Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

A testemunha do destino




Olódùmarè pode concordar com o que pedimos ou não, ou pode ainda definir para nós outros objetivos de vida. Essa conversa é uma das coisas mais importantes para nós e dela poderá depender por exemplo qual será o nosso odù de nascimento, porque ele faz parte do nosso Orí e vai ser definido para nos ajudar na vida que vamos ter aqui no aiye. O nosso Orixá também poderá ser definido nesse momento e também será escolhido de forma a nos ajudar com nosso objetivo de vida. Nesse ponto cabe uma dúvida porque o odù com certeza depende de nosso destino escolhido e atribuído, mas o Orixá não tenho certeza. Eu gosto da visão de que o Orixá não tem restrições no seu poder e qualquer Orixá que tenhamos vai nos ajudar igualmente. No meu íntimo essa ideia de especialização funcional de Orixá, como as pessoas gostam e chegam a dizer que profissão uma pessoa de tal Orixá deveria ter, é uma ideia meio cartesiana muito simplificadora e racionalista. Assim não tem minha simpatia. Uma outra opção é a que nascemos com algum Orixá de nossa família, de Pai, mãe ou avós, assim uma mesma linhagem teriam filhos com Orixá similares e claro sempre se casa com uma pessoa de fora da família e novas opções de Orixá podem ser incluídas. Mas o importante é que como eu sempre disse, nós aqui no aiyé somos a coisa mais importante de Olódùmarè. Esse mundo espiritual, os Orixá existem para nos ajudar a viver e não para nos escravizar ou atrapalhar.


E assim só existe uma testemunha, só existe um testemunho, e ele é Orunmila, e existe para qualquer pessoa. Assim seja no culto de Ifá ou de Orixá você tem que lidar com a mesma divindade, com Orunmila quer você do destino e não 2, se vamos a um oráculo de eerindinlogun para corrigirmos o nosso destino e vamos ter uma resposta para isso, quem está respondendo é Orunmila. Não pode ser Oxalá ou Xangô ou Oxum ou qualquer outro porque somente Orunmila é o testemunho de nosso destino.

 A nossa conversa com Olódùmarè tem apenas 1 testemunho: Orunmila. Assim ele é o único que pode saber o nosso destino. Algumas outras divindades podem fazer parte, uma delas é ajala, outra é onibode, oporteiro do orun. Antes de descermos para o aiyé perante Onibode nós falamos o nosso destino e quando pretendemos retornar.

Mas para nós aqui Orunmila é o elerii ìpin, testemunho dos destino de todos nós e o mensageiro divino aquele que traz as mensagens de Olódùmarè e de todos os Orixa. Quando em nossa vida temos uma dificuldade que não conseguimos resolver, e isto está nos impedindo de seguir em frente, naqueles momentos em que não sabemos mais o que fazer, devemos recorrera a Orunmila consultando o oráculo de Ifá. Essa consulta é ao mesmo tempo um pedido de socorro e Orunmila, o elerii ìpin vai responder de forma a corrigir nossa vida para que possamos seguir com nosso destino.


 No culto de Ifá um Babaláwo se dedica consultar o oráculo para as pessoas e a fazer as ações decorrentes para poder corrigir o problema que Orunmila viu na vida da pessoa, não necessariamente o que a pessoas estava buscando lá. Quando a gente entre nessa área na qual um Babaláwo ou um Babalorixa, atende alguém e faz aquilo o que a pessoa quer ou que resolve o que a pessoa foi buscar estamos na área da feitiçaria e não da religião.

Uma babaláwo não é uma pessoa para fazer santo nos outros ou cuidar de Orixá dos outros, para isso existem os Babalorixa. Um babaláwo trabalha através de Orunmila com rezas, elementos simples e muito através de Exu e Osanyin. Mas basicamente a vida de uma Babaláwo é consultar o oráculo.

Contudo existe uma coisa comum entre Ifá e UMBANDA e Candomblé que é a teogonia a base da religião, que é a mesma. Ser um culto especializado em uma divindade não muda o contexto religioso que ele está situado. Para qualquer um estamos tratando da mesma matriz religiosa e nessa matriz o papel de Orunmila é reconhecido da mesma forma.

Na nossa teologia, antes de nossos espíritos virem para o aiyé, no orun nós nos ajoelhamos perante Olódùmarè para junto a ele pedirmos o nosso destino, que alguns preferem chamar de objetivo de vida. Nesse momento nós escolhemos o que queremos viver nessa vida, o que queremos realizar e qual o nosso objetivo ao nascer no aiyé. Olódùmarè pode concordar com o que pedimos ou não, ou pode ainda definir para nós outros objetivos de vida. Essa conversa é uma das coisas mais importantes para nós e dela poderá depender por exemplo qual será o nosso odù de nascimento, porque ele faz parte do nosso Orí e vai ser definido para nos ajudar na vida que vamos ter aqui no aiye. O nosso Orixá também poderá ser definido nesse momento e também será escolhido de forma a nos ajudar com nosso objetivo de vida.


 Orunmila fala sempre através de um Odù. Existem 256 Odù e os sacerdotes de Ifá dedicam a sua vida a aprender a entender as mensagens de orunmilá através desses Odù, a aprender os versos de Ifá, poemas, os ésé, que contem através de metáforas os ensinamentos e mensagens para os consulentes. Além disso devem aprender a como fazer as rezas, os ébó, as folhas e até sacrifícios que permitirão ao odù atuar na vida das pessoas.

Assim, não se pode falar de Orunmila e de Ifá sem considerar que tudo isso gira em torno de Odù. Não sei se todos entendem o que é um Odù porque sem entender o que é um odù não se entende Ifá, mas volto nisso adiante. Entre nós, no Brasil, Ifá é sinônimo de Oráculo e muita gente usa assim indistintamente sem as vezes entender a origem dessa palavra.


 Orunmila é uma das mais importantes divindades da religião Yoruba. Sua atuação esta centrada no oráculo e nos ẹbọ corretivos e sua atuação junto às demais divindades e seres humanos gira em torno da transmissão de sabedoria e da humildade. O fato de não ser um Orixa guerreiro talvez também explique a pouco popularidade no Candomblé já que os Orixa tradicionais sempre tem que carregar uma arma branca na mão e são representados como musculosos e lindas beldades. Essas descrições jamais seriam adequadas para Orunmila.

Através de sua grande sabedoria, conhecimento e compreensão Orunmila coordena a atuação dos irunmale da religião Yoruba. Ele funciona como um intermediário entre os demais irunmale e as pessoas e entre as pessoas e seus ancestrais. Assim ele é a boca dos Orixa que fala através do seu oráculo, o oráculo de Ifá.

Mas a fala de Orunmila não é uma coisa simples e direta como estamos acostumados nos oráculos que usamos no dia a dia ou mesmo através dos guias de Umbanda. Orunmila fala através de sinais e de histórias. Suas histórias são metáforas, parábolas e meias verdades que devem ser interpretadas.


Exu Ashikuelú e seus segredos


É uma divindade das entranhas da terra. É sobre a criação do mundo e inundações. Está diretamente relacionada ao Egún ancestral com Orixá Oko e Korinkoto. Deve ser recebido cerimônia Orun. Exu mora com Òfún Modubele de Exu Akere Capa e Mewe de Irete Yero. Chamado de Oro, também é o chefe Egun de assistência à pessoa. Ele vive fora de casa. Sua representação é uma aworán de madeira, com um corpo e duas cabeças, duas cabeças de Exu é Ashikuelú. Exu carrega uma bengala pendurada mão Ashikuelú é sua companheira. Isto é chamado Ashiakuabú. Este é feito de cana-de-Iroko madeira. Ashikuelú às vezes é interpretado como um rei dos gnomos ou duendes. Exu é aquele que ajuda colheitas e da fertilidade. Você está convidado a dar frutos e desenvolver tudo, inclusive para problemas de fertilidade em homens ou mulheres.

Ele é oferecido grãos e frutas da terra e os pombos. Regras sobre os tesouros enterrados e minerais, especialmente ouro e pedras preciosas. Ele gosta de estar sempre em movimento, fazendo alguma coisa e de trabalho. Um Exu Ashikuelú é chamado de trabalhador infantil e patrono de todos os que trabalham a terra. Ele vive em uma pedra de culturas ou em um saco de serapilheira pendurado nos galhos de uma árvore. Entre seus segredos leva terra. Quando preparado, enterrado 21 dias em um campo de produção e quando você sair, você está pronto para o trabalho.


O Isalaye Odun de Exu é Ojuani Ashikuelú Meyi.

PATAKIN 

O Caminho da Mãe Terra. Inle Oguere foi Obiní linda que tinha muitos filhos, mas o que mais se destacou foi uma bela jovem chamada Afokoyerí e esta filha não aceitar solicitações de qualquer um. Descobriu-se que havia para ser ferido com aquela que era chamada feia e horrível Ashikuelú que viveu na escuridão das profundezas da terra e viu apenas os minerais fosforescência e luz que saiu da escuridão eterna e só espreitava de vez em quando a este mundo pela boca de uma caverna, e isso aconteceu quando os filhos tinham uma Eure ofrendaban você e aqueles que foram as músicas que escureceram o céu. 

Ashikuelú usou seu charme para conseguir equipamentos de possuir amo aquela garota. Afokoyerí foi um dia a caminhar no campo e viu um Eleguedé muito bonito, que era a sua comida favorita desde que sua mãe e ela só comia as sementes e foi buscá-lo e viu guia ele a levou para a entrada de uma caverna e quando ele emergiu das profundezas veio Ashikuelú , escurecendo o céu e, sem dar tempo para nada, pegou sua mão e levou-o para as profundezas da terra. 

Inle Oguere , depois de conhecer essa, desesperado, começou a procurar entre os magos da uma terra que foi capaz de resolver o seu problema e ouviu de Orunmila e foi até ele e este viu este Ifá e disse-lhe que sua filha nasceu para viver entre escuridão porque os humanos não entendem a grandeza da sua vida, ela tinha que fazer ebo e alimentar Ashikuelú em crack, chamá-lo e quando ele saiu para fazer uma aliança com ele. 

Assim como Inle Oguere como Ashikuelú saiu, disse ele, após pagamento moforibale Iyá :. "Você tem o direito de viver seis meses sua filha com você e comigo seis meses Está a crosta terrestre de tudo, onde tudo floresce são leves, Eu sou a sombra de as entranhas da terra, onde as coisas germinam. " Olofin, eu estava ouvindo tudo o que disse, "Você Oguere Inle, você vai Iyá Inle , a mãe terra, que sempre dá seus frutos os homens que sustentam a vida , todos os homens têm sempre a dar-lhe comida e deseja vê-lo, você deve primeiro reconhecer que você e sua Omo , em campos arados e nos Furnias naturais que você vê em cada fruta, cada mineral, em todas as as entranhas da terra e da crosta terrestre, você sempre será a mãe amorosa, que irá alimentar os seus filhos e no final vai ser a casa que vai abrigar o corpo de cada um, você vai comer e vai trabalhar com Ashikuelú e Afokoyerí , que são o seu filhos bem amados. além Yewá , Osain, Asojuano , Oduduwa , Orun e até mesmo a mim mesmo, irá manter a memória de cada um daqueles que estavam em terra, onde a cada vez que você dá comida para alguns Egún, deve ser através de você, para que você Iyá Inle , que deve ser nomeado por cada um de seus filhos. Para Iban Exu . 

Isso é como Inle Oguere tem seu título de Mãe Terra, abandonando os prazeres da terra, para viver acompanhando o seu Omo Ashikuelú e Afokoyerí na escuridão da terra. Este prêmio foi concedido Olofin para seu sacrifício e renúncia.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Fique sabendo: Quem foi Giordano Bruno, o místico 'visionário' queimado na fogueira há 418 anos


O lugar em que Bruno foi queimado pela Inquisição, em Roma, tem hoje uma estátua em sua homenagem

Há 418 anos, em 17 de fevereiro de 1600, uma quinta-feira ensolarada, Roma presenciou um espetáculo dantesco. Centenas de pessoas lotaram o Campo dei Fiori (Campo das Flores), uma praça no centro da cidade, para assistir à morte na fogueira de Giordano Bruno, por ordem da Santa Inquisição. 


O padre, filósofo, místico, poeta, autor de peças de teatro, nascido Filippo Bruno em 1548 em Nola, no reino de Nápoles, pagava com a vida pela ousadia de ter desafiado a Igreja e discordado das ideias então vigentes, entre as quais a de que a Terra era o centro do universo. A sentença havia sido proferida oito dias antes pelo papa Clemente 8 depois de sete anos de julgamento, durante os quais Bruno negou-se diversas vezes a renunciar às suas ideias e arrepender-se. Fez mais. Conta-se que, enquanto ardia na fogueira, ainda teve forças para virar o rosto a um crucifixo que alguém lhe havia mostrado. 

No livro As Sete Maiores Descobertas Científicas da História, os irmãos David Eliot e Arnold Brody contam que a história desse desfecho trágico, mas mais ou menos previsível para a época, começou a ser escrita em 1575, quando Bruno leu textos proibidos do filósofo holandês Desidério Erasmo (1466-1536), o que lhe valeu o primeiro processo de excomunhão. É provável, dizem, que o temperamento inquieto e contestador de Giordano Bruno o tivesse levado por si só à fogueira, mas ter lido Erasmo ajudou a marcá-lo como herege. Na verdade, desde cedo ele mostrou tendências heterodoxas. Ainda noviço, ele atraiu atenção pela originalidade de seus pontos de vista e por suas exposições críticas das doutrinas teológicas então aceitas. 

 Vida religiosa e conturbada 

Assim, não é de estranhar que tenha chamado a atenção da Inquisição desde que começou a se tornar conhecido. Apesar de Bruno, que trocou o nome Filippo por Giordano aos 15 anos, quando entrou para a Ordem Dominicana, ter sempre estado ligado à religião, nunca foi aceito pelos religiosos. Em 1575, três anos depois de ter sido ordenado padre, o futuro condenado concluiu o curso de teologia no Convento Dominicano de San Dominica de Maggiori, em Nápoles, o mesmo em que havia estudado e lecionado Santo Tomás de Aquino. Foi o início do seu calvário. 

Obra de 1894 que retrata Galileo Galilei sendo julgado pela Inquisição em 1633

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

A Inquisição perseguiu diversos intelectuais que divergiam das ideias da Igreja, entre eles Galileu Galilei


A Inquisição perseguiu diversos intelectuais que divergiam das ideias da Igreja, entre eles Galileu Galilei Em fevereiro de 1576, ainda em Nápoles, aos 28 anos, Bruno viu-se obrigado a se transferir para Roma para escapar das acusações de heresia. Mas uma vez lá, no Convento de Minerva, ele não alterou sua maneira de ser, e após alguns meses fugiu e abandonou o hábito dominicano. Foi o suficiente para ser sido enquadrado em um segundo processo de excomunhão. Em abril do mesmo ano, teve de fugir para Genebra, na Suíça, onde se converteu ao calvinismo. Foi uma experiência efêmera. Por ter escrito um artigo no qual criticava um professor calvinista, acabou preso e excluído dessa religião. Entre 1580 e 1585, Giordano Bruno pôde, enfim, desfrutar de um breve interregno de paz. Deu aulas em Paris, Londres e na Universidade de Oxford e celebrizou-se como autor de obras teológicas. Foi nessa época também que se evidenciaram suas ideias científicas, tendo ele escrito vários textos sobre a teoria de Copérnico - mais tarde abraçada por Galileu Galilei, que também esteve na mira incendiária da Inquisição -, sobre o Sistema Solar, e apresentou a hipótese de que o Universo era infinito. Segundo o professor Rodolfo Langhi, do Departamento de Física do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bruno conhecia e apoiava a teoria de Copérnico, o heliocentrismo, que dizia ser o Sol o centro do universo. Mas foi além. "Ele pregava que o Universo era infinito, sem centro, e repleto de mundos habitados, como o nosso", explica Langhi, que desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia. "Ele disse o seguinte na obra Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos: 'que haja nesse espaço inúmeros corpos como nossa Terra e outras terras, nosso Sol e outros sóis, todos os quais executam revoluções nesse espaço infinito'." 

Ilustração do Sistema Solar

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Bruno acreditava que os existem 'inúmeros corpos como nossa Terra e outras terras, nosso Sol e outros sóis'


Bruno acreditava que os existem 'inúmeros corpos como nossa Terra e outras terras, nosso Sol e outros sóis' Além disso, ele também afirmava, por exemplo, que, além de Saturno (o planeta mais distante do Sol conhecido até então), havia outros planetas que giravam ao redor da estrela. Isso foi confirmado com a descobertas dos planetas Urano, em 1781, por William Herschel, Netuno, em 1846, por Johann Galle, e Plutão, em 1930, por Percival Lowell. Apesar de ter acertado nessas previsões, o modelo cosmológico de Giordano Bruno não estava embalado em dados científicos, mas em crenças religiosas. Por causa disso e outras "heresias", a partir de 1585, novamente o vento abrasador da intolerância começou a soprar em sua direção. Com as achas da incompreensão e da ignorância, seu inimigos começaram a acender e a alimentar a fogueira que iria devorá-lo. Com uma coragem beirando a arrogância, entretanto, Bruno manteve sua postura provocativa. Em 1586, escreveu uma série de artigos insultando altos funcionários do governo e reiterando suas ideias a respeito do Universo. O resultado foi o previsto: teve de fugir de Paris. E de lá para a Alemanha, onde se converteu ao luteranismo. Mas de novo, por pouco tempo. Foi de novo expulso, desta vez pela Igreja Luterana de Helmstedt. 


Traição - Em 1591, cometeu aquele que seria, certamente, seu maior erro. Quinze anos depois de deixar sua terra natal, resolveu retornar à Itália a convite de um nobre veneziano, Giovanni Mocenigo, que o alojou em sua casa em troca de aulas de memorização, outra especialidade dele. No entanto, Mocenigo traiu Bruno, entregando-o à Inquisição veneziana. Dessa vez, Bruno resolveu se retratar e argumentou que suas ideias eram filosofia e não teologia - portanto, não questionavam o poder da Igreja. Ele deveria ser solto, mas a Inquisição romana exigiu sua extradição. Assim, em 27 de janeiro de 1593, ele tornou-se prisioneiro do Santo Ofício, de onde só saiu para a fogueira. Até hoje a figura de Bruno e o que ele representa são objetos de discussão. Apesar de suas ideias avançadas para a época, muitos pesquisadores modernos afirmam que ele não era um cientista na acepção que a palavra tem hoje. "Ele era um pregador", resume o astrônomo Augusto Damineli, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). O físico e astrônomo Othon Cabo Winter, do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia (FEG), do campus de Guaratinguetá da Unesp, pensa de maneira semelhante. "Ele era muito bem informado, tinha conhecimento dos avanços astronômicos mais atuais da época, mas não fazia ciência", diz. "Bruno juntava os conhecimentos com suas crenças e fazia especulações e afirmações sem um embasamento científico de fato." 


Milhares de pessoas passam todos os dias pelo local onde Giordano Bruno foi queimado Cientista ou místico?

Vista do Campo di Fiori, em Roma

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Milhares de pessoas passam todos os dias pelo local onde Giordano Bruno foi queimado


Há, no entanto, quem pense diferente. É o caso do antropólogo e medievalista português naturalizado brasileiro, João Eduardo Pinto Basto Lupi, pesquisador do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "Hoje achamos que cientista é alguém agarrado a instrumentos de observação e análise, com tabelas de matemática do lado", diz. "Mas no tempo de Bruno não era assim. Muitos inclusive, como Newton, por exemplo, não deixavam de ser astrólogos, nem de considerar ideias de ciências ocultas." De acordo com Lupi, o que importava era ter ideias capazes de dirigir o conhecimento sobre o universo, e isso Bruno tinha demais. "É o que os americanos hoje em dia chamam de ideias seminais, capazes de fertilizar a inteligência", explica. "Mas muitas pessoas continuam agarradas a concepções científicas demasiado racionalistas e positivistas, que não têm mais futuro. E nisso o Giordano Bruno foi um grande orientador da ciência, um cientista visionário. Parecia medieval mas era mais contemporâneo do que muitos hoje em dia." Mas por que Giordano Bruno incomodava tanto a Igreja? "Suas ideias tiveram importância política, pois na luta entre a Igreja conservadora (dona do poder) e a burguesia revolucionária (classe em ascensão) ele optou pela revolução", responde Damineli. "Essa foi a principal motivação para a Igreja assassiná-lo. Note que ela reabilitou Galileu, mas nunca cogitou de fazer o mesmo com Giordano Bruno, pois a luta dele era eminentemente política, no sentido de visão do mundo." Segundo o astrofísico Daniel Brito de Freitas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o principal motivo do incômodo que Bruno causava à Igreja é que ele defendia que o Deus definido pelo Cristianismo era limitado e, acima de tudo, não incorporava a ideia da infinitude dos mundos. "Ele sugeriu abandonar as Sagradas Escrituras e reescrever Deus levando em conta a existência de outros mundos e outras formas de vida pensante", explica. "Para a Igreja, esse era um ato de blasfêmia do mais alto grau na escala de heresia. Esse foi o motivo pelo qual a Igreja Católica perseguiu e condenou Giordano Bruno à fogueira da Santa Inquisição." 

 A revolução de Giordano 

Ao receber a sentença, Bruno deu uma prova, se não dessa arrogância que lhe atribuem, pelo menos de desassombro e autoconfiança. "Talvez vocês, meus juízes, pronunciem essa sentença contra mim com maior temor do que eu a recebo", declarou a seus algozes. Apesar disso, ainda lhe foram dados oito dias para ver se se arrependia. E embora suas ideias científicas desafiassem os preceitos de então, a Igreja não admite que ele tenha sido condenado por esse motivo, mas sim por questões teológicas. Mesmo com as controvérsias, a maiorias dos cientistas de hoje concorda que Bruno foi um visionário que anteviu e levantou questões que vieram a ser comprovadas ou ainda intrigam séculos mais tarde. "São ideias e questões bem atuais", diz Winter. "Milhares de planetas ao redor de outras estrelas já foram descobertos. A questão da existência de vida fora da Terra é um dos temas mais relevantes para a ciência na atualidade e acredita-se que será verificada ainda neste século." Damineli lembra que Bruno se entusiasmou com as grandes navegações da época dos descobrimentos, que estavam ultrapassando os limites imaginários dos oceanos e colonizando novos mundos. A partir disso, ele imaginou naves movidas a vento solar, que só entraram no campo científico cerca quatro séculos mais tarde, e que atravessariam o "oceano escuro de vácuo" para aportar em outros planetas", diz. Segundo Damineli, essas novas "grandes navegações no espaço" são análogas às anos 1500-1600 e têm um potencial de revolução industrial ainda maior que as da caravelas. "Desta forma, a visão de Giordano Bruno vai muito além de sua época, para tempos em que ainda não entramos, mas estamos no limiar."

Lagos de lua de Saturno podem ter cristais inigualáveis em abundância, segundo cientistas




Depois de recriarem as condições similares às da lua Titã de Saturno, cientistas concluíram que as moléculas da atmosfera de Titã poderiam formar anéis de cristais extraterrestres.
Recentemente, cientistas recriaram as condições similares às do satélite natural de Saturno Titã, e concluíram que as moléculas de Titã poderiam formar anéis de cristais extraterrestres em torno dos lagos de metano que fazem parte da superfície da lua de Saturno.
Anteriormente, a equipe de pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA descobriu dois desses "minerais moleculares", agora, descobriram o terceiro deles, feito de acetileno e butano, além disso, ele pode ser um dos mais abundantes.
"Anteriormente, demonstramos que algumas moléculas orgânicas que formam cocristais nas condições relevantes de Titã, incluindo acetileno", cita a equipe durante conferência, ressaltando que foram relatadas evidências preliminares de um terceiro cocristal entre acetileno e butano, que poderia ser o mineral mais comum já descoberto.
Na Terra, tanto o acetileno quanto o butano são utilizados como gases para soldagens, isqueiros e fogões portáteis, conforme a Science Alert.
Entretanto, na superfície de Titã, eles podem formar cristais sólidos devido a baixas temperaturas.
Durante os estudos, os pesquisadores descobriram que os compostos se fundem para formar um cocristal, que não existe na Terra.
Titã, a maior lua de Saturno

Os primeiros cristais formados foram o benzeno, que formou um cocristal com etano, enquanto que o acetileno e a amônia formaram o segundo cocristal e, agora, surgiu o cocristal formado por acetileno e butano.
Devido às condições climáticas, é difícil imaginar qual seria a paisagem formada na lua de Saturno, já que um processo contrário ao da Terra ocorre em Titã.
Imagens infravermelhas captadas pela Cassini próximo de Titã mostram o que aparenta ser anéis alaranjados altamente reflexivos em torno de alguns dos lagos localizados no hemisfério norte da lua.
Agora, a equipe pretende realizar um estudo aprofundado do cocristal, além de localizar outros minerais moleculares que podem existir na superfície de Titã

Mistério de tábua da Babilônia é desvendado por cientistas



Placa de argila de 3.700 anos contém tabelas trigonométricas avançadíssimas, escritas mais de 1.000 anos antes que gregos desenvolvessem os cálculos


Quase um século de estudos revelou que as inscrições em uma placa babilônica de argila de 3.700 anos constituem a mais antiga tábua trigonométrica já conhecida. Composta de avançadíssimos cálculos possivelmente usados na construção de templos, palácios e canais, a placa foi cunhada cerca de 1.000 anos antes que o matemático grego Pitágoras ficasse conhecido pelo teorema da trigonometria que afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos – a tábua traz não apenas a mesma conta, mas também uma série de outras fórmulas que os cientistas afirmam ser até mais precisas que as atuais.

Hiparco, um astrônomo grego que viveu no século II a.C., é considerado o pai da trigonometria (área da matemática que estuda relações entre os comprimentos dos lados e os ângulos dos triângulos), mas a placa de 13 centímetros de largura por 9 centímetros de altura, conhecida como Plimpton 322, revela que bem antes dele os babilônios haviam desenvolvido tabelas trigonométricas muito sofisticadas.

“A tábua abre novas possibilidades não apenas para a pesquisa da matemática moderna, mas também para a educação. Ela traz uma trigonometria mais simples e precisa que tem claras vantagens sobre a nossa. O mundo da matemática está começando a perceber o fato de que essa cultura antiga, mas muito sofisticada, tem muito a nos ensinar”, afirmou o matemático Norman Wildberger, professor da Universidade de New South Wales, na Austrália, e autor do estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Historia Mathematica.



A mais antiga tábua trigonométrica - A placa foi descoberta no início do século XX em Senkereh, ao sul do Iraque atual, pelo arqueólogo americano e negociante de antiguidades Edgar Banks – figura que inspirou Indiana Jones, famoso personagem do cinema. Ela foi vendida por Banks ao editor americano George Arthur Plimpton que, em meados da década de 30, doou o objeto para a Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e, desde então, ele tem intrigado os pesquisadores.

A tábua é composta de quatro colunas e quinze linhas de números gravados em escrita cuneiforme em que os babilônios, em vez de usar o sistema decimal, como o nosso (de base 10), usaram o sistema sexagesimal (de base 60). Os pesquisadores já haviam verificado que a tábua trazia o teorema de Pitágoras, mas ainda não sabiam qual havia sido seu uso. Alguns acreditavam que era um tipo de gabarito, empregado por professores para o ensino de matemática. “O grande mistério, até hoje, era o propósito das inscrições – por que aqueles escribas executavam a complexa tarefa de gerar e classificar os números na tábua?”, afirmou Daniel Mansfield, também autor do estudo. A análise de Wildberger e Mansfield mostrou que o padrão especial de números gravado na placa, chamado trios pitagóricos, podia ser usado para as construções urbanas da época. Os babilônios abordaram a aritmética e a geometria de maneira tão original que suas fórmulas poderiam até ser usadas, atualmente, na computação, segundo os pesquisadores. “Nosso estudo mostra que a Plimpton 322 descreve os formatos de triângulos retângulos utilizando um novo tipo de trigonometria baseado em proporções, não em ângulos e círculos, como fazemos hoje. É um trabalho matemático fascinante, que demonstra uma inegável genialidade”, afirmou Mansfield.


Astrofísica: Planeta Júpiter agora tem 69 luas



Astrônomos descobriram dois novos satélites com um a dois quilômetros de diâmetro orbitando o maior planeta do sistema solar



Júpiter ganhou duas novas luas, aumentando o número de satélites do maior planeta do sistema solar para 69. A descoberta foi anunciada por meio de dois comunicados do Minor Planet Center, instituição ligada à União Astronômica Internacional, nos Estados Unidos, na última semana. De acordo com os astrônomos responsáveis pela descoberta, eles estavam buscando corpos celestes distantes, em busca do Planeta Nove, quando perceberam os dois novos satélites de Júpiter.




“Júpiter estava na área que observamos entre Março de 2016 e 2017. Durante essas observações encontramos a maior parte das luas conhecidas de Júpiter e também algumas desconhecidas ou perdidas”, afirmou o astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, em comunicado. De acordo com o astrônomo, Júpiter tem alguns satélites “perdidos”, que foram descobertos em 2003. Essas luas têm órbitas relativamente desconhecidas e, por isso, não é possível prever onde se encontram – razão por que são consideradas perdidas. No início de 2016, havia quatorze satélites nessa condição e, durante as observações, cinco deles foram “resgatados”. Dois corpos vistos, contudo, não se enquadravam nessas condições. Sheppard, em conjunto com David Tholen , da Universidade do Havaí, e Chadwick Trujillo, da Universidade do Norte do Arizona, monitoraram os corpos durante um ano por meio de informações de telescópios localizados no Chile e, há poucas semanas, confirmaram que se tratavam de duas novas luas de Júpiter.








Os satélites, chamados S/2016 J1 e S/2017 J1, têm entre 1 e 2 quilômetros de diâmetro (muito pequenas, em termos cósmicos) e possuem órbitas elípticas e inclinadas que se estendem por até 30 milhões de quilômetros de Júpiter. A imensa distância das luas até o planeta sugere que os satélites foram formados nos pontos mais longínquos do sistema solar e, só depois, foram capturadas pela gravidade de Júpiter. De acordo com os pesquisadores, os novos satélites ajudam a desvendar as fronteiras do sistema solar – possivelmente, outras luas devem ser descobertas até 2018, quando mais observações confirmarem se são satélites novos ou perdidos.


Descubra a Umbanda através da essência ancestral que está na sua alma e não da ficção



A forma de síntese lançada pelo movimento de Umbanda Esotérica é fantástico, afinal, querendo ou não os separatistas, todos seguimentos afrobrasileiros vieram da mesma origem. Mas, isso não quer dizer que pra sintetizar tenhamos que aceitar tudo só por conveniência e agregar-se um número maior de participantes pra produzir-se lucro ou fama das lideranças. Um movimento que era pra ser de defesa e fortalecimento da Umbanda, propagando seus conceitos e revisando distorções, virou na verdade um ramo de negocio único e simplesmente! O exemplo dado pelo Messias quando expulsou os vendilhões do Templo, serve muito bem pra todos os sensacionalistas que querem apenas viver da Umbanda e não pela Umbanda. 

Já deixei bem claro em meus blogs que não sou contra a ganhar-se dinheiro, além de  dar minha opinião também sobre pessoas espertalhonas que vem sempre com a mesma chorumela "Umbanda é caridade, é precisão atender e trabalhar de graça". Até mesmo as pessoas que dizem isso, sabem bem que uma arvore só dará frutos se for irrigada, pois, sem água nas suas raízes ela morrerá na seca! O dinheiro é pra todo homem moderno essa fonte de sobrevivência, aquele que diz que vive sem dinheiro, é mentiroso ou vegeta numa vida de sacrificatório desnecessária. O cristianismo agregou poder, terras e tesouros, assim como o judaísmo desde seus primórdios, implantou aquela ideia de Dízimos (como se Deus precisasse de grana), dizendo que era uma décima parte pra "o Senhor". Mas, sabemos bem que é sempre pra sustento de líderes e pra manutenção da religião. E não há erro em se angariar fundos, afinal tudo que se promovê tem gastos. Mas, há de se separar os ganhos pelo trabalho sacerdotal, com os ganhos por extorquir os ingênuos. 

Ao usar um oráculo, ao ensinar, ao pregar tudo isso leva tempo, as pessoas precisam comer, vestir e se se dedicam a vida sacerdotal não tem tempo pra trabalhar em outra coisa! Mas, se deixar levar pela ganância sempre lançando praticas que sempre estão voltadas a ganhar dinheiro o tempo todo, ultrapassa os limites do bom senso, da ética e da honestidade. Sabemos bem que tudo tem um preceito regulatório.

Pessoas espertas, que além de não cumprir seus carmas e vida espiritual, ainda querem colar dizendo "só acredito em sacerdotes que atendem de graça, pois, a graça de Deus não se vende", estão equivocadas e falam pela língua de Satã que só quer usar a boa vontade dos outros. Ninguem é responsável por seu carma, ninguém é responsável por seus entraves espirituais, então por que o Mestre vai te ajudar espiritualmente de graça? Sendo que essas pessoas só se lembram dessa "misericórdia divina" quando estão ferrados, sem grana, doentes ou sem amor? Ninguém sabe agradecer no tempo bom, então por que no tempo ruim que auxilio generoso? Grade parte das pessoas que tem esse conceito de querer tudo de graça, são pessoas que nunca se prestaram a agradecer a Deus por nada, acham que o mundo gira em volta do seu umbigo e acha que os outros são idiotas. Enquanto eles vivem no seu mundinho materialista, envolto em seus próprios desejos, o mago, o astrólogo, o iniciado está buscando estudando, comprando livros, meditando orando e se cuidando espiritual. Então num belo dia esses materialistas percebem que sua vida não tá nada bem e que precisam de ajuda, mas, sua cegueira espiritual é tamanha que mesmo assim eles não conseguem se separar de seu egoismo e maldade, ai ao procurar ajuda, não reconhecem que deixaram o que era mais importante de lado. Não reconhece que o iluminado, muitas vezes abdicou das festas e do comportamento mundano pra estudar e se aplicar em meditações, enquanto ele se esbaldava nos vícios. Ai mesmo assim quer atendimento gratuito e ao ser atendido mais uma vez esse egoísta, apenas das às costas e vai embora, colocando tudo "na conta de Deus"!

Não estou sendo contraditório não, apenas estou dizendo a você que de repente depois de momentos de dor cai em si e busca ajuda "daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Não existe isso de "grátis", quando nossa divida cármica é enorme. Aquela filosofia espirita pregada por Chico Xavier é muito bonita, mas, nem sempre funciona na prática. A iniciação magistica tem sempre um sacrifício! Não existe sessa como pregam os evangélicos sensacionalistas e bibliolatras, de dizem que "só em aceitar Jesus, todos os pecados estão perdoados", nada disso! Deus revelou a Davi "sereis acrisolado no fogo como a prata e o ouro". Ou sja, Deus não seria bom se não fosse justo! Enquanto os mártires profetas e obreiros do Senhor trabalham e o materialista malvado só curte a vida, e de repente ele simplesmente se arrepende e tem o mesmo direito, só por sair gritando aleluia ou por pagar dízimos a pastores manipuladores que querem comprar jatinhos caros! Não, não, não, se engana e muito quem pensa assim! Deus quer compromisso, mas, quer também uma alma iluminada no amor e nos bons costumes e isso não se consegue de uma hora pra outra! Veja a historia de todo escolhido, como foram feitas nas provações.

Não se anime só na história do "Filho Pródigo" pois, é bom, mas, também é justo. Perceba na própria historia do filho que retorna, que antes do arrependimento e cair em sí, ele sofreu trabalhando bastante em terras estrangeiras. Não é apenas pegar uma Bíblia e dizer aleluia, pois, chamar o nome de Deus em vão não tem proveito e é pecado. Não podemos também nos esquecer de um importante mandamento "Não Chamar o Santo nome de Deus em vão".

Mas, voltando ao movimento umbandista,  caro buscador, não desperdice seu dinheiro comprando livros "psicografados" não passam de fantasia a não ser que tenham sido escrito por grandes mestres! Essa historia de que mago tal ou guia fulano revelou os "segredos de Aruanda", falou da vida de Exu fulano, contou a trajetória de pombajira fulana de tal... não passa de engodo, fetichismo e ficção.

Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo, Pesquisador e Mago de Umbanda Astrológica. - há mais de 15 anos estudando os cultos afrobrasileiros, astrologia, magia, angeologia, religiões e tarô.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)