Nós em especial hoje em dia, com tantas provações da vida moderna, sempre nos deparamos com momentos onde temos que fazer opções, escolhendo algo em momentos difíceis. As provações sempre foram constantes na vida do homem durante toda sua existência, elas se dão na vida amorosa, nos negócios, na família e assim por diante. E uma carta que traduz bem este estado onde o homem precise tomar uma decisão e que de certo modo tem muito medo de errar, é o arcano 6 do Tarô.
E entre os arcanos menores o arcano também de número 6 de Ouro, desempenha bem esse papel. Esse é um naipe de suma importância nas nossas tomadas de decisão.
Para haver uma escolha correta (Arcano 6) são necessário certas condições pois a escolha não é um ato isolado mas antes depende do Passado (Karma) e logicamente também condiciona o nosso Futuro.
A liberdade de escolha de um modo geral leva nos ao problema do livre arbítrio. A tradição refere-se ao lívre arbítrio pessoal e consciente como também as suas consequências. Subjetivamente somos livres mas sujeitos aos condicionamentos do nosso karma.
O carma atual é resultado das opções e decisões do Passado e com isso estreitamente ligado ao livre arbítrio.
No sentido objectivo a resposta relativamente a livre escolha é dada pelo conteúdo dos Arcanos de Ouro anteriores.
A escolha é livre no sentido esotérico quando reflete a vontade superior (Eu verdadeiro). Ela é livre quando expressa uma profunda convicção e não um desejo pessoal e egoísta (os outros Eus inferiores).
No primeiro grau de Ouros eramos confrontados com a natureza e proveniência dos nossos desejos, no 6º grau tomamos controle sobre as nossas decisões a fim de permanecer livres das interferências inferiores.
É necessário assumirmos de forma responsável todas as consequências das nossas ações sejam elas voluntárias ou não.
No 5º grau a qualidade da vontade evolutiva era compreendida como resultado do Passado, no 6º grau essa vontade deve ser assumida como fator criador do nosso Futuro.
Por falar em graus, lembremos que é necessária essa divisão em todo tipo de arcano que se busque compreender as forças atuantes no universo sobre nós. Assim se dá com a divisão do Zodíaco, com a divisão das linhas, dos Odús e na Hierarquia dos anjos, sacerdócios e orixás.
Na representação do Triângulo Místico de Fabre d´Olivet em que o Binário - Vontade pessoal versus Karma é neutralizado para cima como Vontade Superior ou Providência, essa mesma neutralização a nível humano é manifestada através da voz da consciência.
]
Explicações complementares relativamente ao 6 de Ouros encontramos no Arcano Maior do Diabo. Este simbolismo em relação ao naipe de Ouros adquire uma nova profundidade esotérica. Baphomet (estado de desenvolvimento interno da humanidade) pode ser visto como imagem do ser andrógino que, em sua síntese superior expressa a aspiração à união das almas gémeas. O 3 de Ouros tratava do Andrógino Interno enquanto o 6 de Ouros fala do Andrógino Externo. Já tomamos consciência da nossa Bipolaridade e trabalhamos para criar o Androginato em si. Falta nos compreender o ensinamento referente às almas gémeas e tornar o assunto parte integrante na realidade da nossa vida espiritual.
Carlinhos Lima - Tarólogo
2/4/11
- ...
- Fase de crescimento espiritual e revelações A linda apresentadora Luciana Gimenez, é uma escorpiana, muito sensual. E casada com M...
- Inanna era a deusa (dingir) do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos sumérios, sendo associada ao planeta...
- BARALHO CIGANO 1 - CAVALEIRO (EXU) : Significa o movimento, a transformação da energia espiritual...
- A linda filha de Iemanjá com Xangô, com a beleza de Oxum e energia guerreira da expressão de Iansã A linda Camila Queiroz, que fez s...
- Momento de sensibilidade e maior compreensão de si mesma A linda, talentosa, sensual, elétrica e carismática Claudia Leite, é uma pess...
Nenhum comentário:
Postar um comentário