De acordo com o hinduísmo, cada ser vivo é um espírito eternamente existente (a alma ou o eu). Após a morte física, esta alma passa de um corpo para outro de acordo com as leis do Karma e reencarnação. Imagem de autor BBTI
Reencarnação, literalmente "a ser feito carne novamente", como uma doutrina ou crença mística, tem a noção de que uma parte essencial de um ser vivo (ou em algumas variações, somente os seres humanos) podem sobreviver à morte de alguma forma, com a sua integridade, em parte, ou totalmente retidos, para renascer em um novo corpo. Esta parte é muitas vezes referida como o espírito ou alma, o "Eu Superior ou True ',' Centelha Divina ',' I 'ou o' Ego '(não confundir com o ego definido pela psicologia).
Em tais crenças, uma nova personalidade é desenvolvida durante cada vida no mundo físico, com base na experiência integrada passado e de novas experiências adquiridas, mas alguma parte do ser permanece constantemente presente ao longo destes vidas sucessivas, assim. É geralmente acreditavam que existe interação entre predeterminism de certas experiências, ou lições destinadas a acontecer durante a vida física ea ação livre-arbítrio do indivíduo como eles vivem aquela vida.
Esta doutrina é um princípio central na maioria das tradições religiosas indianas, tais como Yoga, Vaishnavism jainismo e sikhismo.
Budista conceito do Renascimento, uma parte importante da filosofia budista, difere das tradições védicas base, ensina que o nosso "eu" (alma) não reencarnam (veja abaixo). Muitos Pagãos modernos também acreditam na reencarnação como fazer alguns movimentos da Nova Era, juntamente com os seguidores do Espiritismo, praticantes de certas tradições africanas e estudantes de filosofias esotéricas.
Visão global
A crença na reencarnação é um fenômeno antigo, de várias formas os humanos acreditavam em uma vida futura desde os antigos egípcios, talvez antes, e túmulos antigos que contenham ambas as pessoas e bens pode testemunhar as crenças que uma pessoa teria a necessidade de seus bens preciosos, mais uma vez apesar da morte física.
Em resumo, existem vários conceitos comuns de uma vida futura. Em cada um deles seja a pessoa, ou algum componente essencial que define essa pessoa (a alma ou espírito) persiste na existência de continuar:
• A reencarnação na forma humana.
Vidas sucessivas na Terra, em geral, incluindo a crença em uma passagem pelo mundo espiritual ou planos internos entre a morte eo renascimento. Este é o uso mais comum da reencarnação (também chamado de "renascimento"). Em muitas versões, eventualmente, há o potencial para escapar do ciclo, por exemplo, juntando-se a Deus, ou atingir a iluminação, uma espécie de auto-realização, um renascimento espiritual, entrar em um reino espiritual, etc
• Transmigração da alma
Seres morrem e são devolvidos a esta ou outra existência continuamente, a sua forma após o retorno de ser uma espécie 'superior' ou 'inferior', dependendo da virtude (qualidade moral) de sua vida atual.
Este intercâmbio pressupõe entre as almas humanas e animais, no mínimo; plantas e pedra podem ser incluídos, como bem.
• Último dia
As pessoas vivem apenas uma vida. Após a morte, eles podem voltar para a terra ou ser revivido em algum julgamento final, ou em alguma batalha final (por exemplo, o Ragnarok Norse). Eles podem ir para o céu ou o inferno, nesse momento, ou viver de novo e repovoar a terra. Esta é uma visão apocalíptica do futuro.
• Em relação a estes, mas não mais incluindo um retorno à forma corpórea, são crenças na vida após a morte
As pessoas vivem nesta terra, e depois viver em algum tipo de vida após a morte para o resto da eternidade - variadamente chamado céu (paraíso) ou inferno, ou o Reino dos Mortos, ou algum plano superior, ou similar. Elas não retornam à terra como tal.
Crenças na reencarnação ou transmigração são comuns entre as religiões e crenças, alguns vê-lo como parte da religião, outros vendo nele uma resposta para muitos comuns os dilemas morais e existenciais, tais como "por que estamos aqui" e "por que coisas ruins às vezes parecem acontecem a pessoas boas ". A reencarnação é, portanto, uma reivindicação que uma pessoa tenha sido ou venha a ser nesta terra novamente em um corpo diferente. Ele sugere que há uma conexão entre aparentemente díspares vidas humanas, e (na maioria dos casos), que pode até haver provas secretas de continuidade entre as vidas de pessoas diferentes, se procurava.
