A NASA vem monitorando uma rocha espacial que mantém uma trajetória em torno de vários corpos no Sistema Solar e passa sistematicamente através da órbita da Terra com o Sol.
Segundo estimativas, espera-se que 13 Objetos Próximos à Terra (NEO, na sigla em inglês) voem sobre nosso planeta até o fim deste ano.
A Terra está pronta para ter um encontro próximo com o asteroide 2019 XO1 de 33 a 74 metros diâmetro.
O corpo celeste deverá voar perto de nós por volta das 10h25 desta sexta-feira, que coincidentemente cai no dia 13, a uma velocidade de mais de 28.000 km/h, de acordo com a agência espacial norte-americana.
A rocha espacial tem uma órbita que voará perpendicularmente à Terra a uma aproximação de 0,03033 unidade astronômica, que equivale a aproximadamente 3 milhões de quilômetros de distância, explica o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da NASA.
© AP PHOTO / WILLIAM K. HARTMANN/UCLA/NASA, LABORATÓRIO DE PROPULSÃO A JATO
Nave espacial Dawn da NASA em frente ao planeta Ceres e ao asteroide Vesta
O 2019 XO1 se aproximou da Terra pela primeira vez em 17 de novembro de 2013. Após essa passagem, o asteroide não será visto novamente no Sistema Solar até 22 de dezembro de 2022, onde se aproximará novamente a mais de 14 milhões de quilômetros de distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário