Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A Grande Maga da Encruza



A SENHORA DA ENCRUZA.
Na Umbanda, a entidade espiritual que se manifesta incorporada em suas médiuns está fundamentada num arquétipo desenvolvido à partir da entidade Bombogira, originária do culto Angola. Mas ela não se manifesta apenas em mulheres como também nos homens. Nos cultos tradicionais oriundos da Nigéria não havia a entidade Pombagira ou um Orixá que a fundamentasse. Ela era apenas a parte feminina da personalidade de Exu. Mas, quando da vinda dos nigerianos para o Brasil (isto por volta de 1800 ou um pouco antes), estes aqui se encontram com outros povos e culturas religiosas e assimilam a poderosa Bombogira angolana que, muito rapidamente, conquistou o respeito dos adoradores dos Orixás. Porque sabemos da dualidade contida na natureza e ela está presente também em Exu.
 


Texto oculto em manuscritos medievais do século XV é descoberto por estudantes (FOTO)

 


Os alunos descobriram o texto escondido usando um sistema de imagem de fluorescência ultravioleta desenvolvido pelos próprios estudantes.

Alunos do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT, na sigla em inglês), EUA, encontraram um texto perdido em folhas de manuscrito do século XV usando um sistema de imagem que eles próprios desenvolveram. Usando fluorescência ultravioleta, os estudantes descobriram que uma folha de um texto medieval mantido na biblioteca Cary Graphic Arts Collection, da RIT, era, na verdade um palimpsesto, um manuscrito em pergaminho com várias camadas de escrita.

Alunos descobrem texto oculto do século XV em manuscritos medievais

"Usando nosso sistema, pegamos emprestados vários pergaminhos da coleção aqui no RIT e quando colocamos um deles sob a luz ultravioleta, ele mostrou uma incrível letra cursiva francesa escura por baixo [...] Isso foi incrível porque este documento está na Coleção Cary há cerca de uma década e ninguém percebeu", comenta Zoe LaLena, que trabalhou no projeto, citada pelo portal Phys.org.

Na época em que o manuscrito foi escrito, fazer pergaminho era caro, então as folhas eram regularmente raspadas ou apagadas e reutilizadas. Embora o texto apagado seja invisível a olho nu, o uso de outras áreas do espectro de luz pode iluminar a assinatura química da escrita inicial e remover o texto visível.

Steven Galbraith, curador da biblioteca da RIT afirmou que ficou empolgado ao descobrir que a folha do manuscrito era um palimpsesto porque folhas semelhantes foram estudadas extensivamente por acadêmicos em todo o país, mas nunca testadas com luz ultravioleta.

"Os alunos forneceram informações incrivelmente importantes sobre folhas de manuscrito aqui na coleção e, de certa forma, descobriram textos que não sabíamos que estavam na coleção [...] Agora temos que descobrir o que são esses textos e esse é o poder da imagem espectral em instituições culturais", disse Galbraith.

O manuscrito será examinado por historiadores que determinarão o significado do texto agora revelado.

As mais vistas da semana

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Psicologia: Como nasce o mal




Contrariando estudos clássicos, pesquisa mostra que pessoas que cometem atos cruéis a mando de autoridades não o fazem por obediência cega, mas por acreditarem estar fazendo a coisa certa

Guilherme Rosa

Adolf Hitler é saudado pelos seus ajudantes em 1932: entusiasmo, e não apatia (Getty Images)
Grande parte da compreensão sobre como pessoas normais se comportam em ditaduras vem de estudos realizados nos anos 1960 e 1970. A Segunda Guerra Mundial ainda estava viva na lembrança e cientistas de todo o mundo tentavam explicar os horrores vistos na Alemanha nazista, onde cidadãos comuns — até mesmo exemplares — cometeram atos de extrema crueldade a mando do governo. Pesquisas clássicas lideradas pelos psicólogos americanos Stanley Milgram e Philip Zimbardo mostraram que o mais pacato dos seres humanos poderia cometer atos terríveis se assim lhe fosse ordenado pelas autoridades, pois teríamos uma tendência inata à obediência e à submissão.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Contesting the "Nature" Of Conformity: What Milgram and Zimbardo's Studies Really Show

Onde foi divulgada: revista PLOS Biology

Quem fez: Alexander Haslam e Stephen Reicher

Instituição: Escola de Psicologia da Universidade de Queensland, na Austrália

Resultado: Os pesquisadores questionaram o resultado de dois estudos anteriores, realizados pelos psicólogos Stanley Milgram e Philip Zimbardo nas décadas de 1960 e 1970. Eles diziam que a obediência aos desmandos de autoridades mostrava que os seres humanos normais tendiam a se conformar com a tirania. A nova tese diz que essa obediência se deve ao fato de a pessoa se identificar com a autoridade e acreditar estar fazendo a coisa certa.
Um novo artigo publicado na edição desta semana da revista PLOS Biology revisita as conclusões desses estudos e afirma que as pessoas que agiram daquela maneira não eram apenas motivadas pela obediência cega, mas também demonstravam entusiasmo ao realizar atrocidades. Pessoas capazes de cometer atos cruéis não são penas receptoras passivas de ordens; elas também se identificam com autoridades abusivas, e acreditam estar fazendo a coisa certa mesmo quando são violentas.
Essa discussão começou no início da década de 1960, logo após o julgamento de Adolf Eichmann, um burocrata nazista que ajudou a elaborar os planos de extermínio de judeus. Eichmann, que conseguiu se esconder durante dez anos na Argentina, estava sendo julgado por ter ajudado a transportar milhões de pessoas para os campos de concentração. No entanto, o que espantou os pesquisadores da época é que ele parecia ser um sujeito normal, que apenas cumpria ordens de autoridades — mesmo que essas ordens implicassem no genocídio. No livro Eichmann em Jerusalém, a filósofa alemã Hannah Arendt cunhou a expressão "banalidade do mal" para explicar por que grandes crimes da humanidade não foram cometidos por monstros, mas por gente comum que aceita ordens superiores. Nos anos seguintes, a tese de origem a um grande número de pesquisas sobre o assunto.
Autoritarismo de laboratório — Em 1963, Stanley Milgram conduziu um experimento para comprovar a ideia de que pessoas comuns obedeciam de modo cego às ordens das autoridades. Pesquisador da Universidade Yale, ele convocou 40 voluntários para participar do estudo, mas avisou apenas que iriam fazer parte de um teste de memória. Todos foram designados para a posição de "professor" e instados a ajudar um segundo voluntário, que seria o "aluno", a memorizar uma série de palavras. A cada palavra errada, deveriam aplicar um choque elétrico no aluno. Os choques começavam leves, com apenas 15 volts, mas cresciam a cada resposta errada até atingir o valor de 450 volts, que pode ser mortal para um ser humano.
O que os voluntários não sabiam é que o homem respondendo às perguntas era um ator, e os choques não eram reais. Milgram não estava interessado na memória, mas em quão longe os voluntários iriam ao aplicar os choques elétricos. E eles foram longe: todos os participantes deram choques de até 300 V. Desses, 65% não pararam de aplicar os choques até atingir os 450 volts – mesmo com os atores fingindo extremo sofrimento. Segundo o psicólogo, o experimento mostra que pessoas normais estariam dispostas até a matar um completo estranho simplesmente por terem recebido a ordem de uma autoridade.
Já o estudo realizado por Philip Zimbardo na Universidade de Stanford, em 1971, buscou analisar como as pessoas estão dispostas a assumir papéis abusivos se esses lhes forem designados por autoridades. Zimbardo escolheu 24 voluntários, e os separou de modo aleatório em dois grupos: guardas ou prisioneiros. Eles foram colocados dentro de uma falsa prisão construída no Departamento de Psicologia da universidade, e os guardas instruídos a agir do modo que fosse necessário para manter o controle.
Seu objetivo era observar a interação entre os dois grupos, e ver como se comportariam sem uma autoridade por perto. Os resultados foram chocantes. Os guardas começaram a agir de modo tão abusivo e violento que o estudo precisou ser interrompido depois de apenas seis dias. Zimbardo concluiu que os voluntários assumiram um comportamento autoritário porque se adequaram de modo automático ao papel que lhes foi designado, mesmo sem receber ordens específicas para isso. Segundo o psiquiatra, a brutalidade era apenas uma consequência da representação do papel de guarda e da pressão do resto do grupo.
Tanto o estudo de Milgram quanto o de Zimbardo se tornaram referências na área.  Falavam sobre a natureza humana e a submisso do homem à autoridade — e ambos deram origem a filmes, documentários e livros diversos.

Videoteca básica

A Experiência
Baseado no estudo de Philip Zimbardo, o filme conta a história de 20 voluntários recrutados para um experimento que simularia duas semanas de prisão. A metade dos voluntários é designado o papel de guarda e a outra metade o papel de prisioneiro. Com o passar do tempo, os primeiros começam a exercer o poder de forma abusiva e a maltratar o outro grupo. Ao contrário de experiência de Zimbardo, no entanto, o cientista responsável não interrompe a pesquisa, com resultados violentos e macabros.

Direção: OLIVER HIRSCHBIEGEL
Fé na autoridade — No entanto, o novo artigo escrito por Alex Haslam, psicólogo da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado na PLOS Biology, questiona o resultado de ambos os trabalhos e nega o fato de a obediência à tirania resultar da submissão cega às regras e aos papéis estipulados. Haslam afirma que esses seguidores não são passivos, mas criativso, e suas ações brotam do fato de eles se identificarem com as autoridades e acreditarem em suas premissas. "Pessoas decentes participam de atos horríveis não porque se tornam funcionários negligentes que não sabem o que estão fazendo, mas porque eles começam a acreditar — normalmente sob a influência de uma autoridade — que estão fazendo a coisa certa", diz o pesquisador.
A tese de Haslam foi formulada a partir de um experimento que ele conduziu em parceria com a rede de televisão inglesa BBC em 2002. Ele replicou o experimento da prisão feito por Zimbardo, mas garantiu que não houvesse nenhuma interferência por parte dos pesquisadores e os guardas não soubessem, a princípio, como deviam agir.
Dessa vez, os voluntários demoraram muito mais tempo para assumir seus papéis. Os prisioneiros foram os primeiros a se identificar como um grupo, e encontraram um modo de resistir à autoridade dos guardas, criando um sistema mais igualitário na prisão. Segundo Haslam, isso mostra que as pessoas não se submetem automaticamente aos papéis que lhes são incumbidos, e que elas podem resistir a esses papéis quando não gostam das consequências.
Com o passar do tempo, no entanto, uma parte dos guardas e dos prisioneiros passou a acreditar que a situação estava fugindo do controle e conspirou para criar uma nova hierarquia na prisão. No final, o experimento desencadeou o mesmo tipo de abusos que o realizado nos anos 1970 por Zimbardo. Mas, segundo Haslam, isso não aconteceu porque os voluntários aceitavam cegamente o papel de guarda. Ao contrário, foi só quando os indivíduos passaram a acreditar no novo papel, e a se entusiasmar com as ações, que a nova ordem autoritária se impôs.
Para o psicólogo, o estudo de 2002 demonstrou que aqueles que obedecem à autoridade não o fazem de modo cego, mas de modo ativo. O fazem por escolha e não necessidade e, por isso deveriam ser vistos como seguidores engajados, e não conformistas cegos. Ao analisar o estudo de Stanley Milgram, Haslam diz que os voluntários só aceitaram aplicar os choques porque acreditavam e se identificavam com os objetivos científicos do pesquisador.
Sob esse ponto de vista, Adolf Eichmann, o burocrata nazista, tinha total conhecimento das consequências de seus atos. "Esses burocratas sabiam muito bem o que faziam, mas acreditavam que isso era a coisa certa. Matar pessoas inocentes é difícil, e requer um grande nível de convencimento. Era a fé no regime nazista que lhes permitia fazer isso", diz Haslam em entrevista ao site de VEJA. Para o psicólogo, o alemão não era apenas um funcionário obediente e passivo, mas um participante ativo no massacre de judeus. A corte que julgava Eichmann concordou com essa visão: ele foi considerado culpado de uma série de crimes, incluindo crimes contra a humanidade, e enforcado em 1962 em Israel.


