A conquista foi alcançada por uma equipe de cientistas austríacos e chineses e poderia influenciar significativamente o desenvolvimento dos primeiros computadores quânticos.
Os físicos quânticos da Academia de Ciências da Áustria, da Universidade de Viena e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China realizaram um experimento que demonstrou a possibilidade de teletransportar estados quânticos complexos de alta dimensão, conforme informa a revista Physical Review Letters.
Os pesquisadores teletransportaram o estado quântico de um fóton (partícula de luz que pode transportar informação) para outro lugar, localizado a uma certa distância.
Este não foi o primeiro experimento desse tipo, mas antes só era possível transportar fótons em dois níveis, ou "qubits", que é uma informação digital com valores de "0" e "1".
Dessa vez, os pesquisadores conseguiram teletransportar um estado de três níveis, chamado de "qutrit".
© FOTO : FOTO, MISIS / MARIA BRODSKAYA
Criostato, capaz de resfriar os qubits até 273,1 °C abaixo de zero
Esse experimento bem sucedido pode ter importantes consequências na forma como a informação é organizada e transmitida, incluindo a possibilidade de uma Internet quântica, muito mais rápida e segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário