Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

A Astrologia Karmica


No Oriente, a prática astrológica sempre esteve ligada às idéias da reencarnação e do karma. Temos que abrir um parênteses aqui para explicar a noção de karma. A idéia que os ocidentais tem do karma é de algo negativo quando, na verdade, karma é equilíbrio, polaridade, a contrapartida de uma ação. E desde que se admita que os positivos ou negativos mostrados no mapa astral natal, não são heranças genéticas; que deve haver algum motivo para que alguns sejam tão bem aquinhoados pela sorte, enquanto outros deserdados por ela tanto materialmente quanto espiritualmente. Este motivo chama-se KARMA. 

Quando nascemos, já temos uma bagagem (exceto se somos “espíritos novos”, o que é muito raro). Ou seja, tudo que fizemos – ou deixamos fazer em nossa última vida fica escrito “num livro cósmico”, que a partir deste “Arquivo Akásico”, segundo nos ensinava Edgar Cayce, nossa próxima existência vai se delineando. Tal como na lei mecânica de Newton – “a cada ação corresponde uma reação igual e em sentido contrário”. 

O karma é neutro! Segundo Leo, a astrologia, sem os antigos ensinamentos referentes à reencarnação e ao karma, careceria de valor permanente, seria mesmo inútil em auxiliar o homem a lançar uma luz sobre os problemas das desigualdades da vida humana. É claro que se pode estudar astrologia sem levar em conta essas idéias, mas, é como estudar o corpo humano como se fosse apenas uma máquina, sem avaliar o quanto a parte emocional e psicológica influenciam esse maravilhoso mecanismo. Vai depender da natureza da ação: se boa ou má. 

A tradição astrológica ocidental, firmada a partir dos escritos de Ptolomeu, Kepler e Mrin de Villefranche, para citar os mais significativos, desenvolveu-se centrada nos acontecimentos, nos eventos exteriores da vida humana e não em suas causas. Foi apenas no fim do século XIX, que os pioneiros ocidentais da astrologia esotérica – teósofos, antropósofos e rosacruzes – foram beber nas águas da tradição hindu e budista. Entre eles, estava o inglês Alan Leo. 

Os orientais procuram agir de modo a evitar criar o karma negativo e, consequentemente, reencarnações humilhantes e dolorosas. Alcançar um estágio elevado de evolução espiritual onde não seja mais preciso reencarnar-se, é o objetivo de suas vidas. O Mapa natal, portanto, mostra o uso devido ou indevido que fizemos de nossos talentos no passado, fruto de nossa liberdade, de nosso livre arbítrio. Paramahansa Yogananda, um dos primeiros mestres indianos a expor suas idéias no ocidente, diz acerca da astrologia que, uma criança nasce num dia e numa hora em que os raios celestes estão em harmonia matemática com o seu karma individual. 

Seu horóscopo é um retrato desafiador que revela o seu passado inalterável e os seus prováveis resultados futuros. Diz ele ainda que: as sementes do karma passado não podem germinar se forem queimadas no divino fogo da sabedoria e quanto mais profunda for a compreensão do homem, mais ele influenciará o universo e menos será afetado pelo fluxo dos fenômenos. Para o astrólogo de orientação esotérica, importa saber como utilizamos nossos recursos, não quem fomos em vidas anteriores. Vários fatores, entre outros, os planetas posicionados nas casas de água, ou em signos tidos como kármicos, as retrogradações e interceptações, aspectos entre planetas pessoais e superiores, os nodos lunares, etc., fornecem algumas pistas. 

O menor ciclo do planeta é um dia, baseado no movimento que a Terra faz no seu próprio eixo (rotação). Este período é dividido em quatro estações conhecidas como manhã, tarde, noite e madrugada. Pela Lei de Correspondência este ciclo se repete nas quatro estações e, por conseguinte, nas quatro idades do planeta. Atualmente a humanidade finaliza a Idade de Ferro, segundo as tradições ocidentais ou Kaly Yuga, segundo as tradições orientais. Atribuídas aos antigos caldeus, as Horas Planetárias encerram mistérios sobre a vida psíquica da humanidade de Deus e do planeta Terra. É por meio delas que se determinou os grandes e pequenos ciclos do tempo por meio das Leis de Correspondências. 

O dia também é dividido em 7 pares de horas diurnas e noturnas, conforme os pares de energias básicas do universo. Esta divisão corresponde as Sete Horas Planetárias, que repetem em Sete Dias da Semana… até as Sete Eras e por fim as Sete grandes Épocas. 

As sete horas planetárias são por correspondência iguais aos Sete Períodos de manifestação da consciência ou os Sete Dias da Criação. Essas tais Idades são também representadas no livro do profeta Daniel onde ele descreve a humanidade em forma de uma estátua conforme sonhada pelo rei babilônico Nabucodonossor: “A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços, de prata; o seu ventre e as suas coxas, de cobre; as pernas, de ferro; os seus pés, em parte de ferro e em parte de barro.” Livro de Daniel A manifestação das horas planetárias se dá na ordem de materialização da vida iniciando por Saturno seguindo numa espiral passando por Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua, repetindo todo ciclo até o fim do dia. Os quatro livros de ocultismo escritos pelo mago Cornelius Agrippa descrevem com minuciosidade o uso das horas planetárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)