Ao tentarmos compreender o de 9 de Ouros, Arcano da Iniciação, devemos observar os Arcanos Maiores 9 e 18 (Eremita e Lua). Hermes indica e caracteriza o Iniciado, seu isolamento na escuridão que o cerca e a luz interna que é seu guia.
A lâmina 18 apresenta um cenário ainda mais obscuro. A imagem da lâmina mostra o mundo em que o peregrino deve trabalhar. Estão aqui os binários ainda não neutralizado em forma de 2 pirâmides truncadas, o sangue como consequência criminosa, o conservantismo desesperador do caranguejo que volta à sua poça e as trevas onde o Sol não penetra. Assim vemos que este arcano, está ligado ao mar, as águas profundas tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Em seu estado mais elevado a Iemanjá e no estado mais sombrio a enigmática Nanã.
No 9º estágio o peregrino desempenha o papel da Lua refletor da luz do Sol escondido.
O perigo neste caminho reside na possível confusão e engano entre verdade eterna e personalidade do próprio peregrino. Falamos do caso de muitas religiões ou seitas eclipsadas após desaparecimento do seu fundador pois praticavam o culto da personalidade e não da verdade eterna.
A egrégora corrompe e o templo acaba por desmoronar inevitavelmente. A lâmina da Lua fala ainda dos inimigos ocultos e dos falsos amigos. Os inimigos ocultos resultam da desarmonia interna vinda da profundidade do nosso ser e que pode destruir todo o trabalho realizado anteriormente.
Os falsos amigos são as pequenas tentações que parecem inofensivas mas que por vezes podem ter consequências graves. Quero lembrar aqui a lei da causa e do efeito ou a velha história do efeito borboleta.
Eventos e ocorrências aparentemente sem relação ou ligação que a partida parecem perfeitamente aleatórios e não relacionados podem encadear-se a favor de um determinado acontecimento manifeste em Malkut (mundo dos fenômenos).
Os perigos anteriormente mencionados na realidade apenas se podem manifestar no estágio de ouros, onde o elemento pessoal e vontade própria aínda existem apesar de serem postos ao serviço da espiritualidade.
A sefira correspondente ao 9 de Ouros é Yesod e relaciona-se com a realização da Iniciação que no fundo não é mais nem menos do que um despertar para uma Nova Consciência vinda do Alto (Kether) alcançando a harmonia (Tiferet), obtendo a vitória sobre a personalidade (Netzah), realizado pelo trabalho interno (Hod) para receber uma nova forma (Yesod).
Na alquimia a experiencia da iniciação é designada por pedra vermelha ou rubro (pó de cor avermelhada). Tanto na ciência da quimica como no caminho da iniciação espiritual o elemento da pedra vermelha é de ordem supra-racional e pertence a uma realidade superior. Na Natureza a pedra representa a força polarizada do alquimista pronta para ser multiplicada e projetada.
A tarefa do Iniciado em Ouros para assegurar o desenvolvimento do meio ambiente é designada pelo Valete do Logos ou Força Universal Criadora.
O peregrino contribui para girar a roda universal e, consequentemente reduz o longo processo das encarnações e desencarnações.
O estágio de 10 de Ouros relaciona-se com o 10º Arcano Maior (Roda da Fortuna). A Roda gira no sentido evolutivo e é estimulado pelo trabalho do discípulo. No Arcano Maior da Roda da Fortuna encontramos duas figuras arrastadas pelo movimento giratório da roda. As figuras sobem e descem alternadamente mas ambas progridem no sentido evolutivo e correspondem a dois modos distintos de trabalho do iniciado de Ouros.
As duas figuras são imperfeitas, o que quer dizer que as verdades esotéricas que são transmitidas perdem em parte a sua pureza e profundidade e até podem ficar deturpadas. A esfinge simboliza a lei Jod-He-Vau-He e segue o trabalho realizador segundo a velha axioma dos 4 animais herméticos (saber, querer, ousar e calar).
O caduceu que se apresenta na imagem do 10º Arcano Maior emerge das ondas escuras do Mar hermético que por sua vez representa o meio ambiente, local onde o peregrino deve trabalhar.
O eixo do caduceu apoia-se no côncavo da onda e forma, com a mesma, a figura de Lingam, símbolo da fecundação espiritual do ambiente pelo trabalho realizado.
A lâmina 19 (Sol), arcano do Hermetismo Ético, em relação ao 10 de Ouros sublinha o carácter frutífero do trabalho. É visível também os raios solares que ao tocarem na Terra se transformem em Ouro.
Esse arcano, em Umbanda Astrológica está ligado ao movimento magico de Oxumaré e no Arcano 19 liga-se Oxalá, como também ao poder iniciador do Ibejís. Trata-se da Luz Espiritual transmitida pelo peregrino ao meio ambiente criando assim o Ouro.
As crianças presentes na lâmina representam os participantes do processo.
A expressão da lei divina Jod-He-Vau-He pode ser traduzida de seguinte forma: Jod: O iniciado devido ao status alcançado tem capazidade de realização. He: Ele entre em contato com o meio ambiente e forma um binário básico com o mesmo. Vau: Estabelecimento de interação entre dois polos que resultam numa determinada maneira de trabalhar 2º He: O trabalho realiza-se O 10º e último arcano de ouros corresponde a sefira Malkut ou Reino.
A sefira está diretamente ligada pelo canal 22 com a sefira da Iniciação (Yesod), que obriga trabalhar e agir de forma externa para não perder o poder iniciático. O Reino deve ser criado não só dentro de si mas também no meio ambiente, formando assim uma egrégora.
Publicado em 26/03/2011
- ...
- Só o amor vence as vaidades Todos os seres humanos vieram ao mundo pra sentir sensações. E nessa existência, preso a matéria, o gr...
- Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA revelaram dados sobre uma síndrome que pode atingir ta...
- Sorte no jogo Nos jogos divinatórios como Tarô, Búzios, Ifá, I-Ching e demais oráculos, inclusive na numerologia e astrologia, não há a...
- Hubble teve de fazer várias exposições para garantir que a imagem fosse nítida e altamente detalhada. Ao todo, 30 capturas foram feitas ...
- Horários vibracionais Considerando que, os planetas são regidos por estas Vibrações, naturalmente em determinados períodos, as energias af.
Nenhum comentário:
Postar um comentário