Exú foi criado da mesma matéria divina
da qual os seres humanos foram criados. Como Orixá, diz-se que ele
veio ao mundo com um porrete chamado Ogò, que teria a propriedade de
transporta-lo, ele representa também toda a fertilidade que é
consagrada a ele. Mensageiro dos homens
aos orixás. Elemento dinâmico, caminha entre o céu ( orun ) e a terra (
aiyê ), sempre levando mensagens dos filhos aos orixás. É um Orixá indispensável dentro do culto, sem ele não existe Orixá, pois é ele que serve de mensageiro entre os Deuses e os
seres humanos. Exú é o guardião das casas, dos templos das cidades e
das pessoas. Toda vez, que for fazer algo a algum Orixá deve ser feito
primeiro oferendas à Exú. Ele pode ser considerado o mais humano dos
Orixás, nem mau, nem bom.
Exú é único,
e como único tem o poder de transformar tudo a sua volta. Exú está a
frente da evolução do mundo, participando de tudo ao seu redor. Todo
ser humano possui seu Exú individual, como tem seu Orixá. Exú é
responsável pela comunicação, pela evolução, pois está associado a
atividade sexual, que assegura a continuidade da espécie humana. Como
é ligado a evolução, também é ligado ao destino das pessoas, e com
isso pode circular livremente entre todos os elementos da terra. Ele
também representa o feminino e o masculino.
A presença
de Exú é necessária, pois somente ele transporta as oferendas e
somente ele pode fazer aceita-las ou não. Se não agraciado no início
de qualquer ritual, pode haver um desequilibro, o que faria que ele
fechasse os caminhos e liberasse forças negativas para castigar quem
não o tratou direito, pois ele pode punir ou proteger. Mas bem
tratado, ele somente semeia o bem, fertilidade, saúde, harmonia. Seu
local consagrado para adoração é a encruzilhada (orita), aonde todos
os caminhos se cruzam, para poder observar e a partir daí, controlar
todos os caminhos. A rosa dos ventos o representa pois ela representa
todas as direções do mundo. Exú, pôr ser
o senhor dos caminhos, pela responsabilidade que ele tem, é o
primeiro a ser cultuado em qualquer ritual. Somente ele tem o poder de
abrir ou fechar os caminhos, conforme for tratado. Tanto pode trazer
coisas boas, como má, pelo fato de estar sempre no caminho. Diz-se que Exú nasceu com uma lamina sobre a cabeça. Isso por sinal, é dito em uma de suas saudações;"Sonsó óbè kó lórì erù" ( A lâmina é afiada, ele não tem cabeça para carregar fardo)Exú
é considerado a terceira cabaça da existência, muito embora ele seja
considerado como o primeiro Orixá a pisar na Terra, Oxalá é a primeira
cabaça da existência e Oduduá é a segunda cabaça.
É comum oferecer a Èsù, entre outros, bodes (Òbúko), azeite-de-dendê (Epò Púpà), galos (Àkùko), caracóis (Ìgbín), acaçá e Obí. Sobre sua imagem (Ère) colocam-se azeite-de-dendê (Epò Púpà) e sangue de animal ( Èjè), simbolizando seu banho por essas substâncias. Èsù é inimigo de alguns Òrìsà.
A fim de incitá-lo à maldade contra
alguém, coloca-se sobre sua imagem (Ère) um óleo denominado adí
e um bilhete contendo o nome da pessoa
contra quem se pratica o feitiço. Pessoas
pedem também fecundidade a esse Òrìsà. Conseguindo-a, dão a seus filhos nomes que incluem o de Èsù, tais como Èsùtosin (É bom cultuar Èsù), Èsùbìyí (Nascido de Èsù) etc. Èsù possui também outros nomes, como Elégbára, Elégbáa, Leégbá.
As cidades onde se cultua Èsù são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta e Ekiti.
Há cem anos atrás costumava-se
sacrificar seres humanos em homenagem a Èsù, pratica hoje abandonada.
Èsù é um Òrìsà de grande importancia entres os Yorùbá.
Por ser muito corajoso e esperto, é
considerado maior do que os outros Òrìsà,
e nunca é esquecido por seus
cultuadores que, a fim de aplacar sua
ira, fazem-lhe as oferendas de alimentos
sempre em primeiro lugar. Pode ser
maldoso a qualquer momento, sendo por isso chamado
de Buruku (qualificação maligna).
Os Yorùbá acreditam que ele sempre carrega um objeto chamado Agongo Ogo, com o qual realiza suas maldades. A imagem de Èsù é feita de um conjunto de pedras (Yangi).
Fazem-lhe sacrifícios para mantê-lo em
frente de casa, mas sua imagem jamais é
mantida no interior do lar, sob pena
de amaldiçoar a família.
ÈSÙ guardião do Céu OSETURA Aquele que
não conhece sua mãe Aquele que não conhece seu pai Mas que recebeu
todo cuidado de ADI O dinâmico É você que estamos chamando Venha nos
atender hoje Assim que o filho atende sua mãe As intrigas deste mundo
estão demais A guerra está na frente, a guerra está atrás de nós O
mundo é uma guerra diária A guerra de sobrevivência Que fez os pais
desconhecerem seus filhos Que fez os amigos virarem inimigos Que fez
pessoas tomarem o lugar dos outros Que fez com que colocassem olho
grande em nossas coisas Nós estamos pedindo a sua proteção ÈSÙ, o
ouvidor Venha ouvir nossas palavras e reivindicações Proteja-nos ao
sairmos de casa Proteja-nos ao voltarmos para casa Que a guerra deste
mundo não consiga nos vencer ÈSÙ o dono dos caminhos O caminho que ÈSÙ
abre ninguém é capaz de fechar Venha abrir nossos caminhos Aquele a
quem ÈSÙ abrir os caminhos será o vencedor na guerra da vida Faça de
nós vencedores Que o inimigo não consiga nos vencer Aquele que tem
seus caminhos abertos Terá saúde, o pai de todas as riquezas ÈSÙ o
imprevisto venha a nos proteger hoje com todas as forças ÀSÉ.
OS DEZESSEIS TÍTULOS DE ÈSÚ
Èsú Yangí - O Senhor da Pedra Vermelha “Laterita”
Èsú Agba - O Grande Senhor dos Ancestrais
Èsú Igba Keta - O Senhor da Terceira Cabaça
Èsú Okoto - O Senhor do Caracol
Èsú Oba Baba Èsú - O Rei e Pai de todos os Èsú
Èsú Odara - O Senhor Dos Bons Pedidos, e da Felicidade
Èsú Ojisé - O Mensageiro dos Orisa
Èsú Eleru - O Senhor das Obrigações e Rituais
Èsú Enu Gbarijo - O Senhor da Boca Coletiva
Èsú Elegbara - O Senhor do Poder Mágico
Èsú Bara - O Senhor do Corpo
Èsú L’Onan - O Senhor dos Caminhos
Èsú Ol’Obé - O Senhor da Faca
Èsú El’Ebo - O Senhor dos Ebos e Oferendas
Èsú Alaafia - O Senhor da Satisfação Pessoal
Èsú Oduso - O Vigia dos Odus