Título da conferência: "METAMORFOSE DE UM BAN: Magic nos manuscritos de Qumran"
Localização: Palma de Mallorca (Auditório Centro Cultural "Sa Nostra")
Data: 2004/04/11
A proibição de qualquer tipo é magia absoluta no Antigo Testamento.
De Deuteronômio prática da magia é uma abominação: "E quem não está
entre vós, que purifica o seu filho ou sua filha, passando pelo fogo, ou
adivinhos que pedem, e ver sonhos e presságios, nem que seja feiticeiro
ou encantador, nem quem consulte os chifres, ou adivinhos, ou procurar a
verdade morto. Porque todas essas coisas são uma abominação ao Senhor, eo mal vai destruí-los como o seu post "(Deuteronômio 28,10-12). O mesmo pode ser visto no capítulo 19 de Levítico e capítulo 22 do Êxodo. No entanto, o mesmo leitor se lembrará do episódio estranho de I Samuel 28.
O episódio é estranho, não pelo tempo que eles foram colocados, o
período monárquico, um período em que estas práticas eram comuns, mas
porque Saul tinha levado a cabo todos os tipos de magia, agora preciso e
não punidos. Exegetas interpretá-lo como um testemunho das práticas antigas cananeus necromântica embutido na religião judaica.
Além disso, em I Samuel 16 diz como David irá tocar um instrumento
musical que repele o ataque de um demônio do mal que assombra a Saul
rei.
Na comunidade de Qumran se dedica ao estudo e interpretação de textos
sagrados e, naturalmente, como eles foram proibidos na Torá, a recorrer à
magia. A comunidade sabia disso. Scroll no Templo encontrada na caverna não. 11, há um versículo do Deuteronômio retocadas. Neste texto qumránico proibição ainda é absoluta. A origem do mal é atribuída aos anjos caídos que foram quem ensinou magia.
Entre os Manuscritos do Mar Morto há mais de dez exemplares do livro de
Enoque, que determina a importância que eles dão para "anjos caídos",
que ensinou as filhas dos homens, a magia.
Embora a comunidade Qumran estava ciente da proibição, ambos os
documentos sectária como não-sectária mágica, praticado por dois métodos
autorizados ou proibidos: ". Os exorcismos e adivinhação"
Você tem que explicar por que uma proibição geral absoluta entra na
comunidade de Qumran em uma metamorfose, uma mudança positiva foi a
permissão de uma determinada prática de magia. É um momento de mudança, a condenação foi transposta para algo positivo em um setor de pré-judaico-cristã.
Existem vários textos literários que contêm referências positivas à magia. Referências positivas sobre exorcismos e adivinhação.
Estes textos literários, onde positivo refere-se a práticas mágicas dividi-los em duas classes:
A) Não TEXTOS LITERÁRIO Magia que se refere o "STEP" em atividades diretamente condenadas pela Bíblia.
Que é, é claro referências, mas servem para compreender corretamente os textos mágicos.
O fragmento de 4Q242, também chamado de "oração de Nabonido"
relacionadas com o livro de David Capítulo 4, preservados detalhes
autênticos, como nome do Rei "Nabonido" e começa "Palavras de oração,
ele orou Nabonido, rei do país da Babilônia , o grande rei, quando ele
sofria de uma inflamação maligno. "
As primeiras quatro linhas em aramaico diz que Nabonido Rei, depois de
sofrer uma doença é curada por um exorcismo realizado por um judeu. A cura é através do perdão dos seus pecados, com a ajuda de um exorcista. A ação deste exorcismo é positivo.
Na caverna não. 1 é um manuscrito chamado "Gênesis Apócrifo". Este é um texto que descreve um exorcismo. Realiza-se através da oração e da imposição de mãos sobre a cabeça.
O contexto deste exorcismo é o capítulo 12 de Gênesis: "Mas o Senhor
feriu Faraó ea sua casa com pragas muito grande por causa de Sarai,
mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que fizeste comigo? Por que não me diga que ela era tua mulher?, Por que você disse sua irmã, levando a buscá-la para mim para minha esposa? Agora, eis a tua mulher, levá-la e ir embora. "
O texto aramaico conta como Faraó sofre de uma praga, Deus envia um
espírito a afligi-lo e toda a sua casa, incapaz de ter relações sexuais
antes de passar dois anos e convida os magos do Egito e não pode tirar o
espírito maligno que apenas por atacá-los também. Mas ora Abrão e impõe as mãos sobre a cabeça do faraó sanándole da doença, tirando o espírito maligno.
Abram o patriarca, apesar da proibição do Deuteronômio, aparece neste
manuscrito como um exorcista, que depois é recompensado pelo faraó. A imagem neste documento qumránico Abrão é muito mais positiva do que aparece na Bíblia.
Outro exemplo é dado no manuscrito "Pseudo Moisés", que é dividido em três fragmentos. Ao discutir 4Q375 deve ser feito se um falso profeta.
Em Deuteronômio 13 e 18 também explica que o seu acontece se houver um
falso profeta, mas este manuscrito incorpora um elemento de magia. O teste para saber se ele é um profeta verdadeiro ou falso é por magia. Isso leva a alegada falso profeta diante do sumo sacerdote e estava entrando no templo. Lá, ele usou o Urim e Tumim.
Apesar do estado fragmentário pode dizer que o Urim e Tumim é um
oráculo (como Josephus também descreve em seu livro Antiguidades
Judaicas terceiros). O manuscrito afirma que a pedra embutido em seu ombro direito brilha distinguíveis. Nas guerras usados para prever quem vai ganhar. Se você piscar muito a dizer, haverá uma vitória ou ter a ajuda de Deus. Com o piscar, em seguida, vai saber se é verdade ou falso profeta.
B) Texto MAGIC própria
O chamado "Cântico dos Sábios" 4Q510 e 4Q511 são símbolos litúrgicos emprego comparecer pessoalmente, onde um instrutor. Estes sinais evitam o uso do Tetragrammaton e usa a demonologia do livro de Enoch. Demônios são chamados de "espíritos dos bastardos", "destruindo os anjos", "corujas", "chacais", "lilits" ...
Aparecem bênçãos e maldições dirigidas a crentes e não crentes na comunidade. Você tenta assustar os demônios. A proclamação solene do instrutor deve servir para proteger a comunidade contra os demônios. Estas canções são hinos de magia, mas são muito semelhantes. Há outros que já têm a oração e, em seguida, um feitiço. O uso de "canalha" para descrever o diabo mostra que estamos no mesmo contexto que o livro de Enoque.
Há um texto inédito fragmentária é dedicado para expulsar o demônio que ataca grávida.
É um fragmento de um manual prático de exorcismos, não é, portanto, um
fragmento para ser enrolado e ser armazenados em um amuleto. É um fragmento cuja primeira coluna é em aramaico, descreve a doença e os demônios que causam a doença. A segunda descreve o remédio.
Apesar das suas deficiências na segunda coluna os demônios exorcista
aborda tanto masculino e feminino, para neutralizar os efeitos
devastadores que eles causam no paciente (febre, etc) ..
Outro manuscrito descreve a posição da lua em diferentes signos do zodíaco.
Explicar o que é o significado do trovão no Zodíaco, "Se ele troveja no
signo de Touro vai ... se troveja no signo de Gêmeos ...." Isso indica
que prevê o que vai acontecer quando o brilho da lua e está localizado
em uma lugar particular.
O 4Q186 é um exemplo da magia de adivinhação. Este manuscrito é em hebraico, tem personagens paleohebreos, letras gregas e parte do alfabeto críptico de Qumran. Também é escrito da direita para a esquerda porque foi feito para que só os iniciados poderiam ler e compreender.
O manuscrito explica como conhecer o caráter da pessoa através da
valorização de seus traços físicos e sempre tendo em conta o signo do
zodíaco correspondente à data de seu nascimento. O texto diz que a pessoa tem "lado da luz" e "parte da escuridão." Esta magia era uma vara de medição do aspirante à comunidade para saber se ele foi mais uma parte da luz das trevas. Este é um teste que o candidato deve passar.
Todos estes textos nos dizem essa frase mágica, que aparece na tradição
de Enoque no Antigo Testamento, exorcismo e adivinhação foram
praticadas inteiramente pela comunidade de Qumran e foram aceitos de
forma positiva.
Metamorphosis é um interessante e mostra que o exorcismo e adivinhação
eram praticados sempre com a observância das prescrições bíblicas. O uso deste mágica foi necessária para proteger os filhos da luz contra as forças do mal das trevas. Também evitar a contaminação. Estes métodos de adivinhação são compreensíveis em uma união da realidade dualista e determinista. Havia dois tipos de magia tolerado e praticassem.
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