A vizinha de nossa galáxia Via Láctea, a galáxia Andrômeda, é o objeto mais distante observado no céu da Terra, se localizando a cerca de 2,5 milhões de anos-luz.
Agora, os cientistas conseguiram capturar a imagem de rádio mais detalhada dessa galáxia longínqua, esperando, a partir dela, conseguir identificar e estudar as regiões dentro de Andrômeda onde as novas estrelas nascem, informa o portal Tech Explorist.
A imagem foi capturada na frequência de micro-ondas de 6,6 GHz, tendo os cientistas recorrido ao Radiotelescópio da Sardenha para obter a imagem nessa frequência, um telescópio de 64 metros totalmente dirigível e capaz de operar em altas frequências de rádio.
A física Sofia Fatigoni, da Universidade da Colúmbia Britânica, explicou que "esta imagem nos permitirá estudar a estrutura da Andrômeda e seu conteúdo com mais detalhes do que alguma vez foi possível. Compreender a natureza dos processos físicos que ocorrem dentro da Andrômeda nos permitirá entender o que acontece em nossa galáxia mais claramente, como se estivéssemos olhando para nós mesmos a partir de fora", disse ela citada pela mídia.
Com base nas observações telescópicas e análise de dados consistente, os cientistas estimaram a taxa de formação de estrelas dentro da galáxia em estudo. Adicionalmente, ainda criaram um mapa detalhado que destacou o disco da galáxia como a região onde nascem novas estrelas.
"Em particular, fomos capazes de determinar a fração das emissões devidas aos processos térmicos relacionados com as primeiras estações de formação de novas estrelas e a fração dos sinais de rádio atribuíveis a mecanismos não térmicos devido aos raios cósmicos que espiralam no campo magnético presente no meio interestelar", informou o dr. Elia Battistelli, professor no Departamento de Física na Universidade de Roma "La Sapienza" e coordenador do estudo.
A partir do mapa, os cientistas foram capazes de identificar cerca de 100 diferentes fontes pontuais, incluindo estrelas, galáxias e outros objetos no fundo da galáxia Andrômeda.
- ...
- Pesquisadores dos Países Baixos estudaram lugares arqueológicos com evidências de uso do fogo por hominídeos e apontaram o que dizem ser...
- 'Mais próximo já encontrado': astrônomos registram FOTO de exoplaneta gigante a 35 anos-luz da TerraUm estudante do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, nos EUA, junto com uma equipe internacional de astrônomos, descobriu u...
- Livros - autor/carlinhos-lima Magia O antigo método apresentado na net, como o mais popular da internet, apresentado por diver...
Nenhum comentário:
Postar um comentário