Alguns mestres importantes trabalharam para o aprimoramento da Umbanda, outros tentaram e não conseguiram, mas, bons mestres puderam dá contribuição importante pro movimento umbandista. Entre esses descaco o Mestre Matta e Silva que fez importantissimo trabalho, Mestre Itaoman e Zélio Fernandino de Moraes. No Candomblé temos a sábia Mãe Estella, tivemos a famosa Mãe Menininha, Mãe Ana entre muitos outros babalaôs de respeito e verdadeiros. Mas, o presente nos mostra divisões nos movimentos afrobrasileiros, de um lado a contradição e do outro o fetichismo.
Muitos movimentos importantes foram criados nesses ultimos anos, grandes fraternidades e pessoas se dedicam ao maximo até hoje pra trabalhar pela Umbanda, mas, quase sempre os líderes desses movimentos se deixam levar pelo sensacionalismo e avareza. Temos mestres que se destacaram, por que souberam usar bem o marketing e usam hoje a fama que tem pra vender livros, cursos e montar escolas de Umbanda. Nada contra, se não tivesse muita contradição em seus proprios trabalhos. Muitas vezes o que se diz hoje é contestado pelo proprio autor anos depois.
Na verdade eu só totalmente favorável a revisão, sei que tudo vai mudando, se readaptando e que não temos que ficar presos no tradicionalismo ou radicalismo, mas, querer ser o dono da verdade e depois, mudar só por conveniência não dá pra aceitar. Temos autores que lançam um livro atraz do outro, com variados temas, tudo no caráter fetichista e de ficção. Isso não contribiu em nada pra Umbanda e só gera insegurança. Além do mais são tantas as aberracões que são produzidas que dão ainda mais munição para os criticos intolerantes e extremistas.
O que se fala dos ritos, das entidades e do seguimento tem coisa tão bizarra que dá medo até aos mais fiéis adeptos! O uso indescriminado da magia e a falta de ética também é tão horrendo que deixa todo buscador apreensivo. Quando se tenta falar com esses "mestres" que se acham os grandes "hierofantes da Umbanda", não se consegue, só se pagar alto! E os autores contraditorios, que publicam um livro seguido de outro, senacionismo puro, por ter média com o dono da editora, acham-se donos da verdade, usando sempre a desculpa de ser trabalhos "psicografados", como se o Astral Superior gostasse de contradição ou patacoada! Ninguem tem contato direto com o Astral como se fosse a web pra escrever dezenas de livros em nome de um mago, um Caboclo de alto grau ou grande orixá! Todo medium até os mais famosos da história biblica dependia da vontade divina e não do sensacionalismo.
Um diz que entidade tal é do mal, mas, ao mesmo tempo sempre trabalhou com ela! Outro defende tal entidade, mas, não sabe explicar se ela é boa ou ruim... E assim por diante! O que vemos é contradição. Temos ainda os radicais que acham que por que mestre fulano disse isso ou aquilo, não podemos mudar uma virgula e que desfazer de tais ensinamentos seria "blasfêmia"! O certo é que tá faltando humildade no movimento umbandista e sobrando egocêntrismo! Trarei novos conceitos e revelações em meu livro que lançarei em breve, sem atacar, mas, ao mesmo tempo se me dobrar, sem pirotecnias, mas, evocando a magia sagrada. Sem a historinha de "psicografia", mas, inspirado e sem contradição, mas, muito estudado. Qualquer editora que quizer publicar este trabalho é só entrar em contato!