A fotógrafa teme que a fumaça vinda dos incêndios na Austrália acabe derretendo as geleiras nas montanhas neozelandesas.
A fotógrafa de viagens Liz Carlson publicou na segunda-feira (2) em seu blog um conjunto de imagens tiradas no Parque Nacional Monte Aspirante, na Ilha Sul da Nova Zelândia, onde foi filmada a trilogia de "Senhor dos Anéis".
"Enquanto milhares de acres ardem na Austrália, fumaça e cinzas têm coberto as montanhas da Nova Zelândia", escreveu. A fotógrafa explica que as fotos foram tiradas de um helicóptero em 29 de novembro.
A camada avermelhada acelerará o derretimento do gelo no topo das montanhas, acredita Carlson.
"Nossas geleiras não precisam de mais batalhas [para deter o aquecimento global], porque já estão em perigo de extinção; isso torna o impacto da mudança climática uma realidade ainda mais grave que não podemos ignorar", lamentou a blogueira.
© FOTO / YOUNGADVENTURESS.COM / LIZ CARLSON
Opinião de especialista
Chris Brandolino, pesquisador principal do Instituto Nacional de Pesquisa Hidrológica e Atmosférica da Nova Zelândia, tem certeza de que foram poeira e fumaça dos incêndios florestais na Austrália, aliadas a uma direção "correta" do vento, as responsáveis pela mudança da coloração nas geleiras das montanhas neozelandesas, explicando que houve um fenômeno semelhante na Nova Zelândia há alguns anos.
A camada superior do solo australiano é rica em óxido de ferro, o que lhe confere sua tonalidade avermelhada característica.
Fonte do tom vermelho nas montanhas
Em novembro, a Nova Zelândia recebeu em várias regiões do país fumaça vinda de fogos nas florestas australianas.
Os incêndios florestais que afetaram os estados australianos de Nova Gales do Sul e Queensland ocasionaram seis mortes, destruição de centenas de casas e queima de milhares de hectares. Sem contar na grande quantidade de animais que morreram encurralados nas chamas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário