Total de visualizações de página

sábado, 7 de setembro de 2019

Hubble tira FOTO da nebulosa planetária que poderá representar futuro do Sistema Solar


Uma nebulosa planetária é a etapa final de uma estrela parecida com o nosso Sol, que no final de sua vida irá se transformar em uma gigante vermelha, explicam os cientistas.

A NASA divulgou na sexta-feira (30) uma imagem captada pelo telescópio espacial Hubble da nebulosa planetária NGC 5307 localizada na constelação de Centaurus, a uma distância de aproximadamente 10.000 anos-luz da Terra.
De acordo com os astrônomos, uma nebulosa planetária representa a etapa final de uma estrela similar ao Sol que, no final de sua existência, irá se transformar em uma gigante vermelha. Neste sentido, os especialistas explicam que as nebulosas planetárias nos proporcionam a oportunidade de vislumbrar o possível futuro do nosso Sistema Solar.
NGC 5307, a planetary nebula that lies about 10,000 light-years from Earth, can be seen in the constellation Centaurus.
Ver imagem no Twitter

Veja outros Tweets de SLU Codes
​A nebulosa planetária NGC 5307, que se encontra a uma distância de cerca 10 mil anos-luz da Terra, pode ser vista na constelação de Centaurus.
As estrelas se sustentam pela fusão nuclear que ocorre no seu núcleo, criando energia. Os processos de fusão nuclear estão constantemente destruindo a estrela e somente a força gravitacional da mesma evita que isso aconteça.
Na etapa final da nebulosa planetária, estas forças ficam desequilibradas e o núcleo da estrela colapsa por si próprio, por não ter energia suficiente. Ao mesmo tempo, as camadas da superfície são expulsas para fora.
Na imagem recém-publicada, se pode observar o que resta de uma estrela, com as camadas externas brilhantes que rodeiam a anã branca , que são os restos do núcleo da estrela gigante vermelha.
Entretanto, este não é o fim da evolução desta estrela, dizem os cientistas, estas camadas externas ainda estão se movendo e esfriando e, daqui a alguns milhares de anos, irão se dissipar, deixando a anã branca com um brilho fraco.

À beira da destruição: 'mundo vulcânico' é descoberto em exoplaneta


Uma equipe da Universidade de Berna, na Suíça, encontrou um "mundo vulcânico à beira da destruição" na órbita de um planeta fora do nosso Sistema Solar.

O mundo coberto de lava é uma lua que orbita o planeta extrassolar (ou exoplaneta) WASP-49, ou seja, ao invés de girar ao redor do Sol, como os planetas do nosso Sistema Solar, o corpo celeste orbita uma estrela localizada a 550 anos-luz da Terra, na constelação de Lepus.
De acordo com os cientistas suíços, o fato de que a lava borbulhante pode fluir na superfície dessa lua extrassolar se deve aos altos níveis de gás de sódio detectados no sistema planetário, conforme o portal Space.com.

© REUTERS / ANTONIO PARRINELLO
Erupção do vulcão Stromboli na Itália
"Provavelmente é um mundo vulcânico perigoso, com uma superfície fundida de lava. Um lugar onde os ‘jedis’ morrerão, perigosamente familiar para Anakin Skywalsker", afirmou Apurva Oza, coautor da pesquisa, mencionando a semelhança do local com o filme "Star Wars".
O planeta da saga Star Wars mencionado pelo autor é Mustafar, um corpo celeste vulcânico onde Anakin Skywalker foi mutilado em uma batalha de sabres de luz com seu mentor, Obi-Wan Kenobi e, posteriormente estabeleceu um castelo como Darth Vader.
A lua extrassolar seria uma versão extrema da quinta lua de Júpiter, considerada o corpo com maior atividade vulcânica do nosso Sistema Solar: a sua superfície conta com centenas de vulcões ativos.

Primeiro hotel espacial 'low cost' deve abrir em 2025 (FOTO)


A Fundação Gateway planeja lançar a primeira estação turística espacial no mundo em 2025. A experiência a bordo será semelhante à de um cruzeiro.

A Fundação Gateway foi criada com o intuito de construir a primeira estação turística espacial. Em seu projeto, os engenheiros planejam construir uma plataforma espacial onde as condições serão semelhantes às da Terra.
Explicando melhor o assunto, Tim Alatorre, principal arquiteto do projeto da estação espacial Von Braun, nome dado à plataforma, concedeu uma entrevista ao site dezeen.com.
"Ir ao espaço será como qualquer outro plano de férias, como uma viagem de cruzeiro ou ir à Disney", disse Alatorre.

