Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

As Ciencias sempre nos orienta através dos tempos



A Numerologia Pitagórica, que estuda e revela as influências dos números na vida humana, coloca que todos os seres humanos são seres cósmicos que, quando vivendo no Cosmos, decidiram realizar uma viagem ao planeta Terra em caráter evolutivo. Como toda viagem é preciso um planejamento, um roteiro, uma proposta.
Assim, o ser Cósmico ao encontrar-se com sua Divindade negociou a proposta e as condições para permanecer nesse encantador planeta. Ao nascer como ser humano, por questões de segurança, esqueceria dessa proposta a nível racional, somente poderia contatá-la pelo nível sensitivo. E pela característica mais marcante da Divindade – a perfeição – ELA colocou no planeta vários caminhos para o ser humano contatar a sua proposta evolutiva. Um deles é a Numerologia Pitagórica que, quando da interpretação do Mapa Numerológico Natal (elaborado através do nome de nascimento e da data de nascimento), revela no plano racional essa proposta evolutiva de cada ser humano elaborada no plano Cósmico; outra é a Astrologia; outra é o Tarô e alem dessas varias outras ciências importantes. O Mapa Numerológico Natal representa uma proposta evolutiva acertada entre o portador e a sua Divindade, respeitando-se incondicionalmente o livre arbítrio. Quando o ser humano resolve por vivenciar as condições contidas no Mapa e aproveitar as influências dos números em sua vida adquire conquistas, estabilidade e satisfação.
Utilizando-se do livre arbítrio, direito incondicional de escolher outros caminhos, percorre regiões fora das influências dos números, ou seja, distancia-se de sua proposta evolutiva, e assim patrocinam em sua própria vida dificuldades não previstas, que irão favorecer o desequilíbrio e o conseqüente sofrimento. Mas não é fácil seguir o que os números indicam e poucos conseguem, pois a vida sempre vai nos testar nos mostrando caminhos diferentes que sempre se mostram mais fáceis, mesmo que seja ilusório, o homem tende a segui-los. Reflitamos! Seria possível que nós seres humanos permaneceríamos nesse planeta sem nenhum planejamento? Se a Divindade é perfeita – pois se não for perfeita não é Divindade – seria possível permitir a permanência de milhões de seres nesse planeta sem nenhuma proposta para ser vivenciada no decorrer de sua permanência aqui? Como se poderia planejar a vida, conviver com os momentos de transformações, direcionarem as conquistas no caminho certo, sem que nos fosse colocado como fazer isso tudo? Escolhemos uma parceria afetiva baseado em que? Temos filhos e ninguém nos ensina a criá-los. Uma vida que se inicia não merece algum planejamento e o conhecimento das condições natas de cada ser? E na área profissional, que informações temos para escolher a profissão da qual reuniremos a satisfação íntima e as conquistas materiais em condições de igualdade? Assim, quando se interpreta o Mapa Numerológico Natal essas condições – entre outras – são colocadas à pessoa. É claro que nem sempre são aceitas ou reconhecidas pela pessoa, mas se for entendida pode ser usada como uma importante ferramenta essa informação. O que mais encanta na Numerologia Pitagórica não é a revelação dessas questões, mas sim o fato de que, apesar de ter sido criada – segundo os historiados – há mais de 2600 anos, deve-se respeitar incondicionalmente o direito do ser humano não aceitar esses fatos como reais e verdadeiros. Endossando assim o direito de escolha da raça humana. Relembrar o acordo e adaptar-se a ele é o objetivo da Numerologia Pitagórica, e a aceitação ou não deste é direito universal de escolha do ser humano. Você pode até não acreditar em nenhuma dessas ciências mencionadas, mas se não acreditar que tem uma missão na vida, na qual o principal objetivo e que você mesmo evolua, alem de incrédulo você é sem noção.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

VERTEX, relações e destinos

VERTEX, relações e destinos
VERTEX, relações e destinos

Conhecimentos astrológicos

O Vertex em Astrologia é considerado o Descendente auxiliar e ponto carmico ou de ligação em sinastria. A localização do Vertex reflete-se na necessidade ou no desejo que é secretamente introduzido numa relação com os outros.

O Vertex é ativado na altura das grandes viragens nas nossas vidas, quando encontramos alguém significativo para nós ou quando entramos numa relação de maior importância. Planetas pessoais ou Ascendente de uma pessoa ligados ao nosso Vertex por conjunção ou oposição tem um significado especial (considera-se uma órbita não superior aos 2º).

Existe assim um tema comum entre as pessoas envolvidas. Ao contrário dos nódulos o Vertex tem um tempo de reconhecimento (...nunca pensaria que ele fosse assim...), as relações não se estabelecem de imediato mas são activadas normalmente por transitos ou progressões. Essas relações nem sempre são agradáveis ou convenientes e dependem dos planetas e aspectos envolvidos na sinastria em questão. Numa relação do tipo Vertex sentimos algo estranho, como se a relação fosse provocada pelo destino ou por algo completamente fora do nosso controlo.

Por exemplo, Vertex no signo de Capricornio procura desenvolver e alcançar a capacidade de liderança e responsabilidade por meio de uma organização paciente . É fundamental apreender aceitar deveres e obrigações através do contato interpessoal.

Deve-se ter cautela em não haver interferências na nossa administração racional por medos ou atitudes emocionais. O lar, a família ou inseguranças internas podem perturbar e impedir um progresso na conquista de uma posição de destaque. Existe um grande desejo de aceitação universal por parte do individuo.

Em casas, por exemplo, na casa 5 convida abandonar atitudes infantis nos relacionamentos e ganhar maturidade e confiança. Apesar da necessidade de criatividade original e de prazer nos relacionamentos é preciso evitar uma certa ingenuidade em relação aos contatos pessoais e perder o medo de um possível abandono por parte dos outros.

Ao ser ativado por transito ou progressão Vertex convida fazer circular a nossa flecha e moldar o nosso destino individual. No meio disso é fundamental por o conhecimento ao serviço da sabedoria.

Vertex casa 8: eixo 2-8, - Amantes e Temperânça atracção natural versus transformação 2 é Touro, os olhos e os ouvidos, Amor e Beleza. 8 é Escorpião, a involução e Vida Individual representado pelo fruto. Vertex em 8 convida a sublimação e purificação e pode servir para a transformação de sentimentos mais primitivos em sentimentos mais elevados. Os Amantes, 6º Arcano Maior deixa a escolha dos 2 caminhos à seguir em aberto. Podemos tomar uma atitude correta ou não A Temperança 14 é o Grande Arcano da Alquimia e fala da transmutação. Juntos são 20...O Julgamento... 20º Arcano, uma mudança que leva ao renascimento. O Julgamento representa simbolicamente a cabeça.

A flecha tem um valor simbólico e o movimento circular relaciona-se com o turbilhão, conceito da alta Magia e que está diretamente relacionado com o 15º Arcano Maior. Aconselho um estudo profundo de Eliphas Levi e Papus sobre os conceitos da Alta Magia. O Vertex é um ponto virtual calculado matematicamente (há explicações técnicas na Net) com efeito parecido ao Nódulo Norte ou Cabeça do Dragão.

Parece que a grande diferença entre os dois reside no tempo de ativação que é quase instantâneo no caso dos Nódulos mas bastante mais demorado no caso do Vertex. Seja como for os pontos estão relacionados com o nosso Destino individual e costumam provocar (em sinastria, transitos ou progressão) uma mudança maior ou menor na área do mapa afetada.

A casa astrologica onde temos o Vertex, tende a revelar-se uma area de vida onde tenderemos a ter encontros kármicos, de tal forma intensos e importantes, que tenderão a mudar toda a nossa vida/existência/encarnação, assim como a nossa forma de a encarar a partir desse momento. É o planeta dos encontros e/ou experiências kármicas.

O Vertex foi descoberto pelo americano Lorne Edward Johndro, e desenvolvido por seu seguidor Charles Jayne. Segundo Johndro, todo corpo esférico carregado, como nossa terra, teria um componente magnético e um componente eletrostático. Ele sugeriu claramente que há não um, mas dois ascendentes, um magnético e um elétrico. Johndro considerou o Vertex o ascendente elétrico, enquanto o ascendente tradicional seria o magnético.

Planetas em aspecto com o eixo Vertex - Anti-Vertex, são considerados altamente acentuados, porém sua manifestação ocorre de forma totalmente inconsciente. Os dois ascendentes explicariam a natureza dupla do homem. o voluntário (Ascendente) e o involuntário (Vertex).

O Vertex tem o colorido da casa 07, porque sua atuação estaria ligada a outras pessoas, encontros, e associações. O Anti-Vertex oposto ao Vertex teria analogia com a primeira casa astrológica. Jayne considerava o Vertex como o ângulo mais impessoal da carta: o mais factual, não consciente e involuntário que teria relação com os encontros do destino, sendo assim bastante estudado em Sinastrias. Por exemplo: a Vênus de uma pessoa em aspecto com o Vertex da outra poderá, indicar relacionamentos muito importantes.

Astronomicamente o Vertex é o ponto de interseção da eclíptica - caminho aparente do Sol - com o primeiro vertical (o meridiano que liga o Zenith ao Nadir através do leste e oeste) a oeste. Este meridiano é perpendicular ao meridiano do observador . O ponto oposto ao Vertex, onde a eclíptica faz interseção a leste, é denominado Anti-Vertex, que é o ponto onde o primeiro vertical cruza a eclíptica a leste.

O Italiano Renzo Baldini, no estudo que apresentou sobre o tema em 1997, colocou um enfoque curioso: o vertex nada mais é do que o Ascendente do nosso Fundo do Céu. Ou seja, o Ascendente da nossa personalidade inconsciente a identidade da nossa alma. Este enfoque se explica porque para calcular o Ventex o Fundo do Céu é tomado como Meio do Céu. Baldini, também admite a possibilidade dos encontros do destino, estarem ligados ao Vertex acrescenta entretanto que o ponto também pode individualizar a análise de uma possível desordem de conduta assim como alguma psicopatologia.

Para calcular o vertex, é preciso determinar primeiramente a co-latitude, o que é feito subtraindo a latitude do local nascimento de 90 graus. Nesse caso, passamos então a considerar o Fundo do Céu como o Meio do Céu. Consultando uma Tábua de Casas, utilizando a co-latitude, encontramos o novo ascendente. Por exemplo: para uma latitude de nascimento 40ºN; a co-latitude é 90 16º- 40º = 50ºN. Para um Meio do Céu 11º 43' de Escorpião, o novo "Meio do Céu" é 11º 43' de Touro.

O Vertex localiza-se, normalmente, entre as casas 5 e 8, embora também possa ser encontrado, em alguns poucos casos nas Casas 4 ou 9. Também é possível encontrar o Vertex, usando um programa de computador com possibilidade de retificação. O mapa natal deverá ser calculado para a nova latitude e utilizar a retificação.

O Vertex também pode ser usado em técnicas. James Eshelman, o utiliza nas Revoluções Solares. Por exemplo: Marte em conjunção ao Vertex, em uma carta de Revolução Solar, poderia, explicar uma situação na qual a pessoa se encontra em meio a brigas e disputas, sem tê-las provocado voluntariamente. Robert Hand, citou o Vertex em seu livro Horoscope Symbols, afirmando que muito ainda há de ser explicado a respeito do eixo Vertex - Anti-Vertex. Embora tendo examinado o eixo, mencionou não ter até a ocasião uma idéia clara quanto a sua utilização.

O Vertex é o ponto referenciado ao local do evento, que é formado pela intersecção da eclíptica com o arco ocidental que vai desde o nadir, direção oeste ao zenit do local. O ponto oposto é chamado Anti-Vértex ou AVX. O eixo VX - AVX´: é definido pelos dois pontos nos quais a eclíptica encontra o plano Zenit-Oeste-Leste.

Fala-se que na Sinastria, a relação do Vertex de um parceiro, com planetas do outro indica conexões profundas segundo a natureza do planeta. "Os antíscios e contra-antíscios foram muito usados pelos árabes na Idade Média, principalmente na Astrologia Horária. Mas as interpretações que me chegaram até agora não oferecem nada que valha a pena compartilhar. Estou pesquisando logo que encontrar algo significativo informo. Experimente assinalar o antíscio e o contra-antíscio no seu mapa natal e observe quando esses pontos são ativados por planetas em trânsito ou progredidos ou por posicionamentos planetários de outra pessoa.

Segundo o dicionário, o vértice é: "o cume, o ponto mais alto alcançado no movimento aparente de um corpo celeste ou outros pontos significado. Extraído da América - vertere, para converter. "

Há três primárias "encarnada" eixos do gráfico que tendem a ser de importância principalmente quando se olha para qualquer tipo de gráfico. E todos nós estamos, naturalmente, bastante familiarizado com esses três eixos de encarnação.

Estes três eixos principais são a encarnação:
• Ascendente / eixo Descendente - eixo magnético
• o Meio do Céu / eixo IC - eixo de gravidade
• eo Nodo Lunar eixo - cármicas (ou sorte) o eixo

O Vertex astrológico é, na verdade parte de um composto de dois eixos ponto do Vértice e Anti-Vertex ... e como um eixo do gráfico ... se o seu vértice está situado em 10 graus de Escorpião, então o seu anti-Vertex está situado em 10 graus de Touro.

E como todos os eixos de respeito da encarnação eu, a Vertex / Anti-Vertex eixo geralmente funciona como um "portão", "funil", ou "abertura transcendente" no mapa astrológico. Este eixo é por uma boa razão (que estou prestes a explicar), também apelidado de eixo elétrico.

Alguns astrólogos criaram distinções fascinantes entre o vértice e a Anti-Vertex, com o Anti-Vertex geralmente tendo a mais negativa e / ou efeito locador. Na experiência prática, eu não notei muita diferença. Devido à "natureza da besta" - em qualquer mapa astrológico, o Vértice é normalmente encontrado rondando tanto na quinta, sexta, sétima, oitava casa.

De qualquer forma, com base no vértice astrológico sendo localizado em um "ponto de viragem" em seu mapa do céu, então provavelmente tem algo a ver com "pontos de viragem" na sua vida. Com base nele que se situa no quinto através das casas 8, então você também pode apostar que muitas vezes tem algo a ver com "reuniões de pessoas." Novamente, ele faz.

E o Vértice astrológico é um ponto sensível sobre o gráfico (qualquer carta) que, durante incomum, momentos extraordinários se sente como um ponto de viragem "elétrico sorte", ou uma reunião com "'s Gate Destiny. Assim todos os eixos de auto-respeito funcionarão como "gateways", "funis", ou "aberturas" no mapa astrológico. Como tal, quando um nascimento (natal) planeta está em conjunção com o seu vértice nascimento anti-eixo Vertex e pode normalmente aumentar a resistência a este posicionamento do planeta e sua potencial eficácia em sua vida.

Na prática, a Vertex muitas vezes parece um, no entanto, a sorte experiência compulsiva e encontro com o destino que você não pode evitar (mesmo que você queria). De acordo com Bill Meridian (Mountain Astrologer, Junho / Julho de 2001) astrólogo, Charles A. Jayne que (juntamente com Lorne Johndro) proposto pela primeira vez usando o Vertex astrológico, "sentiu este ponto estava predestinado e que representava as questões para além do nosso controle."

Na verdade, o vértice é um "relacionamento" e um ponto de "realização de desejo" ponto. Quando o vértice está envolvido, podemos obter exatamente aquilo que desejava, mas mais uma vez podemos (ou não) obtê-lo de maneira "perversa".

O vértice é um ponto sensível sobre o gráfico (qualquer carta) que, durante incomum, extraordinárias vezes se sente como uma "sorte de viragem" ponto ou uma reunião com "Destiny's Gate". Então ... sim, há aqueles "incomum, extraordinário" momentos em que o vértice (e / ou o Anti-Vertex) em um gráfico fica "aceso" e se torna muito poderoso. Então, parece que, em cada gráfico subsidiária fundido (em relação a esse gráfico original) - Vértice é igualmente forte e "iluminado".

Mas então, há uma abundância de outros tempos, quando ele (o vértice) não está fazendo uma coisa abençoada ... há uma abundância de momentos (por exemplo), o trânsito da Sol ou Vênus que vai passar seu mapa astral e você não está prestes a conhecer um novo amor e emocionante (e / ou você não vai entrar em dinheiro fácil ). Outras vezes ... pode significar exatamente isso.

E "amores da nossa vida", quase exatamente no mesmo momento o transito Sol e / ou Vênus estava passando sobre o ponto de nascimento (natal) de vértices e / ou anti-Vertex. O problema é que o Sol e / ou Vênus também, felizmente, uma vez por ano, cada um passando por cima do ponto nascimento (natal) e anti-Vertex Vertex quando ão encontra-se uma fase da vida mudando "amores da minha vida."

Assim, a exemplo do Sol, ou Vênus passando por cima de um vértice de nascimento e / ou anti-Vertex geralmente aparece para servir de trânsito menor que às vezes age como um gatilho para outro grande trânsito mais, progressão secundária, e / ou arco solar.

Para todas aquelas pessoas que preferem e precisam sólido, firme (1, 2, 3) definições de pontos astrológicos e símbolos que você pode sempre contar com a dogmática e usar - Vertex vai ser francamente frustrante e ilusória. Surgem as perguntas, tais como : "Como posso usá-lo?"

Você pode realmente estar à beira de aprender algo muito importante sobre a verdadeira natureza da astrologia e artisticamente trabalho com a vida, símbolos ativos ...

* O Ascendente / eixo descendente é apelidado o eixo magnético.
*O Meio do Céu / eixo IC é apelidado o eixo de gravidade.
*Os nós de eixo Lunar é apelidado de Karmic (ou destino) do Eixo
*E, finalmente, o Vértice / Anti-Vertex eixo é apelidado o eixo elétrico.

A maioria dos astrólogos que já viveram suas carreiras inteiras sem levar em conta o vértice. Este, como ponto de nó não foi postulado até o anos 1930, 40 ', quando Edward L. Johndro cunhou o nome. Ele e seus seguidores, foi atribuído grande significado para o vértice, embora aparentemente Johndro às voltas com seu valor relativo mais de uma vez.

O vértice é um ponto teórico nos céus, onde a eclíptica órbita aparente do Sol ao redor da Terra, cruza o plano vertical principal que corre perpendicularmente ao meridiano e divide a esfera celeste, da frente para trás. Já, parece duvidoso. O vértice / anti-vértice é apenas teórico na medida em que o Ascendente e Meio do Céu estão tão bem.

O Ascendente é o ponto onde a eclíptica cruza o horizonte (em vez do primo vertical). As regiões Norte e Sul Nodos da Lua, também pontos de intersecção teórica, são encontrados foram o caminho da Lua sobe e desce do outro lado da eclíptica. Eles são ilusórios, porque realmente não há nada lá fora, nesse ponto, sem espaço fixo estrelas , não asteróide, nenhum planeta, não para enfatizar que a própria eclíptica é o caminho imaginário do Sol ao redor da Terra.

Ilusória ou não, o vértice cai no lado ocidental do mapa, com o anti-vértice encontrado exatamente 180 graus de distância, no lado oriental. Tal como acontece com o Ascendente e Meio do Céu, um tempo de nascimento exato é necessário calcular o vértice. Não vale a pena trabalhar com ele a menos que você tenha um. Essa é a primeira regra.

O vértice da palavra vem da raiz da palavra vertere latim, que significa a mudança, volta, volta com freqüência ou rotação. Também pode significar um ponto culminante, a cimeira de topo, ou escudo. Palavras que tem essa raiz latina incluem as vértebras (articulações, ter algo para ligar) vertigem (tontura, desorientação, girou para fora), vertical (de cima para baixo), versátil (fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, para virar de um lado para o outro) e verticilo (um arranjo circular ao redor de um ponto fixo, uma espiral). O tema comum aqui destaca a mudança ou movimento, a partir de um ponto a outro, onde o centro permanece fixo ou o mesmo.

O deus romano Vertumno tem raízes na palavra latina vertere, mudar, virar ou girar. Vertumno era um deus menor de jardins, árvores frutíferas e as estações. Jovem e sedutor, ele tinha o poder de mudar-se em diversas formas, assim como as mudanças de sementes a partir da raiz, o ramo de folhas de fruta. Vertumno usado essa capacidade em sua busca ávida da deusa Pomona.

Como diz o mito, Vertumno se apaixonou por uma bela deusa impressionante (em algumas versões ninfa) chamado Pomona. Embora ela rejeitou todos os pretendentes, ele alimentou sua paixão com a visão de seu alterando sua forma e passando seus jardins diariamente como um soldado, uma colheitadeira, um pescador, etc Ignorando-o, Pomona permaneceu dedicado apenas ao cultivo de árvores frutíferas. Vertumno persistiu e um dia ele alterou a sua forma à de uma velha mulher, a cumprimentou com um beijo apaixonado, e começou a entrar em seu jardim.

Vertumno, (como a enfermeira-chefe), conversou com a deusa, tentando convencê-la das vantagens de relacionamento e os perigos de rejeitar o amor. As qualidades e integridade do deus Vertumno juvenil foram discutidos. Finalmente, "ela" disse Pomona a história de um jovem que cruelmente tirou a própria vida depois de ser rejeitado por seu coração o amor dura. Ele contou como os deuses transformou a mulher de indeferimento em pedra, mas ainda não estava convencido de Pomona.

