Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

CRISTIANISMO e o mito do Santo Graal.


Metáfora de uma busca introspectiva
Sergio Fuster
O Santo Graal é um mito. Sua pesquisa tem um propósito transcendental: o encontro do divino. Umberto Eco em seu livro A Ilha do Dia Antes de descrevê-lo como um símbolo de algo que nós perenemente como "um desejo insatisfeito." O "cálice" que contém o "sangue" de Cristo revela um caminho que leva, eventualmente, para auto-conhecimento e auto-aperfeiçoamento. Ela pode ser comparada a uma exploração interior que tenta encontrar o centro de si mesmo, em outras palavras, a transcendência de si mesmo em favor do "verdadeiro eu". Em termos da metafísica Upanishadic indiana é expresso como superar e encontrar Ahankara Atman.
No entanto, colmatar as lacunas culturais entre Oriente e Ocidente, também o orçamento psicanalítica tem algo a dizer. Recordando as conclusões do CG Jung sobre o princípio de individuação no caminho para o Eu ", onde o mergulho se realiza (falando da embarcação alquímica) ea transformação ocorre em um ser espiritual."
Neste contexto, no campo da mitologia, há dois temas recorrentes: "jornada do herói" e "valiosa que deve encontrar e trazer" para sua própria elevação. O mitema de evitar dificuldades de viagens experiência em encontrar o valor realmente (se os Argonautas eo Velo de Ouro, ou Hercules e as maçãs das Hespérides ou o cavalheiro digno para atender o Santo Graal, que contém o sangue de Cristo) é semelhante em todos os casos e nos faz pensar de uma origem primitiva ou como um "arquétipo do inconsciente coletivo." Mas o que tem raízes estes números? É possível que o ciclo de Santo Graal tem fundamentos para além dos evangelhos, na mais escura antigudad na monomito (como disse Campbell), o herói, e ressurgimento na Idade Média como a conhecemos? O que tem de revelar a mensagem críptica?
É por isso que no presente trabalho propomos para cobrir as possíveis fontes deu origem ao mito medieval do Graal e seus simbolismos e muitas já no final da turnê algumas séries compreende versões desta narrativa (ciclo do Graal) para obter a sua vivacidade poética, mística e existencial.
Raízes bíblicas
No mito do Graal, certos símbolos entram em jogo como o cálice tigela, recipiente ou recipiente de líquido como um símbolo do feminino divino e os objetos afiados ou lance símbolo, penetrando masculino, ambos são caracterizados ter vestígios de sangue redentor.
O simbolismo bíblico do sangue é definitivamente determinado no livro bíblico do Levítico: sangue (Heb. barragem) é a vida (Levítico 17:11). Em narrativas etiológico da primeira Páscoa no Egipto (Ex. 12), o sangue de um animal abatido aspergido sobre as portas das casas era um sinal de salvação. Na liturgia do antigo Israel o sangue dos animais abatidos foi para o perdão dos pecados (Levítico 16). Durante a celebração da Páscoa, a última refeição compartilhada por Jesus com seus discípulos um pedaço de pão e um copo de vinho. O pão representava o seu corpo e beber o vinho de seu sangue, de modo que o consumo destes emblemas iria partilhar o seu corpo místico, isto é, a vida eterna.
Assim, a Páscoa arquetípica descrito no livro do Êxodo, teríamos uma representação típica na ceia de Jesus com seus discípulos. Nos evangelhos canônicos Jesus usa um "copo" para representar o serviço que iria servir de modelo para as futuras gerações na Eucaristia, embora o significado deste ritual mudou dramaticamente. Isso está registrado em Mateus 26: 26-28, Marcos 14: 23,24 e Lucas 22: 17. Aqui teríamos a origem bíblica do simbolismo do recipiente.
Em uma segunda abordagem, os ciclos dos mitos Santo Graal, tem uma tigela que realmente contém o sangue místico de Jesus. De acordo com a história do Evangelho onde Jesus estava pendurado na cruz, um soldado romano perfurando o lado de seu corpo com uma lança. Este episódio é mencionado por João (19, 34), mas "o mesmo container", que foi usado para segurar o sangue pegar sua última refeição isso faz parte de uma tradição longa e complexa mais tarde.
Na perspectiva evangélica, o sangue derramado no Gólgota normalmente se reuniu com o sacrifício de ppurin hakki Yohn. Naquele dia (10 de Tishri) fez um sacrifício de animais eo sangue era aspergido diante da misericórdia da Arca da Aliança, símbolo da Árvore da Vida e do trono do Senhor. Desta forma eles obtiveram o perdão dos pecados eo homem entrou no caminho da salvação. Esta era a visão que os evangelistas foram a morte de Jesus, que se tornou uma morte redentora.
O relatório sinóptico Evangelhos que, na época da morte de Jesus, o céu escureceu ea terra tremeu e houve um fato surpreendente: o véu do santuário (que separa o Santo dos Santos onde ao mesmo tempo era a Arca da Aliança) foi rasgado de cima para baixo, como um sinal de que o sangue expiatório de Cristo ferida na presença de Deus (Mt 27: 51 Mr 15 38, Lu 23:. 45). O mesmo incidente é mencionado no Evangelho de Pedro V: 6 e no Evangelho de Nicodemos XI.
Conseqüentemente, o mito do Graal sugere que é o mesmo navio que contém o sangue expiatório de Cristo e da lança que atravessou o corpo de Jesus foi preenchido com o mesmo sangue precioso, este elemento também se tornou objecto de pesquisa mais tarde tradições medievais.

O símbolo do "container" nas religiões antigas

Os recipientes têm uma conotação feminina. No início eram as águas, terrestres e fluviais foram os "containers" que o contenham. O poder da água foi exemplificado pelos habitantes da Mesopotâmia asiáticos, já que a maioria dos templos estavam na entrada de uma fonte de água, de acordo com o mito de Enki envia água para os templos e faziam parte de Tiamat e Apsu. Talvez eles pensavam os antigos, a origem das fontes era porque os deuses tinham deixado o elemento líquido amniótico. Em uma das paredes da cidade de Nimrod é um baixo-relevo de um peixe Deus antropomórfico vestido (obtida por Henry Layard desenho mostra). Os persas tinham em suas bacias, onde templos libaban aos seus deuses. Zeus foi criado por uma ninfa que alimentou o destinatário da abundância.
Nos rituais de Eleusis dedicado à Deusa, que durou nove dias, usava óculos peito sagrado como parte de seus sacramentos. Em alguns rituais dionisíacos vasos sanguíneos e órfica foi consumido, o que nos lembra o rito cristão. Estes gestos podem ter seus antecedentes nos sacrifícios feitos na Anatólia antigos onde o sangue de ovelhas e cabras foram colocados em um caldeirão.
Nos mistérios de Mitra no mundo greco-romano dos sacramentos era beber copos de vinho consagrado. A seita gnóstica acreditava no copo do Anacreonte Naasenios, representando o cosmos, Deus ela misturou os quatro elementos, a fim de criar o mundo. A lenda persa fala da xícara de Jamshid em que se podia discernir os mistérios da natureza. Na tradição hermética, um receptáculo cheio de Nous ou consciência tinha sido enviado do céu para banhar a humanidade na compreensão divina. Os copos sagrados e de cura tigelas de Virgil derivado dos mistérios gregos.
A idéia de um herói ligado com a busca de valiosos também em muito arcaico. Gilgamesh vai em busca da planta da imortalidade, que nos lembra a árvore da vida no Gênesis. Ulisses é o arquétipo do herói europeu para o desconhecido. As lendas gregas de documentação pode servir as histórias do Graal de Chrétien de Troyes, que ele disse foi baseado em um livro que ele tinha dado seu patrono Filipe de Flandres.
Nas histórias de Valhalla, os irlandeses Prese Edda Snorri Sturluson, falando do caldeirão fumegante chamado Eldhrimnir. Foi dito que o caldeirão de hidromel Ymer deu força e sabedoria para todos os que provaram o seu conteúdo.
No poema "O Sonho da Cruz" (escrito do século X, mas com certeza a idéia vem do século IV, começaram a aparecer as primeiras representações de cruz) é Jesus Cristo em uma cruz cintilante de jóias no momento da sua morte . É perfurado por uma lança e os fluxos de sangue. Seu corpo é recolhido por seus seguidores e mantê-lo em um baú de ouro e prata. Tal como acontece com as cinzas do corpo de Buda, com os restos de Osíris ou a cabeça de João Batista, seu sangue é derramado em uma infinidade de relíquias. Logo a morte de Jesus foi sincretizado com a morte e ressurreição de várias divindades no mundo do mito. Reno nas mitologias do Deus que é morto Balder, "O Iluminado" foi representado pela runa da cruz eo soldado perfura Jesus com o Deus que era cego Hoder (segundo a tradição Jesus passou por um centurião cego chamado St. Longinus).
Estas crenças celtas são desenvolvidos a partir e cultos Druid influenciado as sagas arturianas do tribunal foram os em seus mitos o caldeirão Gunderstrup razão sagrada. Dagda, pai dos deuses irlandeses era um caldeirão de abundância chamado Undri e seu clube tinha as propriedades do Lance Santo.
Algumas histórias curtas sobre o Santo Graal
As velhas histórias de panelas e tigelas abundância inesgotável foram convertidos na Idade Média cristã em pratos e copos estavam constantemente a comer e beber. O mito do Graal diz mais ou menos o seguinte: os estatutos mago Merlin fundou uma ordem de cavaleiros que presidiu um painel de discussão. Há cinqüenta 49 assentos terrenos ocupados. O espaço vazio ocupando o senhor iria encontrar o Graal. Os tolos que se atreveu a sentar na cadeira vazia foram atingidos pela mão invisível do Judas. Um dia um homem velho chega com uma túnica branca e carrega uma bela jovem que estava sentado no lugar vazio o nome dela era Galahad que traria o Graal. Galahad era filho ilegítimo de Lancelot e Guinevere Rainha (Para aqueles amor proibido Lanzarote perdeu o privilégio de ir em busca do Graal). Lanzarote Rei Pelles tinha ajudado descendente direto da irmã de José de Arimatéia, que havia recolhido o Graal após a crucificação. Galahad vai em busca do castelo do Graal e, em seguida, morrendo Rei Pescador traz muitas dificuldades vaso sagrado e apresentado na mesa-redonda. Aqui nós descrevemos o copo como se suspenso no ar circulando a mesa e servir todas as pessoas.
Em outra versão do mito, Galahad e Bors Persival deve viajar para uma capela que está cercada por água, um símbolo claro do inconsciente. Para o navio de cruzeiro Solomon usado onde os restos da Arca de Noé, a Arca da Aliança, uma cama feita de árvore da vida do paraíso e três cruzes: um branco um vermelho e as cores verde próxima feitas por alquímico Salomão. Na cama da espada de Davi, símbolo de magia e ciência. A alça é moldada como uma salamandra e um peixe do rio Eufrates.
Galahad substitui Lanzarote para ir em busca do Graal estava no meio das águas. O forte foi guardada por dois leões. Então, para contornar este obstáculo entra em uma câmara brilhante, que prevê o Graal. Este foi coberto por um pano vermelho sobre uma mesa de prata. Alguns anjos balançando incenso e velas e segurando cruzes. Um velho homem se ofereceu para sediar uma tríade de homens. Nesta história, Lancelot não pode recuperar o Graal, mas os benefícios de sua abundância.
Cinco anos depois, Galahad, Bors Percival e chegar ao castelo do Rei Pescador, esta estava muito doente. Eles têm a visão de um homem no trono apoiado por quatro anjos. Os anjos elevar o Santo Graal ea lança e pinga de sangue. Bispo Joseph, que estava presente, o milagre da transubstanciação. O próprio Jesus Cristo fora da Copa do sangue e dos sacramentos dá os cavaleiros e uma refeição sagrada. Os Cavaleiros curar o King Fisher para o sangue sagrado e vá para o navio em que encontrar o Graal na cama além de obter a visão que José ascende ao céu. Como o herói Gilgamesh veio com a planta da imortalidade, quando vão de possuir o Graal uma mão celestial leva-lo.
A história seguinte é retirado de "A História do Graal", escrito 1230. Esta história termina com ciclo de Persival concentra-se em Lanzarote. Também fecha com a morte de Arthur. O autor desta história afirma ter ouvido a voz de Deus na 717 anos. Durante a noite de sexta o eremita adormeceu, uma voz celestial chamou quatro vezes e um homem de rara beleza, o que representa a trindade. O homem coloca uma luz brilhando em sua boca e respirar dentro de seus olhos, que nos lembra da vocação do profeta Isaías (capítulo 6). O eremita é um livro e depois desaparece através de visões traz até o submundo. Há uma capela onde o livro é Deus e Jesus Cristo, que é ali mandou fazer uma cópia do mesmo, não é nada menos do que o livro do Graal.
A história diz que José de Arimatéia pegou o sangue de Cristo e as viagens Terra Santa desde o sul da França em navio de Salomão, tornando-se o primeiro bispo da Europa Ocidental. Em seguida, Joseph viaja para a Grã-Bretanha.
Ele disse que o Fed Graal para milhões de fiéis e que este estava em casa esperando a chegada de Galahad. A história do Graal não é uma bebida, mas uma fonte.
Conclusões
Nós tentamos transcrever aqui como exemplo alguns breves relatos do ciclo do Graal e sua relação com o cristianismo. Face ao exposto, vemos que o mito tem dois aspectos fundamentais na construção de suas narrativas. Por um lado, as fontes do Novo Testamento e os outros motivos tradicionais dos potes e recipientes mundo mágico da mitologia. Mas o tema básico permanece o mesmo, seja na Antiguidade ou da Idade Média: a busca do divino, o caminho sagrado eo retorno do herói enobrecido pela sua descoberta.
O Santo Graal tem inspirado tantos artistas, a partir de Lambert tributados, a música de Wagner e desenhos de Dürer, também tem uma dimensão metafísica, representa a "realmente valioso" que todos temos dentro, a tarefa de o herói começando e encontrá-lo. No espaço de uma vida que temos para superar situações de stress, para citar Camus "absurda" a aumentar com um novo ensinamento. Os mitemas jornada heróica nos ensinar as verdades da vida, não há crescimento sem crise, sem morte e renascimento, de jeito nenhum introspectivo. Cristo teve que suportar a tortura e morte para a ressurreição gloriosa no terceiro dia. O Shaman é experiente em sua ascensão para outros planos de existência. No casamento do casal recipiente alquímico elemental precisa da bênção do amor, o Rei ea Rainha de putrefação deve chegar para obter o "lápis".
O mesmo motivo aparece nos Evangelhos canônicos em relação ao Reino de Deus ", está dentro de você." Nas parábolas de Jesus em Mateus 13. 44-46 comparado a um tesouro escondido ou uma pérola de grande valor que pretende vender tudo que tem e jogar em sua pesquisa. Educação e responsabilidade nós deixamos essas razões é que o lendário Santo Graal não está congelada na série e sagas medievais, é um símbolo vivo, perene, está em cada um de nós como um norte eterno, no nosso íntimo, olham para nós e trazer à superfície.

Sugestões de leitura

Ayala, RR: Mitos e lendas da Idade Média, Barcelona, ​​2000.
Campbell, J: O Herói de Mil Faces, México, 2003.
- Mitos. Seu impacto no mundo, Barcelona, ​​1999.

Charbonneau-Lassay, L.: O Bestiário de Cristo, Barcelona, ​​1977.

Cantu, C.: A ordem dos cavaleiros, Barcelona, ​​1988.

Cardona, F.: Mythologies e lendas da Europa, Barcelona, ​​1999.

D'Arbois de Jubainville: O ciclo da Irlanda mitológicos e mitologia celta, Barcelona, ​​1987.
Lancelin Green, R.: Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, Londres, 1953.

Sinclair, A.: A descoberta do Graal, Barcelona, ​​2003.
Steinbeck, J.: Rei Arthur e seus cavaleiros, Madrid, 1976.

Jung, CG Psicologia e alquimia, Barcelona, ​​1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)