Os proponentes alegam que este é realmente o caso, enquanto os críticos tendem a rejeitar a noção de devido às suas implicações metafísicas ou não aceitação pela ciência devido a outras possíveis explicações do fenômeno ainda não eliminadas do exame. Tal evidência tende a ser de três tipos:
Tradição comumente sustenta que certas pessoas (como o Lama ou Panchen Lamas no budismo) pode ser identificada por uma criança nascida na época de sua morte, e por certos sinais e conhecimento que essa criança tem de sua vida além do antecessor norma.
No caso de budismo estão bem definidas, tais ensaios de uma criança.
Na cultura ocidental, regressão ou experiência de quase morte tem, por vezes, desde que são reivindicados ser lembranças de vidas passadas, alguns dos quais podem ser verificados na teoria, e alguns dos quais podem ser testadas para os créditos fraudulentos. Alguns aspectos estes tendem a ser bastante consistente em alguns aspectos (seres de luz, mensagens de amor e paz, etc), um factor que para algumas pessoas dá credibilidade à idéia, e para os outros apoios que "algo" está acontecendo, mas sem a certeza que isso pode ser.
Passado, para muitas pessoas, a evidência empírica é interno e de crença, ou experiência pessoal. Isto pode não ser prova em si, mas para eles, qualifica-se como evidência suficiente para acreditar nisso.
Apesar de algumas reivindicações para recordar vidas passadas têm sido documentados e testados de forma científica, ciência dominante não aceita a reencarnação como um fenômeno comprovado.
Reencarnação em várias religiões, tradições e filosofias
Convicções filosóficas e religiosas sobre a existência ou não existência de um 'self' duradoura têm uma influência direta sobre a forma como a reencarnação é visto dentro de uma dada tradição. Existem grandes diferenças nas crenças filosóficas sobre a natureza da alma (também conhecida como a jiva atma ou) entre as religiões Dharmic como o hinduísmo eo budismo.
Algumas escolas negam a existência de um 'self', enquanto outros afirmam a existência de um eu, eterna pessoal, e ainda outros dizem que não há nem eu ou não-eu, pois ambos são falsos. Cada uma dessas crenças tem uma incidência directa sobre a possível natureza da reencarnação, incluindo conceitos de samsara, moksha, nirvana, e bhakti.
Pesquisa e debate
A investigação científica e outros em reencarnação
As coleções mais detalhadas de relatórios pessoais em favor da reencarnação foram publicados pelo Dr. Ian Stevenson em obras como Reencarnação e Biologia: Uma Contribuição para a Etiologia de Marcas de nascença e defeitos de nascimento, que documenta milhares de casos detalhados em que as alegações de ferimentos recebidos em vidas passadas, por vezes, correlacionam-se com marcas de nascença ou defeitos de nascimento.
Stevenson passou mais de 40 anos dedicados ao estudo das crianças que falaram sobre conceitos aparentemente desconhecidos para eles.
Em cada caso, o Dr. Stevenson metodicamente documenta as declarações da criança. Então, ele identifica a pessoa falecida a criança alegadamente se identifica com, e verifica os fatos da vida da pessoa falecida que correspondem a memória da criança. Ele também coincide com marcas de nascença e defeitos de nascimento de feridas e cicatrizes sobre o falecido, verificados por registros médicos, tais como fotografias da autópsia.
Stevenson acredita que seus métodos rigorosos descartar todas as possíveis explicações "normais" para as memórias da criança. No entanto, deve notar-se que uma maioria significativa de casos notificados Dr. Stevenson sobre reencarnação originam nas sociedades orientais, onde religiões dominantes, muitas vezes permitem que o conceito de reencarnação.
Na Índia, onde esse fenômeno é comum, se uma criança de uma família pobre afirma ser a pessoa reencarnada de uma família rica, isso pode levar a criança a ser adotada por essa família, um motivo que levou às crianças que fazem reencarnação fraudulenta reivindicações.
Talvez a prova mais significativa anedótica nesse sentido é o fenómeno das crianças espontaneamente compartilhar o que parecem ser memórias de vidas passadas [carece de fontes?], Um fenômeno que tem sido relatada mesmo em culturas que não sejam titulares de uma crença na reencarnação. Após investigar essas alegações, Stevenson e outros identificaram indivíduos que tinham morrido alguns anos antes que a criança nasceu, que parecem corresponder à descrição das crianças fornecidos.
