Total de visualizações de página

sábado, 16 de maio de 2020

Cápsula do tempo mais antiga da Europa é achada por acaso em igreja polonesa (FOTOS)



Durante restauração de uma igreja na Polônia, foi encontrada uma cápsula do tempo datada de 1797, tornando-a a mais antiga a ser descoberta na Europa e quase igualando a mais antiga do mundo.

Restauradores de uma antiga igreja evangélica na pequena cidade polonesa de Ziebice, na Baixa Silésia, descobriram uma lata de cobre selada perto de livros e papéis do século XVIII.

Achado sensacional

O sensacional achado foi feito quando o pináculo de sete metros da igreja foi desmontado e o pequeno globo que fica em cima da cúpula da estrutura aberto, segundo informa o jornal polonês The First News.
O globo tinha vários buracos de bala, provavelmente efetuados por soldados do Exército Vermelho soviético quando avançavam pela região, em 1945.
Em um ambiente pleno de entusiasmo e excitação, autoridades e historiadores locais se reuniram em 12 de maio na prefeitura para abrir a vetusta cápsula do tempo.
O conteúdo superou suas expectativas. Datas nos documentos confirmaram que a cápsula do tempo foi colocada nas partes superiores da igreja quando esta foi construída em 1797.
Esse fato faz dela a cápsula do tempo mais antiga já encontrada na Europa e quase iguala a mas antiga do mundo, que data de 1795, e foi encontrada em Boston (EUA).
"Tudo indica que pode ser uma das cápsulas do tempo mais antigas a ser encontradas no mundo", afirmou o prefeito de Ziebice, Mariusz Szpilarewicz.

Conteúdo surpreendente

Surpreendentemente, os papéis de cor branca ou creme estavam em perfeitas condições, tendo passado praticamente incólumes pelos séculos.
O vice-prefeito de Ziebice, Malgorzata Wolczyk, enumerou ao The First News o rol do conteúdo:
"Foram encontrados documentos relacionados à construção da igreja; bem como os nomes das pessoas envolvidas na edificação, provavelmente doadores."
Um dos documentos é uma charmosa nota pessoal de duas mulheres que doaram dinheiro para a construção da igreja.
Os documentos estavam escritos em alemão, pois a cidade se chamava Munsterberg em 1797 e fazia parte do Reino da Prússia naquela época.
Ao lado da lata, foram encontrados documentos e fotografias de 1902 e 1903. Estes estavam severamente danificados e provavelmente datam de quando a igreja foi renovada.
É provável que a lata original tenha sido descoberta e que os chefes da igreja local tenham acrescentado lembranças de seu próprio tempo, que incluem um jornal Munsterberger Zeitung datado de 20 de agosto de 1902 e livros evangélicos de oração.
As moedas na lata provavelmente foram adicionadas para ajudar as gerações posteriores a datar a cápsula no caso de os papéis serem destruídos.

Objetivo e destino da cápsula

"Essas pessoas quiseram nos dizer: nós estivemos aqui, nós colocamos nosso coração e vida nisto, e agora assumam e cuidem do que deixamos", afirmou Marek Kowlaski, do Escritório de Conservação do Patrimônio da Baixa Silésia.
A igreja na qual a cápsula foi encontrada foi construída em 1797 no local de um castelo edificado no século XV. Ela permaneceu aberta ao culto até a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, foi usada como escola e hoje é utilizada como pavilhão de esportes.
O vice-prefeito Malgorzata Wolczyk informou que o conteúdo da lata necessita passar por um trabalho de conservação, para posteriormente ser doada a um museu local para ser exposta ao público.
Segundo o jornal, foram feitas sugestões para que cópias dos documentos sejam colocadas em uma nova cápsula e posicionadas no prédio da igreja para que alguém possa vir de novo a encontrá-los daqui a uns cem anos.

As mais vistas da semana

Brasileiro capta espetáculo de nebulosa Carina no hemisfério sul (FOTOS)



A estrela Eta Carinae e sua nebulosa Carina proporcionam um grande espetáculo, captado por um fotógrafo brasileiro, no céu noturno do hemisfério sul.

As imagens foram registradas pelo fotógrafo brasileiro Carlos Kiko Fairbairn proporcionando um dos fenômenos estelares mais belos.
Apesar de ser quatro vezes mais brilhante e extensa que a nebulosa de Órion, a nebulosa Carina não é tão famosa devido ao fato de poder ser vista apenas no hemisfério sul.
A nebulosa Carina foi descoberta em 1751 pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille ao observá-la a partir do cabo da Boa Esperança, o extremo meridional do continente africano.

Panorâmica da nebulosa Carina registrada pela câmera HAWK-I do observatório ESO
O fenômeno é formado ao redor da estrela Eta Carinae, uma das conhecidas como hipergigantes devido ao fato de possuir uma massa estimada entre 100 e 150 vezes a do nosso Sol.
A estrela, localizada a mais de 6.500 anos-luz da Terra, é uma das mais brilhantes do céu, produto do seu grande histórico de explosões, tendo estado classificada como a estrela mais brilhante do céu após 1830.
A nebulosa é composta fundamentalmente de gás hidrogênio, o que explica seu visível brilho vermelho. O brilho azul, no entanto, é produzido por partículas de oxigênio.

© CC BY 4.0 / ESO/ VPHAS+ CONSORTIUM/CAMBRIDGE ASTRONOMICAL SURVEY UNIT / LA NEBULOSA CARINA TOMADA POR EL TELESCOPIO DE RASTREO DEL VLT
A formação de estrela da nebulosa Carina registrada pelo telescópio do Observatório ESO
Além da estrela Eta Carinae, a nebulosa Carina tem outra nebulosa em seu interior, se trata da nebulosa Keyhole, menor e mais escura, composta por moléculas frias e poeira.
"É preciso estar no sul, observando para sul, para ver um céu assim. E apenas se tiver sorte", destacou a NASA ao publicar uma das fotografias do fotógrafo brasileiro.
Para registrar uma de suas melhores imagens da nebulosa de Carina, o fotógrafo teve que passar várias noites consecutivas no deserto do Atacama, no Chile.
"Já passava das 4 da manhã e o cansaço batia na porta. Comecei a arrumar as malas, pois precisava dirigir por duas horas. Mesmo antes de sair, olhei para trás e vi essa maravilhosa paisagem se formando: a mão quase 'tocando' a nebulosa de Eta Carinae e a constelação de Cruzeiro do Sul. Que vista!", cita o fotógrafo.

Astrônomos identificam pela 1ª vez padrões de pulsação em estrelas variáveis



O espectro de frequência das estrelas variáveis Delta Scuti tem desafiado até agora qualquer entendimento inteligível da comunidade científica.

As Delta Scuti são uma classe de estrelas variáveis de tamanho intermediário com massa equivalente a cerca de 1,5 a 2,5 vezes a do Sol.
Segundo relata a NASA, uma equipe de astrônomos descobriu padrões de pulsação de alta frequência nas estrelas variáveis Delta Scuti, cujas oscilações eram até então consideradas caóticas e ininteligíveis para a ciência.
A descoberta pioneira, da autoria de uma equipe internacional de 36 astrônomos liderada por Timothy Bedding da Universidade de Sydney (Austrália), foi possível graças aos dados obtidos com ajuda do telescópio TESS da agência espacial norte-americana, que está monitorando milhares de estrelas Delta Scuti.
Os cientistas lograram pela primeira vez detectar variações rítmicas de luminosidade, em 60 desses corpos celestes, combinando os dados do TESS com as observações de aproximadamente 300 estrelas Delta Scuti coletadas pela sonda Kepler durante quatro anos e analisando as mais de 92.000 curvas de luz resultantes.
Para o efeito, os pesquisadores socorreram-se de um software especial para pesquisar os padrões rítmicos das estrelas Delta Scuti.
"As estrelas Delta Scuti pulsam claramente de maneira interessante, mas os padrões desses pulsos têm desafiado nossa compreensão até agora", afirmou Timothy Bedding, citado pela NASA. "Usando uma analogia musical, muitas estrelas pulsam em acordes simples, mas as estrelas Delta Scuti são complexas, com notas que parecem misturadas", acrescentou.
As pulsações estelares são causadas pelas ondas acústicas que se originam em seu interior pela convecção – ou seja, uma das formas de transmissão de calor – e pelo campo magnético, dois fatores que fazem o corpo celeste se expandir e contrair.
Essas batidas podem ser observadas na forma de variação da intensidade do brilho e transmitem informações úteis para os astrônomos, como a idade, temperatura e composição do corpo celeste.
Esta interpretação do espectro de frequência das estrelas pulsantes para entender sua estrutura interna é conhecida como astrosismologia.
Os pesquisadores concluíram que as pulsações das estrelas Delta Scuti mais jovens tendem a ser mais regulares e se tornam mais complexas com o tempo. Assim, os cientistas puderam calcular a idade exata de uma delas, a HD 31901, fixando-a em 150 milhões de anos, enquanto as estimativas anteriores variavam entre 130 e 1 bilhão de anos.
"Isso realmente é um avanço. Agora, temos uma série regular de pulsações para essas estrelas que podemos entender e comparar com os modelos", disse o coautor Simon Murphy, citado pela NASA, para quem o estudo representa um verdadeiro avanço revolucionário.
Os pesquisadores realçaram que os resultados terão implicações para estudos futuros por representarem a pedra angular para o entendimento das estrelas Delta Scuti.

Mais vistas da semana

domingo, 10 de maio de 2020

Sonda desativada pode resolver enigma de atmosfera quente de Saturno



Nave Cassini parou de funcionar em 2017, mas ainda possui informações importantes sobre o planeta

Um dos maiores mistérios em relação a Saturno é como sua atmosfera pode ser tão quente, mesmo sendo tão distante do Sol. A resposta desse mistério pode ser dada pela sonda Cassini, da Nasa, após 13 anos estudando de perto o planeta.

Analisando dados antigos da nave, desativada desde 2017, cientistas da agência americana e da Agência Espacial Europeia (ESA) sugerem que são as auroras que aquecem a atmosfera de Saturno. O fenômeno é acionado pelo fluxo constante de partículas carregadas de vento solar que, ao interagirem com partículas carregadas que fluem das Luas do planeta, criam correntes elétricas.
“Os resultados são vitais para nossa compreensão geral das atmosferas planetárias e são uma parte importante do legado da Cassini”, afirmou o coautor do estudo, Tommi Koskinen.



Foto: Nasa/JPL/ASI/University of Arizona/University of Leicester

Mapa de Saturno

Usando os dados da Cassini, os cientistas criaram um mapa de temperatura e densidade da atmosfera de Saturno, o que possibilitou o estudo de como as correntes elétricas das auroras aquecem a atmosfera superior do planeta, gerando o vento solar. Esse vento, por sua vez, distribui a energia dos polos em direção ao equador, aquecendo até o dobro da temperatura que poderia ser gerada pelo calor do sol.
É comum que dados enviados por naves espaciais continuem fornecendo novas informações muito depois de sua desativação. Estes dados em questão foram captados nos últimos meses de operação da Cassini, quando ela completou vinte e duas órbitas muito próximas do gigante gasoso.
Via: Space

Quais são os sintomas menos conhecidos da Covid-19?


Além das já familiares complicações no trato respiratório, estudos recentes têm mostrado problemas gastrointestinais, dor no corpo e perda de olfato súbita.


