Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Astrônomos detectam o que poderia ser exoplaneta orbitando estrela mais próxima à Terra (FOTO)

 


Astrônomos notaram o que poderia ser um planeta anteriormente desconhecido orbitando uma das estrelas mais próximas à Terra que "poderia ser apropriada à vida".

Pesquisadores detectaram um ponto brilhante designado C1 perto de Alpha Centauri A, uma das duas estrelas que oscilam perto uma de outra, tão perto que parecem uma na constelação de Centaurus. Duas estrelas formam um sistema binário localizado a 4,37 anos-luz da Terra.

Alpha Centauri foi escolhida porque se situa na zona habitável, ou seja, uma região onde um planeta é capaz de reter água líquida em sua superfície, tornando, assim, a área adequada para vida.

A descoberta foi realizada graças a um novo sistema desenvolvido para imagens de exoplanetas em infravermelho médio, em combinação com um tempo extremamente longo de observação – tudo foi exercido através de utilização do telescópio VLT, no Chile. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Comunications em 10 de fevereiro.

Astrônomos foram capazes de reduzir sinais desfavorecidos emitidos pelo telescópio e pela câmera, da mesma forma que os fones com cancelamento de ruído bloqueiam certos sons, o que permitiu-lhes detectar sinais de potencial planeta.


Imagem de potencial exoplaneta designado C1 e Alpha Centauri A em infravermelho médio

As novas capacidades foram desenvolvidas pela equipe internacional de astrônomos, em colaboração com a iniciativa Breakthrough Watch/NEAR, que é um programa astronômico mundial que está procurando planetas parecidos com a Terra localizados perto de estrelas.

O principal autor do estudo, Kevin Wagner, do Observatório Steward da Universidade do Arizona (EUA), contou ao The Daily Mail por e-mail que "NEAR é um degrau em maior campo de registro de imagens de exoplanetas, que por enquanto tem sido limitado aos planetas de grandes órbitas tipo superjúpiter, e só agora começa a atingir as zonas habitáveis de estrelas por perto".

No entanto, a equipe científica claramente constatou que, sem verificação seguinte, não pode ser descartada a possibilidade de que o ponto C1 seja resultado de algum artefato desconhecido causado pelo próprio instrumento de observação.

"Por exemplo, um dos artefatos conhecidos é o efeito de persistência que faz com que a câmera mantenha o sinal de estrelas durante o processo, algo que aconteceria com logotipos que foram exibidos por muito tempo nos cantos das telas de aparelhos de televisão antigos", explicou o autor.

Por isso mesmo, são necessárias mais observações para confirmar resultados dos astrônomos. "Se detectarmos o objeto de novo em um local diferente, então poderemos checar se é consistente com movimento orbital, e, se assim for, será uma boa evidência de ser realmente um planeta", explica Wagner. "Se ficar no mesmo lugar, então um disco de poeira exozodiacal ou artefato instrumental seria mais possível."


 

Sonda Tianwen-1 da China 'diz olá' e alcança órbita de Marte após meses de viagem

 


A nave espacial chinesa Tianwen-1, que com outras missões espaciais ao Planeta Vermelho, carrega um rover, atingiu a órbita de Marte, e deverá pousar em maio de 2021.

A sonda chinesa Tianwen-1 entrou com êxito na órbita de Marte, após ser lançada em julho de 2020 e percorrer milhões de quilômetros para chegar lá, anunciou a Agência Espacial da China.

"Às 19h52 [horário local, e 08h52, horário de Brasília] de 10 de fevereiro de 2021, a sonda Tianwen-1 da China na primeira missão de exploração de Marte do país [...] entrou com sucesso em uma órbita oval de Marte em uma altura de cerca de 400 quilômetros, um tempo de ciclo de cerca de dez dias terrestres e uma inclinação de dez graus", disse a organização, segundo citada pela Rádio Nacional da China.

A sonda, a primeira lançada pelo país asiático a Marte, permanecerá em órbita até maio de 2021. Se a Tianwen-1 pousar com sucesso, a China será o segundo país, depois dos EUA, a pousar um rover no Planeta Vermelho, o que é planejado que aconteça na Utopia Planitia, uma vasta planície localizada no hemisfério norte marciano. O rover de 250 quilos deverá então explorar a superfície e estudar as estruturas geológica, ambiental e atmosférica marcianas por um período de pelo menos 90 dias.



© AP PHOTO / ADMINISTRAÇÃO ESPACIAL NACIONAL DA CHINA
Sonda Tianwen-1 a caminho de Marte, 16 de dezembro de 2020

No sábado (6), a sonda Tianwen-1 tirou sua primeira foto de Marte.

Na terça-feira (9) a órbita de Marte já foi visitada pela sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, em 18 de janeiro deverá pousar com seu próprio rover a Perseverance dos EUA, informa o jornal The Guardian.

Todas as naves espaciais partilham o objetivo de estudar o solo marciano, de forma a que futuras missões possam levar à Terra amostras úteis para os cientistas.

Icônica explosão estelar revela espetacular 'coração de favo de mel' (VÍDEO)

 


Um inusitado coração, desenhado por filamentos de gás em um intrincado arranjo semelhante a um favo de mel, foi descoberto no centro das reminiscências da icônica supernova Nebulosa do Caranguejo.

Astrônomos mapearam o fenômeno com detalhes sem precedentes, em uma reconstrução tridimensional realista que foi publicada no Monthly Notices of the Royal Astromic Society.

A Nebulosa do Caranguejo, formalmente conhecida como Messier 1, explodiu como uma dramática supernova em 1054 d.C., e suas reminiscências, desde então, têm sido estudadas por astrônomos profissionais e amadores, em todo o mundo. Apesar dessa rica história de pesquisa, muitas perguntas permanecem sobre que tipo de estrela estava originalmente lá e como a primeira explosão teria acontecido.

Thomas Martin, pesquisador da Universidade Laval, que capitaneia o estudo, espera responder a essas perguntas usando uma nova reconstrução 3D da Nebulosa do Caranguejo. "Os astrônomos agora serão capazes de se mover em torno e dentro da Nebulosa do Caranguejo e estudar cada filamento, um por um", disse Martin.

A equipe usou o poderoso espectrômetro de imagem SITELLE no Telescópio Canadá-Havaí-França (CFHT) em Mauna Kea, Havaí, para comparar a forma 3D da Nebulosa do Caranguejo com outras duas supernovas remanescentes, e fez a notável descoberta de que as três remanescentes tinham material ejetado disposto em forma de grandes anéis, o que sugere a mistura turbulenta das partículas e, ainda, plumas radioativas se expandindo de um núcleo de ferro, após o colapso.

Cientistas localizam região de origem dos coronavírus encontrando anticorpos em morcegos e pangolins

 


Durante pesquisa serológica de grande escala, realizada em nações do Sudeste Asiáticos, foi descoberto alto nível de anticorpos neutralizantes em morcegos e pangolins desta região.

Um grupo internacional de cientistas mostrou que os coronavírus ligados ao SARS-CoV-2 estão em morcegos e pangolins em China, Tailândia e Japão, segundo estudo publicado na revista Nature Communications.

No estudo, os cientistas usaram um teste de neutralização do vírus substituto do SARS-CoV-2 (sVNT), desenvolvido na Escola Médica Duke-NUS no início de 2020, chamado cPass. O teste é usado para identificação de anticorpos no sangue humano, capazes de neutralizar o SARS-CoV-2.

"Nossa pesquisa demostra que o teste de neutralização do vírus substituto do vírus SARS-CoV-2 também pode ser usado para monitorizar a origem do vírus em animais e efeitos colaterais em animais e humanos", disse o professor Lin-Fa Wang, que comandou o estudo.

Os pesquisadores descobriram um alto nível de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2 em morcegos Rhinolophus e pangolins, que habitam vários países do Sudeste Asiático.

Nestes animais também foram encontrados muitos vírus da família SC2r-CoVs, embora o vírus SARS-CoV-2 não tivesse sido encontrado. Os cientistas concluíram que esta região é o lugar de origem de novos coronavírus.

"Nossa pesquisa ampliou a propagação geográfica de coronavírus diferentes geneticamente, ligados ao SARS-CoV-2, de Japão e China a Tailândia em uma distância de 4.800 quilômetros", segundo coautor do estudo Chee Wah Tan.

Tais estudos têm o significado crucial para entender os vírus ligados ao SARS-CoV-2 que existem na natureza e nos ajudam a se preparar para pandemias futuras, porque fornecem um mapa mais detalhado de zoonoses, de acordo com o doutor Patrick Casey.

É preciso realizar um estudo transfronteiriço urgente de animais selvagens para identificar o vírus predecessor do SARS-CoV-2, advertiram os pesquisadores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)