A nave espacial chinesa Tianwen-1, que com outras missões espaciais ao Planeta Vermelho, carrega um rover, atingiu a órbita de Marte, e deverá pousar em maio de 2021.
A sonda chinesa Tianwen-1 entrou com êxito na órbita de Marte, após ser lançada em julho de 2020 e percorrer milhões de quilômetros para chegar lá, anunciou a Agência Espacial da China.
"Às 19h52 [horário local, e 08h52, horário de Brasília] de 10 de fevereiro de 2021, a sonda Tianwen-1 da China na primeira missão de exploração de Marte do país [...] entrou com sucesso em uma órbita oval de Marte em uma altura de cerca de 400 quilômetros, um tempo de ciclo de cerca de dez dias terrestres e uma inclinação de dez graus", disse a organização, segundo citada pela Rádio Nacional da China.
A sonda, a primeira lançada pelo país asiático a Marte, permanecerá em órbita até maio de 2021. Se a Tianwen-1 pousar com sucesso, a China será o segundo país, depois dos EUA, a pousar um rover no Planeta Vermelho, o que é planejado que aconteça na Utopia Planitia, uma vasta planície localizada no hemisfério norte marciano. O rover de 250 quilos deverá então explorar a superfície e estudar as estruturas geológica, ambiental e atmosférica marcianas por um período de pelo menos 90 dias.
No sábado (6), a sonda Tianwen-1 tirou sua primeira foto de Marte.
Na terça-feira (9) a órbita de Marte já foi visitada pela sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, em 18 de janeiro deverá pousar com seu próprio rover a Perseverance dos EUA, informa o jornal The Guardian.
Todas as naves espaciais partilham o objetivo de estudar o solo marciano, de forma a que futuras missões possam levar à Terra amostras úteis para os cientistas.
- ...
- A professora substituta Amelia Ressler, de 30 anos, foi presa na sexta-feira (5/2) no condado de Carroll, no estado norte-americano de Mar...
- Mais um assalto a carro forte na manhã desta terça-feira (09) na BR-235, no contorno de Valdemar, entre os municíios de Poço de Fora e Pin...
- Uma professora morreu em um acidente de carro, por volta das 19h desta quinta-feira (04/02), na zona urbana de Eunápolis. Segundo testemun...
- O ex-presidente Lula foi diagnosticado com bacteremia - presença de bactérias na corrente sanguínea -, foi hospitalizado, medicado e agora...
Nenhum comentário:
Postar um comentário