Representação abstrata – Representa a capacidade de se confrontar com as próprias necessidades instintivas – sobretudo a agressão e a sexualidade –, utilizando o espírito e a inteligência como instrumentos. Ultrapassagem do ego no devotamento ao serviço dos semelhantes. Força orgânica, moral e espiritual; firmeza e harmonia na conduta; inteligência para lutar contra as forças bestiais da natureza; energia, vitalidade; autocontrole, espírito alerta; trabalho; ação; domínio do “eu” e do que está à volta, derrota dos baixos impulsos; união do sentimento e da razão; paciência, valentia, intrepidez, capacidade de compreensão diante dos reveses e contratempos; fé, poder espiritual, poder de direção; reconciliação com o inimigo (que pode estar em si mesmo); caráter vivo, domínio das paixões, poder de conquista, intuição. No sentido negativo: cólera, ira, impaciência, presunção, temeridade, natureza fraca, rudeza, grosseria, insensibilidade, furor, crueldade, derrota diante de impulsos indignos, supressão das necessidades instintivas por medo de afrontar as convenções, repressão.
Descrição da simbologia – O arcano 11 do tarô simboliza a luta da inteligência contra as forças bestiais da natureza. É figurado por uma jovem que, aparentemente sem esforço, doma um furioso leão, cujas mandíbulas mantém separadas. Wirth assinala, como detalhe de maior interesse nessa imagem, o fato de que a jovem não mata o leão, mas o aperta contra seu corpo. Isso significa que não se deve menosprezar o inferior, mas dominá-lo e utilizá-lo. Ou, como ensina a alquimia: não se deve – e a rigor nem é possível – destruir o vil, mas sim transmutá-lo no superior. A alegoria encerra, também, a noção de sexualidade: a goela aberta do leão situa-se à altura da vagina da jovem. Alusão zodiacal – Leo dominado por Virgo. Leão é o único signo do zodíaco em que o Sol se encontra em domicílio, em “força”.
O arcano todo simboliza a força enquanto triunfo da inteligência sobre a brutalidade.
Interpretações divinatórias – Carta clara e plena de alegria, é uma das melhores do tarô, embora a vitória só possa ser conseguida em conseqüência de uma grande vigilância. No plano mental, ao qual está perfeitamente adaptada, permite uma iniciativa certa e reta; clareza de julgamento, força de ação sobre os outros; ensino importante. Plano anímico: proteção e defesa contra qualquer dispersão; força oculta e magnetismo sexual sobre os outros, vocação reconhecida. No plano físico: poder de ação invencível dirigido a um objetivo; todas as possibilidades de se chegar ao que se quer; afetivamente, promete um encontro importante, carregado de magnetismo, uma nova direção à vida sentimental – ligação ou casamento.
A ideia base do Arcano é a força, sua graduação e subordinação segundo a lei Hierarquica. Quanto mais elevado for o plano, tanto mais real e poderoso é a força. Isso resulta em predomínio do mundo espiritual sobre o astral e deste sobre o físico. Quando o princípio espiritual é a base de existência do ser humano, sua força psíquica torna-se inesgotável, pois sua fonte é infinita.
No entanto, a capacidade de receber e de transmitir essa força exige uma grande pureza, assim como uma aspiração constante e inabalável e, também, dedicação e harmonia interna. A relação do Arcano 11 com o Arcano 10 lembra a do Arcano 2 e Arcano 1. É a passagem do mundo do "não Eu".
O Arcano 11 é uma nova fase de realização da força do primeiro Arcano, força que se afirmou gradualmente e se manifestou no mundo exterior. A vida refletida e passageira sob domínio astrológico de Marte.
A inveja, "mau olhado", magia, "eguns" (espíritos) ... Existem pessoas, ainda que involuntariamente, por uma sensibi...
Livros - autor/carlinhos-lima Magia O antigo método apresentado na net, como o mais popular da internet, apresentado por diver...
Cientistas descobriram no espaço círculos estranhos de emissão de rádio, possuindo características únicas que não cabem em nenhuma categ...