Sonda Juno da NASA captou uma imagem de eclipse solar parcial em Júpiter enquanto fazia sua 22ª passagem perto do planeta enorme com um estilo sensacional.
Io, a lua mais próxima das quatro luas de Júpiter, deixou uma sombra surpreendentemente nítida na superfície do gigante gasoso captada nas fotos espetaculares. As imagens foram divulgadas pelo engenheiro da NASA, Kevin Gill, que compartilhou a imagem da sonda na sua página no Twitter.
244 pessoas estão falando sobre isso
Júpiter e a sombra de Io
NASA encoraja o público para processar as imagens obtidas pela sonda, e os esforços de Gill são o último resultado interessante divulgado.
A sombra de Io sobre Júpiter aparece tão nítida porque é muito maior e está muito mais perto de Júpiter do que a nossa Lua está em relação à Terra. Aparenta ser aproximadamente 4 vezes maior que o Sol desde a perspectiva de Júpiter.
A lua precisa de 1,77 dias para orbitar o planeta gigante, enquanto Juno faz uma passagem perto do gigante em cada 53 dias.
Gill também compartilhou uma vista espetacular de 360 graus horizonte a horizonte de Júpiter, feita pelas poderosas câmeras da sonda da NASA e graças à sua imensa habilidade no processamento de imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário