Dentro das premissas de um Caminho Iniciático provável, não é possível condicionar Dante, como bem o diz acima Robert Bonnell, que podemos considerar como o Grande Decodificador Da Divina Comédia e, ao mesmo tempo, da Alma Poética do Grande Divino Mestre em seu formidável livro. Dante, O Grande Iniciado: é o que podemos denominar de O LIVRO.
Dante é, antes de tudo, um grande poeta de imenso gênio literário, alimentado por uma filosofia livre e toda pessoal, e de uma espiritualidade abundante.
Dante, O Grande Iniciado, um tratado esotérico completo acerca das caminhadas dantescas no terreno da Iniciação que, como dito antes, lhe foi toda particular e própria de uma alma dotada no grande interesse de Ascender até as mais Altas Esferas.
O seu pensamento multiforme é o reflexo de centros de interesse tanto místicos quanto políticos, passados à prova de uma existência movimentada de homem comprometido com a vida da cidade. Seu gênio não lhe permitiria encerrar-se em alguma filiação espiritual, qualquer que fosse.
O livro é um curso excelentíssimo de Hermetismo, Esoterismo Cristão, Numerologia Sagrada, Tarot e Alquimia, complementado ainda com observações precisas sobre Astrologia Esotérica, Mitologia Universal, Religiões e História.
Comentários de autores tão diversos quanto René Guénon, Louis Lallement, André Barthélémy, Eugène Canseliet, Carl Gustav Jung, Paul Aléxis Ladame, André Pézard, Jacqueline Risset e alguns outros. Robert Bonnell - In: Dante, O Grande Iniciado - pag. 206
Em sete caminhos divide-se o livro:
I - O “Tohu-Bohu” De Um Destino Em Cinco Idades
Observações dos detalhes presentes no destino de Dante referentes ao seu Existir e o sentido de suas obras refletidos nesse mesmo Existir
II - As Nove Obras... Testemunhas De Uma Busca Espiritual Irresistivelmente Orientada
Exame das nove obras de Dante em seus sentidos iniciáticos e simbólicos
III - A Viagem Iniciática E Filiação Espiritual
Os detalhes referentes ao Espiritual Envolvimento de Dante com o que se aproxima das suas visões de mundo descritas em seus livros
IV - O Número
A Numerologia Sagrada Revelada E Revelando Os Sagrados Divinos Mistérios contidos na Divina Comédia
V - O Simbolismo Sagrado Dos Sítios Nos Três Mundos Da Divina Comédia
Inferno, Purgatório e Paraíso analisados e comentados conforme os ditames esotéricos da Antiga Tradição Hermética, da Kaballah e do Esoterismo Cristão
VI - Sob O Véu Dos Versos Estranhos, Ou...
A Alquimia Operativa Da Divina Comédia
A Alquimia Espiritual apresentada nos esotéricos versos da Divina Comédia é o tema deste capítulo, um dos mais elucidativos e brilhantes do livro
VII - Os Arcanos Da Divina Comédia Ou Os Símbolos Maiores Das Forças E Dos Seres Em Presença Na Grande Aventura Da Transmutação Espiritual
O Tarot e seus Arcanos correspondentes à Viagem Iniciática Dantesca em uma grandiosa apresentação e explicação pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso
Se atualmente é mais ou menos admitido que Dante foi um Iniciado, no entanto, não é possível relacioná-lo com tal ou qual corrente esotérica ou iniciática. De resto, a tentativa que consiste em querer inseri-lo em tal ou qual filiação parece-nos totalmente inútil diante de raras evidências.
Ao final do livro, um complemento enriquece ainda mais o todo do mesmo:
Complemento I - O Ciclo Iniciático Da Semana Santa E Da Páscoa, E Além.
A Sincronicidade Entre As Sagradas Escrituras E A Divina Comédia
Exame das referências e similaridades da Divina Comédia com o Esoterismo Cristão
Igualmente, um anexo tem o mesmo efeito enriquecedor:
Indicações Sobre As Chaves Essenciais A Respeito Do Hermetismo Cristão
Uma detalhada revisão do conteúdo hermético da Divina Comédia em face das diversas linhas de pensamento esotérico descritas e citadas e desenvolvidas no livro todo desde a primeira página (o livro de Bonnell)
Dante surge às vezes na pena da Bonnell e é como se ditasse todo o livro com a sabedoria de Divina Natureza que agora ele possui nas Esferas pelas quais transita livre da envenante atmosfera da carnalidade. Este foi todo o objetivo, desde o início de Dante, ao realizar A Obra Em Negro (O Caminhar No Inferno), A Obra Em Branco (O Caminhar No Purgatório) e A Obra Em Vermelho (O Caminhar No Paraíso), é o Poeta-Mago no início de sua Caminhada Iniciática rumo à Ascensão e ao encontro da Unidade, tal como descrito por Bonnell:
O Poeta-Mago encontra-se a caminho de uma experiência de percepção interior. E essa percepção tem por objetivo compreender a origem de todas as coisas e a Unidade que as rege. Mas, maleficiado, esse caminho representa todas as forças hostis a essa percepção interior. Ele diz respeito a todas as categorias de Condenados que o poeta encontrará nos nove círculos do Inferno. Pag. 534
Vencidos todos os obstáculos no Inferno, Dante chega ao Purgatório, sempre guiado por Virgílio, onde se torna o próprio Eremita a fim de ultrapassar mais uma etapa em direção ao Um: A Prudência é o início da Sabedoria.
O Eremita é um mestre secreto que trabalha, como diz Oswald Wirth, para condicionar o futuro em gestação. Ele está desligado do Mundo e de suas paixões e leva a sua busca como perfeito Iniciado. A Humildade é a primeira das virtudes enfrentada no Purgatório de Dante, diante do pecado do orgulho encontrado no primeiro terraço. Mago no prólogo do Inferno, cheio de promessas e de limites, Dante agora é esse Eremita, no Purgatório, no meio do processo de iniciação, sempre sob a vigilância de Virgílio e aprofundando a sua busca no Invisível. Pag. 551
E, diante do Um, Dante se insere no contexto vibratório do Arcano Do Mundo:
Ele se situa além dos três ciclos descritos e associados ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso da Divina Comédia. É como se fosse o seu coroamento. Ele corresponde à entrada de Dante no Empíreo e ao seu Êxtase Místico na contemplação da Rosa dos Bem-aventurados, de Deus e de toda a Corte Celeste. (...)
O Arcano do Mundo é a Totalidade do Homem e do Mundo, incessantemente criada pelo movimento harmonioso que mantém os elementos em equilíbrio e o Homem em sua ascensão espiritual. De fato, podemos ver o equilíbrio entre os quatro elementos em gestação ao longo da viagem inicática de Dante nos três mundos da Divina Comédia (...)
Aos olhos do poeta, esse equilíbrio o conduz à fusão com o Divino e o Êxtase Místico. Pag. 587
Bonnell é o próprio Papa, detentor das Coisas Raras que possuem Mistérios desvendáveis se os nosso Olhos Espirituais estão atentos ao Mover Raro De Todas As Coisas. Capacitado a nos dar uma visão completamente autêntica e original da obra maior de Dante.
No apanhado geral, é um grande livro a todos recomendado e que passa uma mensagem diretamente ditada por Dante ao autor, o qual Compreendeu Em Verdade a Alta Divina Mensagem Da Divina Comédia, como comprova este seu poema presente na obra após a exposição do complemento referente aos aspectos de ligação entre as Sagradas Escrituras e a eterna obra iniciática dantesca:
Metamorfose
De arcano em arcano,
perscrutas o caminho.
No céu de teus manás,
reconhece teu Destino.
E vê o doce segredo,
que, passo a passo, te leva
Para a Felicidade:
É simples: Ama!
Se tua alma sofre,
entendas o Poeta:
Que o Espírito Purpúreo
ilumine tua testa.
Tua metamorfose
retirará o véu,
e, como ele, ousa
remontar às estrelas.
Então suprimirás
as sombras de tua vida,
e Luz terás
para todo confronto.
E tua história, então,
de Humana Tragédia
se transformará em Ouro:
Divina Comédia.
Robert Bonnell
Ele é um grandiosíssimo mestre na arte da estudada e cuidadosa elaboração de cada parte do livro, que em si mesmo é uma obra-prima de extremíssima e profundíssima qualidade aos que estudam e praticam a Magia, o Ocultismo e as Ciências Ocultos; e, também, aos que simpatizam intelectivamente com tais assuntos e vertentes iniciáticas apenas a nível de leituras instrutivas d'alma e da mente.
Fonte de pesquisa: omundoinominavel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário