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domingo, 13 de julho de 2014

Conheça melhor a Umbanda, antes de criticá-la!


magia sagrada
Umbanda Astrológica

 Antes de estigmatizar a Umbanda, primeiro conheça ela melhor

A umbanda é uma religião heterodoxa brasileira, cuja evolução do polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto á feição e moda do país. Altar com santos católicos A palavra Umbanda é oriunda da língua quimbundo, de Angola, e significa “arte de curar”, segundo a “Gramática de Quimbundo”, do Professor José L. Quintão, citada na obra “O que é a Umbanda”, de Armando Cavalcanti Bandeira, Editora ECO, 1970. Médiuns abrindo a sessão Já os autores de vertente esotérica fazem alusão ao sânscrito a partir da junção dos termos Aum e Bandha, o elo entre os planos divino e terreno. Gira com médiuns em transe. A palavra mântrica Aumbandha teria sido passada de boca a ouvido e chegado até nós como a Umbanda. 

Saiba mais sobre Umbanda e conheça a Umbanda Astrológica

Pai Velho ou Preto Velho?


Pretos velhos
Pais velhos

 Pai Velho na Umbanda Astrológica

Mais ou menos no final do séc. XIX temos os primeiros registros de manifestações mediúnicas envolvendo a figura do Preto velho, tanto em mesas espíritas, quanto nos candomblés. Na Umbanda e Candomblé, criou-se a figura única do Preto como se todos os pais velhos fossem de pele escura. Claro que a ancestralidade africana, que é a predominante nos cultos afrobrasileiros, tem destaque elevado nas falanges de Pais Velhos. Mas, lembremos que são milhares circulando nas falanges e todas as raças se misturam. Então hoje e especialmente na Umbanda Astrológica, assim como na Umbanda Esotérica, não tenho dúvida que há Pais Velhos tanto preto, como branco, pele vermelha, oriental, cigano e de todo tipo que existir em nosso planeta. Ou seja, todas as raças se misturam na ancestralidade. Ninguém pode ser excluído da Corrente Ancestral e Astral dos filhos de Umbanda.

A representação, todo médium de Umbanda, mago, iniciado e sacerdote, sabe que se identifica na forma de criança, caboclo ou encantado e velho. E em todas as 3 categórias e manifestações, tem representação nas raças existentes no planeta. A Umbanda e Candomblé, tem o papel agregador, a força da convergência, da congregação e da união entre os povos, jamais da exclusão ou intolerância. A Corrente Ancestral, tem o poder da Proto-síntese cósmica e sagrada sob a regência das falanges divinas e dos Senhores do Destino. 

E naquela época quando surgiram as primeiras manifestações que começaram a ser observadas pelos enviados do Astral Superior, as mesas espíritas, muito burguesa na época, os médiuns negros eram expulsos ou tratados como figuras a serem doutrinadas, aliás, esse sentimento ainda persiste até hoje no coração de muitos líderes kardecistas, o que é um erro tremendo, uma miopia espiritual total e uma ignorância causada pela vaidade da leitura. Nos candomblés também daquela época, não eram tão aceitos, pois no candomblé tradicional apenas Orixá "baixa" e não havia muito espaço para os encantados, também um erro grave, que felizmente hoje em dia muitos mestres, pais de santo e médiuns do Candomblé, já estão buscando corrigir. Para simplificar, em 15 de novembro de 1908, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado em seu médium Zélio Fernandino de Moraes, funda ou resgata (pra mim essa segunda opção é a correta, pois creio que a Umbanda não foi fundada e sim resgatada do inconsciente coletivo e do espiritual onde ela descansava pra ressurgir no momento adequado) a Umbanda, definindo-a como um "culto onde os espíritos que se manifestavam como negros e escravos, índios e qualquer outro tipo de forma não seriam expulsos ou rechaçados". 

No outro dia, em sua casa, Zélio começa a sessão mediúnica de Umbanda e, após o caboclo das Sete Encruzilhadas, manifesta-se Pai Antônio, o primeiro Preto Velho a baixar na Umbanda. Do ponto de vista mediúnico, sabe-se que os pretos velhos nem todos foram necessariamente negros e muito menos morreram velhos. Por isso falava-se antigamente em "roupagem fluídica" e hoje em "forma plasmada". Preto-velho, caboclo, exu, etc, são roupagens utilizadas por espíritos diversos, para se apresentarem de forma mais acessível a população. Trazendo assim mensagem do plano superior espiritual de forma simples , numa linguagem que todos entendam e incentivando a cada filho de umbanda que faça uma reforma interior e que passe a ver a vida de outra forma, tendo a certeza que somos hoje fruto de nossas escolhas e que estamos nessa vida para evoluir espiritualmente. E lembrando que sempre acostumamos a ver uma Umbanda muito paternalista, patriarcal e excluindo a mulher das funções sacerdotais, mas, é um erro. A mulher tem o mesmo potencial ou até mais que o homem.

Mesmo no Candomblé, onde temos mães de santo famosas e comandando terreiros, no fundo sabemos que há até entre os orixás, uma predominância masculina. Mas, temos que absorver sempre a dualidade. Feminino e masculino é muito importante. Sabemos que mães e vovós baixam na Umbanda, mas, sempre com um caráter secundário e é um erro. A verdade é que tem em Caboclos e Caboclas, Pais Velhos e Mães Velhas, assim como Crianças, a mesma importância no Feminino e no Masculino - ambos são eternos e sagrados, com o mesmo potencial, ancestral e magístico.

Carlinhos Lima

O PODER E IMPORTÂNCIA DOS PONTOS CANTADOS


PONTOS CANTADOS
PONTOS CANTADOS

PONTOS CANTADOS SÃO MAGIA SAGRADA

SAUDAÇÕES São melodias usadas para homenagear autoridades, presentes no terreiro, ou em apresentações publicas. POVOS São utilizados para exaltar os povos (Baianos, Ciganos, Marinheiros, Boiadeiros, Povo da Rua e etc.). São pontos secundários (cruzados) e exclusivos a estas entidades, onde através dos mesmos, fazemos nossas saudações e agradecimentos. Não existe pontos primitivos para os povos, pois todas essas entidades espirituais, obedecem ao comando de um determinado orixá. PRIMITIVOS São pontos que citam especificamente um orixá. Nesses pontos entram somente, o nome do orixá, armas, adereços costumes e etc. Não entram nomes de caboclos ou entidades espirituais que trabalham nas respectivas linhas dos orixás, nem o nome de um outro orixá. Quando os pontos primitivos são utilizados? Homenagem ao orixá. Obrigações. Quando não se sabe o nome de uma entidade que trabalha na vibração de um determinado orixá. CRUZADOS São os pontos que citam mais de um orixá, ou entidades espirituais que trabalham na vibração desse orixá. Nestes pontos é comum o cruzamento do orixá e tudo que diz respeito a ele e aos guias de sua falange. Quando os pontos cruzados são utilizados? Para especificar o nome de uma ou mais entidades. Para especificar o nome do orixá e seus guias. Para chamada especifica de uma entidade. Na necessidade de se cruzarem duas ou mais vibrações.

HINOS São entoados em cerimônias especiais, tais como a comemoração de fundação de um terreiro, formaturas de sacerdotes, apresentações públicas, e em reuniões onde encontram-se várias personalidades civis da Umbanda. ABERTURA São entoados para dar início aos trabalhos espirituais, sejam eles de qualquer natureza. ENCERRAMENTO São utilizados par encerrar os trabalhos espirituais, sejam eles de qualquer natureza. BATER CABEÇA Utilizados pelo corpo mediúnico em geral, para fazerem suas saudações aos guias, protetores e orixás, diante do congá. DEFUMAÇÃO Cantados quando é efetuada a queima das ervas aromáticas, durante o ritual de defumação. CHAMADA Pontos utilizados para chamar as entidades espirituais, no local onde estão sendo realizados os trabalhos. SUBIDA São entoados no momento em que, as entidades que estão em terra, estão se preparando para fazerem o retorno ao plano espiritual. DESCARREGO São cantados para firmar as linhas que irão trabalhar no descarrego, e também, para firmar as falanges que vão atuar na cobertura. VISITA São apropriados para receber, saudar e despedir-se de um visitante, ou para entrar e sair de um terreiro visitado. SACRAMENTOS São cantados em ocasiões especiais, onde são realizadas cerimônias de casamentos, batizados e assim por diante.

PAI NOSSO DOS ANCESTRAIS NA UMBANDA


Pai nosso que estais nos céus, nas matas, nos mares e em todos os mundos habitados. Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela natureza, pelas águas, pela luz e pelo ar que respiramos. Que o teu reino, reino do bem, do amor e da fraternidade, nos una à todos e a tudo que criastes, em torno da sagrada Cruz dos mártires e santos, aos pés do Divino Salvador e Redentor. Que a tua vontade nos conduza sempre para o culto do amor e da caridade. Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual. Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dá o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam. Não nos deixeis sucumbir, ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria. Enviai-nos, pai, um raio de tua divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos pecadores que aqui habitam, pelo bem da humanidade, nossa irmã. Assim Seja !

Sexo e prazer: Comer uma maçã por dia melhora a vida sexual da mulher, diz estudo

saúde vaginal
Saúde, bem estar e uma vida sexual mais prazerosa

 Uma vida sexual mais prazerosa

Mulheres que comem uma ou duas maçãs por dia têm uma vida sexual melhor do que as que não comem nenhuma. Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores do Hospital Regional Santa Clara, em Trento, na Itália, e publicado na revista Arquivos de Ginecologia e Obstetrícia.
A maçã contém antioxidantes como os polifenóis, que aumentam o fluxo sanguíneo para a genitália, e a florizina, um tipo de estrogênio semelhante ao estradiol, hormônio sexual feminino que melhora a lubrificação vaginal. 
Os cientistas do departamento de urologia do hospital acompanharam 781 mulheres italianas, com idades entre 18 e 43 anos, entre setembro de 2011 a abril de 2012. Nenhuma delas tinha histórico de desordem sexual, depressão e prescrição de remédios controlados.
Após elas relatarem seus hábitos alimentares, foi concluído que as que comiam maçãs regularmente tinham melhor lubrificação vaginal e uma vida sexual mais plena.
Os pesquisadores não relacionaram a evidência com o fato de que as mulheres que comem mais maçãs podem ser mais saudáveis, o que contribuiria na hora do sexo.
Alguns desses benefícios podem estar apenas na casca da maçã, o que levou os pesquisadores a se interessarem por estudar mais os seus efeitos.
A maçã contém substâncias antioxidantes que melhoram a lubrificação vaginal
A maçã contém substâncias antioxidantes que melhoram a lubrificação vaginal

Feijão: "Alimentos como feijão e lentilha são de digestão lenta e possibilitam a formação de gases. Melhor comer bem pouco", ensina o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho. A nutricionista Luciana Harfenist acrescenta que o feijão pode causar, para algumas pessoas, não só gases, mas azia e aquela sensação de barriga estufada. "Sintomas desagradáveis e prejudiciais para a prática sexual, já que nesse momento devemos nos sentir plenos com a nossa saúde" 

Soja e derivados: segundo a nutricionista Luciana Harfenist, a soja contém fitoestrógenos que podem interferir no metabolismo hormonal dos homens e, por fim, na saúde sexual. Pode causar ginecomastia (crescimento das mamas em homens) em adolescentes. "Melhor evitar o consumo exagerado", ensina ela.

 Do UOL, em São Paulo

Credo Ancestral na Umbanda Astrológica


Credo Ancestral na Umbanda Astrológica
Credo Ancestral na Umbanda Astrológica

Credo dos orixás e dos Senhores do Destino

"Creio em Deus, Onipotente e Supremo; Creio nos Orixás e nos Espíritos Divinos que nos trouxeram para a Vida por Vontade de Deus. Creio nas Falanges Espirituais, orientando os homens na vida terrena; Creio na reencarnação das almas e na Justiça divina, segundo a Lei do Retorno, a Lei Suprema e a Sabedoria do Criador, juntamente com os Senhores do Destino; Creio na comunicação dos Guias Espirituais, encaminhando-nos para a Caridade e a prática do Bem, a justiça e a verdade, com amor; Creio na invocação, na Prece com fervor e com verdade e na Oferenda digna, como atos de fé e creio na Corrente Ancestral, como legião redentora, capaz de nos levar pelo caminho da evolução até o nosso Pai Criador.”

FÉ E PROTEÇÃO: AVE MARIA DA UMBANDA

 
FÉ E PROTEÇÃO: AVE MARIA DA UMBANDA
FÉ E PROTEÇÃO: AVE MARIA DA UMBANDA

PROTEÇÃO DA MÃE ETERNA

Iemanjá, Venha abençoar o terreiro, minha casa, meu corpo e minha vida. Trás a nossa geração derrama oxum o seu amor em cachoeiras de luz. Obá concentra-nos atenção olhar renova nossa fé sobre direção de Iansã Egunita, pra nos conduzir na lei de Oxalá Nanã Buroquê, orixá Ossanha, ensina-nos a transmutar e ajuda-nos, dai-nos a função de conduzir as nossa vidas com sabedoria, luz, justiça e amor! Oh mães da Umbanda, do Candomblé, dos orixás, da Encantaria e da ancestralidade africana, derrama bênçãos sobre nós iluminai os terreiros, as casas dos filhos de fé e todos os mestres, sacerdotes, magos e líderes espirituais, para que conduzam teu povo com sabedoria. Que a fé dos setes tronos nos proteja e nos oriente. E assim dou salvas, glória e louvores com fervor a toda Hierarquia Sagrada e dou quatorze palmas. Assim mães orixás venham acalentar o coração do sofredores, olhai por nós, e abençoai a nossa umbanda, por todo sempre! Façam, nos reformar oh mães e reajustar com a alquimia do amor nossos corações e alma! Por nosso intimo conduz as nossas vida oh morunta amem.

Axé a todos!

Carlinhos Lima

Trecho da Mensagem: Caridade, a Meta


A caridade, a fé e a espiritualdiade
A caridade, a fé e a espiritualdiade

Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra.
Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.
Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.
Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.
Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de um mister de pequena monta.
Ofertarás o pão aos esfaimados; contudo, se os não ergueres com palavras de bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.
Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não atingiste o fulcro da virtude superior.
A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.
Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação beneficente.
A caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-econômica, visíveis em toda parte.
Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto.
Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Vigilância.
Ditado pelo Espírito Joanna de Angelis
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