Finalmente, em exasperação, Vertumno cair seu disfarce e ficou nu diante de Pomona, em sua verdadeira forma. Ela pensou que estava vendo o sol mergulhar atrás das nuvens e à luz gloriosa de Vertumno, ela abriu seu coração e seu amor correspondido. Juntos, ainda, que frequentam os jardins e árvores de fruta do campo.

O tema deste mito centros em um momento aparentemente chance quando um evento excepcional ocorre. Para Pomona, foi como uma epifania, uma súbita reviravolta do destino, um radical despertar da percepção. Para Vertumno, ele estava em uma bem planejada estratégia de primeira e, finalmente, um ato de desespero espontânea. Imagine sua surpresa quando Pomona finalmente recebeu dele!

O amor, relacionamento e união são destaque aqui, não apenas no desejo de Vertumno, mas também na história que ele contou de jovens de rejeição, o homem e as consequências trágicas que se seguiram. As imagens dos jardins, fruta e vinha acrescentar ao sentimento de maturação, um evento finalmente pronto para acontecer, uma experiência proveitosa.

O vértice aparece como um ponto sensível ligados ao fatídico encontro com o outro, aparentemente epifanias repente, pontos de viragem na vida e um destino sobre os quais não temos controle. Ativado, pode sincronizar com uma experiência de outro, cujo efeito se registra como um certo grau de profunda ou extraordinárias. Um colocado natal vértice fortemente (em conjunção com o horizonte, no aspecto próximo de um planeta pessoal, em um grau crítico ou o grau de nós) pode indicar resultados mais consistentes.

Três coisas que podem desencadear, coincidem ou ativar o vértice trânsitos, pessoas e lugares. Transito para o vértice pode trazer eventos internos e externos que corresponde a um ponto crucial, o encontro com um outro significativo ou uma súbita mudança de percepção. O planeta em trânsito ativa o simbolismo do vértice, coincidindo com um evento maior ou menor. Mantendo orbs apertadas e degola, principalmente, à conjugação trará mais resultados consistentes. Uma conjunção de Marte transitando pelo Vertex provavelmente seria mais perceptível do que um trígono de Urano em trânsito, embora às vezes isso não é o caso. A magnitude do efeito depende do destaque do vértice em si, sua relação com outros fatores no gráfico e na ocorrência de outros trânsitos, proporcionais ou díspares. Junto com o trânsito, os alunos são encorajados a considerar as progressões, as progressões conversar e direções.

Reuniões com pessoas significativas, como pode ser visto através de sinastria e gráficos compostos, podem também ligar fortemente para o vértice. (Pense nas pessoas como o trânsito constante.) Quando o interior de planetas pessoa ou asteróides (dom. até Júpiter), os ângulos, nós, vértice ou árabeicos certas partes em conjunção com o vértice, pode haver uma sensação de destino, o destino de acerto, ou erro sobre o encontro. Algo em contato com essa pessoa pode ter a capacidade de criar uma mudança profunda no nascimento, ao longo de um curto ou longo período de tempo. A mudança pode ser percebida como agradável ou amargo, o conjunto que reflecte frequentemente o primeiro, a oposição à tarde.

A nossa localização no planeta pode despertar o vértice como pode ser visto através de gráficos deslocalizações e astro-carto-grafia. Quando se mudar, o vértice pode tornar-se mais proeminente mudando casa ou aspecto de um ângulo. O vértice deslocalização pode significar lugares onde os encontros significativos de natureza especial parece acontecer de forma mais consistente.

Os cargos casa do vértice / anti vértice pode oferecer pistas quanto ao que podemos experimentar momentos decisivos, reuniões ou encontros com o destino fatídico na vida. Como observado anteriormente, o vértice cai geralmente entre a quinta e a casa oito, no lado ocidental do mapa, com a oposição anti-vértice de 180 graus.

No décimo primeiro eixo casa 11 / quinta (5), poderia haver uma propensão a fatídica experiência criativa ou encontros românticos (quinta casa), através de contatos com amigos ou grupos (décima primeira casa).

Na sexta / eixo décima segunda casa, o ponto de viragem, ou girar para fora, pode afetar nosso dia a dia vivendo, ou a nossa relação entre psique e soma (sexta casa) através de contato com aqueles nas profissões de ajuda, os menos afortunados, ou através dos sonhos e as fantasias criativas (casa XII).

Na primeira casa de eixo / sétimo (1-7), epifanias súbita poderia radicalmente efeito socialmente parcerias significativas (sétima casa) através de uma experiência de nos projetarmos para o mundo (primeira casa).

No segundo eixo casa / oitava, o destino pode chegar sob a forma de um encontro erótico ou intensa pesquisa (oitava casa) perpetrada por um desejo de, a segurança ou a paz prazer (segunda casa).

O vértice / anti vértice por sinal pode significar a forma como nós podemos experimentar a ativação para esse eixo. Áries / Libra poderiam indicar problemas entre a vontade pessoal e de partilha, onde Touro / Escorpião pode estar prestes a segurança versos de risco.

Gêmeos / Sagitário poderia contraste conhecimento e visão, onde Câncer / Capricórnio poderá enfatizar a proteção versos da empresa. Leão / Aquário eixo pode destacar a auto-expressão, em oposição à participação do grupo em que a Virgem / Peixes pode comparar limites estruturados e saudade sem limites.

O vértice é um ponto no horóscopo que podem indicar um sentido de destino de trabalho através de outra pessoa ou acontecimento excepcional. Ele pode ser estimulado por trânsitos, progressões ou direções, outras pessoas (sinastria / composta) ou uma mudança de localização.

O sinal de posição da casa e pode oferecer pistas quanto ao local onde a alteração ou reviravolta pode ocorrer e de que maneira. Todos os alunos são incentivados a assistir o vértice em suas próprias cartas, para se determinar o valor relativo. Afinal, nunca sabemos quando Vertumno pode entrar no nosso jardim, à guisa de outra pessoa, oferecendo uma mudança inesperada do destino!

Justiça: Pirataria de software

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a indenização imposta ao infrator por uso sem licença de programa de computador não se restringe ao valor de mercado dos produtos apreendidos. De acordo com os ministros, a indenização por violação de direitos autorais deve ser punitiva e seguir as regras do artigo 102 da Lei nº 9.610, de 1998, que impõe maior rigor na repressão à prática de pirataria. O entendimento, já adotado pela 3ª Turma do STJ, reformou decisao do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Para o tribunal local, na hipótese de apuração exata dos produtos falsificados, a indenização se restringiria ao pagamento do preço alcançado pela venda. No caso, o TJ-RS condenou uma empresa de bebidas a pagar à Microsoft Corporation indenização por 28 cópias de softwares apreendidos. Os magistrados se basearam no artigo 103 da Lei de Direitos Autorais. A Microsoft recorreu, então, ao STJ. Para os ministros, a interpretação adotada pelo TJ-RS apenas remunera pelo uso ilegal do programa, mas não indeniza a proprietária do prejuízo sofrido. Na ausência de dispositivo expresso sobre a matéria, decidiram aplicar o entendimento do artigo 102 da Lei nº 9.610, que estabelece indenização no caso de fraude.

Fique por dentro das energias em sua vida! 13 de março de 2011


 

 Na verdade pensar positivo não quer dizer nos entregar a pensamentos de utopia e ilusão em demasia. O orixá que nos fala hoje é Ewá, ela nos alerta a procurarmos observar o lado bom da vida, a beleza das coisas ao nosso redor e aprender também a agradecer parando de reclamar tanto, pois, só em estarmos vivos já é uma grande benção. O Anjo de hoje é 67º EIAEL Deus, delícia das crianças Revela verdades e socorre em momentos de angústia e necessidade. Ajuda nos estudos das ciências ocultas. Na oposição causa preconceitos. Planeta: Saturno Dias: 25/maio - 06/agosto - 18/outubro - 30/dezembro - 13/março Hora: das 22h00 às 22h20 Salmo 36, versículo 4: “As palavras de sua boca são maldade e mentira, ele renunciou ao bom senso de fazer o bem. Coloquem no Senhor o seu prazer e ele dará o que o seu coração deseja”. 

 Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.


STJ: Nova súmula

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou uma nova súmula, que trata da evolução do regime prisional para os condenados por crimes hediondos ou assemelhados. O entendimento pacífico do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF) é que os delitos cometidos antes da vigência da Lei de Crimes Hediondos devem seguir a legislação anterior para a progressão do regime prisional fechado para um mais brando. O texto integral da súmula, de número 471, é o seguinte: "Os condenados por crimes hediondos ou assemelhados cometidos antes da vigência da Lei nº 11.464/2007 sujeitam-se ao disposto no artigo 112 da Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) para a progressão de regime prisional".

As vibrações cósmicas do momento




O Orixá que fala hoje é Iansã que nos diz pra não agirmos com frieza hoje, demostrar o amor verdadeiro, poderá trazer de volta muito carinho de demonstração de afeto. No entanto sem humilhação, exagero ou obsessão.
O Anjo de Hoje é 66º MANAKEL Deus que secunda e mantém tudo sobre o mundo Controla e acalma as pessoas nervosas e favorece o tratamento da epilepsia e dos males relativos ao sono. Fortalece a memória e rege os sonhos. Na oposição, causa danos à saúde, do corpo e da alma. Planeta: Netuno Dias: 24/maio - 05/agosto - 17/outubro - 29/dezembro - 12/março Hora: das 21h40 às 22h00 Salmo 37, versículo 22: “Os que ele abençoar possuirão a Terra, os que ele amaldiçoar serão excluídos. Senhor, não me abandones”! Veja mais estudos e pesquisas
 

Carlinhos Lima - Astrólogo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Temos o poder de Escolher?


Não duvide de seu poder! Mas obedeça aos limites que o Cosmos lhe impõe. Pois somos livres para escolher, mas temos o dever de obedecer às regras. E uma dessas regras é que temos sempre que escolher o caminho certo. Isso na verdade não nos faz tão livres assim, pois temos o poder de escolher, mas entre as coisas a nós impostas.

Com o crescente interesse sobre esse assunto, também levantado pelo filme The Secret (“O Segredo”), vou ‘filosofar’ sobre o poder de nossa mente. Creio que a sincronicidade entre o céu e a terra, (especialmente nas conjunção entre Sol e Lua) vem demonstrar mais uma vez que o ser humano sintonizado com as forças do universo pode receber energias poderosas que o ajudarão em sua evolução. Não existe acaso nas Leis do Universo. Por essa razão, vou lembrar e comentar o Princípio Hermético de N° 1, que contém em si, todos os outros princípios. Em nossos dias o termo ‘hermético’ significa secreto, fechado de tal maneira que nada escapa, expressando que os discípulos de Hermes Trismegisto - o Três Vezes Grande - sempre observavam o princípio do segredo nos seus preceitos e ensinamentos.

Os antigos instrutores do Egito pediam este segredo, mas nunca desejaram que os preceitos não fossem transmitidos aos interessados. Eles não instituíram uma ‘religião’, de forma que estes princípios pudessem ser aproveitados por todos, e não pertencessem a nenhum credo. De fato, os ‘Princípios Herméticos’ são baseados nas Leis da Natureza, e como tais pertencem somente à Ordem Divina à qual todos nós temos acesso. Por essa razão essas Leis Universais estão sendo divulgadas e estão chegando aos ouvidos de muitos! Os Princípios Herméticos, também chamados de Leis Universais, norteiam o pensamento de muitos espiritualistas e especialmente o astrólogo que se baseia nelas para interpretar as configurações astrais e relacioná-los com os acontecimentos na Terra. È o Macro indicando o Micro. Com a vinda a Era de Aquário (que se encontra em período de superposição) aquilo que era secreto e escondido torna-se mais aberto, à disposição de todos. Caem as barreiras e abrem-se as portas do conhecimento para os ouvidos que estão preparados para ouvir a Voz do Mestre.

Abram-se as portas do Conhecimento! A Lei da Atração está contida em todas as 7 Leis Herméticas, mas principalmente na Primeira. No entanto só entenderá esse segredo os mais atentos e quando perceberem que nem tudo depende de nós, mas partem de Leis Cósmicas as quais regem todo sistema. Nós apenas temos que fazer escolhas e temos liberdade para tal, mas as oposições são a nós impostas conforme a necessidade de nossas adaptações carmicas, tão necessárias pra nossa evolução espiritual. A Primeira Lei Hermética revela o Principio do Mentalismo: “O TODO é MENTE, o Universo é Mental”. No entanto, muito poucos conseguem atingir esse poder e controla-lo. Este é sem dúvida o mais importante de todos os princípios herméticos, já que nele estão contidos todos os outros.

O TODO (ou seja, a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal. “Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo, o discípulo estará bem avançado no Caminho do Domínio”, escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e é a chave para a nossa compreensão das regras e Leis que regem no universo material. Eu sempre imaginei DEUS como um grande cérebro pensante.

Com neurônios exatamente como nosso cérebro, cheio de impulsos elétricos energéticos e criadores. E, como nós “somos feitos à imagem e semelhança de Deus”, somos principalmente um cérebro pensante. A diferença entre nós e Ele é que às vezes nós entramos em pane e Ele não! No entanto Deus tem forma, mas não limitações como nosso corpo nos impõe. Quando essa afirmação é interpretada erroneamente, de forma literal, pensamos num Deus com feições humanas e não podemos compreender seu verdadeiro significado. Ou seja: Tudo está na Mente. A nossa mente é poderosa e grava palavras, imagens, sons, e tudo mais que está ao nosso redor, mesmo se não percebemos.

Se desde pequenos fomos condicionados por palavras negativas pronunciadas por nossos pais ou educadores, guardaremos essas palavras em nosso cérebro como num HD (disco rígido) de computador, programado para responder aos nossos comandos de forma negativa. Essas informações estarão sempre presentes para nortear nossas escolhas e atos futuros. Assim, começaremos nossas ações pensando de forma negativa e estaremos fadados ao fracasso! Porém, alguns fatores presentes em nosso Mapa Natal nos fazem pensar negativamente ou pensar de forma errônea sobre nossas possibilidades. É como se nosso HD mental tivesse vindo de outra encarnação já com alguns programas pré-instalados. E esses programas nem sempre, ou nem todos, são úteis e favoráveis! Alguns nos criam dificuldades.

O duro é constatar que nem todos os programas podem ser removidos, pois são como testes pra nós servindo pra nossa evolução e treinamento. Muitos dizem: “Eu não tenho sorte no amor”! No entanto o amor não é simplesmente um fator de sorte. Talvez só amor correspondido o seja, de fato. Sei que é muito difícil conseguir uma interação muito boa com outro ser humano que pode possuir um uma mente tão complicada quanto a nossa! No entanto, é verdade que, quando nosso primeiro relacionamento não funciona como desejado, podemos ter armazenado uma imagem negativa, e assim temeremos que tudo possa dar errado novamente nas próximas relações. Mas é justamente esse ‘medo’ que altera o resultado final.

A programação antecipada de um fracasso gera um fracasso. Então devo crer que, da mesma forma, se projetar em minha mente um filme daquilo que desejo realizar poderei materializá-lo? Mas se é tão simples assim, então porque tanta gente não consegue realizar esse ‘milagre’? Exatamente porque nossa mente lógica é comandada pelo Ego, como ensinam os cabalistas. Alem do mais nem todo mundo tem o direito de conseguir o que quer e quem afirma que tudo é possível está completamente equivocado e vendendo ilusões. Nem todo mundo nasceu pra ser ou pra ter o que quer.

A grande maioria veio à vida para cumprir e realizar algumas metas predeterminadas. O Ego (relacionado com a Lua e seus aspectos na interpretação da astrologia cabalística) não nos conecta com as Leis Universais, mas tem suas próprias leis, físicas, condicionadas ao corpo físico e à sua satisfação egoísta de perpetuação. O Ego recebe ‘ordens’ de nossos impulsos e necessidades básicas e condiciona nossas ações para somente satisfazer a si próprio. A Lua com seus aspectos e posições em nosso mapa astral, indica claramente quais foram os condicionamentos que recebemos na infância sob a influência de pais, educadores e meio ambiente em que vivemos nos primeiros anos de formação das imagens mentais.

Os primeiros 7 anos de uma criança são decisivos para a gravação dos programas básicos de condicionamentos. E enquanto estivermos sob essa influência estaremos sujeitos às Leis da Consciência Coletiva e agiremos como carneirinhos perdidos necessitados de um cão-guia para retornar para casa! O carneirinho pasta, se abriga, se reproduz, mas não ‘sabe’ voltar para casa! A Consciência Coletiva serve então para a grande massa de pessoas que não deseja alcançar o desenvolvimento espiritual e que se contenta com esse tipo de vida material. Nada de errado nisso! Se você deseja somente riqueza, satisfação, comida, sexo, prazer, não há nada demais nisso. A menos que você prejudique seu próximo para conseguir o que deseja, esses anseios do Ego podem e devem, na justa medida, também ser satisfeitos. Mas são os desejos do Eu Interior que precisam ser desenvolvidos e somente o Eu Interior pode entrar em sincronicidade com a Mente Superior.

A posição da Roda da Fortuna ou Roda do Espírito no mapa de uma pessoa nos mostra se as riquezas a serem buscadas por ela devem ser espirituais ou materiais. Onde o medo não atrapalhe o entusiasmo das pessoas e que os interesses pessoais não estejam acima das necessidades globais. Vamos ficar atentos aos nossos desejos e direcionar nossas ‘antenas’ para materializar aquilo que desejamos para o nosso bem! Devemos tomar cuidado com nossos desejos. Sinceramente, eu creio que existe uma diferença entre ‘desejar os desejos do Eu’ e ‘desejar os desejos do ego’. Essa diferença precisa ser compreendida para que saibamos sintonizar nossas antenas corretamente. Se desejarmos somente o prazer e a satisfação imediata do ego, não obteremos nada de útil para nossa evolução. Podemos estar sentados sobre montanhas de dinheiro e não sermos felizes! Por outro lado, é claro que não prego aqui o ascetismo em nome de alguma evolução espiritual, por mais que ela seja desejada.

Meu desejo é ajudá-los a sintonizar a energia certa. Desejar a riqueza é diferente de desejar a prosperidade! Desejar ter uma vida prospera tranqüila e confortável, sem preocupações financeiras, é diferente de desejar esbanjar dinheiro a rodo comprando grifes caras, carros importados, etc.etc. Da mesma forma, desejar ter um parceiro que nos ame é diferente de desejar o ‘príncipe encantado’. Muitas vezes nossos desejos são utópicos, difíceis de serem realizados, estão ‘fora de sintonia’.

Se não estamos em sintonia com a energia da Mente do Todo, que sabe melhor do que nós qual nossa necessidade naquele momento de nossa evolução, poderemos cometer erros. Se tivermos pouca confiança na Mente Criadora Superior, e nos desesperamos nos debatendo contra o ‘fluxo’ energético daquele momento astral, nos perderemos no espaço! As previsões astrológicas feitas por um bom profissional podem nos indicar com qual energia devemos nos sintonizar naquele determinado período, assim como podem fazê-lo os profissionais de outras ciências divinatórias como as runas, o tarô, o I Ching, ou outros oráculos. Eles estão em sintonia com o campo astral e nos indicam qual é a conexão ideal do momento.

O importante mesmo é saber se o que estamos desejando é mesmo necessário pra nossa evolução e ainda se nós merecemos de fato aquilo que queremos. Os cabalistas ensinam esta ‘arte mágica’ de criar usando os ensinamentos da Cabala Astrológica, que está sempre conectada com as Leis Universais em sincronicidade com o campo astral do momento atual. Outros profissionais nos auxiliam a criar magníficas imagens mágicas que podem ajudar-nos em nossa tarefa de materializar nossos desejos.

Todos os terapeutas são unânimes em aconselhar pensamentos positivos, mas muitas vezes nos é difícil fazê-lo, justamente por que naquele momento pode existir um bloqueio da Mente Universal a qual sabe que aquilo não nos fará bem e que não passa de um capricho nosso não de uma necessidade. Então, devemos começar a controlar as imagens mentais que criamos, especialmente avaliando se não somos egoístas e ambiciosos demais. Temos que controlar aquela ‘vozinha’ do ego que nos insufla desejos irrealizáveis. Portanto, devemos bloquear a voz do ego para ouvir a Voz Interior. Vamos projetar em nossa mente imagens de paz, harmonia, amor, abundância, prosperidade, felicidade, alegria.

Imagens concretas, reais, como o são as imagens de um filme, para que nosso cérebro possa armazená-las em nosso arquivo mental e reproduzi-las materializando-as no mundo físico. Isso é possível, mas é muito, muito difícil superar o condicionamento criado por nossos medos e bloqueios psicológicos. A Bíblia nos ensina que Deus levou sete dias para criar o mundo, e nós sabemos que essa é uma metáfora. No entanto, se nos dermos ao luxo de ‘perder’ 21 dias de nossa vida para criar uma imagem mental que se fixe em nossa mente e crie o ‘mundo’ que desejamos para nós, veremos os resultados na vida prática! Experimentem mas baseados na humildade, no amor e no respeito ao Todo. A repetição dos exercícios das imagens mentais durante 21 dias é necessária exatamente por causa disso. A Cabala tem 22 caminhos que percorrem as 10 Sefiroth desde seu início até o final. Os 21 dias (mais um de repouso mental) durante os quais repetimos a visualização da imagem, nos ajudam a perseverar em nossa intenção de criação. Os percalços, condicionamentos e dificuldades nos fazem ‘perder o caminho’ e então não conseguimos alcançar nossa meta. Num dia desejamos uma coisa, no outro desejamos outra. Hoje uma casa nova, amanhã um carro, depois de amanhã um novo amor, e assim desperdiçamos nossas chances de realização interior. Temos que seguir nosso caminho, aceitar a missão a nós imposta e sermos obedientes ao Criador da vida. Shalon a todos e amor no coração.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

As Armas de Satanás parte 4



As Características de satanás.
Segundo a opinião de estudiosos, religiosos e pregadores, as faces do Maligno são cinco. Mas como eu disse no artigo anterior, ele se adapta a ocasião e usa o disfarce que melhor lhe com vem. Como é um mestre na arte do ilusionismo, também sabe usar o medo e a visão das pessoas a seu favor.
Especialistas no assunto dão algumas discrições sobre ele. Dizem que ele pisca de baixo para cima, uma em cada três vezes ele pisca dessa maneira movendo não a pálpebra, mas a parte debaixo do olho. Só que o faz de tal velocidade que é preciso muita atenção para flagrá-lo nesse movimento. Outra característica é a impaciência. Eles têm sete vezes mais pressa do que os homens de realizar as coisas.
Essas indicações são úteis pra identificá-lo quanto aparece na forma de homem, mas há muitas outras formas que costuma assumir. Gostam de se disfarçar de lobo, por exemplo. De serpente, de bode. Dante, na Divina Comedia, descreveu-os com três caras, uma cor cambiante e seis asas dotadas de olhos – asas que vêem, e que eles agitam constantemente. A forma alada não é incomum em suas aparições. O rei francês Carlos, o Calvo (823-877), numa ocasião foi vitima de um ataque de demônios que vieram do céu, sob aspecto de lagostas aladas. John Milton, autor do Paraíso Perdido, descreve seu Lúcifer como um modelo de beleza, o mais belo dos anjos. O segundo Concilio de Nicéia (787) revelou, como resultado de pacientes investigações, que a carne de Satanás é dura como a pedra e mais fria que a neve. Sua forca, inacreditável, é equivalente à soma da forca de seta atletas excepcionais, e sua velocidade também não encontra parâmetro humano.
A quem quiser saber mais sobre o Diabo recomenda-se o livro de Cousté. Encontram-se ali essas e muitas outras informações. Através desse conhecimento percebe-se também as diversas funções que o Diabo se empenhou pelos séculos. Ele atazanou e assuntou muita gente, mas também serviu para excitar a imaginação das pessoas, e inspirou imorredouras criações literárias. A pergunta é: e hoje, para que serve o Diabo? Ou quais são os papeis que, ele desempenha hoje em dia? Outra discussão antiga, de que nos dá conta o livro de Cousté, versa sobre quantos seriam os demônios. Segundo Wierius, notável demonologista alemão (século XVI), autor de Pandemonium e Da Impostora e Artifícios do Demônio, só os príncipes infernais, sem contar portanto os demônios da plebe, seriam 6.666. Outro autor, Georg Bloveck, defendeu a tese de que cada pessoa tem o seu, como contrapartida e contrapeso ao anjo da guarda, de forma que seu numero seria igual ao dos homens. Mas para os tempos atuais, podem-se identificar cinco deles. Esses cinco demônios, correspondentes aos cinco papeis mais correntes nos dias de atuais. Os cinco poderiam ser chamados de Satanás o Marketeiro, Satanás o Satanizador, Satanás o Descupabilizador, Satanás o Magnífico e Satanás-Satanas. Satanás o Marketeiro é considerado o mais nobre de seus papeis, trata-se de um personagem que serve para vender e fazer sensacionalismo. De igrejas pouco escrupulosas a grupos de rock, pois muitos se utilizam de sua imagem, para assustar ou chocar, ganhar adeptos ou mostrar-se diferentes. Não a duvidas que o Demônio inseriu-se na disputa religiosa, afinal, trata-se de um mercado, e sua figura é explorada para ganhar adeptos. Em muitos programas religiosos de TV o demônio funciona como chamariz. Os apresentadores prometem a cura dos males do telespectador ou ouvinte se ele aderir à igreja em questão, que lhe ensinara como combater o demônio que o atormenta. Não é preciso ser um publicitário do ramo pra entender que o Demônio é o principal instrumento de mídia para atrair fieis. Um grande canal de telivisao pertencente a uma igreja, contribuiu muito com programas religiosos para o aumento dos fieis da igreja, pois eles chegavam a transmitir sete horas diárias de programas religiosos. Alguns diretores chegaram a dizer que quando se coloca o Diabo dentro do tema dos programas, a audiência aumenta muito.
No papel de Satã, o Satanizador, o Diabo desempenha aquela mesma função identificada por Elaine Pagels desde os tempos do Novo Testamento: a de satanizar o inimigo. Quem não concorda comigo – quem está do outro lado, quem compete comigo – esse é Satã. Isso vale tando no nível religioso quanto secular. Escreve Elaine Pagels: “Muitas pessoas religiosas que não acreditam mais em Satanás, ao lado de incontáveis outras que não se identificam com nenhuma tradição religiosa, mesmo assim são influenciadas pro esse legado cultural, em todos os casos em que identificam o conflito social e político como o de forças do Bem lutando contra as forças do Mal deste mundo”. Às vezes, a satanização do inimigo sobre o terreno religioso e político ao mesmo tempo.
No papel de Satanás o Desculpabilizador, o Diabo é útil sobretudo no plano psicológico. Sua função é desculpabilizar o individuo. Assim o Demônio se torna num grande achado, pois serve para fazer acreditar que as vitimas dos infortúnios não são culpadas por eles, existe sempre um Mal por traz. Isso pode restaurar a dignidade do ser humano. No ato da possessão e do exorcismo tão comuns hoje quanto no tempo da Palestina do Novo Testamento, serve como um mecanismo de projeção, onde a pessoa quer expulsar de si, tudo que considera perigoso e condenável. Atribui ao outro algo que está em suas atitudes em seu inconsciente.
Aceitar a existência do Demônio também permite fazer o mal por interposta pessoa, o que é outra forma de desculpabilizar-se. Um exemplo disso é quando encomenda-se macumbas, assim como em muitos outros tipos de rituais magisticos, a pessoa argumenta: “não sou eu”, não é uma pessoa, não é o agente do pedido que está praticando o mal. É um espírito maligno, um Exu malvado, o Diabo. Eu não tenho culpa.
Satanás o Magnífico é aliado dos homens contra um Criador injusto insensível ou incompreensível. Trata-se, segundo escreve Cousté, de um “inimigo dos conceitos de culpa expiação e, consequentemente, da moral derrotista e da submissão”. O autor argentino tem uma nítida predileção por essa encarnação de Satanás. O Diabo e o homem seriam como irmãos, explica ele: “No começo dos tempos, o Diabo competiu com o homem pela primogenitura de o manifestado; vencidos e expulsos ambos da presença de Deus, por terem praticado o mesmo delito (haverem pretendido imitá-lo), a suspeita de que o próprio delito lhes tenha sido induzido por Aquele que os julgou e expulsou cria entre o Diabo e o homem algo mais do que uma relação de analogia: com o devir histórico, acabou pro se tornar uma condenação e uma cumplicidade”.
Escreveu o poeta alemão Schiller, no fim do século XVI: “Não era um gênio extraordinário, aquele que ousou declarar guerra ao Onipotente?” Satanás seria uma reprodução do mito de Prometeu, aquele que na mitologia grega roubou dos deuses o segredo do fogo: Satanás é quem induz o homem ao conhecimento, contra as determinações de Deus. É também quem ensina aos homens a liberdade, contra as recomendações de obediência e submissão pregadas por Deus e suas igrejas. Escreve Cousté: “Na grandiosa e, provavelmente, interminável luta da espécie pela conquista da liberdade, o homem intui que o Diabo é o seu antecessor seu espelho, talvez mesmo cúmplice”.
Esse Satanás transmissor do conhecimento, disposto a dar ao homem a chave do entendimento do universo, é o que firmou o famoso pacto com Fausto, personagem de varias peças literárias, inclusive o famoso drama de Goethe, obra-prima do escritor alemão, e, no século passado, um romance de Thomas Mann. O Fausto, personagem da literatura inspira-se num personagem de existência real, Johannes Faustus, de Heidelberg (1480-1540), que também se identificava como Magister Georgius Sabelicus Faustus Junior, e do qual nos dá boa noticia o livro de Cousté.
Fausto é um sábio típico do Renascimento, possuidor de sede insaciável de saber, e que para atingir esse objetivo, segundo a lenda que se criou em torno dele, lançou-se inclusive aos territórios perigosos da alquimia e da magia negra. Fausto sabia a Ilíada e a Odisséia de cor. Entre seus dons estariam o da ubiqüidade, o da invisibilidade, o da levitação e o da xenoglossia, que consiste na faculdade de falar línguas estrangeiras. Fausto e seu criado, Cristóvão Wagner, conseguiam as mais finas iguarias e as melhores roupas apenas chegando à janela aberta da casa. Isso durou enquanto durou o pacto: 24 anos. Ai veio o Diabo cobrar a sua parte – matou Fausto e levou-o consigo.
Que significa Fausto? Ele “não fundou, nem pretendeu faze-lo, religião ou culto satânico algum”, escreve Cousté. “Seu projeto é uma exasperação do individual, uma suprema tensão entre o homem e o destino”. Essa tensão chega aos nossos tempos, observa Cousté, reelaborada, entre outros, pela filosofia existencialista e por Sigmund Freud. O autor argentino sintetiza assim essa reelaboração: “Um uma única palavra, o mal é inevitável; o homem deve morrer; sua única pátria a terra, e sua única possibilidade de transcendência é o conhecimento; o Diabo queria dizer desde o começo dos tempos”.
Satanás-Satanas – que outro não é senão o Diabo propriamente dito, o Imperador das Trevas, o Rei do Mal. Trata-se do entendimento mais imediato que se tem do Diabo, e o aparecimento mais obvio – mas, na verdade, o mais complexo e problemático. Acreditar no Diabo, nesse sentido, é acreditar no Bem. O mundo seria uma luta entre essas duas forças do Absoluto. Nós estaríamos no meio dela, sujeitos à sua força suprema, mas ao mesmo tempo, segundo o cristianismo, dotados de um livre-arbítrio que nos permite fazer opções... Bem, tudo isso é muito misterioso.
Mas se não fosse o Mal, que seria do bem? Acreditar no Demônio não é acreditar numa força igual à Deus num sentido contrario? É possível revogar o Diabo sem revogar a Deus? Quem tem fé não responde: acredita. Quem não tem, ou não tem suficiente, vem, vem, vaga e volteia sem resposta. Diante do Diabo no papel Satanás-Satanas, viramos joguetes da dialética do Absoluto, onde os caminhos levam às portas da presunção, quando muito nunca da certeza.
Como pesquisador e astrólogo eu me baseio na palavra que diz que, o que está encima é igual ao que está embaixo. Neste caso observando e contemplando o movimento dos astros vejo claramente o conflito eterno entre a sombra e a luz e sei que do mesmo modo esse conflito se repete entre o Bem e o Mal.

Carlinhos Lima – Astrólogo e Pesquisador.

As Armas de Satanás parte 3

A pergunta “quem é o Diabo?” tem uma resposta clara e direta para a autora Pagels: ele é o inimigo. Mas, de preferência, não um inimigo qualquer – é o inimigo intimo. A historia apócrifa da cisão no céu, quando Lúcifer se revolta contra Deus e assume a chefia da oposição ao Todo Poderoso, já trai esse significado – Lúcifer era um anjo de alta hierarquia, o mais belo deles, segundo algumas versões. Era um ser privilegiado, participante do circulo mais chegado a Deus, e a briga foi dentro de casa. Estava estabelecido o paradigma a ser aplicado em outras brigas, e outras satanizacões. Escreve Pagels: “Satanás não é o inimigo distante, mas o inimigo intimo – o colega em quem confiamos, o companheiro próximo, o irmão”. Através desse pensamento nos leva a lembrar da cena do beijo de Judas em Cristo no Monte das Oliveiras.
Ao satanizar os judeus, nos Evangelhos, os cristãos estão se endereçando a um inimigo que encontravam todos os dias nas praças, nas sinagogas. Os “pagãos” que mereciam o mesmo tratamento a seguir podiam até ser pessoas da mesma família – o irmão, o pai ou o primo que se recusavam a converter-se e deixar-se a levar ao batismo. E ao satanizar os heréticos, mas tarde, os representantes oficiais da Igreja também se estavam dirigindo a gente próxima – membros da mesma crença, às vezes até da mesma comunidade. E assim Satanás encaixou mais um de seus golpes mortais sobre a humanidade com uma de suas armas mais cruéis, a Discórdia.

Como tudo que existe no universo se adapta a época em que está Satanás por fazer parte do Sistema e ter participado a Criação do mundo, conhece muitas coisas sabe mais que ninguém se adaptar e usar de todos os artifícios necessários em busca da vitória tão desejada. Assim ele sabe que o homem dividido e em discórdia se torna, rancoroso, fraco e domina-se facilmente pelo ódio. Por isso ele lança seu veneno em tudo e em todas as direções. E como ele sempre esteve atento às mudanças e aos movimentos do Universo, conhece todas as Eras, sabe interpretar o movimento dos astros e conhece as profecias, pode perceber facilmente que a religião era um “prato feito” pra lançar seu veneno mortal.

O termo religião, em seu significado tem a função de ligar o homem a Divindade, o religare. Mas pode ligá-lo há outras divindades do Astral inferior. Mas como ele consegue isso no Cristianismo? Simplesmente lançando distorções, corrompendo lideres religiosos com dinheiro e poder, fazendo com que eles preguem o evangelho ao contrario e lance teorias mentirosas. Ademais incitou a deturpação da Bíblia e faz com que se preguem mentiras sobre as Verdades Cristicas.

Vemos claramente essas distorções nas missas negras, que são rezadas de traz pra frente no Sabát Negro que adoram o demônio usando símbolos sagrados invertidos, como a cruz de cabeça pra baixo ou o pentagrama invertido, por exemplo.

E assim vemos hoje os chamados Evangélicos, pregando a Bíblia da forma que querem sem perceberem que estão ajudando mesmo é ao Diabo lançar a discórdia no mundo. Pois estão sendo vitimas de outra arma cruel de Satanás, que é o Fanatismo. Esse mesmo fanatismo nós vemos constantemente mostrar a sua face no Oriente Médio.

O maior erro dos Protestantes é o mesmo que cometeu os inquisidores do passado, ou seja, falar e julgar o que não sabem nem compreendem. Sabemos que erros existem em todas as religiões e que Jesus veio justamente pra salvar os pecadores, não os Santos! Ele mesmo nos disse: “quem quer ser o primeiro esse será o ultimo”.

Sabemos que o espiritismo de Kardec precisa ser revisto, pois invocar ou evocar os mortos alem de imprudente é perigoso. Sabemos que a imortalidade da Alma é verídico e não ficamos dormindo como dizem os Testemunhas de Geová, mas certamente não podemos ficar invocando os mortos a todo instante. Vemos que Jesus conversou com Moises e Elias no Monte, mas alem de ele ter autoridade pra isso também sabia o que estava fazendo. Alem do mais, o espiritismo de Kardec, que, diga-se de passagem - nem médium era e se baseou em dicas de duas videntes que ele nem conhecia direito. Mas isso não da aos evangélicos o direito de criticar o que não sabe usando apenas a Bíblia, pois alem de adulterada ela tem influencias políticas e culturais, alem de não conter todas as verdades nem todo conhecimento necessário.

O Candomblé e a umbanda por sua vez são religiões belíssimas, mas que se embaraça nas mandingas e incorporações. Tenho por certo que os mortos têm que serem respeitados, não cultuados. Não tenho duvidas que se os todos rezassem pelos mortos a Terra seria hoje muito mais pacifica e perfeita, pois nossos ancestrais merecem respeito e é esse o principal papel das religiões afro-brasileiras, respeitarem os ancestrais. É um erro brutal satanizar o Candomblé e os Orixás, pois eles representam nossos ancestrais do Astral Superior.

Quem não respeita os Ancestrais não respeita Deus, pois ele é o nosso Ancestral mais antigo, pois é nosso Pai e Criador, como ele mesmo disse: “Eu sou o Deus dos Vivos e não dos mortos”. Com essa frase nós ficamos cheios de alegria esperançosos da salvação e do Reino dos Céus, e não do Inferno como a tudo pregam os evangélicos imprudentes e mal informados.

Certa vez quando Pedro perguntou onde estava o Diabo, então Jesus respondeu: “esta no coração do homem”. Assim baseado nisso podemos afirmar que os nossos sentimentos podem dar mais poder ao Diabo, por isso ele lança aos homens o sentimento de disputa, divisão, ódio e rancor. Pois os Evangelhos nos dizem que o maior mandamento é o Amor. - Por isso amai-vos uns aos outros como Jesus nos amou.
Pode ter certeza que a Bíblia não salva ninguém, mas o Amor sim! Sem amor nos igualaremos a Demônio e caímos facilmente em suas armadilhas. “Quem tem ouvidos ouça”.

Discorrendo sobre os heréticos e heresias, em Prescrição contra Heréticos Tertuliano (155-222), um dos primeiros autores cristãos deveriam todos pensar e falar as mesmas coisas. Os fieis não deveriam fazer perguntas, porque “elas os tornavam heréticos”. Que há para discutir, perguntava ele, se tudo já estava revelado? “Onde acabará essa busca?” A inspiração dos hereges, concluía Tertuliano, vem do Diabo, “a quem pertencem às manhas que distorcem a verdade”. Satanás seria o inventor das artes da guerra espiritual, incluindo a falsa exegese. Vê-se claramente, aqui, que quem discorda é identificado com o Diabo.

Pagels descreve um quadro em que os cristãos, invocando as velhas histórias de cisão no céu, constroem um cenário de guerra cósmica entre o bem e o mal, Deus e Satanás. Jesus insere-se nesse quadro. Posteriormente passam a fazer parte dele também os que não seguem o caminho recomendado, relegados por isso à categoria de soldados das forças do mal.

Quando o modismo das Seitas Protestantes começou a ganhar força os adeptos desse novo pensamento religioso foram vistos como traidores do Cristo. Assim muitos foram vitimas dos ataques da Igreja Católica, e hoje se esquecem disso querendo fazer o mesmo com os adeptos dos cultos afro-brasileiros. É muito interessante como o homem tem a mania de passar de perseguido a perseguidor e quando os papeis se invertem, ele passa de vitima inocente sofredora a carrasco cruel com uma língua ferina.

Vemos isso no Oriente Médio, onde os Judeus que foram perseguidos pelos nazistas, hoje perseguem os palestinos, e “o Deus que antes era o Javé só dos judeus pode ser também dos americanos, pois eles contribuem com Bilhares de Dólares com o Governo de Israel’. “Já Alá não pode ser um Deus aceitável, pois os palestinos são anarquistas desobedientes e terroristas”, comentam alguns fanáticos! Por essa razão não tenho certeza se aquela região é realmente Santa ou Maldita!? Só sei que há maioria dos livros da Bíblia foram escritas em épocas onde a política, o medo e as guerras estavam presentes e por isso sofreram influencia com certeza. A prova disso é que os judeus não aceitam a Bíblia, preferem a Torah e os mulçumanos o Alcorão. Isso tem haver com política com certeza.

As coisas não são tão simples, na verdade. Se a oposição fosse entre iguais, Deus contra Satanás, o cristianismo se igualaria aos heréticos maniqueístas, que separavam tudo rigidamente entre bem e mal. No cristianismo, Satanás se opõe a Deus, mas lhe é inferior. Faz seu jogo, mas está previamente condenado à derrota, e essas características devem ser também levadas em conta quando se pergunta quem é o Diabo.

Pagels conta que uma vez uma “grande e altíssima” figura apareceu a Santo Antonio, que lhe perguntou quem era. “Sou Satãs”, disse a figura. Antonio então respondeu: “Cristo veio e te tornou impotente. Ele jogou no chão e te despiu de teus poderes”. Ao ouvir o nome do Salvador, conta Antonio, a figura desapareceu, pois não lhe podia suportar o calor escaldante. Misteriosa é a figura de Satanás. Antonio passou a vida sofrendo suas duríssimas tentações, mas achava que ele devia ser respeitado. Se o Diabo reconhece que é impotente diante do nome do senhor, disse o santo, “temos de despreza-lo, e a seus demônios”. Essa opinião do santo é muito importante para todo mundo que usa a Bíblia para desafiar o Diabo. Ele deve ser respeitado, por isso nunca invocado ou atacado, pois nem todos podem afugentá-lo se ele aparecer.

Pessoas imprudentes se envolvem com satanismo e usam magia pra conseguirem o que querem, sem saber que a Serpente só espera à hora certa pra dar o bote e roubar suas almas. Mesmo com a Bíblia não mão no podemos nos sentir confiantes, pois Ele tentou o próprio Cristo martirizou os Apóstolos, sacrificou a Jó e entra até no Céu. Alem disso a Bíblia não salva ninguém o que nos fortalece são nossas boas ações, dons espirituais e a Proteção Divina e só conseguimos isso se tivermos Amor em nosso ser.

Os evangélicos criticam a fé nos santos, nas imagens e na cruz, dizendo que é idolatria, sem saber que caíram em mais uma cilada do demônio e foram feridos por mais uma arma de Satanás: a Bibliolátria! Eles comem, trabalham e rezam com a Bíblia na mão a todo instante, mas se enganam quando repetem sempre: “a Bíblia diz”, pois a principal coisa que diz as Escrituras é “Amai-vos uns aos outros como o pai vos ama” e nos alerta com um importante mandamento: “Não chamar o Santo nome de Deus em Vão”. E Jesus também nos disse: “Nem todos que diz: Senhor, Senhor entrará no Reino do Céu!”. Por isso se olharmos bem a Bíblia vemos que Deus não gosta de fanatismo, mas de uma Fé Verdadeira. Que Jesus não veio pra ser um “pop star”, mas pra nos salvar. Portanto aqueles que se vestem bem e gritam nas Igrejas, praças e sinagogas, dando gritos de louvor e cambalhotas: “esses já ganharam seu galardão”.

Caros irmãos antes de mais nada busquemos, o amor, viver a vida e ser felizes, respeitando o próximo, levando a caridade a todos os cantos e amando a Deus que ama a todos sem preconceito nem rejeita ninguém, a menos que seja um traidor maligno.

Carlinhos Lima – Astrólogo e Pesquisador.
Seja Bem Vindo ao Mundo da Astrologia dos Portais do Conhecimento.
Que Deus Abençoe a Todos vocês. Amem.

As Armas de Satanás parte 2


As Faces de Satanás.
As faces desta entidade maligna com certeza são muitas. Mas devemos ter cuidado no que nos atribuímos a ele, pois como diz o sábio ditado popular: “Nem tudo é o que parece ser!”, ou ainda “nem tudo que reluz é Ouro”. Falo isso porque tem muita gente que gosta de julgar os outros e descriminar a fé e a religião alheia dizendo que é coisa de satanás. É verdade que o Diabo sabe se disfarçar muito bem, mas Deus também envia provações aos homens para testá-los.
Espertalhões usam a Bíblia para se auto-promover e desqualificar a fé dos demais, mas não sabem eles que muitas coisas estão ocultadas num véu de mistérios e que muitos dos segredos têm a época certa pra serem revelados, alem disso até as pessoas que participarão deles são escolhidas pelo Altíssimo.
Quem olhar os livros da Bíblia, sem fanatismo ou sectarismo verá que existe uma agenda oculta em cada um deles, que só poderá ser enxergada por pessoas muito bem inspiradas e livres do fanatismo. Essa agenda oculta é onde esta o código real empregado pelo autor e nesse código está à verdadeira essência epstêmica desses documentos sagrados. Os defensores da Bíblia dizem que esses livros são as Palavras de Deus por que seus autores os escreveram com inspiração Divina. Mas percebe-se claramente que alem de Inspiração Divina, os autores receberam influencias culturais políticas e ambientais.
Vemos claramente que o grau de conhecimento do autor influía e muito em seu trabalho. Quando ele acreditava em algo ele defendia o que acreditava. Já quando julgava que era errado, criativa fortemente. E sempre atribuía ao Senhor certos mandamentos que eles proferiam.
Uma coisa importante que qualquer pessoa pode notar é que muitos poucos podem ter falado com Deus diretamente, pois o a maioria dos diálogos com o Senhor, na verdade se dava através de anjos. Essa mesma Bíblia que todos defendem como completamente inspirada por anjos, também fala na possibilidade de anjos pecarem. Portanto não é totalmente descartada a possibilidade de muitas coisas terem sido passados erroneamente ou ter sido confundida pelos autores.
O que se tem por certo é que os homens sempre souberam tirar proveito dos menos favorecidos em conhecimento.
A religião nem sempre serviu pra nos ligar a Divindade, mas também pra ligar aos tesouros da Terra, ao poder e a fama. Por isso muitos camuflaram conhecimentos e revelações que impedissem seus planos.
O que eu tenho certeza é que de tudo existe e de tudo há neste mundo tão complicado da fé. Satanás existe e seu plano mais bem elaborado é dividir os homens para dominá-los, pois a união fortifica a humanidade. Por isso ele lança tanta confusão.
O certo mesmo é que ninguém é dono da verdade nem tão pouco dono de Deus. Ele é Pai de toda raça humana e nunca escolheria ninguém ou excluiria qualquer raça. A separação que Ele certamente fará é entre os bons e os maus.
Vemos que no Antigo Testamento especialmente nos Livros Proféticos, a mediunidade foi à chave que ligou os Profetas a Divindade Superior e que sem ela isso seria impossível. Agora muitos usam a Bíblia pra criticar ou até defender a tese de que a mediunidade não existe. Isso é mais uma obra de Satanás, pois ele sabe que a mediunidade é um dom de Deus que pode ligar o homem a Deus num canal direto com as Hierarquias Superiores. O que é desprezível na verdade é o uso da mediunidade para o mal e pra evocar ou invocar os mortos e os demônios.
O diabo encontra muita facilidade em controlar o homem através de seus sentimentos e por isso incita o fanatismo nele para facilmente controla-lo e incentivar a intolerância, a divisão e o ódio.
Para isso o Diabo se disfarça de anjo de luz, distorce a palavra de Deus e apaga conhecimentos importantíssimos para a evolução do homem. E assim ele ajuda a desqualificar as Ciências, que há muito foram ocultadas, pois estavam sendo desvirtuadas e usadas para o mal.
Deus deu o homem à mediunidade como um dom especial. Houve tempos em que os homens podiam falar diretamente com os anjos e ver coisas maravilhosas. Com a mediunidade o homem descobriu coisas fantásticas e segredos velados como a Astrologia e o Taro. Mas como o homem estava ficando muito evoluído e forte Satanás, lançou seu veneno sobre homens fracos dando a eles o conhecimento distorcido e um falso poder que os levava a morte eterna. E assim houve uma época onde o homem usava e abusava de poderes ocultos, escravizando os mais fracos e lançando a concumpicencia e luxuria sobre a Terra. Por isso a Divindade Suprema puniu os maus, ocultou os conhecimentos deixando-os apenas disponíveis aos grandes iniciados e escolhidos. Muitos usam a Bíblia para seu proveito próprio sem saber que estão ajudando nos planos de Satanás. Alem disso nem tudo que reluz é ouro e nem tudo se apresenta com sua verdadeira forma.
Vemos nos livros dos profetas que Criaturas estranhas com muitos olhos e cabeças eram Querubins. Mas se víssemos hoje uma figura assim possivelmente diríamos que eram demônios. Já o Demônio também tem o poder de se apresentar na forma humana ou de anjo de luz. Será que nós conheceríamos se ele viesse até nós e nos pregasse o Evangelho? Certamente não.
As Igrejas Evangélicas deveriam estudar mais a Bíblia e se fizerem isso verão que quem quer impor sua fé erroneamente será responsável e consequentemente punidos por Deus, pois serão responsáveis pela alma daquelas pessoas. Muitos fazem uma forte lavagem cerebral nas pessoas e deixando-as a mercê de um enorme fanatismo. Isso é uma coisa desprazível e horripilante, pois tira a liberdade de pensamento através do medo e da incitação. Lembre-se que Deus não desce a Terra pra exigir que façamos isso ou aquilo, ele simplesmente nos da liberdade de escolha e quando optamos livremente por amá-lo, segui-lo e louva-lo certamente nos dará proteção e bênçãos.
Aos bibliólatras, afirmo que a Bíblia tanto pode nos mostrar a salvação quanto a condenação. Leiam no livro de Apocalipse no Cap. 10, 10-11. Então verão que a Bíblia pode ser doce na boca, mas amarga no ventre. Assim vemos muitos que não tira o nome de Deus e as passagens bíblicas da boca, o coração esta cheio de ambição, ódio e ganância. Portanto quando a Palavra de Deus cai sobre uma mente iníqua certamente ela se tornara amarga.
O único jeito de nos tornarmos isentos ao veneno de Satanás e buscando o amor ao próximo por só assim Deus aceitara nosso amor. Por isso Caim não conseguiu o amor de Deus, pois inveja e odiava seu irmão.

Texto de Carlinhos Lima.

As Armas de Satanás



As Armas de Satanás.
Seme hazad, Azazel, Belial, Mastema, Asmodeu, como o chamavam, entre muitos outros nomes, os antigos hebreus? Ele: Eblis, como dizem os muçulmanos? O “Old Man” (o “Velho”), como diziam na Escócia, o David Jones, como o nomeavam os antigos caçadores de baleia de língua inglesa, o “Macaco de Deus”, como dizia na Idade Media, porque procura imitar Deus, embora de maneira sempre imperfeita, ou inversa? Ele: o Maligno, o Inimigo, o Tentador, o Maldito, o Pai da Mentira, o Príncipe deste Mundo, como se disse e se continua dizendo em varias línguas, credos e épocas? O Cão, o Arrenegado, o Beiçudo, o Azucrim, o Tinhoso, o Coxo, o Anhangá, o Rabudo, como diz Brasil a fora, e o dicionário Aurélio registra? O que “não é mas, finge ser”, como escreveu Guimarães Rosa? Ele: Satã, Satãs, Belzebu (“O Senhor das Moscas”, na origem etimológica hebraica), Mefistófeles, Mefisto, Lúcifer? Como vai o Demo, enfim, o Demônio, o Diabo? Como anda seu prestigio, sua fama e influencia, neste inicio de século e de milênio? Prestes a adentrarmos a Era de Aquário? Ainda haveria lugar para ele, neste mundo nosso de tanta tecnologia, informática e uma Mídia potente? Com certeza vai muito bem, esta é a proposta seja qualquer o nome que ele seja chamado. Vivo e forte.

As religiões com certeza é seu principal marketing. Como diz a origem do nome o papel é religar.
A implicação é que o Mal existe, em si e por si, e, portanto existiria seu agente Maximo, o Asmodeu, Belial, Azazel. O aiatolá Khomeini identificou o demo em variegados adversários, inclusive o escritor Salman Rushdie.

O Diabo vai bem e continua aprontando, mesmo numa época em principio regida pela ciência e pela razão, em que a informação corre rápida e, em geral, livre, e a educação fez enormes progressos. Na opinião de teólogos da Igreja Universal do Reino de Deus, nota-se a presença da ação do Diabo em muitos acontecimentos. Eles defendem a tese de que quanto mais nos aproximamos do final dos tempos, maior é a ação do Diabo.

Muitos religiosos ao citar o Diabo, talvez estejam recorrendo a uma metáfora, uma alegoria, um símbolo. Outros se referem a um diabo literal. Acredita nesse diabo de verdade, concreto, se é que entidades espirituais podem ser concretas, desde uma personalidade universal como o papa João Paulo II até uma criança do subúrbio.

