Um meteorito pesando mais de trinta toneladas foi descoberto por cientistas na Argentina.
Foi escavado-up no norte do país em um colocado chamado Campo dos Céus, que foi atingida por uma chuva de meteoritos há 4.000 anos
Algumas pessoas têm reclamado que é o segundo maior meteorito já encontrado na Terra, mas até que novos testes sejam concluídos, é muito cedo para dar-lhe esse título ainda.
O maior meteorito já encontrado na Terra é um whopper 66 toneladas chamado Hoba que foi encontrado na Namíbia quase cem anos atrás.
Em 10 de setembro, 2016, um meteorito pesando mais de 30 toneladas (68.000 libras) foi desenterrado na Argentina Campo del Cielo (espanhol para "Field of Heaven") região. A rocha espacial que está entre os maiores intactas meteoritos descobertos até agora, acredita-se ser parte de um enorme meteoro que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra cerca de 4.000 - 6.000 anos atrás.
A escavação do meteorito, chamado Gancedo (após a cidade perto de onde foi encontrado), foi liderado pela Associação de Astronomia da Chaco. Extraindo a rocha maciça de sua antiga cratera de impacto não foi fácil e exigiu o uso de equipamento especializado e cadeias pesadas. Mas valeu bem a pena o esforço, dado que alguns especialistas acreditam Gancedo pode ser o segundo maior meteorito conhecido no planeta. Mas para obter esse prestigioso título, a rocha espacial terá que pesar mais do que a 37 toneladas (74.000 libras) El Chaco, que foi descoberto na mesma região, em 1980.
Apesar de encontrar dois dos maiores meteoritos do mundo na mesma área pode parecer surpreendente, Campo del Cielo é bem conhecida por suas rochas espaciais, que estão espalhados ao longo de 3 km de largura por 19 km da área de comprimento. Ao longo dos anos, 100 toneladas (200.000 libras) de meteoritos foram recuperados na região, tornando Campo del Cielo o produtor topo da massa do meteorito em todo o mundo. O que faz com que os meteoritos única é que eles são feitos principalmente de ferro (93%) e conter apenas cerca de 7% de níquel. A maioria das rochas espaciais não são tão puro. Mas enquanto Campo del Cielo pode ter o maior número de meteoritos do mundo, não é o lar da maior rocha espacial de sempre pousar em nosso planeta. Esse título é detido por Hoba, um meteorito de 66 ton (132.000 libras) que foi descoberto na Namíbia, África do Sul, em 1920, por um agricultor arar seus campos.
Meteorito de Hoba (Crédito da foto: Eugen Zibiso [CC BY 2.0 via Wikimedia Commons) |
Para impedir que vândalos de roubar porções desta rocha precioso que é acreditado para ter um pouso forçado na Terra 80.000 anos atrás, Hoba foi declarado um nacional monumento em 1955. Em 1987, o Sr. J. Engelbrecht, o proprietário da fazenda Hoba Oeste, onde ele está localizado, doou o meteorito eo local para o estado para fins educacionais. A área se tornou um turístico popular destino com milhares de pessoas reunindo-se anualmente para deleitar os olhos sobre o extraterrestre rock. Felizmente, Gancedo, o segundo ou terceiro maior meteorito do mundo, será semelhante preservada para as futuras gerações para admirar.
Recursos: skyandtelescope.com, cnet.com, new.com.au, wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário