Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

Tarô, orixás, tatwas e iniciação

Os tatwas são os 7 aspectos da Força Universal Criadora e são responsáveis pela criação enquanto o planetas lhe dão a forma. A totalidade do trabalho dos 7 tatwas realiza-se somente no Macrocosmo. No Microcosmo humano regra geral apenas os 4 tatwas inferiores estão manifestados. Os 4 tatwas inferiores ou substanciais correspondem aos 4 Elementos da composição quaternária do ser humano. Cada elemento é a manifestação mais densa do tatwa, ao qual corresponde.

Assim é que atuam os orixás, através dos 7 raios e os quatro elementos sobre nós. Mas, ao contrárito do que pensam a maioria das pessoas que frequentam a Umbanda e o Candomblé, eles não atuam um de cada vez, na verdade as ondas interagem, agindo com o equilibrio a a harmonia necessária para que o sistema existencial, continui a fluir com perfeição.

O quadrado interior apoiado sobre os ângulos dá ideia de instabilidade e mudança. No 7º grau ultrapassamos o campo das influencias das causas secundárias (7 planetas) e tornamo-nos conscientes do Logos e da sua unicidade. Nos graus anteriores ao 8º estamos sob influencia dos aspectos negativos dos planetas ou mais concretamente dos tatwas coloridos pela acção dos astros.

É nesse oitavo grau que nos deparamos com a ação mais provadora de Exu e de tudo de mais oculto que possa temer a nossa alma. A imágem tradicional de 8 de Espadas apresenta dois quadrados (simbolo da forma) contidos em si. O quadrado externo apoiado sobre os seus lados representa estabilidade e firmeza, expressão da lei quaternário Iod-He-Vau-He.

Contando os Odús no Ifá ou jogo de buzios, nos deparamos com o número de 16, que são formados por 8+8, sendo que os primeiros 8 são masculinos e os demais femininos. E na Umbanda Astrológica, embasada pelo esoterismo de Umbanda, temos a ação de 7 orixás, que somados ao 8 raio (Exu/Pombagira), é que propcia a formação de todos os grupos criadores.

Cada elemento é a manifestação mais densa do tatwa, ao qual corresponde. Tatwa Tejas - Fogo No aspecto negativo destroi tudo externo e interno, como força positiva purifica. Tatwa Vayu - Ar No aspecto negativo arrasa e separa, como força positiva instiga a atividade da alma em busca da luz aínda desconhecida. Tatwa Apas - Água (adaptação e receptividade) No aspecto negativo rejeita as formas externas e internas, como força positiva substitui formas obsoletas por outras mais adequadas. Tatwa Prithivi - Terra (densidades e estabelidade) No aspecto negativo faz perder os pontos de apoio externos e internos, como força positiva cria pontos de suspensão nos planos superiores.

Libertamo-nos de algumas ilusões para de seguida cair noutras. Ao elevar nos da Sefira Geburah à Sefira Binah entramos no Mundo da Emanação, o mais elevado dos 4 Mundos sob domínio das 3 Sefiras superiores. Passamos a estar sob acção directa dos tatwas. Estes destroiem tanto as ilusão criadas por nós como tb qualquer imperfeição na nossa personalidade e natureza substancial (elementar).

Na passagem do estágio de Espadas para o estágio de Copas elevamo-nos para um mundo aínda mais sútil. O estágio de Copas corresponde ao primeiro He passivo e receptivo. O símbolo tradicional de Copas é o cálice cheio de luz divina. O estado de afirmaçaõ pessoal de Ouros e da individualidade de Espadas segue a experiencia eterna, a fusão do Espirito com o Logos. Os sofrimentos anteriores desvanecem por acção da chama purificadora. A autoconsciência dá lugar a consciência divina. É o Christo dentro do ser humano. O último estágio é de Paus e corresponde ao Iod da palavra IHVH. Trata-se de um princípio activo. No entanto Copas e Paus devem ser considerados em conjunto. Aqui na verdade já não existem as caracteristicas passivas e activas isoladamente mas antes o composto das duas. Em Paus e em Copas já não há graduações externas, tudo é interno e representa a mais alta realização humana. Neste último estágio o ser humano receptivo a luz divina colabora conscientemente com o plano divino transmitindo a verdadeira luz aos outros seres humanos.

Como vemos, através do Tarô nos aprofundamos no percurso da densidade, da materialização, da evolução e do caminho para um crescimento ou retração espiritual. Vai depender muito de nosso livre-arbitrio, pois, nossas escolhas fazem parte do processo. Isso porque não há um destino pronto, poderiamos dizer que apenas tem um pré-destino. É como se tivesse um carro, mas, que não anda sozinho precisa do motorista que somos nós. E é nesse caminho de guiar esse carro, onde os arcanos cosmicos, não só através do Tarô, dos Odús e dos signos são importantes para focarmos a conquista necessária para realizarmos nossa missão, mas, tambem os anjos, orixás e Guardiões da natureza, como Exus e Pombagiras.

O Shin é abordado nos Arcanos Maiores e descrito na lâmina 21/0 (Mate ou Louco). O logos ou materia viva é aquilo que nos faz avançar na vida é uma especie de propósito para a nossa passagem terreste. Na Filosofia Hermetica o estudo de cada naipe dos Arcanos Menores segue o caminho diabático ou seja a descida do sútil ao espesso (Fogo para Terra), de Kether (As) ao Malkuth (10). Ou seja tudo tem haver com iniciação, com um processo que passará por várias portas, degraus e processos, que fará o individuo crescer ou cair. A passagem evolutiva passa por 10 fases distintas em cada 1 dos 4 naipes e que representam a esfera de influencia das 10 sefiras. É de assinalar de que as etapas escolhidas não são fixas nem iguais para cada ser humano.

Carlinhos Lima - Tarológo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)