Visite

sábado, 5 de novembro de 2011

Vibrações: A Lua na Astrologia

 
A Lua e o Sol são os luminares da Alma. O Sol representa o arquétipo masculino principal e a Lua, o feminino.

Para entender o significado astrológico da Lua, é necessário estudar: o signo e casa onde se encontra no mapa natal e seus aspectos com o resto dos planetas.

Este estudo revela a potencialidade natal da Lua na vida da pessoa. A Lua astrológica é a forma de palpitar e expressar o mundo emocional.

A situação astrológica da Lua no céu revela importantes informações do astral regente, tanto pelo seu posicionamento, como pelo momento do ciclo em que se encontre.

O que indica o signo Lunar no mapa natal

. Como se reage emocionalmente;
. Como se vivenciam as emoções e as respostas aos estímulos;
. O que sensibiliza ou atinge;
. O que afeta ou magoa;
. O que deixa feliz e satisfeito.
. As simpatias e antipatias que se tem num primeiro momento;
. A expectativa de complementação emocional nos relacionamentos;
. As características ideais dos espaços e ambientes íntimos;
. Como "nutrir" as necessidades emocionais ou como esperamos ser nutridos e complementados;
. Como se cuidam dos seres íntimos;
. As características da criança interior;
. As características da mãe ideal.

O significado do signo lunar é matizado pela situação astrológica da Lua no Mapa natal:
. A casa onde se encontra;
. Os aspectos astrológicos com o resto dos planetas e pontos significativos no mapa;
. A situação astrológica de seu "dispositor" (planeta que rege o signo onde se encontra).

O conhecimento do signo lunar é fundamental para conseguir propiciarmos bem-estar e conforto emocional.

A Casa onde se encontra a Lua

Define o setor da vida que centraliza a vida emocional. Sua situação astrológica indicará os temas mais importantes do mundo interior do indivíduo.

Esta casa também indica onde (em que setor da vida) o indivíduo vai preferir descansar, aconchegar-se, estabelecer relações de afeto. É a casa onde se é mais popular e bem aceito.

Exemplo: Quem tem a Lua na casa IV, gosta de ambiente familiar -o Lar é muito importante. Uma pessoa com a Lua na casa X, reconforta-se emocionalmente na sua vida profissional e social. Na casa IV, a pessoa é popular na família; na casa X, é popular no ambiente social.

Os "aspectos" à Lua

Indicam como é a dinâmica da vida emocional e os enredos fundamentais nos quais a pessoa vive. É muito importante ter plena consciência dos aspectos à Lua. Deles dependerão a qualidade da vida emocional.

Os planetas em aspecto à Lua serão os personagens principais nos dramas que acontecem com a Lua. Assim, um trígono com Júpiter cria a potencialidade de um vínculo forte e positivo entre a Lua e Júpiter, propiciando ao indivíduo, equilíbrio emocional, segurança e sincronias felizes. O indivíduo poderá conseguir focalizar e potencializar o melhor das pessoas com quem convive. Ele poderá ter facilidade para criar espaços de conforto onde imperam o afeto, o carinho, a fatura de alimentos, a possibilidade de aconchego... Já uma Lua em quadratura com Saturno pode criar um indivíduo que não consegue se entregar ao afeto e à família, criando situações de desconforto emocional e podendo viver perdas e abandonos.

Na verdade, a expressão do aspecto vai depender da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, da configuração geral em que se encontra o aspecto, e do momento da vida. Por isso, podemos dizer que a forma de se viver um aspecto e suas possíveis maneiras de se manifestar vai depender muito da alma do indivíduo e do ambiente em que se desenvolve.

A Lua bem aspectada

Aspectos harmônicos: sextil, trígono e algumas conjunções

Uma lua bem aspectada, em princípio, poderá propiciar uma vida emocional equilibrada e protegida. Ainda que possa existir uma situação difícil no ambiente familiar, a pessoa encontra formas positivas de viver e de processar possíveis traumas.

Bons aspectos também são favoráveis à vida pública, ao carisma, à aceitação social e ao astral agradável que inspira confiança e estima.

Qualidades: Candura, simpatia, equilíbrio, aconchego, intuição, confiança, maternalidade, talento para a cozinha e cuidados em geral.

A Lua mal aspectada ou em curto circuito

Aspectos tensos: quadratura, oposição, alguns quincunces

Uma lua mal aspectada pode criar situações de desafios emocionais que, quanto mais rápido estiverem conscientizados, melhor para a alma. Os aspectos da Lua contêm uma síntese das experiências emocionais passadas, inclusive de outras vidas.

A emoção tem por alimento a memória, as experiências vividas no passado. As positivas abrindo caminhos, as negativas detonando alarmes e circuitos defensivos e paranóicos, que não permitem a priori, um relacionamento objetivo e atualizado com a vida.

Por isso, os aspectos tensos devem ser bem conhecidos porque, ao serem ativados pela memória negativa do um passado dolorido, não levem a pessoa à respostas defensivas ou paranóicas, mas sim ao reconhecimento de algo inusitado, digno de toda credibilidade e esperança.

Quando os aspectos negativos são iluminados, a pessoa adquire uma maior inteligência emocional e capacidade para viver com profundidade e riqueza as suas emoções e relacionamentos.

Por exemplo, quando a Lua está fazendo "aspectos tensos" com o Sol ou outros planetas, pode provocar mal estar e atritos interiores: uma quadratura do Sol com a Lua pode expressar-se em um conflito entre o que nos faz sentir confiantes, vitalizados, seguros (o Sol) e o que nos provoca conforto emocional (a Lua). Se optarmos pelo que nos faz sentir bem emocionalmente (a Lua), ficamos desvitalizados (o sol); se optarmos pelo que nos vitaliza, ficamos desanimados. O que fazer? Temos de encontrar jeito de conciliar as diferenças e reforçar as semelhanças.

Possíveis defeitos: hipersensibilidade, impressionabilidade, inquietude, instabilidade, irritabilidade, crises, melodramas, obsessões, angústias, neuroses diversas, psicossomatizações; dificuldade de relacionamento, convívio problemático com família e grupos em geral; desconexão com a realidade; frieza ou emoção em desmedida; dependência, atitude de submissão (até mesmo masoquismo); pode caminhar do excesso de consevadorismo ao capricho e à imprevisibilidade.

Um dos objetivos da interpretação de um aspecto por um astrólogo é contribuir com diferentes leituras possíveis de expressão do aspecto, permitindo refletir sobre os possíveis caminhos de canalização.

O astropsicodrama, através da vivência, pode ajudar a encontrar soluções criativas aos desafios perante às tensões da Lua natal.

A Lua em trânsito

Os trânsitos de Lua são rapidíssimos. Em um dia, a Lua caminha aproximadamente 15 graus; em 6 horas, uns 4 graus. Assim, a Lua está dois dias num mesmo signo e seus aspectos têm validade de, no máximo, 12 horas, considerando a orbe de 5 graus antes e depois do aspecto.

A Lua pode agir como dinamizadora ou catalisadora de algum aspecto mais demorado ou de promessas do mapa.

Aconselha-se também o estudo das Lunações e das fases da Lua.

Prestar atenção em que parte do mapa acontece a Lua Nova, assim como todas as fases da Lua, especialmente quando se analisa setores da vida que tenham a ver com as emoções, família ou público.

Outra coisa muito reconfortável é a celebração do aniversário lunar. Todo mês, fazemos um ano de Lua no momento em que a Lua transita pela posição da Lua Natal.

O que representa a Lua na carta natal

A Lua, no mapa, dá importantes dicas para saber como a pessoa gosta de ser tratada, o que magoa, o que gosta de ganhar como presente e os ambientes em que se sente acolhida.

Por: Marcia Arantes de Paula
Psicóloga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro