Dois estudantes norte-americanos do ensino médio foram coautores de um estudo publicado no Astronomical Journal descrevendo a descoberta de quatro novos exoplanetas a aproximadamente 200 anos-luz de distância da Terra.
Os dois estudantes, Kartik Pinglé, de 16 anos, e Jasmine Wright, de 18, fazem parte de um programa de pesquisa promovido pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, e tiveram seu artigo revisado por astrônomos profissionais.
Coordenado pela astroquímica Clara Sousa-Silva, o programa conecta os estudantes do ensino médio locais interessados em pesquisa com cientistas de Harvard e do MIT.
Embora muitos alunos participem do programa, o fato de publicarem um estudo científico é algo raro.
Clara Sousa-Silva afirmou que, apesar de este ser um dos objetivos, "é raro que alunos do ensino médio sejam coautores em artigos".
Alerta de descoberta! Uma superterra está entre os cinco novos exoplanetas descobertos orbitando uma estrela parecida com o Sol, a 210 anos-luz.
Durante o estudo, os envolvidos analisaram, com a ajuda do telescópio TESS, uma estrela denominada TOI-1233, que possui um brilho parecido ao do Sol, pretendendo encontrar mudanças na luz ao longo do tempo.
"A ideia é que, se um planeta transitar pela estrela, ou passar na frente dela, ele cobrirá a estrela e diminuirá seu brilho", afirmou Pinglé.
A observação resultou na descoberta de quatro planetas girando em torno da estrela TOI-1233, sendo que três deles são considerados "sub-Netunos", enquanto o quarto foi considerado uma "superterra".
Os "sub-Netunos" são planetas gasosos que são menores mas semelhantes a Netuno, percorrendo uma órbita completa em torno da sua estrela entre seis e 19,5 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário