Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Astrofísica: Astrônomos descobrem uma surpreendente galáxia anã

  galáxia anã
A Via Láctea (foto) pode contar com centenas de fracas galáxias anãs ao seu redor (Nick Rising/Photopic Sky Survey/Divulgação)

Ela orbita a Via Láctea e é a mais fraca já vista pelos cientistas. Novo objeto pode ajudar a desvendar a misteriosa matéria escura


Astrônomos descobriram um impressionante objeto orbitando nossa galáxia: Virgo I é a galáxia anã mais fraca já vista pelos cientistas ao redor da Via Láctea. Segundo os cientistas, centenas de galáxias assim podem estar ao nosso redor. A descoberta, publicada na última semana no Astrophysical Journal, deve ajudar os cientistas a desvendar como as galáxias nascem e de que maneira a misteriosa matéria escura mantém as galáxias unidas.

Virgo I, que recebeu esse nome por estar na direção da constelação de Virgem, a cerca de 280.000 anos-luz de distância (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) do sistema solar, é a mais nova integrante do grupo de cerca de cinquenta galáxias conhecidas que orbitam a Via Láctea – pelo menos quarenta delas são fracas como Virgo I. O brilho da nova galáxia anã é tão sutil que só pode ser detectado pelo telescópio Subaru, no Havaí, que conta com uma lente potente com diâmetro de 8,2 metros. “Essa descoberta sugere que centenas de fracas galáxias anãs estão aguardando para serem descobertas ao redor da Via Láctea”, afirmou o astrônomo Masashi Chiba, da Universidade Tokohu, no Japão, e um dos autores do estudo, em comunicado oficial.

Desvendando a matéria escura 


A matéria e energia escura, que compõe pelo menos 95% do universo, ainda é um mistério para a ciência. Segundo algumas teorias, galáxias como a nossa foram formadas por matéria escura, seguida pela reunião de gás de poeira cósmica que resultou em planetas e estrelas. Segundo esses modelos, esse processo deixaria um “halo” escuro ao redor da galáxia, com diversas pequenas galáxias – contudo, apenas algumas dezenas de galáxias assim foram encontradas até o momento. Segundo os cientistas, o funcionamento de telescópios de grande alcance, como o Subaru, pode ajuda na descoberta de outros objetos cósmicos como Virgo I. “Saber quantas existem realmente e quais são suas características nos dará pistas importantes para compreender como a Via Láctea foi formada e como a matéria escura contribuiu para isso”, afirmou Chiba.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

4000-Year-Old meteorito descoberto em Argentina pode ser o segundo maior do mundo

Extraindo o meteorito, portanto, não ia ser fácil. Além do mais, por causa do lençol freático raso na área, as águas subterrâneas rapidamente inundou o local da escavação e ameaçou submergir totalmente a descoberta fora-de-este-mundo.

Um meteorito pesando mais de trinta toneladas foi descoberto por cientistas na Argentina. Foi escavado-up no norte do país em um colocado chamado Campo dos Céus, que foi atingida por uma chuva de meteoritos há 4.000 anos Algumas pessoas têm reclamado que é o segundo maior meteorito já encontrado na Terra, mas até que novos testes sejam concluídos, é muito cedo para dar-lhe esse título ainda. O maior meteorito já encontrado na Terra é um whopper 66 toneladas chamado Hoba que foi encontrado na Namíbia quase cem anos atrás.

Na verdade, foi só quando funcionários de Gancedo, uma cidade vizinha, emprestou a maquinaria equipe de pesquisa que o meteorito poderia ser retirado do seu lugar de descanso milenar. Os cientistas grato posteriormente nomeado o meteorito "Gancedo."

Quando eles finalmente pesou, os cientistas ficaram surpresos ao descobrir que a massa de Gancedo foi de cerca de 33 toneladas. "Enquanto esperávamos pesos acima do que havia sido registrado, nós não esperar que exceder 30 toneladas", Vesconi explicou a agência de notícias Xinhua.

Em 10 de setembro, 2016, um meteorito pesando mais de 30 toneladas (68.000 libras) foi desenterrado na Argentina Campo del Cielo (espanhol para "Field of Heaven") região. A rocha espacial que está entre os maiores intactas meteoritos descobertos até agora, acredita-se ser parte de um enorme meteoro que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra cerca de 4.000 - 6.000 anos atrás. A escavação do meteorito, chamado Gancedo (após a cidade perto de onde foi encontrado), foi liderado pela Associação de Astronomia da Chaco. Extraindo a rocha maciça de sua antiga cratera de impacto não foi fácil e exigiu o uso de equipamento especializado e cadeias pesadas. Mas valeu bem a pena o esforço, dado que alguns especialistas acreditam Gancedo pode ser o segundo maior meteorito conhecido no planeta. Mas para obter esse prestigioso título, a rocha espacial terá que pesar mais do que a 37 toneladas (74.000 libras) El Chaco, que foi descoberto na mesma região, em 1980.


Apesar de encontrar dois dos maiores meteoritos do mundo na mesma área pode parecer surpreendente, Campo del Cielo é bem conhecida por suas rochas espaciais, que estão espalhados ao longo de 3 km de largura por 19 km da área de comprimento. Ao longo dos anos, 100 toneladas (200.000 libras) de meteoritos foram recuperados na região, tornando Campo del Cielo o produtor topo da massa do meteorito em todo o mundo. O que faz com que os meteoritos única é que eles são feitos principalmente de ferro (93%) e conter apenas cerca de 7% de níquel. A maioria das rochas espaciais não são tão puro. Mas enquanto Campo del Cielo pode ter o maior número de meteoritos do mundo, não é o lar da maior rocha espacial de sempre pousar em nosso planeta. Esse título é detido por Hoba, um meteorito de 66 ton (132.000 libras) que foi descoberto na Namíbia, África do Sul, em 1920, por um agricultor arar seus campos.



Meteorito de Hoba (Crédito da foto: Eugen Zibiso [CC BY 2.0 via Wikimedia Commons)
Para impedir que vândalos de roubar porções desta rocha precioso que é acreditado para ter um pouso forçado na Terra 80.000 anos atrás, Hoba foi declarado um nacional monumento em 1955. Em 1987, o Sr. J. Engelbrecht, o proprietário da fazenda Hoba Oeste, onde ele está localizado, doou o meteorito eo local para o estado para fins educacionais. A área se tornou um turístico popular destino com milhares de pessoas reunindo-se anualmente para deleitar os olhos sobre o extraterrestre rock. Felizmente, Gancedo, o segundo ou terceiro maior meteorito do mundo, será semelhante preservada para as futuras gerações para admirar. Recursos: skyandtelescope.com, cnet.com, new.com.au, wikipedia.org

Vídeo del momento histórico en que el extraen meteorito "Gancedo"



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)