Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A MAGIA TALISMÂNICA NA UMBANDA


Todo aquele que estuda o Esoterismo das Religiões sabe que não existe fenômeno material sem seu substrato astral e vice-versa! Sabe, também, que todas as Entidades Astrais, sejam de que Plano Espiritual forem e qualquer que seja a denominação que se lhes dê, necessitam do fator "meio", ou seja, de suporte material adequado para se revelarem no Plano Material.

        Assim, também os Símbolos Sagrados de Umbanda (Lei de Pemba) não são meros Sinais Gráficos materiais. Na verdade, eles reproduzem as Estruturas Esquemáticas dos Campos de Forças do Mundo Astral e, assim, refletem o Fluxo e a Atuação das Forças Sutis Astrais sobre as Forças Elementares Cósmicas, Planetárias e Terrestres.

        Desta forma, com os Símbolos Sagrados de Umbanda, podemos invocar, fixar e/ou irradiar a Força Astral (Axé) de uma Entidade Espiritual em determinados Pontos Riscados que, ritualisticamente fixados em Suportes Materiais bem preparados, passam a se constituir em Meio de Comunicação entre a Entidade Espiritual e seus devotos, tal e qual acontece com um Médium, um Congá ou um Assentamento. É dentro dessas condições que os Símbolos Sagrados de Umbanda têm larga aplicação na Magia Talismânica, mormente no preparo e consagração de Guias, Sinetes e outros Talismãs.55
18/5/2012



terça-feira, 3 de agosto de 2021

Pelos últimos degraus dourados do Tarô - arcanos 9 e 10

Ao tentarmos compreender o de 9 de Ouros, Arcano da Iniciação, devemos observar os Arcanos Maiores 9 e 18 (Eremita e Lua). Hermes indica e caracteriza o Iniciado, seu isolamento na escuridão que o cerca e a luz interna que é seu guia. A lâmina 18 apresenta um cenário ainda mais obscuro. A imagem da lâmina mostra o mundo em que o peregrino deve trabalhar. Estão aqui os binários ainda não neutralizado em forma de 2 pirâmides truncadas, o sangue como consequência criminosa, o conservantismo desesperador do caranguejo que volta à sua poça e as trevas onde o Sol não penetra. Assim vemos que este arcano, está ligado ao mar, as águas profundas tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Em seu estado mais elevado a Iemanjá e no estado mais sombrio a enigmática Nanã. No 9º estágio o peregrino desempenha o papel da Lua refletor da luz do Sol escondido. 


O perigo neste caminho reside na possível confusão e engano entre verdade eterna e personalidade do próprio peregrino. Falamos do caso de muitas religiões ou seitas eclipsadas após desaparecimento do seu fundador pois praticavam o culto da personalidade e não da verdade eterna. A egrégora corrompe e o templo acaba por desmoronar inevitavelmente. A lâmina da Lua fala ainda dos inimigos ocultos e dos falsos amigos. Os inimigos ocultos resultam da desarmonia interna vinda da profundidade do nosso ser e que pode destruir todo o trabalho realizado anteriormente. 

 Os falsos amigos são as pequenas tentações que parecem inofensivas mas que por vezes podem ter consequências graves. Quero lembrar aqui a lei da causa e do efeito ou a velha história do efeito borboleta. Eventos e ocorrências aparentemente sem relação ou ligação que a partida parecem perfeitamente aleatórios e não relacionados podem encadear-se a favor de um determinado acontecimento manifeste em Malkut (mundo dos fenômenos). 

Os perigos anteriormente mencionados na realidade apenas se podem manifestar no estágio de ouros, onde o elemento pessoal e vontade própria aínda existem apesar de serem postos ao serviço da espiritualidade. A sefira correspondente ao 9 de Ouros é Yesod e relaciona-se com a realização da Iniciação que no fundo não é mais nem menos do que um despertar para uma Nova Consciência vinda do Alto (Kether) alcançando a harmonia (Tiferet), obtendo a vitória sobre a personalidade (Netzah), realizado pelo trabalho interno (Hod) para receber uma nova forma (Yesod). Na alquimia a experiencia da iniciação é designada por pedra vermelha ou rubro (pó de cor avermelhada). Tanto na ciência da quimica como no caminho da iniciação espiritual o elemento da pedra vermelha é de ordem supra-racional e pertence a uma realidade superior. Na Natureza a pedra representa a força polarizada do alquimista pronta para ser multiplicada e projetada. A tarefa do Iniciado em Ouros para assegurar o desenvolvimento do meio ambiente é designada pelo Valete do Logos ou Força Universal Criadora. 

O peregrino contribui para girar a roda universal e, consequentemente reduz o longo processo das encarnações e desencarnações. O estágio de 10 de Ouros relaciona-se com o 10º Arcano Maior (Roda da Fortuna). A Roda gira no sentido evolutivo e é estimulado pelo trabalho do discípulo. No Arcano Maior da Roda da Fortuna encontramos duas figuras arrastadas pelo movimento giratório da roda. As figuras sobem e descem alternadamente mas ambas progridem no sentido evolutivo e correspondem a dois modos distintos de trabalho do iniciado de Ouros. 

As duas figuras são imperfeitas, o que quer dizer que as verdades esotéricas que são transmitidas perdem em parte a sua pureza e profundidade e até podem ficar deturpadas. A esfinge simboliza a lei Jod-He-Vau-He e segue o trabalho realizador segundo a velha axioma dos 4 animais herméticos (saber, querer, ousar e calar). O caduceu que se apresenta na imagem do 10º Arcano Maior emerge das ondas escuras do Mar hermético que por sua vez representa o meio ambiente, local onde o peregrino deve trabalhar. O eixo do caduceu apoia-se no côncavo da onda e forma, com a mesma, a figura de Lingam, símbolo da fecundação espiritual do ambiente pelo trabalho realizado. 

A lâmina 19 (Sol), arcano do Hermetismo Ético, em relação ao 10 de Ouros sublinha o carácter frutífero do trabalho. É visível também os raios solares que ao tocarem na Terra se transformem em Ouro. Esse arcano, em Umbanda Astrológica está ligado ao movimento magico de Oxumaré e no Arcano 19 liga-se Oxalá, como também ao poder iniciador do Ibejís. Trata-se da Luz Espiritual transmitida pelo peregrino ao meio ambiente criando assim o Ouro.  

As crianças presentes na lâmina representam os participantes do processo. A expressão da lei divina Jod-He-Vau-He pode ser traduzida de seguinte forma: Jod: O iniciado devido ao status alcançado tem capazidade de realização. He: Ele entre em contato com o meio ambiente e forma um binário básico com o mesmo. Vau: Estabelecimento de interação entre dois polos que resultam numa determinada maneira de trabalhar 2º He: O trabalho realiza-se O 10º e último arcano de ouros corresponde a sefira Malkut ou Reino. A sefira está diretamente ligada pelo canal 22 com a sefira da Iniciação (Yesod), que obriga trabalhar e agir de forma externa para não perder o poder iniciático. O Reino deve ser criado não só dentro de si mas também no meio ambiente, formando assim uma egrégora.

Publicado em 26/03/2011

Mistério: “Carta do Diabo” escrita por freira possuída é lida após 300 anos e revelações chocam cientistas




 Carta do Século 17 escrita por Freira possuída pelo demônio finalmente traduzida. Partes de 'carta do diabo' do século XVII são decifradas com ajuda da internet obscura


Escrita a exatos 341 anos, uma carta deixada por uma freira supostamente possuída pelo demônio foi recentemente decifrada por pesquisadores italianos. A religiosa, rebatizada como Maria Crocifissa della Concezione após trocar o nome Isabella Tomasi, fazia parte do mosteiro de Palma di Mantechiaro, localizado na Sicília, em 1676, quando alegou ter recebido a presença do Diabo. Ela contou ter acordado coberta de tinta com a carta a sua frente. Ela teria então sido possuída e obrigada a escrever as palavras.



Foto reprodução
Desde então, estudiosos do país vêm tentando decifrar a enigmática mensagem deixada pela freira, que contêm, dentre símbolos do alfabeto grego, caracteres árabes.
O que a carta diz
A mensagem foi um mistério para os cientistas durante muitos séculos. A carta foi escrita em uma mistura de alfabetos e os pesquisadores introduziram no software “o grego antigo, árabe, alfabeto rúnico e latim para decifrá-la”, lê-se no jornal La Stampa.
“Nós ouvimos falar de ‘software’ que deveria ser usado por serviços de inteligência para decifrar códigos”, diz Daniele Abate, líder da equipe de Ludum responsável pela pesquisa. O conteúdo da carta foi introduzido no software, explicaram os cientistas.
A carta descreve Deus, Jesus e o Espírito Santo como “pesos mortos”. “Deus pensa que pode libertar os mortais”, diz a carta escrita pelo “diabo”, que termina com “Deus foi inventado pelo homem” e que “esse sistema não funciona para ninguém”.
“Talvez agora o rio Estige exista”, escreveu a freira ditada pelo diabo, referindo-se ao rio Estige que, de acordo com a mitologia grega, separa a Terra do mundo dos mortos, Hades.
Mas quem escreveu a carta?
A carta foi escrita por Isabella Tomasi, nascida em 1645 e renomeada como irmã Maria Crocifissa della Concezione após sua entrada no convento siciliano de Palma di Montechiaro.
De acordo com a história, em uma manhã de 1676, a freira despertou com o rosto cheio de tinta e com a carta escrita em frente a ela. Ela disse às suas irmãs que foi o diabo que lhe mandou escrever a carta.

Chocados com as revelações, alguns dos cientistas advertiram que a mensagem incongruente não está completa, já outros mais incrédulos, acreditam que a freira “sofria de esquizofrenia”, podendo ter sido ela mesma quem escreveu a carta, sem a “ajuda” do diabo.

Cientistas capturam imagem mais detalhada até hoje da galáxia Andrômeda (FOTOS)

 


A vizinha de nossa galáxia Via Láctea, a galáxia Andrômeda, é o objeto mais distante observado no céu da Terra, se localizando a cerca de 2,5 milhões de anos-luz.

Agora, os cientistas conseguiram capturar a imagem de rádio mais detalhada dessa galáxia longínqua, esperando, a partir dela, conseguir identificar e estudar as regiões dentro de Andrômeda onde as novas estrelas nascem, informa o portal Tech Explorist.

A imagem foi capturada na frequência de micro-ondas de 6,6 GHz, tendo os cientistas recorrido ao Radiotelescópio da Sardenha para obter a imagem nessa frequência, um telescópio de 64 metros totalmente dirigível e capaz de operar em altas frequências de rádio.

A física Sofia Fatigoni, da Universidade da Colúmbia Britânica, explicou que "esta imagem nos permitirá estudar a estrutura da Andrômeda e seu conteúdo com mais detalhes do que alguma vez foi possível. Compreender a natureza dos processos físicos que ocorrem dentro da Andrômeda nos permitirá entender o que acontece em nossa galáxia mais claramente, como se estivéssemos olhando para nós mesmos a partir de fora", disse ela citada pela mídia.
Imagem de rádio da galáxia Andrômeda capturada pelo Radiotelescópio da Sardenha
Imagem de rádio da galáxia Andrômeda capturada pelo Radiotelescópio da Sardenha

Com base nas observações telescópicas e análise de dados consistente, os cientistas estimaram a taxa de formação de estrelas dentro da galáxia em estudo. Adicionalmente, ainda criaram um mapa detalhado que destacou o disco da galáxia como a região onde nascem novas estrelas.

Andrômeda em micro-ondas!
Usando o radiotelescópio da Sardenha (66 horas de observação), os astrônomos mapearam nossa galáxia espiral vizinha em 6,6 GHz, apresentando um adorável anel com estrelas em formação.
Belo trabalho!

"Em particular, fomos capazes de determinar a fração das emissões devidas aos processos térmicos relacionados com as primeiras estações de formação de novas estrelas e a fração dos sinais de rádio atribuíveis a mecanismos não térmicos devido aos raios cósmicos que espiralam no campo magnético presente no meio interestelar", informou o dr. Elia Battistelli, professor no Departamento de Física na Universidade de Roma "La Sapienza" e coordenador do estudo.

A partir do mapa, os cientistas foram capazes de identificar cerca de 100 diferentes fontes pontuais, incluindo estrelas, galáxias e outros objetos no fundo da galáxia Andrômeda.


VÍDEO incrível mostra simulação que recria 4,5 bilhões de anos de história do planeta

 


Evolução planetária desde seu surgimento pode ser vista em 255 segundos de imagens criadas pelo artista e cientista David A. Roberts.

O artista e cientista da computação David A. Roberts se inspirou no planeta Terra e criou um vídeo de pouco mais de quatro minutos no qual consegue sinterizar toda a evolução de um planeta semelhante, desde o seu surgimento até os dias de hoje. O criador espera adicionar no futuro a possibilidade de alterar os parâmetros iniciais da simulação e depois observar as consequências.

A recriação da história de um planeta com condições semelhantes às da Terra foi feita por meio de uma simulação de computador.

O vídeo postado em seu blog pessoal mostra como o objeto planetário, que inicialmente consiste em magma líquido, é coberto por uma camada sólida.

A seguir, o movimento das placas tectônicas começa e os continentes aparecem. No final, dia e noite se alternam, o que permite avaliar, à luz das cidades, uma civilização que se desenvolveu na superfície.

A evolução planetária refletida no vídeo abrange 4,5 bilhões de anos, o que equivale à idade da Terra. Como Roberts explicou ao portal Vice na semana passada, a ideia foi inspirada no videogame SimEarth, lançado em 1990.

"Tinha uma premissa realmente ambiciosa, de simular planetas semelhantes à Terra desde a criação até um futuro distante, mas era bastante limitada pelo 'hardware' de computador da época", contou o artista.

Roberts decidiu recriar a ideia do jogo em um nível de tecnologia contemporâneo. Para fazer isso, ele escreveu um programa especial.

"Na verdade, primeiro criei um minijogo, que permite alterar interativamente o terreno para ver como ele afeta o clima e a ecologia simulados. E então criei a história visual que percorre tudo automaticamente, pois pensei que seria um pouco mais fácil de consumir para as pessoas", revelou.

O artista quer adicionar a possibilidade de alterar os parâmetros iniciais e, em seguida, observar as consequências. Em sua opinião, isso daria aos usuários "uma compreensão intuitiva dos sistemas".

"Não obtive esse nível de interatividade com este projeto, mas talvez o acompanhe em algum momento no futuro", relatou ele.


 

'Lagos subterrâneos' em Marte podem não ter água, apontam cientistas

 


Um novo estudo muda o que se acreditava anteriormente serem lagos subterrâneos de Marte, que poderiam abrigar vida.

As manchas brilhantes detectadas por radar sob o polo sul de Marte podem não ser lagos subterrâneos, mas sim depósitos de argila, segundo um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters.

Durante décadas, a comunidade científica suspeitou que, tal como na Terra, existiria água sob as calotas de gelo de Marte. Em 2018, os pesquisadores encontraram evidências de um lago subterrâneo, localizado na calota polar sul do Planeta Vermelho. De acordo com o portal Live Science, em 2020 eles encontraram evidências de vários lagos altamente salgados na região.

Se estes lagos são sinais de que a água já existiu na superfície marciana, estes reservatórios poderiam ter abrigado vida em algum momento, ou mesmo ainda hoje, acreditavam os cientistas até agora.

No entanto, Isaac Smith, um cientista planetário da Universidade de York, Canadá, acredita que seria necessária alta temperatura e grande quantidade de sal para formar e manter água líquida neste ponto em Marte, dado o que se sabe atualmente sobre o planeta.

A equipe de Smith afirma que as manchas nas imagens do radar, que se julgavam ser lagos subterrâneos, poderiam na verdade ser produzidos por minerais argilosos na região polar sul de Marte.

"Na comunidade que estuda Marte tem havido ceticismo sobre a interpretação do lago, mas ninguém havia oferecido uma alternativa realmente plausível. Por isso, é emocionante poder mostrar que algo mais pode explicar as observações do radar e demonstrar que o material está presente onde ele deveria estar", disse Smith.

Os cientistas acreditam que as manchas do radar foram causadas por smectites, um tipo de argila que se forma quando rochas vulcânicas envelhecidas sofrem pequenas alterações químicas após interagir com a água. Estes minerais são extremamente abundantes em Marte, e se concentram principalmente nas terras altas do sul do planeta.

Como parte de seu estudo, os pesquisadores resfriaram as esmectites no laboratório a -43 ºC, a temperatura que pode ser encontrada em Marte. Sua experiência revelou que, mesmo quando misturadas com outros materiais, estas argilas poderiam gerar o tipo de manchas de radar como as detectadas em pesquisas anteriores.

"Gostaria de repetir as medições a temperaturas ainda mais baixas, e com um conjunto mais diversificado de argilas. Existem outros tipos de argilas encontradas em Marte que eu suspeito que também podem fazer esses reflexos e seria bom acompanhá-los", acrescentou Smith.

O cientista sublinha que "a ciência é um processo", e que "mostrar que outro material além da água líquida pode causar as observações do radar não significa que foi um erro publicar os primeiros resultados em 2018".

Astrônomos medem pela 1ª vez rotação de planetas em sistema estelar a 129 anos-luz (VÍDEO)

 


Astrônomos conseguiram fazer as primeiras medições de rotação de planetas que fazem parte do sistema estelar HR 8799.

O sistema HR 8799 que foi descoberto pelos observatórios W.M. Keck e Gemini, ambos localizados no Havaí, encontra-se a 129 anos-luz da Terra e é composto por quatro planetas chamados super-Júpiteres, todos eles mais massivos que Júpiter.

Contudo, os períodos de rotação, ou taxas de rotação, dos planetas do sistema HR 8799 nunca tinham sido medidos. Na verdade, a taxa de rotação (que se traduz na duração de um dia no planeta) foi medida em pouquíssimos exoplanetas.

O avanço nesta área foi possível graças a uma colaboração cientifica liderada por pesquisadores e engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e do Observatório Keck, que desenvolveram um instrumento denominado de Keck Planet Imager and Characterizer (KPIC, na sigla em inglês), aponta página da universidade.

​Astrônomos mediram pela primeira vez a velocidade com que estão girando exoplanetas do sistema HR 8799. O resultado marca a primeira aplicação cientifica de nosso novo instrumento KPIC.

O aparelho pode monitorar com resolução espectral extremamente alta exoplanetas que foram anteriormente fotografados.

"Com o KPIC conseguimos obter as observações de mais alta resolução espectral alguma vez realizadas dos exoplanetas do sistema HR 8799", disse Jason Wang do Departamento de Astronomia do Caltech.

"Isso nos permite estudá-los com granularidade mais fina que nunca antes e desbloquear e obter a chave para ter uma compreensão mais profunda não apenas de como estes quatro planetas se formaram, mas como os gigantes gasosos em geral se desenvolvem em todo o Universo", ressaltou.

O estudo, publicado na revista The Astronomical Journal, determinou que as velocidades de rotação mínimas de dois planetas, HR 8799 d e HR 8799 e, são de 10,1 km/s e 15 km/s, respectivamente. Isso se traduz em uma duração do dia que pode oscilar entre três horas e 24 horas, tal como na Terra, dependendo das inclinações dos planetas, que por enquanto são indeterminadas. Para ter uma ideia, Júpiter tem uma velocidade de rotação de cerca de 12,7 km/s e um dia no gigante gasoso dura quase dez horas.

A equipe foi capaz de determinar a velocidade de rotação do terceiro planeta, HR 8799 c, com um limite máximo inferior a 14 km/s. O mesmo não foi possível determinar conclusivamente para o quarto planeta, HR 8799 b.

As mais vistas da semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)