Entretanto, Stevenson adverte que tal evidência é sugestivos de reencarnação, mas que mais pesquisas devem ser conduzidas. Reivindicações de Stevenson não são amplamente aceitas pelos cientistas mainstream.
Outro pesquisador é o Dr. Brian Weiss, cujos livros Muitas vidas, muitos mestres, através do tempo para a cura, e Só o amor é real, casos de documentos que ele encontrou em sua prática de 11 anos como presidente do departamento de Psiquiatria do Mount Sinai Medical Center, Miami FL .. O último livro traça a história de dois pacientes de sua independência, que durante seus tratamentos distintos acabaram por ter vidas passadas que ensamblados com descrições correspondentes. Dr. Weiss agora também workshops de vidas passadas para as partes interessadas.
Uma hipótese que vem do Diandra canalizador está lesões de vidas passadas são armazenados na "memória celular" do corpo de uma pessoa que pode mostrar como marcas de nascimento.
Estas memórias celulares também pode ser desencadeada nesta vida com a mesma idade que ocorreu em uma vida passada. [Carece de fontes?] Diandra cita um exemplo em que ela estava fazendo uma sessão canalizada pessoal para um médico que não acredita em vidas canalização ou no passado, mas veio para a sessão de pessoal, porque sua esposa queria que ele. O médico começou a chorar quando Diandra mudou-se para uma vida passada, onde ele morreu de um ataque cardíaco aos 40. O médico revelou que ele era um médico coração que teve um ataque cardíaco aos 40 nesta vida.
Objecções à reencarnação
Objecções à reencarnação são: que a identidade pessoal depende da memória, e não nos lembramos nossas encarnações anteriores.
René Guénon e outros afirmam que a reencarnação é um conceito recente (criado em 1800 por espíritas e teosofistas) e distinta de ambas metempsicose ea transmigração - detalhou em seu livro de 1923 "A Falácia Espírita".
Alguns cientistas e céticos, como Paul Edwards, analisaram muitos desses relatos anedóticos. Em todos os casos eles descobriram que mais pesquisa sobre os indivíduos envolvidos fornece experiência suficiente para enfraquecer a conclusão de que esses casos são exemplos credíveis de reencarnação. Outros, como o filósofo Robert Almeder, tendo analisado as críticas de Edwards e outros, dizer que a essência desses argumentos pode ser resumido como "todos nós sabemos que não pode ser real, assim, portanto, não é real" - um argumento de falta de imaginação.
Os críticos afirmam que um grande número de fenômenos mentais como a memória ea capacidade já estão explicados por processos fisiológicos e apontar inconsistências morais e práticos nas diversas teorias de reencarnação. Sem evidência conclusiva mostrando que reencarnação existe, em seguida, a teoria da reencarnação não pode ser considerada como uma teoria válida digno de reconhecimento científica formal e aceitação.
Alguns céticos explicar a abundância das reivindicações de evidência para a reencarnação se originar do pensamento seletivo e os fenômenos psicológicos de memórias falsas que resultam muitas vezes de um de próprio sistema de crenças e medos básicos, e assim não pode ser considerado como evidência empírica.
Outras teorias propostas para explicar o fenômeno
Há um número de crianças que relataram ter lembranças de vidas passadas antes da sua vida presente, e alguns também afirmam ser capazes de recordar um tempo entre vidas (ver os livros do Dr. Ian Stevenson, Carol Bowman, Dr. Jim B. Tucker, e Elisabeth Hallett). Em alguns casos, essas crianças também relataram estar em um lugar como o céu entre a vida e, às vezes que eles tiveram algum grau de escolha sobre se e quando a renascer, e até mesmo na escolha dos seus futuros pais.
Algumas dessas crianças afirmam que renascer não é necessariamente um castigo para o passado "carma" ruim, mas sim uma oportunidade para uma alma para crescer espiritualmente.
Vidas adicionais poderia dar almas individuais uma maior oportunidade de realizar mais de Deus, se esse é o objetivo de uma pessoa, e desenvolver melhores características de caráter. Vistas orientais da reencarnação variar e vários paralelos com esta ideia encontram-se em certos ramos do hinduísmo e do budismo.