"Se as pessoas apenas seguissem ordens, as tiranias não chegariam a lugar nenhum. Esses regimes contam também com o entusiasmo e fé de seus seguidores"

Alex Haslam
Professor de Psicologia Social e Organizacional na Universidade de Queensland, na Austrália

Seu artigo questiona o resultado dos experimentos de Stanley Milgram e Philip Zimbardo. Quais seriam os erros na pesquisa de Milgram? Eu discordo da ideia de que as pessoas aplicando os choques estão simplesmente seguindo ordens. Na verdade, elas estão trabalhando duro, confrontando uma situação muito desconfortável, para tentar fazer a coisa certa e ajudar no avanço da ciência. Eles acreditam nisso. Não são zumbis ou autômatos, mas pessoas que acreditam estar participando de uma tarefa significativa. Quando alguns pensadores falam sobre o mal, eles se referem a uma espécie de ladeira escorregadia, pela qual as pessoas deslizam por inércia, sem pensar no que estão fazendo. Não é esse o caso. Os participantes estavam lutando duro – aplicar choques em seres humanos não é uma atividade facilmente digerível – para ir até o fim da experiência.
Essa conclusão pode ser usada para analisar o comportamento de pessoas que vivem sob tiranias? É claro. Muitos historiadores vêm tentando entender o comportamento dos burocratas no regime nazista. Não é o caso de dizer que eles só obedeciam a ordens. Esses burocratas sabiam muito bem o que faziam, e acreditavam que era o certo. Matar pessoas inocentes é difícil, e requer um grande nível de convencimento. Era a fé no regime nazista que lhes permitia fazer isso.
Em 2002, o senhor realizou um experimento muito semelhante ao de Zimbardo, mas chegou a conclusões diferentes. Por que isso aconteceu? Na verdade, nossos experimentos atingiram resultados muito semelhantes. No entanto, ficou muito claro para mim que esse resultado não foi atingido simplesmente porque os guardas se conformaram ao seu papel. Em nossa prisão, o sistema original falhou porque uma parte dos guardas não se identificou com o papel. A cadeia viveu uma espécie de hiato, no qual nada funcionava. Foi aí que um grupo de prisioneiros e guardas se juntou e decidiu que precisavam de um regime mais autoritário. Foi só quando eles passaram a acreditar que essa era a solução para seus problemas que estabeleceram o novo regime. As pessoas não entram naturalmente nesse tipo de situação e começam a brutalizar os outros. Elas só fazem isso quando acreditam que essa é a coisa certa para se atingir um objetivo. Isso pode ser visto em grande parte das tiranias.
Em que tipo de situação isso acontece? As pessoas não são tirânicas porque isso lhes é  ordenado. Elas têm de se identificar com a causa. Por exemplo, ninguém estava ouvindo o que Hitler tinha a dizer no começo dos anos 1930. Foi só anos depois, quando os alemães começaram a acreditar que o nazismo tiraria a Alemanha de uma situação difícil, que alguns deles – os mais comprometidos com a ideologia – se tornaram capazes de agir como agiram.
Então os indivíduos que seguem as ordens são ideologicamente comprometidos como a tirania? É isso. Quando procuramos o que dá energia e dinamismo para a tirania, não vamos encontrar pessoas que seguem ordens cegamente. As organizações autoritárias só se sustentam porque alguns indivíduos se identificam com elas, acreditam em seus pressupostos e trabalham duro para atingir seus objetivos. Se as pessoas apenas seguissem ordens, esses regimes não chegariam a lugar nenhum.

Fonte/http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/

terça-feira, 2 de agosto de 2022

"Qual é meu orixá de cabeça"?



Muitas perguntas chegam diariamente sobre "qual é meu  orixá de cabeça", tanto por que essa é a maior curiosidade dos buscadores, como também dos iniciados! Mas, não é simples responder essa pergunta. Por que o orixa´de cabeça atua num nível muito pessoal. 

Continue lendo aqui


segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Astrologia - planetas retrogrados e carma




" Os Retrógrados não apenas fazem o Indivíduo voltar para o ontem, o útimo mês e o último ano, como também provocam a Regressão para Vidas Anteriores, cujas memórias trazem fortemente para a atual encarnação. Estas memórias representam acontecimentos específicos ou indivíduos que eram suficientemente significativos em outra vida para, ainda, possuírem influência sobre a pessoa. Sempre que um Planeta Retrógrado aparece no Horóscopo, o indivíduo avança na sequência do tempo, junto com o resto de seu Mapa natal. Ao contrário, ele continua tentando solucionar circunstâncias anteriores que ainda parecem inacabadas. Nestas áreas específicas de sua vida não parece haver uma demarcação entre uma vida e outra. Suas memórias são tão intensas que ele nem mesmo as reconhece como tal; para ele, elas parecem ser o presente. Contudo, ele está vivendo uma fase sombria de outra zona de tempo, cujo irresistível magnetismo parece até mesmo mais importante do que sua vida atual. Nesta surpreendente transcendência do tempo através dos Retrógrados é que está a principal chave para o Carma." 

Martin Schulman, e olhe o que ele nos diz sobre Planetas retrógrados  e Carma

  • ..
  • É uma divindade das entranhas da terra. É sobre a criação do mundo e inundações. Está diretamente relacionada ao Egún ancestral com Ori...
  • Astrônomos descobriram dois novos satélites com um a dois quilômetros de diâmetro orbitando o maior planeta do sistema solar Júpiter g...
  • Olódùmarè pode concordar com o que pedimos ou não, ou pode ainda definir para nós outros objetivos de vida. Essa conversa é uma das cois...

Odus os signos dos orixás - Veja comentários enviados a Umbanda Astrológica e respostas sucintas!



Pergunta:
Boa noite!
Por favor se possivel for poderim me dizer quais são os meus Odus
Meu nome: Rosângela Guimarães Agostini
Data de Nascimento 18/01/1958
Desde ja grata.

Resposta Climazzen: Usando apenas a numerologia os seus odus são para vida material EJONILÊ MEJI e para o lado espiritual OBARÁ MEJI. Essa configuração é especialmente desfavoravel a vida sentimental, mas, de muita espiritualidade, tornando você aguerrida para vencer na vida material. Mesmo tendo tendenci a conseguir muitos inimigos durante a vida, invejosos e pessoas que tentam cruzar teu caminho.

Comentario Dayse: REALMENTE É DIVINO! SOU EXATAMENTE COMO DIZ MEU ODU. E OS QUE ME EQUILIBRAM TAMBÉM.
14/06/10 23:38

Comentario de Aline: jah li lugares dzndo pra achar o odu central tem q somar todos os resultados anteriores e lugares q diziam q tinha q somar os dias do nascimento ex: 7 de maio de 89 / 7+5+1+8+9 oq me daria um odu 12 mas somando por essa tecnica me da t3 + fd12 + n9 + fe6 = c 3 afinal meu odu entao eh 12 ou 3?

Resposta Climazzen: Realmente são usadas essas duas tecnicas, mas, de formas diferentes.No entanto a tecnica que está no post considero mais forte. O Odú 3 seria o seu. Mas, essa forma é simplesmente superficial, há maiores necessidades de confirmação, serve apenas para ter um ponto de partido, cruzamento de dados e inicio de analise. Pode ser confrontada com o horoscopo, com os buzios e até com os guias para confirmar o não. Esse é um caminho bem complexo de se entender. É por isso que os grandes terreiros aqui da BAhia tem enumeros rituais, antes de fazer a cabeça de um iniciado.

Boa tarde Gostaria de saber como calcular o meu odú. Desde já sou grata pela ajuda... Nascimento 25 de setembro de 1954

Resposta: Da forma como tá no posto, a data com dia emcima, mes no meio e o ano! Seu Odú é o Odú 05 regido por Oxum como regente espiritual e o Odú 09 regente da vida material.

Cilia, pelos meus calculos tenho 7 no material e 10 no espiritual (25/02/1969).Como fica meus caminhos?

Resposta: Rosangela, somente pelos Odús que so levam aqui a data de nascimento com base, achar o exu atuante. Mas, nessa configuração, temos Exu atuando pela Linha de Obaluae, da falange de Exu Caveira.

Ines Sobrera: adorei a técnica gostaria de saber mais como faço para para ver algo mais sobre o odu do meu destino pois não tenho sorte no amor será desequilibrio dos odus

Resposta: Sim Inez quando as coisas não vão bem, certamente, é herança de um Odú ruim. Mas, perceba que o ser humano passa por fases, as vezes favoravel outras desfavoravel, que tem haver tambem com os Odús em transito, ou ciclicos!

José Ricardo: Gostei muito, me ajudou a entender mais sobre o que devemos fazer quando as coisas não estão andando a contento. Obrigado

André: sou apaixonado por odu mais não consigo entender me ajude, nasci no dia 25/08/1965 pelo o que eu vi na sua explicação é osá????????? continuei sem entender por favor me ajude o odu material é o mesmo espiritual???? um forte abraço

Resposta: André, seu Odú é OSSÁ MEJI, pela data de nascimento, sem levar em conta o horario e outros quisitos, tens total influencia do mar, das aguas e de Iemanjá, regendo além da parte espiritual, a vida material tambem!

Como é o mesmo orixá detectado pela Soma, temos 36, o que nos dá Xango, como regente da vida material, pelo numero 6 e Obaluaê rege seu lado esquerdo.

Roni: Bom dia!
Data de Nascimento: 08/05/1977
Vc pode fazer uma analise resumida pra mim. Sou filho de Logum édé, só não sei meu juntó e dejuntó. Roni Frreira. Obrigado!!!

Resposta: A Sua vibração é realmente de um Odú das matas de Oxossi. Por isso a regencia de Olugunéde. Provavelmente seu juntó deve ser Oxum. E como tem Iansã regente da vida material e do lado esquerdo, há uma certa dificuldade de orquestrar tudo com maxima tecnica, pois, pode tender a agir impensadamente. Mas, com a regencia especial de Xangô no campo financeiro pode conquistar muito desde que haja com prudencia e planejamento em tudo. No amor, fuja das mulheres de gênio forte!

Sandra Maria de Oliveira: legal ,mas acho que não consegui saber qual meu odu ,se é negativo ou positivo.sandra 01-01-1972

Resposta: Sandra Maria, eu não diria que seus odus são negativos, mas, que sua esquerda tem certa predominancia, especialmente quando está vivenciando um ciclo de vibrações pezadas. Sua regencia de Obalae e linhas velhas, desfavorecem sua vida material, mas, se for firme e sincera, tem como superar isso. No amor, tambem é complicado, tende a atrair rivais e traições, mas, tambem pode se sentir inclinada a trair, por isso evite se por acaso sentir isso. Evite alcool, carnes vermelaas e locais sombrios!

José Francisco: Querido amigo., há possibilidades de vc calcular o meu.? José Francisco 16-03-1972 muito obrigado e axé.. desculpe....," ano errado" 16-03-1971 Axé..

Resposta: José Francisco sua regencia de Oxossi na vida espiritual, direcionada a Iemanja na vida material, torna vc inclinado a familia, ao sentimentalismo e a se apaixonar com facilidade. Mas, tenha cuidado com excesso de ciuemes, evite trair a pessoa amada e dedique-se aos cuidados da fé. Não esqueça das suas raizes, ancetrais e dos valores familaires jamais!

José Junior, 20/11/1966

Resposta: José Livramento a regencia de seus Odús, mostram que você deve ser sempre sincero com a pessoa amada, pois, já há algumas linhas que trazem entraves no amor, por isso, ao agir com pura malicia e apenas visando sexo, essa energia passa a agir mal nas relações. Cuide sempre do espiritual, evite alcool e abuse do branco que te favorece na atratividade amorosa. Na saude, cuide bem da alimentação pois, pode sentir algum problema cardiaco se tiver vida sedentaria!

Ana Paula: Pelos meus cálculos o odú material é EJIOLIGIBAN MEJI e cabeça OBARÁ MEJI, me interessei pelo trabalho pq deu super certo com minha personalidade, queria um e-mail seu para solicitar o mapa astral, pode ser?

Resposta: É Ana Paula, é um estudo complexo, muito complexo mesmo, mas, é muito interessante, sempre nos chama atenção. Nem todo mundo vai se identificar, mas, quem tem boa ancestralidade e racicinio sabera´identificar as influencias. Com essa configuração, o alerta é para cuidar bem da vida espiritual antes da vida amorosa, pois, sem um espiritual iluminado o amor é desfavoravel. Mesmo dando favorecimento, tornando vc numa mulher atraente, firme e sensata, tem laços ocultos por Obaluaê e Nanã que desfavorece, especialmente quando se envolve com pessoas mais novas que vc! O amor tem que vir sempre primeiro que o sexo, e o sexo nunca só por atração fisica. meu email tá na barra lateral.

Roseli Magalhães: Alguem calcula pra mim.... 21 de outubro de 1966.obrigada.

Resposta: Roseli Vc tem sua regencia espiritual por Oxum no Odú 5 com a cobertura de Oxalá e Ifá, ambos te favorecem materialmente, mas, visando fazer com que vc aja com harmonia e pacificando todos à sua volta. A inflencia desafiadora em sua vida, vem pela sexualidade e vida amorosa, pois, nem sempre é compreendida, por isso, se não se envolver apenas por amor e sinceridade, vai ter problemas, deve sermpre evitar envolvimentos, sentimentais ou profissionais, apenas por interesse! Axé

Edson Sales, comentario: Uma técnica muito boa e dados bem relevantes para a propia numerologia Pitagorica.Unindo-se os dois teremos um bom resultado quando analisamos a alma,a personalidade,o carater e o caminho da vida pelos Odus.Felicidades.Boa Sorte.

Maria Amaral: Gostaria de saber o meu Odu. sou de 31/12/1961. Alguns dias atrás, em um jogo de buzio. Tive a supresa de descobrir, por esse Pai de Santos, que depois de 10 anos de Feitura, o meu Orixá é outro. é possível isso. O foi o unico jogo que aconteceu. Nem o meu orixá Rapado ele viu.

Leo: Pessoal, existem 5 odús sendo 1 material, 1 espitritual e outros três para auxiliar o odú material. Mas odú é bem diferente de santo. Você tem 5 odús e podem ser calculados conforme cálculo demonstrado acima, mas o Santo só quem sabe informar são os Pais de Santo atavés de suas consultas. É muito bom esse sistema.

Leo: Mariana, seus odús são:
Espiritual - 06 Obará - Riqueza;
Material - 13 Eji-Ologbon - Meditação;
Direito - 06 Oberá - Riqueza;
Esquerdo - 03 Etá Ogundá - A Obstinação;
Nuca - 11 Owanrin - A Pressa.
Zumbi: muito interessante, por favor teria como calcular meu odu? Zumbi, 15 de dezembro de 1971, axé baba!

Resposta: Zumabi Vc tem a vida material regida por Oxalá, o que requer de voce, muita honestidade, agir com espirito pacificador e senso de justiça om quem precisa de sua ajuda. E no plano espiritual, voce é regido por Iemanjá o que te liga a familia, as pessoas, proximas e faz de voce muito sentimentalista e espiritualizado.

Patricia Versoni: Olá, gostei muito deste site, me interessei bastante por odús...
Teria como calcular pra mim, quais seriam os meus odús??
Obrigada,
Patrícia - 30/12/1984.

Resposta: Oi Patricia, sua vida espiritual, e material é regida pela orixá Nanã, com influencia de Obaluâe e de Obá, sendo que Obá tem haver com seu passado, sua vida passada. Assim a tencia é ter problema no amor, ao menos não ser amada com a intensidade que merece e passar por fases na vida de solidao. Na verdade os metodos de analisar são diversos, e muita coisa pode se apresentar na sua vida, mas, tambem depende da forma como vc usa seu livre arbitrio.

Jarco Stanesco: Interesante e muito pratico seu metudo.
Poderias ver também para mim ? 22.03.1953.

Resposta: Jarco seu destino, tanto material, quanto espiritual é regido pelo grande Oxalá, que dá a voce, muita proteção espiritual, torna vc uma pessoa seria, pacifista e que gosta de levar tudo ao pé da letra sem enrolação ou injustiça. Só avalie se voce as vezes nao age com muita exigencia com quem ta´em volta. Aproveite seu poder de cora, de dar conselho e não se furte a ajudar quem precisa de voce.

Lê: Boa noite, minha data de nascimento é 13/05/1981. Pelo cálculo acima meu Odú é Irossun. Como saber se o mesmo está positivo ou negativo? Sinto que minha vida estacionou em muitos aspectos. Aguardo. Obrigada!

Resposta: Voce está vivendo um ano de regencia transitoria de Obaluaê, pelo Odú 3, um ano meio frio, de disputas e de insatisfação, pode procurar algum sacerdote de Umbanda ou Candomblé pra te ajudar!

Samantha da Silva jardim: sou filha de yemanja, ogum e oxalufam ou yemanja, xango e ogum data de nascimento 29/04/1992 pois joguei em dois lugares um deu um e o outro deu o segundo que jogo esta mais certo

Resposta: Pra ver de quem uma pessoa é filha, não basta apenas a data somada. É preciso analises mais profundas, ou ritualisticamente, ou nos buzios, no mapa de Umbanda Astrologica ou revelado por algum sacerdote. O Odú mostra apenas as regencias do seu destino. Sua vida material é regida por Xangô e sua vida espiritual Samantha é regida por Iemanja. Certamente, voce é uma moça muito bonita, romantica, sincera e muito sensual! Axé!

Valdemi Gonçalves: gostaria de saber se de fato a data de nascimento pode muda uma pessoa nasci no dia 24/12/1982, no jogo de buzios deu oxum como sento a de frente, ogum sendo o junto e oxala. A 7 meses entrei para a nação ketu la o babalorixa falou que eu sou de oxaguian , oxum e xango . Mais eu ja avia dado oferenda a oxum e ogum o que devo fazer quem e meu guia espiritual por odu

Respota: O Odú mostrado na soma da data de nascimento, não mostra propriamente o orixá de frente ou de cabeça, mostra as regencias e vibrações que regem sua vida, assim como acontece com os signos! O sacerdote e no oráculo realmente é que tem o papel de buscar identificar qual é o dono da cabeça de cada pessoa. Voce pode pertencer a uma vibração ancestral, outra carmica e outra espiritual, e ter um pai de cabeça que seja a formação desssa junçao toda! Num mapa de Umbanda Astrologica analisa-se mais as vibrações, com maiores chances de indentificar melhor por analise com horario, local e data certa! Valdemi, depende muito de seu horario de nascimento, mas, há grande chance de voce ser filho de Oxalá com Nanã. Mas, avaliando o mapa interiro, e talvez tenha Xangô de frente!

Samantha Jardim: depois da orientação aqui na net fui a um jogo de buzios hoje e la a mãe de santo disse que eu sou de yemanja soba de frente, xango--,oxum. e venho ter carrego de ogum, obaluae e oxala só que tenho muito carrinho por yemanja ogunte e ogum beira mar. como faço para ter acesso ao mapa de umbanda astrologica ser possivel deixe um telefone ou endereço para que eu possa pedi este mapa. minha data de nascimento e 29/04/1992, 04:45 hora de nascimento, rio bonito rj o local de nascimento,

Resposta: Pra encomendar o mapa de Umbanda Astrologica é só entrar em contato via email

carlinhoslima76@hotmail.com

Mis informações no blog:

http://portalesdoceu.blogspot.com/

Angela: boa noite gostaria de recebe o mapa astrologica nasci no dia 15/02/1969 a 1 vez que joguei a 25 anos atras de yemanja e ogum a 7 meses repeti o jogo ai pra minha supresa deu oxum e oxossi nasci em casa as 10:00h numa sexta - feira

Lilian Moura: Incrível!!!! Pelas minhas contas tenho o 9 em todas as posições, inclusive no centro. O que significa isto? Cnfira pra mim, por favor. Minha data de nascimento é 20/09/1960. Grata.

Resposta: Pois é Lilian, quer dizer que voce tem total regencia de Iemanjá. Que exige de voce muita feminilidade, totale atenção a familia, sensualidade e doçura com as pessoas, ao agir diferente, perde muito desse axé. Mas, pra detectar os outros Odús, é necessário inserir a hora pra ver qual Odú age nas casas de sua vida. Sua regencia é de Iemanjá, Ogun e Xangõ

Anne: Olá..
Muito bom adoreii legal , vc por favor poderia me dizer
qual o meu odu ??
Nome:Anne ketherine Gomes Bezerra
DDN/ 12/05/1990
desde jáagradeço !!

Resposta: Anna Iemanjá tá cobrindo vc com forte influencia de Ifá na vida material, XAngo e Iansá e ainda Xangô. Mas, para uma anlise profunda só com o mapa de umbanda astrologica, mas, vc é uma pessoa iluminada, tem que cuidar de seu lado espiritual e mediunidade que possivelmente em algum momente tem que ser despertada. Procure ter uma vida regrada, nada de drogas, alcool ou sexo casual. Busque seu amor verdadeiro.

Luciano: Legal mesmo!
Pode me enviar a descrição do meu Odu, desculpe não sei como se fala.
09/08/1979.

Resposta: Luciano, vc tem muita luz, apesar de não se dá conta, ignorar ou nunca ter se interessado em saber mais. Oxalá cobre sua vida e requer de vc mais aplicação, mais responsabilidade com a fé e mais foco na vida amorosa!


Gilberto: 10 de janeiro de 1978

Resposta: Gilberto seus odús serão melhor avaliados, quando inseridos horario ou verificar juntamente com o horoscopo, mas, vc tem forte cobertura de Iemanj, por isso tavez não tenha muita sorte com as mulheres, por causa da interferencia de Iemanjá. A menos que tenha encontrado um amor verdadeiro, sua companheira prometida.

Maria Izabel Fernandes: Ola!!!! O Senhor poderia ver pra mim qual meu Odu, ´qual seria meu Orisa que me regue, pois estou no momento da minha vida delicado, apesar de sempre ter esses momentos de alto e baixo e sempre acabar tudo bem, sei que preciso fazer algo, Poderia me ajudar? Data de Nascimento 14/12/1968 Nome: Maria Isabel Fernandes Simões.
Obrigada e aguardo uma resposta.

Resposta: Maria pra ver as linahs que estejam bloquedas, e o orixa´que te rege, só num estudo profundo! Os odús se referem a destino, mas, como se fosse um signo dos orixás. O Odú que rege sua vida espiritual é de regencia de Iansã e a vida material é Oxum. ha uma certa discordancia entre esses dois Odús e requer um certo cuidado, sempre para harmoniza-los, quando estão em choque trazem problems. Possivelmente nesse ano, vc deve tá com eles em desarmonia, procure um sacerdote ai perto e faça uma consulta! Axé!

Cibele Mota: gostaria de saber o meu odú. a data do meu nascimento é 04/12/1971. Me falaram que o meu orixa é iansa. sou do dia dela.

Resposta: Cybele, sua força espiritual vem do odú 10 de Oxalá e no sentido material por Ifá, o que quer dizer que vc nasceu pra vivenciar profundamente sua espiritualidade, ajudar as pessoas e tentar levar a luz a quem tá em volta de vc! Só que com algumas interferencias de odús intermediarios, há o risco de vc não ter seguido sua missão. Ter se perdido no mundo materialista de hoje, num conceito mais vaidoso, ligando as obsessões, luxuria e ambições. Caso tenha extraido o melhor de seus odús, deve ser alguem bem iluminada hoje, se não, tem muito o que buscar e descobrir em sua vida pela frente. Axé

Andie Smile: OLA GOSTARIA DE SABER MEU ODU 01/07/1969.E COMO DEVO CUIDAR P DEIXA LOS FELIZES E ME AJUDAREM NO MEU TRABALHO,SAUDE,AMOR.OBRIGADA.

Resposta: Andie com a regencia espiritual de Xangõ e Oxaguiã na vida material, vc nasceu pra ser uma pessoa ilibada, sincera, honesta e longe de trambicagem. Nasceu pra ter autoridade nem que seja em seu seio familiar, pra liderar e defender os mais fracos de seu clã, ou quem precise de voce. Mas, Obá e Obaluaê, pode ter atrapalhado sua evolução, tornado vc meio insegura, se sentindo rejeitada pelas pessoas, ou não ter conseguido ser uma pessoa expressiva, então estude como extrair o melhor de seus dons!

Leandro Lipes: Boa noite, sabemos que no calculo do ODU temos TESTA, NUCA, FRONTE D, FRONTE E e CABEÇA. Uma pessoa que nasce em 30-10-2010 tem na TESTA o número zero, o que fazer nessa situação ???

Resposta: Leandro, vc tem duas opções, inclui-se a hora, ou pega o dia! Ou seja, seu Odú terreno seria Odú 03 de Obaluaê!

Hugo Rodrigues: boa noite , data do meu aniversario: 31/10/1976.
desde ja agradeço.

Resposta: Hugo vc tem a regencia espiritual de Oxalá, por isso, deve ter a vida mais regrada possivel, não pode se envolver com ações que remetam a drogas, luxuria e atitudes escusas. Deve prezar pela moral e ser o mais honestido possivel! Siga a retidão de seu coração.

Selma da Rocha: Gostaria de saber se meu odum é negativo ou ppositivo,pois ñ estou muito bem.Se pude me responder lhe agradeço.Data de Nascimento 08/07/1957

Resposta: Bem Selma não podemos dizer que um Odú é negativo ou positivo por uma fase de vida, o Odú vem do inicio da nossa vida, então ele não fica negativo só por uma fase. Há sim os odús em transito mas, não são propriamente os de nascença, pra saber os odus em transito os buzios é o mais indicado.

Carlos: Oi Climazzen, Bom dia.

A minha data de nascimento é 22/07/1972. Tem como você fazer para mim. Quero conferir se fiz certo. Desde já obrigado. Carlos

Resposta: Seu lado espiritual é regido pelo Odú 3 e a vida material pelo Odú 2, o que configura fortemente a ação em especial de Ogum que te protege constantemente. Seus odús mostram as entidades mais velhas, mais ancestrais sobre vc, ao mesmo tempo que tens Ogum com toda vigor e vontade de agir pela jovialidade, talvez sua missão é realmente saber dosar a coerencia com a impaciencia. Obalue, XAngo e Oxalá, revelam estilos de uma outra vida onde vc ficava um pouco parado, centrado e esperando as coisas acontecerem. Talvez por isso, desta vez e nessa reencarnação, Ogum veio para impulsioná-lo. Abraço Carlos, axé

Carlos: Climazzen então eu tinha feito o calculo errado.

Do lado esquerdo de 10 e do lado direito deu 20=2+0=2

Testa = 2
Nuca = 10
Fronte direita 10+2=12=2+1=3
Fronte esquerda 10+2+3=15=5+1=6
Centro da Cabeça = 10+3+6+2=21=2+1=3

Seria dessa maneira.

Obrigado Climazzen e um bom final de semana.

Resposta: Pois é, só não precisa reduzir o 12, no resto tá certo, no final é odú 3 mesmo! Axé
Jeferson: por favor caucule pra mim por favor eu não estou conseguindo data de nascimento 09/04/1993 agradeço asé

Resposta: Oi Jeferson! Vc tem a regencia no lado espiritual do odú 05 e na testa do odú 07. Essa é uma combinação importante, pois, te dá talento pra artes, musica e moda, ou muitas outras coisas que envolvam criatividade, dá perseverança e até carisma, aliado a charme. Só que vem uma certa força limitadora de Obaluaê, mesclada a Oxalá, que atrasa um pouco as coisas, dá um certo marasmo e a sensação de não ta avançando muito. Especialmente no amor, pode nao encontrar a pessoa certo, e quando encontra pode aparecer sempre pessoas cruzando seu caminho. Axé.

Erik: Bom dia gostaria de ter meu Odú calculado por vocês, pois não sei interpretar de forma correta as influências dele.
09/10/1991
Obrigado! Saravá Umbanda

Resposta: Erik, vc tem a regencia de Obaluaê e na vida material Oxalá. Essa combinação é de muita proteçao. Torna vc uma pessoa pacifica, mas, que de certa forma atrais inimigos, pois, vc tem muitas metas, que acaba incomodando as pessoas. Pra evitar embates, fuja dos vicios, das vidas desregradas e das traições. Seja sempre fiel as suas convicções.

Ana Machado: Por favor alguem me ajude !!? 10/10/1959.
Noa consigo fazer o cauculo certo .
Des de ja obrigada a todos !

Resposta: Oi ana pela sua configuração vc é uma filha das linhas das aguas, regida por Iemanja no plano fisico e Oxum no plano espiritual, deve ser elegante, ter uma boa dose de sensualidade e sensibilidade. Axé

Anne: Olá minha data de nascimento é 19/06/1989 já fizeram minha cabala e deu 7 realmente fiz aqui e deu 7, mas infelizmente não vou ser feliz no amor né?!
Pq me falaram que pessoas de Odi nunca são feliz em relacionamentos isso é verdade?

Obrigada

Resposta: Ane sua vida material é regida pelo Odú 06 de Xangô, e sua vida material por Oxalá. Você pode ser feliz no amor sim, até porque tem muito charme vindo de Oxum e bençãos de Ifá, mas, deve trabalhar seu lado espiritual, evitar se envolver com pessoas ruins, não se entregar facilmente a qualquer um, não se humilhar sentimentalmente, valorize-se sempre e seu amor verdadeiro aparece. bjs e volte sempre.

Marcel: olá, fiz meus calculos e parece que não tenho realmente sorte no amor e vida material dificil.Percebo bem isso no meu dia a dia.. Poderia me elucidar um pouco a respeito.minha data de nascimento é 27/07/1961. Muito obrigado

Resposta: Marcel, eu não diria que vc é alguem sem sorte no amor, pelo menos nas configurações de Odú. O que ocorre é que precisa corrigir ou adaptar seu comportameno que pode ser muito rigido, teimoso, obsessivo ou perder tempo, com as pessoas erradas. Talvez precise apontar pra outras direções. Faça um bori pra Xango e as coisas vao melhorar. usando seu horario, o aviso é pra fugir de mulheres ou parceiros mandões, dominadores e muito individualistas. Axé

Anne: Obrigada mesmo!

Só mais 2 perguntas rs

Se eu não trabalhar meu lado espiritual eu vou ter problemas só no relacionamento ou em outras partes?

E poderia me explicar essa frase sua: "Ane sua vida material é regida pelo Odú 06 de Xangô, e sua vida material por Oxalá." eles me trazem prosperidade, sorte, devo trabalhar eles tb?


Resposta: Ane certamente se não trabalhar seu lado espiritual, vai ter problema sim em areas mais terrenas tambem, por que Xango é um Odú de rigidez e exigencias. Deve trabalhar Oxalá pra ter maior prosperidade!

Jader Mota: por favor me ajude minha data de mascimento é 26 de maio de 1980,nome jader schusterschitz mais queria saber profundamente pois dizem q sou de oya acredito q sim mais tenho duvidas sobre junto e outros.nasci 10 e 30 da manha ,por favor isso é é todos meus dados.ja fiz ate obrigaçoes.me expliquem algo vou ficar grato.

Resposta: Bem Jader pra explicar sobre as entidaades atuantes, são necessarios mais do que somas, muitas respostas só se encontram com buscas intensas. Mas, as configurações de seus odus dao mesmo essa passagem ao povo da rua. Primeiro pela configuração que dá Ogum regente material e Iansã como orixá do passado. Depois, pela regencia de coroa em Omulú que é mesmo um odu carmico de militancia dos orixás que geram arquetipos incompreendidos. Provavelmente seu juntó não é de Oia, mas, precisa pesquisar bem. Ela tem um papel importante, como orixa carmico, talvez seja por isso,que foi detectada de frente.

Daine Moraes: quero saber qual meu odu nas dia 26 03 1988

REsposta: Daine, seu Odú espiritual é Oxalá e seu Odú material é Iemanjá. Busque ser alguem com pés no chão, sem fazer loucuras, mire o amor e não apenas desejos.

Maura: ola gostei muito ,parabens por seu trabalho!
Podes me confirmar meu odu ,so pra ter certeza?
Dia 1/07/1967
Maura
E Nick : 05/01/1961
Agradeço de coraçao
AXE!

Resposta: Oi Maura, obrigadão, volte sempre!

Vc é regida espiritualmente por Omulú. Deve ser uma pessoa muito obstinada, corajosa e de muita firmeza. Se não tiver essas caracteristicas, precisa de autorevisão no comportamento. E materialmente por Xango.

E essa outra data Nick, a regencia é de Omulu materialmente, espiritualmente a guerreira Iansã. Deve ser uma pessoa com muito potencial pra lutar por quem precisa, e tambem pelo que precisa, mas, pode ser alvo de muita inveja e tramas.

André: Boa noite, nasci em 15/11/1979, tenho problemas com bebidas, isso seria algum problema espiritual?
Obrigado! Boas Festas!

Resposta: Bem André, não tá bem claro somente pelos odus de nascimento se seus problemas são espirituais. O que é claro é que com a regencia de Oxalufá vc não pode seguir num caminho de vicios, bebidas ou drogas. E evite carne vermelha nas sextas e domingos. Cuide melhor do seu lado espiritual e conseguirá superar. Tente arrumar ocupações que te tragam animo e terá maiores chances de vitoria.

Fonte: http://blogs.abril.com.br/umbandaastrologica/2009/02/calcular-os-seus-odus-pela-data-nascimento-07.html

 

Carlinhos Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)