Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

Vibrações: A Lua na Astrologia

 
A Lua e o Sol são os luminares da Alma. O Sol representa o arquétipo masculino principal e a Lua, o feminino.

Para entender o significado astrológico da Lua, é necessário estudar: o signo e casa onde se encontra no mapa natal e seus aspectos com o resto dos planetas.

Este estudo revela a potencialidade natal da Lua na vida da pessoa. A Lua astrológica é a forma de palpitar e expressar o mundo emocional.

A situação astrológica da Lua no céu revela importantes informações do astral regente, tanto pelo seu posicionamento, como pelo momento do ciclo em que se encontre.

O que indica o signo Lunar no mapa natal

. Como se reage emocionalmente;
. Como se vivenciam as emoções e as respostas aos estímulos;
. O que sensibiliza ou atinge;
. O que afeta ou magoa;
. O que deixa feliz e satisfeito.
. As simpatias e antipatias que se tem num primeiro momento;
. A expectativa de complementação emocional nos relacionamentos;
. As características ideais dos espaços e ambientes íntimos;
. Como "nutrir" as necessidades emocionais ou como esperamos ser nutridos e complementados;
. Como se cuidam dos seres íntimos;
. As características da criança interior;
. As características da mãe ideal.

O significado do signo lunar é matizado pela situação astrológica da Lua no Mapa natal:
. A casa onde se encontra;
. Os aspectos astrológicos com o resto dos planetas e pontos significativos no mapa;
. A situação astrológica de seu "dispositor" (planeta que rege o signo onde se encontra).

O conhecimento do signo lunar é fundamental para conseguir propiciarmos bem-estar e conforto emocional.

A Casa onde se encontra a Lua

Define o setor da vida que centraliza a vida emocional. Sua situação astrológica indicará os temas mais importantes do mundo interior do indivíduo.

Esta casa também indica onde (em que setor da vida) o indivíduo vai preferir descansar, aconchegar-se, estabelecer relações de afeto. É a casa onde se é mais popular e bem aceito.

Exemplo: Quem tem a Lua na casa IV, gosta de ambiente familiar -o Lar é muito importante. Uma pessoa com a Lua na casa X, reconforta-se emocionalmente na sua vida profissional e social. Na casa IV, a pessoa é popular na família; na casa X, é popular no ambiente social.

Os "aspectos" à Lua

Indicam como é a dinâmica da vida emocional e os enredos fundamentais nos quais a pessoa vive. É muito importante ter plena consciência dos aspectos à Lua. Deles dependerão a qualidade da vida emocional.

Os planetas em aspecto à Lua serão os personagens principais nos dramas que acontecem com a Lua. Assim, um trígono com Júpiter cria a potencialidade de um vínculo forte e positivo entre a Lua e Júpiter, propiciando ao indivíduo, equilíbrio emocional, segurança e sincronias felizes. O indivíduo poderá conseguir focalizar e potencializar o melhor das pessoas com quem convive. Ele poderá ter facilidade para criar espaços de conforto onde imperam o afeto, o carinho, a fatura de alimentos, a possibilidade de aconchego... Já uma Lua em quadratura com Saturno pode criar um indivíduo que não consegue se entregar ao afeto e à família, criando situações de desconforto emocional e podendo viver perdas e abandonos.

Na verdade, a expressão do aspecto vai depender da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, da configuração geral em que se encontra o aspecto, e do momento da vida. Por isso, podemos dizer que a forma de se viver um aspecto e suas possíveis maneiras de se manifestar vai depender muito da alma do indivíduo e do ambiente em que se desenvolve.

A Lua bem aspectada

Aspectos harmônicos: sextil, trígono e algumas conjunções

Uma lua bem aspectada, em princípio, poderá propiciar uma vida emocional equilibrada e protegida. Ainda que possa existir uma situação difícil no ambiente familiar, a pessoa encontra formas positivas de viver e de processar possíveis traumas.

Bons aspectos também são favoráveis à vida pública, ao carisma, à aceitação social e ao astral agradável que inspira confiança e estima.

Qualidades: Candura, simpatia, equilíbrio, aconchego, intuição, confiança, maternalidade, talento para a cozinha e cuidados em geral.

A Lua mal aspectada ou em curto circuito

Aspectos tensos: quadratura, oposição, alguns quincunces

Uma lua mal aspectada pode criar situações de desafios emocionais que, quanto mais rápido estiverem conscientizados, melhor para a alma. Os aspectos da Lua contêm uma síntese das experiências emocionais passadas, inclusive de outras vidas.

A emoção tem por alimento a memória, as experiências vividas no passado. As positivas abrindo caminhos, as negativas detonando alarmes e circuitos defensivos e paranóicos, que não permitem a priori, um relacionamento objetivo e atualizado com a vida.

Por isso, os aspectos tensos devem ser bem conhecidos porque, ao serem ativados pela memória negativa do um passado dolorido, não levem a pessoa à respostas defensivas ou paranóicas, mas sim ao reconhecimento de algo inusitado, digno de toda credibilidade e esperança.

Quando os aspectos negativos são iluminados, a pessoa adquire uma maior inteligência emocional e capacidade para viver com profundidade e riqueza as suas emoções e relacionamentos.

Por exemplo, quando a Lua está fazendo "aspectos tensos" com o Sol ou outros planetas, pode provocar mal estar e atritos interiores: uma quadratura do Sol com a Lua pode expressar-se em um conflito entre o que nos faz sentir confiantes, vitalizados, seguros (o Sol) e o que nos provoca conforto emocional (a Lua). Se optarmos pelo que nos faz sentir bem emocionalmente (a Lua), ficamos desvitalizados (o sol); se optarmos pelo que nos vitaliza, ficamos desanimados. O que fazer? Temos de encontrar jeito de conciliar as diferenças e reforçar as semelhanças.

Possíveis defeitos: hipersensibilidade, impressionabilidade, inquietude, instabilidade, irritabilidade, crises, melodramas, obsessões, angústias, neuroses diversas, psicossomatizações; dificuldade de relacionamento, convívio problemático com família e grupos em geral; desconexão com a realidade; frieza ou emoção em desmedida; dependência, atitude de submissão (até mesmo masoquismo); pode caminhar do excesso de consevadorismo ao capricho e à imprevisibilidade.

Um dos objetivos da interpretação de um aspecto por um astrólogo é contribuir com diferentes leituras possíveis de expressão do aspecto, permitindo refletir sobre os possíveis caminhos de canalização.

O astropsicodrama, através da vivência, pode ajudar a encontrar soluções criativas aos desafios perante às tensões da Lua natal.

A Lua em trânsito

Os trânsitos de Lua são rapidíssimos. Em um dia, a Lua caminha aproximadamente 15 graus; em 6 horas, uns 4 graus. Assim, a Lua está dois dias num mesmo signo e seus aspectos têm validade de, no máximo, 12 horas, considerando a orbe de 5 graus antes e depois do aspecto.

A Lua pode agir como dinamizadora ou catalisadora de algum aspecto mais demorado ou de promessas do mapa.

Aconselha-se também o estudo das Lunações e das fases da Lua.

Prestar atenção em que parte do mapa acontece a Lua Nova, assim como todas as fases da Lua, especialmente quando se analisa setores da vida que tenham a ver com as emoções, família ou público.

Outra coisa muito reconfortável é a celebração do aniversário lunar. Todo mês, fazemos um ano de Lua no momento em que a Lua transita pela posição da Lua Natal.

O que representa a Lua na carta natal

A Lua, no mapa, dá importantes dicas para saber como a pessoa gosta de ser tratada, o que magoa, o que gosta de ganhar como presente e os ambientes em que se sente acolhida.

Por: Marcia Arantes de Paula
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)