Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

A Metamorfose de uma proibição: Magica, nos Manuscritos de Qumran

Conferência regista pelo Sr. Florentino García Martínez, professor do antigo judaísmo e os Manuscritos do Mar Morto, Universidade Católica de Leuven e da Universidade de Groningen.
Título da conferência: "METAMORFOSE DE UM BAN: Magic nos manuscritos de Qumran"
Localização: Palma de Mallorca (Auditório Centro Cultural "Sa Nostra")
Data: 2004/04/11
A proibição de qualquer tipo é magia absoluta no Antigo Testamento. De Deuteronômio prática da magia é uma abominação: "E quem não está entre vós, que purifica o seu filho ou sua filha, passando pelo fogo, ou adivinhos que pedem, e ver sonhos e presságios, nem que seja feiticeiro ou encantador, nem quem consulte os chifres, ou adivinhos, ou procurar a verdade morto. Porque todas essas coisas são uma abominação ao Senhor, eo mal vai destruí-los como o seu post "(Deuteronômio 28,10-12). O mesmo pode ser visto no capítulo 19 de Levítico e capítulo 22 do Êxodo. No entanto, o mesmo leitor se lembrará do episódio estranho de I Samuel 28. O episódio é estranho, não pelo tempo que eles foram colocados, o período monárquico, um período em que estas práticas eram comuns, mas porque Saul tinha levado a cabo todos os tipos de magia, agora preciso e não punidos. Exegetas interpretá-lo como um testemunho das práticas antigas cananeus necromântica embutido na religião judaica. Além disso, em I Samuel 16 diz como David irá tocar um instrumento musical que repele o ataque de um demônio do mal que assombra a Saul rei.
Na comunidade de Qumran se dedica ao estudo e interpretação de textos sagrados e, naturalmente, como eles foram proibidos na Torá, a recorrer à magia. A comunidade sabia disso. Scroll no Templo encontrada na caverna não. 11, há um versículo do Deuteronômio retocadas. Neste texto qumránico proibição ainda é absoluta. A origem do mal é atribuída aos anjos caídos que foram quem ensinou magia. Entre os Manuscritos do Mar Morto há mais de dez exemplares do livro de Enoque, que determina a importância que eles dão para "anjos caídos", que ensinou as filhas dos homens, a magia.
Embora a comunidade Qumran estava ciente da proibição, ambos os documentos sectária como não-sectária mágica, praticado por dois métodos autorizados ou proibidos: ". Os exorcismos e adivinhação"
Você tem que explicar por que uma proibição geral absoluta entra na comunidade de Qumran em uma metamorfose, uma mudança positiva foi a permissão de uma determinada prática de magia. É um momento de mudança, a condenação foi transposta para algo positivo em um setor de pré-judaico-cristã.
Existem vários textos literários que contêm referências positivas à magia. Referências positivas sobre exorcismos e adivinhação.
Estes textos literários, onde positivo refere-se a práticas mágicas dividi-los em duas classes:
A) Não TEXTOS LITERÁRIO Magia que se refere o "STEP" em atividades diretamente condenadas pela Bíblia.
Que é, é claro referências, mas servem para compreender corretamente os textos mágicos.
O fragmento de 4Q242, também chamado de "oração de Nabonido" relacionadas com o livro de David Capítulo 4, preservados detalhes autênticos, como nome do Rei "Nabonido" e começa "Palavras de oração, ele orou Nabonido, rei do país da Babilônia , o grande rei, quando ele sofria de uma inflamação maligno. " As primeiras quatro linhas em aramaico diz que Nabonido Rei, depois de sofrer uma doença é curada por um exorcismo realizado por um judeu. A cura é através do perdão dos seus pecados, com a ajuda de um exorcista. A ação deste exorcismo é positivo.
Na caverna não. 1 é um manuscrito chamado "Gênesis Apócrifo". Este é um texto que descreve um exorcismo. Realiza-se através da oração e da imposição de mãos sobre a cabeça. O contexto deste exorcismo é o capítulo 12 de Gênesis: "Mas o Senhor feriu Faraó ea sua casa com pragas muito grande por causa de Sarai, mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que fizeste comigo? Por que não me diga que ela era tua mulher?, Por que você disse sua irmã, levando a buscá-la para mim para minha esposa? Agora, eis a tua mulher, levá-la e ir embora. " O texto aramaico conta como Faraó sofre de uma praga, Deus envia um espírito a afligi-lo e toda a sua casa, incapaz de ter relações sexuais antes de passar dois anos e convida os magos do Egito e não pode tirar o espírito maligno que apenas por atacá-los também. Mas ora Abrão e impõe as mãos sobre a cabeça do faraó sanándole da doença, tirando o espírito maligno. Abram o patriarca, apesar da proibição do Deuteronômio, aparece neste manuscrito como um exorcista, que depois é recompensado pelo faraó. A imagem neste documento qumránico Abrão é muito mais positiva do que aparece na Bíblia.
Outro exemplo é dado no manuscrito "Pseudo Moisés", que é dividido em três fragmentos. Ao discutir 4Q375 deve ser feito se um falso profeta. Em Deuteronômio 13 e 18 também explica que o seu acontece se houver um falso profeta, mas este manuscrito incorpora um elemento de magia. O teste para saber se ele é um profeta verdadeiro ou falso é por magia. Isso leva a alegada falso profeta diante do sumo sacerdote e estava entrando no templo. Lá, ele usou o Urim e Tumim. Apesar do estado fragmentário pode dizer que o Urim e Tumim é um oráculo (como Josephus também descreve em seu livro Antiguidades Judaicas terceiros). O manuscrito afirma que a pedra embutido em seu ombro direito brilha distinguíveis. Nas guerras usados ​​para prever quem vai ganhar. Se você piscar muito a dizer, haverá uma vitória ou ter a ajuda de Deus. Com o piscar, em seguida, vai saber se é verdade ou falso profeta.
B) Texto MAGIC própria
O chamado "Cântico dos Sábios" 4Q510 e 4Q511 são símbolos litúrgicos emprego comparecer pessoalmente, onde um instrutor. Estes sinais evitam o uso do Tetragrammaton e usa a demonologia do livro de Enoch. Demônios são chamados de "espíritos dos bastardos", "destruindo os anjos", "corujas", "chacais", "lilits" ...
Aparecem bênçãos e maldições dirigidas a crentes e não crentes na comunidade. Você tenta assustar os demônios. A proclamação solene do instrutor deve servir para proteger a comunidade contra os demônios. Estas canções são hinos de magia, mas são muito semelhantes. Há outros que já têm a oração e, em seguida, um feitiço. O uso de "canalha" para descrever o diabo mostra que estamos no mesmo contexto que o livro de Enoque.
Há um texto inédito fragmentária é dedicado para expulsar o demônio que ataca grávida. É um fragmento de um manual prático de exorcismos, não é, portanto, um fragmento para ser enrolado e ser armazenados em um amuleto. É um fragmento cuja primeira coluna é em aramaico, descreve a doença e os demônios que causam a doença. A segunda descreve o remédio. Apesar das suas deficiências na segunda coluna os demônios exorcista aborda tanto masculino e feminino, para neutralizar os efeitos devastadores que eles causam no paciente (febre, etc) ..
Outro manuscrito descreve a posição da lua em diferentes signos do zodíaco. Explicar o que é o significado do trovão no Zodíaco, "Se ele troveja no signo de Touro vai ... se troveja no signo de Gêmeos ...." Isso indica que prevê o que vai acontecer quando o brilho da lua e está localizado em uma lugar particular.
O 4Q186 é um exemplo da magia de adivinhação. Este manuscrito é em hebraico, tem personagens paleohebreos, letras gregas e parte do alfabeto críptico de Qumran. Também é escrito da direita para a esquerda porque foi feito para que só os iniciados poderiam ler e compreender. O manuscrito explica como conhecer o caráter da pessoa através da valorização de seus traços físicos e sempre tendo em conta o signo do zodíaco correspondente à data de seu nascimento. O texto diz que a pessoa tem "lado da luz" e "parte da escuridão." Esta magia era uma vara de medição do aspirante à comunidade para saber se ele foi mais uma parte da luz das trevas. Este é um teste que o candidato deve passar.
Todos estes textos nos dizem essa frase mágica, que aparece na tradição de Enoque no Antigo Testamento, exorcismo e adivinhação foram praticadas inteiramente pela comunidade de Qumran e foram aceitos de forma positiva. Metamorphosis é um interessante e mostra que o exorcismo e adivinhação eram praticados sempre com a observância das prescrições bíblicas. O uso deste mágica foi necessária para proteger os filhos da luz contra as forças do mal das trevas. Também evitar a contaminação. Estes métodos de adivinhação são compreensíveis em uma união da realidade dualista e determinista. Havia dois tipos de magia tolerado e praticassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)