os engenheiros da NASA muito satisfeitos, e nós podemos apreciar imagens espetaculares da explosão, escreve portal cnet.
Success! Engineers @NASA_Marshall tested the @NASA_SLS liquid hydrogen test article tank to failure – the tank withstood more than 260% of expected flight loads before buckling and rupturing! MORE: https://go.nasa.gov/2OV8BEX 

1.453 pessoas estão falando sobre isso

Sucesso! Os engenheiros do Centro de Voos Espaciais George C. Marshall da NASA testaram tanque de hidrogênio líquido até explodi-lo – o tanque aguentou mais de 260% da carga prevista até curvar e romper!
O vídeo é fantástico, dá para ver como o metal não aguenta e arrebenta como se fosse um balão cheio de água.
Segundo a agência espacial, o tanque tem cerca de 40 metros de comprimento e mais de 8 metros de diâmetro. Além da capacidade que corresponde a 2,034 milhões de litros de "hidrogênio líquido super-resfriado".
O teste teve lugar no Centro de Voos Espaciais George C. Marshall no estado do Alabama, no âmbito do programa Artemis que visa levar humanos à Lua em 2024.

Sonda da NASA vai procurar fósseis que podem revelar existência de vida em Marte



A NASA está investigando a possibilidade de existir vida extraterrestre em Marte perante a especulação de que há fósseis na cratera em que a sonda irá pousar.

Recentemente, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter encontrou evidências de que o suposto local de pouso da sonda, a cratera Jazero, possui sílica hidratada, que retém água em sua estrutura cristalina.
O fato é que esse mineral pode ajudar a preservar evidências de vida, o que poderia indicar se há ou houve vida no Planeta Vermelho, segundo o tabloide Daily Star.

© FOTO / NASA/JPL-CALTECH/MSSS/JHU-APL
Cratera Jezero em Marte, onde existem indícios de água
Com isso, os pesquisadores esperam obter dados que permitam analisar cuidadosamente as evidências e os minerais, para esclarecerem a possibilidade de existência de vida no planeta.
"A evidência mais antiga - evidência definitiva - de microfósseis que temos na Terra é geralmente encontrada na sílica", afirmou o autor do estudo, Jesse Tarnas, da Universidade Brown.
Os cientistas esperam que, depois do pouso da sonda em 2021, será possível encontrar as evidências que precisam nos minerais marcianos.

Raio 'estoura' em casa de australiana que decide filmar tempestade (VÍDEO)




Família australiana passou por verdadeiros momentos de pavor depois de um relâmpago potente atingir a varanda de sua residência.



O vídeo mostra o momento em que uma residente do estado australiano de Queensland foi pega de surpresa nesta quarta-feira (11) por um relâmpago.
A australiana decidiu filmar a tempestade e acabou flagrando um raio caindo a pouquíssimos metros dela.
Dá para ouvir crianças em pânico por causa do forte estrondo. A queda do raio só mostra quão importante é se manter em lugar seguro, e, longe da varanda de casa.
Anteriormente, um relâmpago por pouco não acertou um avião comercial em aeroporto na Nova Zelândia.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Enigma da 'pele de tigre' em lua gelada de Saturno é revelado



Encélado, o satélite gelado de Saturno de 500 quilômetros de diâmetro, tem um grande oceano subterrâneo, o que o torna um dos principais alvos para busca por vida extraterreste.
Uma das características do satélite corresponde a vales profundos apelidados de "listras de tigre", de onde brotam jatos de vapor de água a grande altitude sobre a sua superfície. Estas formações foram detectadas pela primeira vez pela sonda espacial Cassini, revelando uma paisagem única no Sistema Solar.
Uma equipe de cientistas do Instituto Carnegie, EUA, descobriu como estas rachaduras são formadas e conservadas.
As referidas listas de tigre, que têm 130 quilômetros de comprimento e 35 de largura, são paralelas e separadas uniformemente pela superfície desta grande bola de neve que é Encélado.
"O que as torna especialmente interessantes é que estão em erupção contínua de gelo de água. Não existem outros planetas ou luas onde acontece algo de semelhante", explica Doug Hemingway, autor principal do estudo publicado na revista científica Nature Astronomy.
Enceladus, one of Saturn’s smaller moons, reflects 90% of the Sun’s light.


59 pessoas estão falando sobre isso

​Encélado, uma das luas mais pequenas de Saturno, reflete 90% da luz solar.
O grupo de cientistas está particularmente interessado em compreender por que as listras estão presentes apenas no polo sul da lua, e também por que as rachaduras estão tão afastadas.
Aparentemente, a resposta à primeira pergunta é uma questão de cara ou coroa. Os pesquisadores desvendaram que as fissuras por onde saem os gêiseres poderiam ter sido formados em qualquer polo, no entanto o polo sul foi descoberto primeiro.
O Encélado registra aquecimento interno devido à excentricidade de sua órbita. Às vezes, se aproxima mais de Saturno, outras vezes, está um pouco mais distante, o que faz com que a lua se deforme ligeiramente, se estique e depois se contraia, em resposta à força gravitacional de Saturno. Este processo impede que o satélite se congele completamente.

© FOTO / NASA, ESA, JPL, SSI, CASSINI IMAGING TEAM
As Listras de Tigre de Encélado
A razão principal para a formação das fissuras é o fato de que os polos da lua sofrem com os maiores impactos desta deformação gravitacional, por isso mesmo que a camada de gelo que está nos polos é mais fina.
Durante os períodos de arrefecimento gradual no satélite, uma parte do oceano de Encélado congela. Por isso, se a água congela, ela expande. À medida que a crosta gelada engrossa por baixo, a pressão no oceano aumenta até que a crosta de gelo por fim se abre, criando uma rachadura. Devido ao gelo relativamente fino, os polos são mais suscetíveis ao aparecimento de grutas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)