Um dos mitos mais antigos do mundo, Lilith é citada no Antigo Testamento como a primeira mulher de Adão, anterior a Eva, conta o psicanalista italiano Roberto Sicuteri no livro Lilith, a Lua Negra (ed. Paz e Terra). No mapa astrológico,a Lua Negra, ou Lilith, simboliza um lado secreto e obscuro de nossa personalidade. Identificar e trazer à luz esses aspectos é fundamental para cultivar o autoconhecimento e alcançar a paz de espírito.
Ousada e sensual, ela se recusou a se submeter ao companheiro, desobedecendo a ordem de Deus. Como resultado, foi expulsa do Éden e substituída por Eva, cujo temperamento dócil e submisso se enquadrava melhor nas expectativas divinas.
A personagem atravessou os milênios sob diferentes nomes, mas sempre tomando a forma de espíritos ou divindades destrutivas.
A influência da Lua sobre a vida e os traços de caráter é bem conhecida, mas a da Lua Negra, também chamada de Lilith, nem tanto. Na astrologia, da mesma forma que a Lua simboliza o inconsciente e as emoções, Lilith identifica uma porção mais profunda e desconhecida da alma, como um lugar inexplorado na face escura de nosso satélite. Nesse ponto de pouca ou nenhuma luz, escondem-se sentimentos que precisam vir à tona para obtermos mais equilíbrio.
Na Grécia Antiga foi associada a Hécate, deusa da Lua e, a partir daí, passou a simbolizar o lado escuro lunar, que, por sua vez, reflete a face oculta do ser humano.
No mapa astral, o significado da Lua Negra muda de acordo com o signo que ela ocupava no dia do nascimento. Em conceitos de Umbanda Astrológica, ela não poderia ser associada a outra divindade que não fosse a tão conhecida Pombagira tão cultuada, temida e até admirada por muitos nos terreiros ou encruzilhadas do Brasil!
A Lua Branca e a Lua Negra representam, cada uma a seu modo, aspectos psíquicos de homens e mulheres.
A Lua Negra nos concede talentos, a serem descobertos e usados a nosso favor, mas, que nem sempre temos capacidade de compreender, ou quase sempre nem percebemos, mesmo que ela se mostra até certo ponto bem focada em nosso horoscopo. Isso porque ela representa sombra e como sempre as sombrias, é de difícil compreensão. Só ao conseguir direcionar as duas facetas da Lua é que teremos individualidades equilibradas e luminosas.
Como a Lua descreve um movimento elíptico em volta da Terra, esse ponto escuro permanece cerca de nove meses em cada signo - o tempo de uma gestação. Como Lilith não é um corpo celeste, para localizá-la os astrólogos criaram uma tabela baseada na órbita da Lua, associando a Lilith o ponto extremo em que ela não recebe a luz do Sol. Analisar seus efeitos primeiramente por casa, depois por signo e em seguida com quais aspectos faz desafios ou se harmoniza no mapa, são pontos importantíssimos para tentar entender ao menos parte de seus mistérios e influências sobre nossa vida!
Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador - 14/03/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário