Astrônomos norte-americanos revelaram que a galáxia NGC 4490, conhecida como Cocoon, possui núcleo duplo.
A descoberta foi realizada com a ajuda dos dados de telescópios óticos e de rádio que proporcionaram uma imagem infravermelha da estrutura, segundo estudo publicado em ArXiv.
Após quase uma década de pesquisas, os especialistas identificaram um núcleo em comprimentos de onda visíveis e outro que estava oculto na poeira, que podia ser visto apenas nos comprimentos de onda infravermelhos e de rádio. Ambos possuem tamanho, massa e luminosidade semelhantes.
© FOTO / WISE/SAOIMAGEDS9 SOFTWARE BY A. LAWRENCE
Raro núcleo duplo encontrado na galáxia NGC 4490
De acordo com Allen Lawrence, autor principal do estudo, os cientistas que utilizaram diferentes telescópios detectaram cada um dos núcleos de maneira independente, porém não sabiam do outro núcleo, já que era preciso um telescópio diferente para observá-lo.
"A interpretação mais direta das observações é que a NGC 4490 é um remanescente de uma fusão tardia" de uma colisão de duas galáxias anteriores, segundo os autores.
Segundo os cientistas, a descoberta poderia explicar porque o sistema de galáxias está cercado por uma enorme coluna de hidrogênio. Além disso, eles acreditam que o núcleo duplo poderia contribuir para a acumulação de buracos negros supermassivos que se encontram no centro de algumas galáxias.
Cocoon está localizada no hemisfério norte e a aproximadamente 30 milhões de anos-luz da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário