Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2022

Odús são ordenados por meio de uma hierarquia




Em Ifá, a consulta ao oráculo é feito usando uma corrente com metades de semente chamada opele ou com os caroços de dendezeiros chamados de ikin, esses são os instrumentos básicos de um Babaláwo. O processo da consultar é assim:

Usa-se o opele ou os ikins para formar o desenho de odù, um dos 256 Odù, que é uma figura formada por 2 pernas. Cada uma das pernas é um dos 16 odù principais. Essa é a anatomia de um odù, uma formação gráfica composta por 2 partes, ou 2 pernas (ou patas com dizem os cubanos). Essa figura é traçada da direita para a esquerda assim se lê o nome do Odù da direita antes do da esquerda. Os odù são compostos de uma coluna de traços duplos ou simples, no total de 4. Para se ter um odù SEMPRE tem que se ter 2 pernas ou seja as 2 partes dessa figura.

Os odù são ordenados através de uma hierarquia, ou ordem de senioridade e essa ordem de senioridade serve para definirmos qual é o mais velho e por conseqüência qual ìbò escolhemos.


 Odù é a base da comunicação de Orunmila, e como muitas palavras em yoruba ela é usada para várias coisas. Odù são marcas gráficas, assinaturas, que representam um símbolo. A este símbolo estão associadas histórias e versos que formam a famosa e tão pouco conhecida literatura de Ifá, poemas de Ifá, que eram transmitidos oralmente, mas que hoje já encontramos escritos. Esse conjunto não é completo, muita coisa se perdeu, ou uniforme cada escola de Ifá tem o seu que pode ter variações em relação a outras. É interpretação dessas histórias que podem estar na forma de mitos ou de poemas é que vem o significado de um Odù. A mensagem que um odù traz para nossa vida esta contida nas histórias que são associadas a ele.

Odù também é uma energia divina que vem de Orunmila para nós em resposta à consulta ao oráculo. Assim além de ser um símbolo gráfico, além de conter através de suas histórias significados para nossa vida um Odù também é a resposta a nossa aflição. Essa energia primária vem através do oráculo e será utilizada pelo Babaláwo junto com os Orixa para nos ajudar. Odù não é um caminho e nem significa caminho. A palavra Yoruba significa com recipiente grande para conter algo dentro, como uma cabaça.

Em termos quantitativos são 256 Odù. Existe uma matemática nesses números. São 16 figuras diferentes, feitas com a combinação de traços duplos ou simples. Como cada odù é formado pela combinação de 2 figuras, então teremos 16 x 16 = 256 odù. Nessas 256 figuras diferentes, aquelas onde o mesmo símbolo aparece repetido, são chamados dos Odù Méjì, ou principais. Esses Odù são ordenados de acordo com uma ordem arbitrária definida e Ifá que seria a ordem nos quais esses odù chegaram ao mundo. Existe ainda uma maior relevância para os 4 primeiros Odù. Os Odù que não são os Méjì são chamados de Omo Odù ou Odù filhos. Toda a comunicação entre Orunmila e nós através dos Babaláwo é feita usando Odù.


 O eerindinlogun e Ifá

A prática do oráculo no Candomblé tomou mais de um caminho ao longo da nossa história e sofreu influência diversas. A primeira coisa que eu lembro a todos é que Ifá e oráculo são sinônimos no Candomblé e muita gente pode até desconhecer que exista um culto separado destinado a Ifá ou a divindade Orunmila. Assim da mesma forma como Ifá e Orunmila são em certo aspecto sinônimos em Ifá, no Candomblé, Ifá e oráculo são sinônimos, sem que isso seja necessariamente vinculado a Odù. Assim, por muitos anos temos ouvido as pessoas chamarem o seu oráculo de Ifá sem que isso guardasse qualquer vínculo com o Culto de Ifá e com o Oráculo de Ifá. Hoje a gente saber que uso de Odù no oráculo do Candomblé é opcional e não dominado por muitos.


Lêr odús com números é a bela Odulogia


Para entender melhor o método de Ifá deve-se estudar os principais Odus, que são 16 ou para alguns 17, incluindo-se Exu, conhecido como Eredilogum, onde esse jogo é dado a Exu e a Oxum para que se pudesse descrever a forma de culto ao orixá, lembrando que através do jogo de obi, opolê e ikin pode-se identificar também os omolodus ou Omo odus. Esse ciência foi perdida com o passar do tempo, alguns babalaos tentam resgatar o culto da forma mais tradicional, mas alguns babalaos vindo recentemente Brasil trazendo uma nova forma de culto,uma nova forma de Ifá. Pois na tradição africana, os mais antigos o isefá, o isefá era uma forma principal de culto para se tornar uma awo ofá, mas hoje as pessoas não chegam a fazer o isefá, apenas fazem o culto a orumilá, esquecendo de agregar ori ao cotidiano do ser humano para que ele possa ter uma vida melhor. Desta forma muitos babalaos acabam perdendo também as suas tradições, e tendo que retornar a África para relembrar e rever alguns conceitos. Continue lendo...


Maria Padilha e suas lendas


Maria Padilha - nome que signigica Rainha do Fogo, é uma entidade de luz que trabalha a serviço de Ogum. Viveu à muito tempo atrás na França segundo algumas lendas, e foi dona de uma casa de damas(Cabaré), (por isso muitos chamam de Rainha do Cabaré), todos os homens que ela teve, em cada uma das encarnações, num total de sete, estão com ela na espiritualidade. Isso tudo ao menos é o que dizem as lendas. Mas, na verdade o que existe é uma grande confusão. Pomba-gira não é mulher de sete exus, mas, o certo analisando hierarquicamente é que ela é a unica mulher entre 7 exus. Continue lendo e saiba mais...


segunda-feira, 30 de maio de 2022

Numerologia e sorte: Aprenda calcular os seus ciclos numerológicos e achar os dias de sucesso


De aniversário a aniversário passamos 07 períodos de 52 dias. Esses são os seus ciclos de periodicidade. Lembre-se de calcular o seu ciclo de periodicidade a partir da data do seu aniversário. Para obter os seus ciclos é só ter um calendário a mão e somar 52 dias a partir da sua data de aniversário, assim se definem os seus ciclos de periodicidade. A Numerologia ajuda você a conhecer os 7 ciclos que compõe o seu ano pessoal e como eles podem favorecê-lo a acertar o passo em todas as áreas da sua vida. São os seus ciclos de periodicidade, eles ajudam você na tomada de decisões definindo os seus períodos mais favoráveis e também os que você precisa tomar mais cuidado antes de ter uma nova iniciativa.

1º ciclo - vá em frente (+): 23/04 a 13/06: São 52 dias positivos em que você pode avançar, ir à frente. Tudo o que você fizer você vai se beneficiar.

2º ciclo - cuidado período muito instável(+/-): 14/06 a 04/08: Neste ciclo tudo muda, não é um período estável, não se comprometa por longo prazo, não assine nada de importante. A sua preocupação deve ser transformada.

3º ciclo - tudo é difícil e bloqueado (-): 05/08 a 25/09: É um período difícil, pode se um momento de lutas. Seja prudente no 3º ciclo.

4º ciclo - muitos obstáculos, não assuma compromissos de longo prazo (-): 26/09 a 16/11: Período de obstáculos ou de riscos. Não assine nenhum contrato, mesmo que seja de casamento, são os 52 dias mais tensos.

5º ciclo - bom para assuntos pessoais (+): 17/11 a 07/01: Excelente para todos os seus assuntos pessoais e contatos, mas não se exponha muito.

6º ciclo - caminho livre, aproveite agora (++): 08/01 a 28/02: Mais nenhum problema durante esse ciclo. Os caminhos são mais fáceis. Os negócios, os relacionamentos, os prazeres, os sentimentos estão favorecidos.

7º ciclo - é o período mais crítico do ano para você (--): 01/03 a 22/04: Último ciclo que antecede o aniversário (52 dias que antecedem o aniversário). É o mais crítico, não comece nada novo - negócio, relacionamento, pois vai terminar, pode durar no máximo 02 anos.

O Pai da Numerologia Moderna é o matemático Pitágoras, conhecido pela sua contribuição à Matemática com a sua Aritmética, também criou a base para a Numerologia que hoje utilizamos, conhecida como Numerologia Pitagórica. Viveu no século VI A.C. Outra contribuição importante foi dada por Platão, durante o século III A.C., que actuou no simbolismo dos números expressando seus significados.

Gregos, romanos, egípcios e chineses utilizaram-na, ela esta presente na Cabala Hebraica e relaciona-se com outras ciências ocultas tais como a Astrologia, o Tarot, o I Ching e outras. Desde a antiguidade a humanidade tem utilizado os números para fazer previsões através do entendimento do valor simbólico dos números. Cada povo possuía um sistema próprio sempre relacionando as letras aos algarismos. Assim podiam relacionar significados aos nomes e fazer previsões para o futuro das pessoas e entidades.

A Numerologia também se aplica à escolha do nome de pessoas, entidades e produtos para que se alcance sucesso no fim para o qual estes se destinam. É conhecido que certas sequências de números tem consequências catastróficas, por isso sempre que possivel é bom evitá-las! A Numerologia ainda apresenta outras aplicações diversas como a numeração das casas e dias mais propícios para certas actividades conforme for o Numeroscópio da pessoa.

A Numerologia apresenta algumas aplicações práticas, podemos citar o Numeroscópio ou Mapa Numerológico que apresenta o levantamento de informações relativas a pessoa ou entidade tais como Espiritualidade, Personalidade Carácter, Destino, Pináculos, fases da vida, e etc. Também existem alguns métodos de previsão como a Pirâmide inversa e o Trânsito das Letras que podem apontar fases ou possíveis acontecimentos na vida da pessoa ou da entidade.

Personalidade: Soma das consoantes do nome, representa nosso jeito de se expressar, ou a imagem que os outros recebem de nós. Quando alguém nos descreve, estará descrevendo nossa imagem, como nos vê, esta é a nossa personalidade, a imagem que passamos para os outros

Caráter: Soma de todas as letras do nome, representa a nossa expressão, aquilo que realmente materializamos neste mundo somando o que desejamos intimamente e a forma como os outros nos vêem. Nossas decisões e nossas atitudes seguem o padrão apontado por este cálculo.

Espiritualidade: Soma das vogais do nome, representa os anseios e objetivos da alma. Tudo aquilo que é mais íntimo em nosso ser, que temos como desejo mais puro em nossos corações, a meta que procuramos atingir em nossa vida ou ainda a característica de nossa evolução espiritual mostrando qual o tipo de experiência temos que dominar nesta encarnação.

Destino: Soma dos algarismos da nossa data de nascimento, representa um plano que viemos executar, um propósito a ser cumprido, um caminho que trará evolução espiritual e felicidade se for corretamente cumprido. Geralmente está ligado a vocação profissional da pessoa

Letras do Nome: Composto pelas letras que formam o nome, representa a vibração de cada letra separadamente, assim sendo, cada letra trará sua vibração a pessoa somando a mesma suas habilidades e deficiências. Funciona como um conjunto de características que a pessoa possui, mas que não são tão importantes isoladamente.

Primeira Vogal: Representa o tipo de reacção automática que a pessoa costuma ter, seu jeito de reagir a partir do ponto de vista psíquico. Tem a ver com sua espiritualidade por se tratar de uma vogal.

Primeira Consoante: Representa o tipo de reacção automática que a pessoa costuma ter, seu jeito de reagir a partir do ponto de vista material. Tem a ver com sua personalidade por se tratar de uma consoante.

Números do Nome: Composto pelos algarismos nos quais as letras se transformam, também formam um conjunto de vibrações para as quais a pessoa está sujeita. Também não são tão importantes isoladamente.

Planos de Expressão: Os planos de expressão são representados em forma de tabela com as colunas mental, físico, emocional e intuitivo e as linhas inspirado, dual e equilibrado. Esta tabela é preenchida com as letras que compõe o nome, conforme uma tabela pré-definida, e os resultados são somados em totais que apontam as qualidades mais fortes da pessoa que a influenciam no seu jeito de se expressar.