No espaço como na Terra

Diferente da Estação Espacial Internacional, a Von Braun terá gravidade artificial, deixando seus hóspedes no chão. Eles também poderão usar o banheiro e tomar banho como na Terra. Além disso, ela contará com cozinhas totalmente equipadas, bares e interior feito com materiais e cores naturais.

Veja outros Tweets de Kek_Magician
A Fundação Gateway está desenvolvendo o primeiro hotel espacial do mundo, a Estação Espacial Von Braun, completo e com preço baixo.
O objetivo é fazer com que o visitante se sinta como em sua casa na Terra. O projeto terá um total de 24 cápsulas distribuídas ao longo da estrutura circular da plataforma de 190 metros de diâmetro.

Espaço para todos

Embora a experiência inicialmente atraia visitantes de alta renda, a Fundação Gateway planeja tornar a Von Braun cada vez mais acessível a pessoas com diferentes rendas.
"Já que os custos em geral são muito altos para a maioria das pessoas, isso só estará disponível para os mais ricos. Esse quadro deve durar alguns anos, mas a Fundação Gateway tem como objetivo tornar as viagens espaciais mais acessíveis para todos", disse Alatorre.
A fundação espera que a Von Braun receba 100 turistas por semana. A estação deverá ter uma capacidade total para 400 pessoas.
Além da Von Braun, os projetistas da fundação pretendem lançar uma segunda estação maior em 2030, chamada de The Gateway. Ela deverá ter uma capacidade máxima de 1400 pessoas. Espera-se que as plataformas sejam mais do que simples hotéis, mas que deem aos seus visitantes uma experiência única no espaço.
"Elas serão verdadeiras cidades no espaço atraindo pessoas que estão indo e vindo para a Lua e Marte", disse Alatorre.

Novo estudo pode explicar mistério do clima de Vênus, sugerindo presença de vida no planeta


Os cientistas conseguiram estabelecer a ligação entre as estranhas "manchas" que absorvem a radiação presentes nas nuvens de Vênus e os padrões climáticos na atmosfera do planeta.

Os investigadores que estão tentando descobrir os mistérios de Vênus conseguiram alcançar mais um avanço, recebendo informações pormenorizadas sobre como as formações misteriosas nas nuvens do planeta afetam o clima.
Segundo o portal científico phys.org, as nuvens de Vênus possuem enigmáticas manchas escuras, chamadas de "absorventes desconhecidos" devido à sua capacidade de absorver grandes quantidades de radiação solar, o que foi descoberto pela primeira vez há um século.
"Supõe-se que as manchas escuras sejam formadas por partículas de cloreto de ferro, alótropos sulfurosos, dióxido de enxofre e outras, mas nada disso é suficiente para explicar a sua formação e as suas capacidades de absorção", diz Yeon Joo Lee, cientista do Centro da Astronomia e Astrofísica da Universidade Tecnológica de Berlim e autora principal do novo estudo.
Estudando as mudanças na capacidade de reflexão da luz de Vênus ao longo de "mais de uma década de observações ultravioletas do planeta" pelo telescópio espacial Hubble e pelas sondas planetárias Vénus Express, Akatsuki e Messenger, os cientistas determinaram que as nuvens do planeta absorvem a radiação solar, causando mudanças de temperatura que afetam os padrões do vento, influindo na quantidade de energia que está sendo refletida no espaço.

© FOTO/ NASA/JAXA
Na Estação Espacial Internacional, Kimiya Yui, astronauta da Agência Aeroespacial do Japão (JAXA), tirou essa foto do planeta Vênus brilhando forte.
Sanjay Limaye, cientista da Universidade de Wisconsin–Madison e coautor do novo estudo, citado pela revista, sublinhou também que estas partículas superabsorventes se assemelham a microrganismos presentes na atmosfera da Terra.
Isso mais uma vez dá a esperança de encontrar vida no planeta misterioso.

Espaço: Terra está sendo afetada por forte tempestade geomagnética



Uma forte tempestade geomagnética está atingindo a Terra desde o passado sábado (31 de agosto), segundo cientistas.

Os cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia informaram que a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5, estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).
Eles também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra.

© NASA. CENTRO DE VOOS ESPACIAIS GODDARD DA NASA
Enorme campo magnético ao redor da Terra
Outra surpresa foi sua potência, já que o prognóstico contemplava apenas "uma tempestade de primeiro nível", o que seria comum para esta época do ano.
O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.
Atualmente, está diminuindo gradualmente para seus valores originais, embora a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.
Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registrada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.

Astrofísica: Revelado segredo escondido em meteorito há quase 70 anos (FOTO)


Um meteorito encontrado em 1951 foi analisado por cientistas australianos, tendo estes encontrado um mineral completamente desconhecido da ciência até agora, informa a revista científica American Mineralogist.

O mineral encontrado provavelmente provém do núcleo fundido de um planeta antigo, segundo os resultados das pesquisas publicadas na revista.
Durante décadas, os cientistas tentaram descobrir o segredo de um meteorito caído na Terra há mais de meio século. Recentemente, os pesquisadores australianos decidiram analisar este objeto de reflexos vermelhos e pretos com 210 gramas, encontrado no sudeste da Austrália em 1951. Eles descobriram um mineral não conhecido até agora.

Veja outros Tweets de upspiral
Cientistas confirmam a descoberta de um mineral nunca encontrado antes na natureza
Conheça o edscottite.
A descoberta foi chamada de edscottite - em honra de Edward Scott, cientista da Universidade do Havaí. Segundo as hipóteses preliminares dos cientistas, este mineral é composto por átomos de ferro e de carbono dispostos de certo forma durante o processo de cristalização. Isso significa que está no estado em que o metal passa do estado de fusão para sólido.
Provavelmente o objeto provém do núcleo fundido de um planeta antigo.
Os especialistas estimam que o meteorito se tenha formado no início da existência do Sistema Solar, representando um "germe de planeta", que não podia se tornar um corpo celeste. Segundo a teoria atual, este meteorito se desintegrou depois da colisão com outro objeto espacial, tendo os destroços caído no cinturão de asteroides e sido atraídos por outros planetas e satélites.
Um deles finalmente alcançou a Terra.

Espaço: Detritos espaciais ameaçam comunicações na Terra



Atualmente, não há qualquer regulação internacional sobre a geração desse tipo de resíduos, porém há cada vez mais iniciativas para combater sua proliferação.

Desde meados do século XX, quando começou a corrida espacial, ocorreram mais de cinco mil lançamentos espaciais, que provocaram um acúmulo de aproximadamente 23 mil objetos girando na órbita de nosso planeta.
Destes, aproximadamente 1.200 são satélites em funcionamento, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).
Enquanto isso, os demais não possuem nenhuma utilidade e são classificados como detritos espaciais, porém "estão se convertendo em uma grande preocupação para a comunidade internacional", conta Simonetta Di Pipo, diretora do Escritório das Nações Unidas para o Espaço Exterior (Unoosa), relata a agência EFE.

© FOTO: NASA
Lixo espacial
Tanto a Agência Espacial Europeia (ESA) quanto a Agência Espacial Federal da Rússia (Roscosmos) estimam que existam em torno de 700 mil objetos ou fragmentos de mais de um centímetro sem utilidade, orbitando a uma velocidade de 56.000 km/h em torno da Terra.
Um possível impacto de algum desses elementos contra um satélite em funcionamento ou contra a estrutura de alguma estação espacial poderia causar danos importantes.
"Devido ao risco de colisão, os satélites de comunicações, e em geral todos os nossos objetos funcionais no espaço exterior, enfrentam um risco crescente de danos por detritos espaciais", afirmou Di Pippo.
O risco é crescente, na medida em que quantos mais objetos houver em órbita, maior será a probabilidade de colisões, que, por sua vez, produzirão novos fragmentos à deriva.
O detrito espacial é classificado em três categorias segundo o seu tamanho: os com menos de um centímetro, os em torno de 10 centímetros e os com mais de 10 centímetros.
Os resíduos espaciais menores de um centímetro não representam perigo algum. Já os maiores são mais perigosos.
Atualmente, não há nenhuma lei internacional que obrigue as entidades estatais ou empresas privadas a evitar ou limitar a produção desses detritos, porém ao longo dos anos surgiram iniciativas para reduzir o volume dessa matéria inútil e perigosa.

© FOTO: WIKIPEDIA
Lixo espacial em imagem gerada pela NASA
Um exemplo disso é a proposta lançada na primavera passada por um grupo de cientistas russos de capturar e remover detritos espaciais da órbita da Terra utilizando um "circuito espacial", um módulo que seria conectado por meio de um cabo aos níveis superiores dos foguetes portadores.
Outra ideia original, desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Física Aplicada da Academia Russa de Ciências, é a de integrar um laser na Estação Espacial Internacional para combater detritos espaciais. A ideia foi apresentada em abril deste ano e defendida pelos seus autores como "a forma mais eficaz de lidar com os detritos espaciais mais perigosos".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)