O coronavírus já está circulando entre humanos há pelo menos quatro meses. Durante esse tempo, os sintomas mais relacionados à doença foram os respiratórios, como tosse, dificuldade para respirar e febre, que é uma tentativa do corpo de matar o invasor de calor. Isso porque o vírus afeta as vias aéreas, podendo se alojar na garganta ou chegar ao pulmão.
Disso você já sabia. Esses são os sintomas mais característicos da Covid-19. Quem contrai o novo coronavírus pode ter sintomas leves, moderados, graves, ou mesmo não apresentar sintoma nenhum – o que representa um grande risco para a transmissão do vírus, já que a pessoa pode não saber que está infectada.
Pode parecer que ele está afetando a nossa vida há séculos, mas o coronavírus é extremamente recente. Cientistas e médicos do mundo todo ainda estão descobrindo os efeitos que ele pode causar no corpo com o passar da pandemia. 
Alguns sintomas inesperados que têm aparecido são a dor de barriga, vômito, náuseas e diarréia. Médicos de Hubei, na China, foram os primeiros a verificar os sintomas gástricos nos pacientes entre os dias 18 de janeiro e 28 de fevereiro. Outro estudo feito em Wuhan foi publicado no Journal of the American Medical Association. Em um grupo de 138 pessoas com a Covid-19, 10% tiveram diarréia e enjoo antes de apresentarem os sintomas respiratórios típicos da doença. 
Um estudo submetido ao The American Journal of Gastroenterology, que ainda não passou por revisão, analisou os sintomas gastrointestinais em 206 pacientes em estado leve ou moderado da Covid-19. Desses, 43% apresentaram apenas sintomas respiratórios, 33% também tiveram sintomas gastrointestinais e 23% apresentaram apenas os sintomas gastrointestinais.
Veja também

Mais vistas da semana


Outro sintoma muito comentado é a perda de olfato e paladar. Um comunicado da Associação Britânica de Otorrinolaringologia alertou para a relação do coronavírus com o sintoma. Uma pesquisa de Harvard indica que o SARS-Cov-2 danifica as células do epitélio nasal e pode afetar as estruturas responsáveis por captar as moléculas que nosso cérebro interpreta como cheiros (você lê mais sobre a hipótese aqui). No entanto, a pesquisa ainda não foi publicada e aguarda pela revisão por pares.
O sintoma tem sido relatado pelos pacientes. A Universidade King’s College fez um levantamento no Reino Unido com 579 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 por meio de um aplicativo. A perda de olfato foi relatada por 59% dos pacientes, seja em menor ou maior grau. Na Alemanha, 2 em cada 3 casos diagnosticados relataram o problema, enquanto na Coreia do Sul, que fez testagem em massa da população, o número cai para 3 em cada 10.
No Brasil, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) reconhecem que a perda súbita de olfato deve ser levada em conta como possível sintoma da Covid-19. Outras pesquisas ainda precisam ser feitas para explicar ao certo a relação do vírus com o sintoma.
A manifestação mais recente do vírus são as erupções cutâneas, principalmente nos dedos dos pés, que ficaram conhecidos no exterior como “Covid Toes” ou dedos da covid. As inflamações são vermelhas ou roxas e podem adquirir um aspecto rachado, semelhante a frieiras, além de bolhas. O sintoma costuma desaparecer sem tratamento depois de algumas semanas. Academia Americana de Dermatologia organizou um registro online para que médicos e profissionais da saúde possam relatar sintomas na pele de pacientes com a covid-19.
Ainda não se sabe qual a porcentagem dos infectados que apresenta o sintoma. Um estudo do final de fevereiro feito com mil pacientes na China apontou as erupções em 0,2% dos pacientes. Já um outro artigo da Itália com 150 infectados publicado no fim de março aponta o sintoma em 20% deles.
Ainda são necessários mais estudos para entender a relação do vírus com a manifestação na pele. Não se sabe se a inflamação é causada pelo próprio vírus ou faz parte de uma resposta imune do corpo. O sintoma não seria novidade para os dermatologistas. Outras doenças causadas por vírus também causam erupções cutâneas, como catapora, sarampo e a antiga varíola, erradicada em 1980.
A Organização Mundial da Saúde publicou um relatório em fevereiro analisando os sintomas de 55 mil pessoas que pegaram a Covid-19. Dentre eles, também estão dor muscular e nas articulações (14,8%), dor de cabeça (13,6%), fadiga (38,1%) e arrepios (11,4%).
Não precisa se desesperar se você começar a sentir dor de barriga ou de cabeça depois de ler este texto. Na maior parte dos casos, eles são anteriores ou acompanhados dos sintomas principais da Covid-19: tossefebredor de garganta e dificuldade para respirar em casos mais graves. Se os sintomas forem leves, a recomendação é ficar em casa e se tratar lá mesmo. O hospital só deve ser procurado em casos mais graves, quando há febre alta, muito mal estar ou, principalmente, dor no peito e falta de ar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)