Total de visualizações de página

sábado, 30 de novembro de 2019

Tempestades globais em Marte criam torres de poeira no espaço



Cientistas acreditam que elas podem ser a causa do desaparecimento da água no planeta

Cientistas da Nasa, do Laboratório de Propulsão a Jato, investigam um evento recorrente e curioso de Marte: as tempestades de poeira. Apesar de comuns, a cada década elas assumem proporções globais e tornam-se intempéries descontroladas. Entre os fenômenos observados, está a formação de torres de poeira que se aquece à luz do sol e elevam-se no ar. Alguns cientistas acreditam que esse evento climático pode ter ocasionado o desaparecimento da água no planeta.

Ano passado, uma frota de naves espaciais da Nasa teve uma visão detalhada do ciclo de vida da tempestade global de poeira, que aconteceu em 2018, e que encerrou a missão do rover Opportunity operado por quinze anos e perdeu contato com a Agência Espacial em fevereiro deste ano. Em 2019, a análise das torres de poeira está a cargo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), uma sonda enviada para procurar água em Marte. Segundo a Agência Espacial, apesar da poeira, o MRO pode usar seu instrumento Mars Climate Sounder para “espiar” através da névoa.

Recentemente, dois artigos abordam com detalhes alguns fenômenos que ocorrem dentro das tempestades: torres de poeira que se aquecem à luz do sol e elevam-se no ar. Os cientistas acreditam que o vapor de água preso a poeira pode criar um “elevador espacial”, onde a radiação solar quebra suas moléculas. Segundo informado pela Nasa, “Quando a poeira do ar se aquece, ela cria correntes de ar que carregam gases, incluindo a pequena quantidade de vapor de água, às vezes vista como nuvens finas em Marte”.
De acordo com o principal autor do artigo, "normalmente, a poeira cai em um dia ou mais", disse Nicholas Heavens, da Hampton University. "Mas durante uma tempestade global, as torres de poeira são renovadas continuamente por semanas", completou. As observações foram similares às encontradas pelo MRO, que avistou várias torres por até três semanas e meia.
As torres são nuvens enormes e agitadas, de natureza mais densa e possibilidade de escalar muito mais alto do que a poeira marciana normal. Apesar de também acontecerem em condições normais, as torres parecem se formar em maior número durante as tempestades globais.
Por enquanto, os cientistas não conseguem afirmar o que causa as tempestades globais de poeira e seu papel na atmosfera do Planeta Vermelho.

Via: Nasa

'Toupeira' parou de cavar em Marte e engenheiros não sabem o motivo



Progresso de oito meses de pesquisa foi interrompido após falha na perfuração

Os engenheiros da Nasa estão confusos sobre o que fez a "toupeira" de Marte parar de cavar o solo. Ainda que eles não tenham descoberto um mamífero no planeta vermelho, o progresso da pesquisa sobre o solo do planeta foi interrompido - e não se sabe o por quê.

A "toupeira" é um instrumento científico conhecido como Pacote de Propriedades Físicas e Fluxo de Calor, ou HP3, do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, na Califórnia. Transportado pela sonda InSight da NASA, o HP3 pousou em Marte há um ano.

"A toupeira foi projetada para medir o fluxo de calor que sai do interior de Marte", diz Troy Hudson, engenheiro de sistemas de instrumentos da InSight. Os cientistas estão interessados em saber quanto calor ainda é gerado dentro do núcleo do planeta vermelho, outrora geologicamente ativo. Para isso, o HP3 precisa se enterrar a cerca de seis metros abaixo da superfície marciana, para não ser afetado pelas flutuações diárias de temperatura.
A toupeira é basicamente um tubo com aproximadamente 16 polegadas de comprimento e uma polegada de diâmetro. Ele tem uma extremidade pontiaguda e um martelo interno que funciona como uma espécie de bate-estacas no instrumento.
As frustrações dos engenheiros começaram em fevereiro, quando as escavações tiveram início. O instrumento deveria descer a pouco menos de cinco metros, mas ficou preso após apenas 35 centímetros. A equipe então acreditava que o problema estava associado a quedas.

Assim como uma arma recua com o disparo, a toupeira recuava levemente toda vez que o martelo tentava afundá-la no chão. Então, ao invés de se enterrar, ela pulava no mesmo ponto. Alguns dos problemas podem ser causados por incertezas sobre o tamanho dos grãos de areia marciana. A baixa pressão no planeta também muda a forma como a superfície se comporta em comparação ao solo terrestre.
Os engenheiros pensaram que poderiam impedir o salto se usassem a concha do braço robótico do InSight para pressionar a toupeira enquanto ela martelava. Há algumas semanas, eles tentaram isso - e funcionou. Foi o primeiro progresso em oito meses.
No entanto, logo a parte superior do HP3 ficaria nivelada com a superfície, e não haveria mais nada que a concha pudesse pressionar. Eles então criaram um novo plano. Moveram a pá para uma posição diferente e pressionaram o solo com força, esperando que isso transferisse força para a toupeira através do chão, e não diretamente.



Eles enviaram instruções para a colher pressionar, a toupeira martelar e a câmera do InSight registrar tudo o que aconteceu. Hudson conta que, ao ver as fotos, ficou horrorizado. A toupeira havia recuado quase a meio caminho do buraco, desfazendo grande parte do progresso. Com a nova posição da colher, Hudson acredita que a toupeira começou a saltar novamente.
O engenheiro diz que ele e sua equipe estão confiantes de que podem recolocar o HP3 no ponto em que ele estava. No entanto, quando o topo dele nivelar com o solo novamente, "teremos que criar uma nova maneira de colocá-la no subsolo e ainda não descobrimos exatamente o que faremos lá", diz Hudson.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)