Na religião animista do Candomblé!! Animista é o termo que se usa para designar esse Culto, porquê ele trata das "forças da Natureza". Os Orixás são Deuses Africanos que têm associação com as forças da natureza... O vento, as tempestades, o Mar, os Rios, os Raios, essas coisas.
São Forças que atuam, são Deuses chamados na África de Orixás. Diz-se então que cada ser humano tem a proteção de um Orixá, daí a dizer-se que ele "é filho" deste ou daquele Orixá.
Na verdade, hoje na Umbanda Astrológica sabemos que a influencia não é apenas de um, mas, de uma vibração com orixás que são responsáveis pela nossa vida. Cada um desses Deuses influencia nos modos e comportamento de cada "filho", ajudando ou mesmo "regendo" seu Odu ( destino ).
Isso de saber de quem você "é filho", é feito através de uma consulta ao Ifá ( jogo de búzios), ao Tarô, a numerologia, vidência ou Astrologia espiritualista de Umbanda.
O Ifá é um jogo de adivinhação, feito pelo Babalaô (ou Pai-de-Santo). Esse jogo pode-se fazer perguntas de seu destino, tipo se vai dar certo um negócio, um namoro, etc... e também é lá que o Babalaô vai consultar a sua Regência, os Orixás que fazem parte de sua vida... Tudo isso é muito complexo para explicar só de uma vez... Já na analise da carta natal na Umbanda astrológica, analisa-se a influencia, dos signos, planetas e aspectos que revelam quais entidades agem sobre sua vida. Com as doze casas, além dos orixás da Corôa, temos a hierarquia que atua em todas as áreas da vida de um nativo, com amor, saúde, trabalho, sexo e por ai vai.
Há pessoas que confundem o Candomblé e Umbanda com maldade, com religião onde só se pratica o mal. Mas não é assim. Apesar de infelizmente também isso acontecer bastante, quem pratica o mal, nada tem haver com a verdadeira religião sagrada.
No Geral, é um Culto muito profundo, que tem muitas raízes culturais e espirituais.
E além de termos que identificar, o orixá, tem uma outra coisa muito importante, que é a qualidade do orixá. Existem vários "tipos" de Yemanjá, por exemplo, desde a meiga e maternal até a exigente e mandona... No Candomblé dizem ser as "qualidades" do Orixá... E ai entram os nomes das "qualidades"... Uma "Sobá" é mais "boazinha", uma "Loguntê" é a mais "brava"... Assim com todos eles...
Também existe o chamado "Enredo"... Você tem um Orixá que vem em primeiro lugar, o chamado "Dono da Cabeça"... e depois "atrás" vêm mais alguns... Yemanjá pode estar no seu "Enredo"... e você então se identifica mais com ela. Ou ela mesma pode ser a sua Orixá de Cabeça... Pode acontecer também de a gente estar atravessando certas questões na vida, e cada Orixá desenvolve uma proteção ou propensão para o momento que se atravessa... Yemanjá rege a Maternidade, no sentido de Criação e Educação, também. E assim cada orixá tem um nível de atuação. Por isso para se conhecer é preciso muito estudo, busca e perseverança.
E pra quem acha tudo complexo, saiba que a vida é muito complexa!
Uma grande diferença entre o Candomblé e a Umbanda Astrológica, é que não aceito somente, influencias desse plano, como elementos, plantas e mitos, mas, nas vibrações, cósmicas, ancestrais e espirituais. E o Sagrado Zodíaco é o livro de todos esses grandes mistérios sagrados.
Carlinhos Lima - Astrólogo
- ..
- Sorte no jogo Nos jogos divinatórios como Tarô, Búzios, Ifá, I-Ching e demais oráculos, inclusive na numerologia e astrologia, não há a...
- Livros - autor/carlinhos-lima Magia O antigo método apresentado na net, como o mais popular da internet, apresentado por diver...
- Lembrem-se que assim como temos 8 mega bilionários, 8 são os odus criadores, que se somam a mais 8 e que forma o livro da vida de 256 cam...
Nenhum comentário:
Postar um comentário