O papa João Paulo II afirmou por varias vezes que o Diabo não é uma fantasia. “O Diabo existe. Espalha desordem na sociedade e incoerência no homem”, disse ele numa ocasião. Em outra, disse: “Onde estão os santos está também um outro, que não se apresenta com seu verdadeiro nome. Ele se chama Príncipe deste Mundo, o Demônio”.

Martinho Lutero (1483-1546) escrevia: “O Diabo é um rude contentador, a quem dificilmente se resiste”. Ele sabia do que estava falando. Pois segundo diziam alguns, Lutero travava combates hercúleos, e quase diários, com Satanás. Uma vez, furioso ao perceber que ele se aproximava no forma de uma mosca, jogou-lhe um tinteiro em cima.

Logo depois de se ter casado com a ex-monaja Catalina, ele escreveu: “Ele (o Diabo) dorme mais colado a mim do que a minha Catalina”. Santo Antonio, o cenobita (251-356), enfrentou no deserto, o terreno por excelência das lutas contra Belzebu, nos primeiros séculos do cristianismo, tentações tremendas. Uma vez, o Demo presenteou-o com uma coleção de gravuras pornográficas, que ele só conseguiu apagar com água benta.

Vemos no Antigo Testamento da Bíblia a historia de um homem que havia na terra de Hus, chamado Jó. Sua historia nos conta que todas as desgraças que ele sofreu se deu por intermédio de Satanás.

Todo o enredo descrito nesse romance bíblico se apresenta a nós como se fosse uma aposta entre Deus e o Diabo. Einstein dizia que Deus não joga dados no universo, mas nesse dia jogou. Satanás fez pouco caso da santidade de Jó. “Como não ser fiel a Iaweh” – argumentou – “ se este deu tudo a seu servo amado – fortuna, segurança, prestigio, uma boa família? Tira-lhe o que tem” – desafiou – “e garanto que te lançara maldiçoes no rosto”. Iaweh então concorda em deixar que satanás vá atazanar a vida de Jó, desde que lhe poupe a vida. O jogo está feito, como dizem os Mestres: o Maha Lilá.

Vemos através do livro de Jó Satanás numa de suas mais intrigantes atuações. O episodio nos fornece um bom material para começar a indagar: quem é, afinal, o Diabo? O livro da americana Elaine Pagels (Ediouro), chamado As Origens de Satãs, fala a respeito desse assunto. O livro de Pages é marcado pelo rigor de uma especialista e enfeixa uma tese. Pagels ressalta o fato de Satanás aparecer no episodio de Jó como um anjo qualquer, um “filho de Deus”, que comparece perante seu Senhor no dia marcado. Ele aterroriza e prejudica uma pessoa com os piores castigos, na historia de Jó, mas não deixa de comportar-se, até o fim, observa Pagels, como “um servo de Deus”.

O Satanás do Antigo Testamento apresenta traços diferentes daqueles que viria a assumir no cristianismo, eis a conclusao de Pagels. Essa também é a opinião de Cousté um outro autor argentino domiciliado na Espanha, que lançou o livro Biografia do Diabo (Editora Record). Alberto Cousté é quem narra as atribulcoes sofridas por Santo Antonio e Lutero.

Cousté tem formação diferente de Pagels, pois ele é um poeta e romancista, enquanto Pagels tem formação acadêmica, professora de historia da religião da Universidade de Princeton.
Os dois livros, apesar das diferenças, têm aspectos em comum, e um deles é o olhar atento que ambos os autores lançam ao papel de Satanás no livro de Jó.

Num outro episodio, o de Balaão e a jumenta, que aparece no Livro de Números, Balaão teima em desobedecer a Deus, e envereda por um determinado caminho que Este lhe proibira. Deus manda então satanás obstruir-lhe o caminho, aparecendo à sua jumenta, e fazendo-o voltar à linha reta. Mais claramente ainda, o Diabo aqui é um assessor de Deus. Escreve Pagels: “Na Bíblia hebraica, como na corrente principal do judaísmo até hoje, Santas nunca aparece como a cristandade ocidental veio a conhêce-lo, como líder do império do mal, de um exercito de espíritos hostis em guerra contra Deus e a humanidade”.

O livro de Cousté, de âmbito muito maior, no tempo e no espaço, que o de Pagels, faz uma panorâmica das entidades do mal que aparecem em diversas religiões da antiguidade. Nenhuma é tão má, ou dedicada de tempo tão integral ao mal, como viria a ser o Diabo cristão. Os “daimones” gregos, palavra da qual se origina “demônio”, podiam ser bons ou maus. Sócrates dizia ter um. Em sua ultima aparição, com Sócrates já condenado a tomar cicuta, aconselhou-o a estudar musica. Satanás começa a tomar forma que hoje lhe é atribuída, nota Cousté, nos textos apocalípticos, a começar pelo livro de Daniel. Os essênios, seita judaica surgida cerca de século e meio antes de Jesus, aperfeiçoaram-no ao descrever o mundo como um campo de batalha entre as forças da luz e as forças das trevas, conforme descrito na literatura essênia contida nos Manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947.

No livro de Pagels, os essênios também merecem destaque, como modeladores da figura do Demônio tal qual nos chegou. Com eles, Satanás “deixava de ser um dos servos fieis de Deus” e começava a tornar-se parecido com a personagem dos Evangelhos e da cristandade posterior, nos fala Pagels.

A legenda em torno das forças do mal foi reforçada por velhas historias, como a da revolta dos anjos e da queda de Lúcifer, que foram repostas em circulação pelos essênios e outros grupos na mesma época. Essas historias não constam dos livros canônicos da Bíblia, mas sim de outros escritos judaicos. Por isso volto a afirmar que a Bíblia não é completa, não tem respostas pra tudo e não engloba todas as verdades absolutas. Portanto ela não é atemporal nem a Palavra de Deus, mas contem muitos fragmentos e revelações Dele.

Quando Jesus nasce, parece que já adquirira certa consistência à idéia de uma entidade voltada exclusivamente para o mal, desafiadora de Deus e dedicada à tentação dos homens. Não admira, assim, que a vida de Jesus seja descrita no Novo Testamento, como uma luta infrene contra o Demônio, desde o episodio da tentação no deserto, que no Evangelho de Marcos, tido como o mais antigo, aparece logo no inicio, em seguida o ao batismo no Rio Jordão; até a traição de Judas, que no ultimo Evangelho, o de João, aparece como tomado pelo Diabo na Santa Ceia, pouco antes de perpetrar sua traição. A leitura dos Evangelhos sugere, segundo Cousté, que “Jesus se acha inteiramente consciente de que sua principal tarefa é destruir Satã, sua obra e seu poder”.

Satanás ainda não estava completo, no entanto. Nos Evangelhos de Mateus e Lucas, na cena da tentação, Jesus dialoga longamente com ele. O Diabo pede que ele transforme pedras em pão, e Jesus nega. Leva-o então para o telhado do templo e desafia-o a se jogar de lá, para provar que é Deus. Leva-o a uma montanha e oferece-lhe todos os reinos do mundo. Jesus nega sempre. Cousté vê nessa convivência, nesses diálogos e nesse entrechoque de propostas uma certa maleabilidade, de parte a parte: “Jesus suporta pacientemente as investidas do inimigo, não desdenha sua companhia, não o intima a desaparecer, aceita inclusive ser transportado por ele até os telhados do templo; tem, por assim dizer, uma relação dialética com o rival, na qual este também se mostra à altura do tratamento, sem ofuscar-se em nenhum momento”. Trata-se de um Diabo, segundo o autor argentino, que ainda não é puro terror. Ainda não é o que viria a ser para os eremitas no deserto, três séculos depois, nem “o tenaz ludibriador dos encontros noturnos medievais”.

Santo Antonio é o campeão entre os tentados, mas há outros casos fortes. Macário, o egípcio (300-340), afirma ter sido visitado, durante um conselho de ermitões, por uma legião de demônios, que lhe propunha indecências. Começa a ser marcante a identificação do pecado com o sexo. São Gregório Magno (540-604) contava a historia de um abade, Equitius, que vivia atormentado pelos demônios da luxuria, até que um anjo bom aparece-lhe um dia, tocou-lhe o sexo e concedeu-lhe a graça da insensibilidade e da impotência. De perseguido, o cristianismo era agora religião oficial, e o Diabo ocupava um lugar no centro do sistema. “Em sua ascensão, a igreja triunfante fez questão de carregá-lo consigo”, escreve Cousté.

Para nós o que fica bem claro é que o Diabo se apresenta em épocas diferentes com formas diferentes. Isso acontece por causa da necessidade de adaptação cármica do planeta e também da forma como ele é enxergado ou desenhado pelas pessoas. Em especial a religião cristã sempre teve um maior interesse na existência do Diabo, pois sem ele certamente deixariam de existir, pois muitos fazem seu marketing seu utilizando do medo das pessoas em espcial as sem informação.

O livro de Pagels descreve a mesma trajetória histórica, mas para assinalar uma constante e extrair uma conclusão. A constante é a utilização de Satanás, no cristianismo, para caracterizar o inimigo. Ele é o “judeu” nos Evangelhos – entendido este “judeu” como o representante da caudal principal do judaísmo, aquela que não aceitou Jesus e, portanto, não se vergou à dissidência crista. Pouco depois Satanás seriam os pagãos – os habitantes do império romano que opunham resistência ao avanço critao. E depois, ainda, os “hereges” é que seriam Satanás – os que ousavam discordar, ter opiniões próprias, desviar-se da linha imposta pela Igreja. A conclusão da autora é que Satanás é quem não concorda conosco.

Assim agem hoje os evangélicos que atribuem a Satãs tudo que é contrario ao ideal dos pastores sedentos pelo dizimo dos fieis e buscadores de popularidade e poder. “Todos os que não seguem o Evangelho é um pecador e como tal ira para o inferno”, afirmam eles. Muitos deles que são afro-descendentes atacam com unhas e dentes os cultos afro-brasileiros renegando a cultura de seu povo e incorrendo a uma das armas mais fatais de Satanás que é o fanatismo.

Em outros tempos Satãs incentivou através da ambição a violência, com sacrifícios humanos e lançou guerras e discórdias no mundo, mas sempre fracassou em seus intentos de destruir a humanidade. Tentou destruir as escrituras, mas isso só gerou mais fé. No entanto como ele tem uma mente muito maligna e pensante chega a nossa época incentivando a pregação do Evangelho, mas de forma distorcida, com um intuito desunir pra comandar, ao contrario da Ordem Suprema de Melquisedek que é unir para reinar. Pois, o grande número de seitas no planeta só gera contendas, ódio e desunião, fortificando assim o Diabo e os seus planos.


Carlinhos Lima – Astrólogo e Pesquisador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)