Número Poderoso: Número que representa a soma da letras do nome com os números data de nascimento, e representa talvez a vibração mais importante da vida de uma pessoa pois representa um sentido maior para a mesma em sua vida. Após alinhar-se com esta vibração a pessoa certamente se sentirá mais feliz e dará um direccionamento mais objectivo a sua vida atingindo um certo estado de maturidade espiritual.

Resposta Subconsciente: Número 9 diminuído do número de lições kármicas, representa a reacção instintiva e automática em situações de emergência das pessoas que possuem um mesmo número de lições kármicas, independentemente de quais sejam a lições a serem aprendidas.

Talentos: São os números que mais aparecem no nome e representam as vibrações que a pessoa mais domina, certamente através do uso correcto destas vibrações em vidas passadas. Estes talentos são inatos e a pessoa deverá continuar a fazer o bom uso destas vibrações para que as mesmas não venham a lhe faltar no futuro.

Fases da vida: São 3 as principais fases da vida para qualquer pessoa, e cada uma possui uma vibração predominante que exercerá sua influência durante seu período. O primeiro é determinado pelo número do mês de nascimento, o segundo pelo número do dia do nascimento e o terceiro pelo número do ano do nascimento.

Lições Kármicas: São os números ausentes em nosso nome, representam as vibrações que a pessoa não domina bem, desta forma, precisam ser exercitadas nesta encarnação para compensar o mau uso ou a falta de atenção que demos aos assuntos pertinentes a estes números.

Advertências: São 4 os períodos na vida nos quais uma pessoa pode ter em mente as possibilidades de sucesso e realizações. Para tal urge preocupar-se como se deve proceder nestes períodos. Cada advertência tem uma vibração calculada a partir de somas feitas entre os números do dia, mês e ano de nascimento.

Dificuldades: São 4 os períodos na vida nos quais uma pessoa encontrará uma vibração dominante que irá interferir em sua vida trazendo a tona os assuntos pertinentes a sua vibração. Portanto, é de bom costume preparar-se para estes períodos compreendendo as lições que precisam ser assimiladas. Cada dificuldade tem uma vibração calculada a partir de subtracções feitas entre os números do dia, mês e ano de nascimento.

Postura na Vida: Compreende a média de ocorrência de cada número no nome, pode ser alta, média ou baixa, e representa uma comparação entre as quantidades de cada vibração que a pessoa possui. Quanto mais alta a vibração, mais a pessoa expressa esta vibração.

Ano Pessoal: Número que representa a vibração dominante no ano para cada pessoa. O ano pessoal se inicia no aniversário da pessoa e vai até o seu próximo aniversário. Calcula-se o ano pessoal através da soma do dia e mês de nascimento com o ano atual.

Mês Pessoal: Número que representa a vibração dominante no mês para cada pessoa. Calcula-se o mês pessoal através da soma do dia e mês de nascimento com o ano e mês atual.

Dia Pessoal: Número que representa a vibração dominante no dia para cada pessoa. Calcula-se o dia pessoal através da soma do dia e mês de nascimento com o ano, mês e dia atual.

Pirâmide Básica: Método de previsão onde soma-se os algarismos de cada letra e forma-se novas linhas com os resultados, até que sobre um único algarismo, formando uma pirâmide invertida. Cada grupo de números formados por dois ou mais algarismos tem um significado específico. Cada letra representa uma fase de nove anos na vida da pessoa. A Pirâmide Básica relaciona-se de uma forma geral com a vida da pessoa.

Pirâmide Social: Método de previsão onde soma-se os algarismos de cada letra e forma-se novas linhas com os resultados, até que sobre um único algarismo, formando uma pirâmide invertida. Cada grupo de números formados por dois ou mais algarismos tem um significado específico. Cada letra representa uma fase de nove anos na vida da pessoa. A Pirâmide Social deriva da básica somando-se à primeira linha o número do mês de nascimento e relaciona-se especificamente com a vida social da pessoa.

Pirâmide do Destino: Método de previsão onde soma-se os algarismos de cada letra e forma-se novas linhas com os resultados, até que sobre um único algarismo, formando uma pirâmide invertida. Cada grupo de números formados por dois ou mais algarismos tem um significado específico. Cada letra representa uma fase de nove anos na vida da pessoa. A Pirâmide do Destino deriva da básica somando-se à primeira linha o número do dia e do mês de nascimento e relaciona-se especificamente com o destino da pessoa.

Pirâmide Pessoal: Método de previsão onde soma-se os algarismos de cada letra e forma-se novas linhas com os resultados, até que sobre um único algarismo, formando uma pirâmide invertida. Cada grupo de números formados por dois ou mais algarismos tem um significado específico. Cada letra representa uma fase de nove anos na vida da pessoa. A Pirâmide Pessoal deriva da básica somando-se à primeira linha o número do dia de nascimento e relaciona-se especificamente com a vida íntima da pessoa.

Pirâmide Anual: Método de previsão onde soma-se os algarismos de cada letra e forma-se novas linhas com os resultados, até que sobre um único algarismo, formando uma pirâmide invertida. Cada grupo de números formados por dois ou mais algarismos tem um significado específico. Cada letra representa um período relativo ao ano da pessoa, basicamente divide-se o período de um ano pelo número de letra que compõe o nome. A Pirâmide Anual deriva da básica somando-se à primeira linha o número do ano em questão relaciona-se especificamente com as previsões para este ano.

Trânsitos: Cada letra do nome possui uma vibração que pode ser utilizada para fazer previsões, para tal deve-se saber que o período de influencia de cada número é igual ao seu valor em número de anos, assim sendo, 5 representa cinco anos sobre a influencia da vibração relativa ao número cinco. Porém, como o nome completo é composto por mais de um nome, deve-se somar as influências de cada letra actuante de cada nome para que se obtenha uma essência para aquele ano. Desta forma, "Exemplo" "de Nome" possui 'E' e 'D' para o primeiro ano de vida, gerando uma essência 5+4 = 9, e assim por diante. Outro ponto importante a ser observado é que deve-se repetir os nomes quando terminam seus período até atingir o ano desejado.


As mais vistas da semana

Oração a Pai José de Oxalá


Senhor, nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dá Pai, aos que vacilam ao vosso Poder, na vossa Misericórdia e Bondade, dá a aqueles que buscam a sabedoria a clareza de pensamento e abrir-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de vossa Sabedoria, reconhecendo assim vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o vosso Reino, usando os amáveis Pais Velhos que militam pelos caminhos do Astral, trazendo mensagens de conhecimento.

E através do Senhor Pai José, perdoa aqueles que a escuridão não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de seu imenso Amor e da sua Sabedoria. Qua a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. 

Oh! Meu Pai Santíssimo!! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai José, pela sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição, Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que vossa Bondade não nos falte hoje e sempre.

As mais vistas da semana

Umbanda Astrológica: Os protegidos de Exu Veludo - Charme, magnetismo e elegância




Exu Veludo é uma entidade forte, protetora e importante. Ela foi uma das entidades que me iniciou e sempre me protegeu. É um fiel escudeira, que gosta de andar ou tem vínculos vibracionais com Tranca-Ruas, outra entidade que me protege de perto. Dizem que Exu Veludo serve ao Exu 7 Encruzilhadas, mas, isso não se atesta. Na verdade, ele trabalha entre dois raios - Ogum e Oxóssi. Ele serve ou trabalha junto com Tranca-Ruas. Ele é um Exu das conquistas. O médium que tem a copanhia de Exu Veludo, será sempre um conquistador nato. Acabará deixando as mulherada sempre atraída (a não ser que ele não queira). Ele gera um tipo de simpatia, aliada a libido, com muita força magnética. Não é propriamente um gerador de beleza, mas, de sedução. Ele é assim forte sedutor, porque se do lado masculino ele serve a Ogum/Oxóssi, do lado feminino ele milita muito pelo raio de Oxum. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)