Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Raro asteroide metálico teria tido erupção de ferro, aponta estudo


Apesar de parecer cena de filme de ficção científica, um novo estudo mostra que a erupção de ferro pode ser algo real.

Pesquisadores da Universidade de Purdue, EUA, analisaram o asteroide metálico Psyche, sugerindo que a rocha espacial pode ter emitido ferro durante sua formação, segundo o Mirror.
Aparentemente, o asteroide é composto em grande parte de ferro e níquel, entretanto, ele é significativamente menos denso do que deveria ser, tornando-se um grande mistério para os pesquisadores, que procuram entender sua formação.
Imagem artística da sonda para missão Psyche da NASA
© FOTO/ NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO ARIZONA/SPACE SYSTEMS LORAL/PETER RUBIN
Imagem artística da sonda para missão Psyche da NASA
Acredita-se que os asteroides ricos em metais foram formados através da colisão de pequenos planetas, que soltaram grande parte do material exterior deixando para trás os núcleos metálicos internos, que posteriormente arrefeceram e solidificaram.
estudo sugere que durante o processo de resfriamento uma quantidade residual de ferro fundido derretido, níquel e enxofre teriam fluído para a superfície através de fissuras.
"Nos referimos a estes processos coletivamente como 'ferrovulcanismo'", afirmou o Dr. Brandon C. Johnson, um dos autores do estudo.
"Nossos cálculos sugerem que as erupções ferrovulcânicas possam ser possíveis em corpos pequenos, ricos em metais, especialmente com misturas ricas em enxofre e com mantos mais finos do que 35 quilômetros ou corpos com o manto localmente mais fino devido a grandes crateras de impacto", explicou o autor com relação à profundidade das fissuras.
Por sua vez, a NASA revelou planos de visitar o Psyche na tentativa de aprender mais sobre o misterioso asteroide metálico.
A missão Psyche deve ser lançada em agosto de 2022, com a nave espacial chegando apenas em 2026.
“O objetivo da missão é, entre outras coisas, determinar se o Psyche realmente é o núcleo de um objeto do tamanho de um planeta”, explicou a NASA.

Rover chinês manda mais FOTOS do gel misterioso achado no lado oculto da Lua


Yutu-2, o rover lunar da missão chinesa Chang'e-4, chamou a atenção no mês passado com a descoberta de um gel misterioso enquanto passava perto de uma pequena cratera no lado oculto da Lua.

A edição científica chinesa Our Space, que anunciou os resultados em 17 de agosto, usou o termo "gelatinosa" para especificar a substância misteriosa encontrada na Lua, informou Space.com. A classificação despertou grande interesse e especulação entre pesquisadores.
Com novas fotos da substância gelatinosa no lado oculto na Lua, a agência chinesa detalhou como a equipe do Yutu-2 abordou cuidadosamente a cratera para analisar o gel, apesar dos riscos.
Uma das imagens mostra duas das seis rodas do rover e o conteúdo de uma cratera de aproximadamente dois metros de diâmetro.

© FOTO / CNSA/CLEP
Rover da China detecta substância estranha no lado oculto da Lua
A área verde e retangular e o círculo vermelho dentro da cratera são suspeitos de estar relacionados com o campo de visão do Espectrômetro Visível e Infravermelho (OVIRS, na sigla em inglês), ao invés do gel em si, de acordo com pesquisadores.

Primeiros dados

Depois de obter os primeiros dados do espectrômetro, que foram coletados na cratera em julho, a equipe do Yutu-2 considerou os dados insatisfatórios devido às sombras, então os membros da equipe tentaram uma segunda abordagem e medição durante o dia lunar em agosto.
De acordo com a Our Space, foi feita uma detecção satisfatória, mas os resultados não foram divulgados. O cientista lunar Clive Neal, da Universidade de Notre Dame, afirmou ao Space.com que, embora a imagem não seja grande, ela ainda pode dar pistas da natureza da substância.
Segundo Neal, o material destacado no centro da cratera assemelha-se a vidro derretido encontrado durante a missão Apollo 17, em 1972.

© FOTO / CNSA
Cratera, de onde foi tirada a amostra 70019 e onde está o módulo lunar Apollo 17
A amostra 70019 foi recolhida pelo astronauta Harrison Schmitt, um geólogo treinado, de uma cratera fresca de 3 metros de diâmetro, semelhante à abordada pelo Yutu-2.

Impactos de alta velocidade

Neal descreve 70019 como sendo de partículas escuras e de fragmentos quebrados de minerais consolidados, ou seja, vidro preto e brilhante.
"Acho que temos aqui uma referência do que Yutu-2 viu", afirmou Neal. Vidro derretido na Lua poderia ter sido resultado de impacto de meteoros com o nosso satélite natural. 
Dan Moriarty, pós-doutorando da NASA do Centro de Voo Espacial Goddard de Greenbelt, afirmou ser difícil fazer uma avaliação definitiva da composição química da substância, destacando que o material parece um pouco mais brilhante do que materiais circundantes, embora o brilho real seja difícil de confirmar a partir de fotografias.

© FOTO / CNSA/CLEP
Rover chinês detecta gel incomum no lado oculto da Lua
"Chang'e-4 desembarcou em uma cratera cheia de basalto, que é tipicamente escura", disse Moriarty. "Materiais cristalizados são tipicamente luminosos, podendo ser um potencial candidato. Vai ser muito interessante conferir o que o espectrômetro vê, ainda mais se surgirem imagens de alta resolução", observa Moriarty.
Chinês explora lado da Lua nunca antes explorado
No dia 8 de dezembro, a China lançou com sucesso a sonda da missão Chang'e-4, no foguete Longa Marcha 3B, e se tornou o primeiro país da história a conseguir realizar um pouso bem-sucedido no lado oculto da Lua.
Chang'e-4 e Yutu-2 estão realizando medições e coletando rochas que poderiam revelar novos detalhes sobre esta área inexplorada do nosso satélite natural.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Espaço: Sonda Juno tira FOTOS espetaculares de eclipse em Júpiter


Sonda Juno da NASA captou uma imagem de eclipse solar parcial em Júpiter enquanto fazia sua 22ª passagem perto do planeta enorme com um estilo sensacional.

Io, a lua mais próxima das quatro luas de Júpiter, deixou uma sombra surpreendentemente nítida na superfície do gigante gasoso captada nas fotos espetaculares. As imagens foram divulgadas pelo engenheiro da NASA, Kevin Gill, que compartilhou a imagem da sonda na sua página no Twitter.

244 pessoas estão falando sobre isso
Júpiter e a sombra de Io
NASA encoraja o público para processar as imagens obtidas pela sonda, e os esforços de Gill são o último resultado interessante divulgado.
A sombra de Io sobre Júpiter aparece tão nítida porque é muito maior e está muito mais perto de Júpiter do que a nossa Lua está em relação à Terra. Aparenta ser aproximadamente 4 vezes maior que o Sol desde a perspectiva de Júpiter.
A lua precisa de 1,77 dias para orbitar o planeta gigante, enquanto Juno faz uma passagem perto do gigante em cada 53 dias.
Gill também compartilhou uma vista espetacular de 360 graus horizonte a horizonte de Júpiter, feita pelas poderosas câmeras da sonda da NASA e graças à sua imensa habilidade no processamento de imagem.

domingo, 15 de setembro de 2019

Atividade vulcânica poderia estar por trás da variação atmosférica em lua de Júpiter


Novo estudo aponta que as variações no campo magnético de uma das luas de Júpiter não estariam relacionadas com a suposta presença de um oceano de magma no seu interior.

Novos estudos indicam que a presença de magma não é necessária para que esse fenômeno ocorra. Embora também não excluam a sua existência, a chave para as mudanças da sua atmosfera estaria na atividade vulcânica.
A pesquisadora Aljona Blocker, da Universidade de Colônia, na Alemanha, explicou que, ao analisar uma "atmosfera mais espessa com assimetrias", descobriu que "não é necessário um campo magnético de um oceano de magma" para explicar as variações, segundo o portal Space.
lua Io (uma das quatro grandes luas de Júpiter) está incluída na magnetosfera de Júpiter, a maior do Sistema Solar, onde as atmosferas e campos magnéticos dessa lua vulcânica podem interagir com a estrutura maior.
"A Io não teria nenhum campo magnético se fosse retirada da magnetosfera de Júpiter e colocada em um espaço vazio", afirmou Blocker.

© AP PHOTO / NASA VIA AP
Imagem artística mostra nave espacial Juno da NASA voando perto de Júpiter, 19 de outubro de 2016
Além disso, a lua apresenta mais de 150 estruturas vulcânicas conhecidas, tendo sido observadas colunas de poeira e gás em 16 pontos vulcânicos que chegaram a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, criando uma atmosfera irregular e rica em enxofre.
Após diversas observações, os especialistas afirmaram que a presença de um oceano de magma sob a superfície da lua não explica as variações atmosféricas. Blocker ressalta no entanto que serão necessários outros estudos para confirmar a teoria.

Astronauta da NASA explica como humanidade pode colonizar Marte


O astronauta da NASA e fisiologista James Pawelczyk supõe que a conquista de Marte possa forçar os seres humanos a buscar caminhos "pouco ortodoxos" de sobreviver no Planeta Vermelho.

Marte tem uma atmosfera fina demais para proteger o planeta da radiação do Sol ou reter bastante calor. Sem oxigênio e água líquida, Marte é em geral um mundo inóspito que coloca grandes desafios para os potenciais colonizadores.
"Assim que saimos do Cinturão de Van Allen – o campo magnético em redor de nossa Terra – ficamos expostos a formas da radiação muito mais forte", disse Pawelczyk em uma entrevista ao jornal Daily Express.
"Nós também temos a radiação cósmica galáctica do vento solar. E ela realmente causa estragos na biologia", adiciona cientista.
Os exploradores espaciais estão bem cientes dos efeitos perigosos da radiação proveniente do espaço, que se pensa causar danos cerebrais e pode potencialmente comprometer uma missão para Marte.

Adaptação para sobreviver

Tendo em conta o nível atual da tecnologia, é pouco provável que a humanidade seja capaz de alterar a atmosfera de Marte, que é cerca de 100 vezes mais fina do que a da Terra e consiste de dióxido de carbono, para tornar o planeta mais habitável para os humanos.
"A ideia de terraformação de Marte é – pelo menos com a tecnologia atual - meio irrealista", diz Pawelczyk.
O astronauta de 58 anos de idade, que viajou a bordo do ônibus espacial da NASA em 1998, diz que os humanos provavelmente necessitarão de se adaptar ao clima de Marte e descer para o subsolo , a seis ou mais metros abaixo da superfície.
"Sobreviver em Marte na verdade significa ir para o subsolo", diz James Pawelczyk.
"Nós sabemos que há muita água em Marte... mas o que nós queríamos fazer é alcançar esses lugares para estudar essa água e ver do que se trata, mas também para perceber como usá-la no ambiente de gravidade fraca para poder produzir oxigênio", explica cientista.

© FOTO/ ESA/GCP/UPV/EHU BILBAO
Foto tirada pela sonda Mars Express mostra tempestade de areia perto da calota polar do norte de Marte
A Mars Express, a sonda da Agência Espacial Europeia, há pouco tempo detectou sinais da água que no passado corria pela superfície de Marte. Não foi encontrada água líquida lá; esta aparentemente existe em forma de gelo e vapor na atmosfera.
A NASA está planejando de enviar as primeiras missões humanas para Marte nos anos 2030. O chefe da agência, Jim Bridenstine, disse que ele não descarta o envio de humanos para o espaço em 2033.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)