Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Pelos últimos degraus dourados do Tarô - arcanos 9 e 10

Ao tentarmos compreender o de 9 de Ouros, Arcano da Iniciação, devemos observar os Arcanos Maiores 9 e 18 (Eremita e Lua). Hermes indica e caracteriza o Iniciado, seu isolamento na escuridão que o cerca e a luz interna que é seu guia. A lâmina 18 apresenta um cenário ainda mais obscuro. A imagem da lâmina mostra o mundo em que o peregrino deve trabalhar. Estão aqui os binários ainda não neutralizado em forma de 2 pirâmides truncadas, o sangue como consequência criminosa, o conservantismo desesperador do caranguejo que volta à sua poça e as trevas onde o Sol não penetra. Assim vemos que este arcano, está ligado ao mar, as águas profundas tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Em seu estado mais elevado a Iemanjá e no estado mais sombrio a enigmática Nanã. No 9º estágio o peregrino desempenha o papel da Lua refletor da luz do Sol escondido. 


O perigo neste caminho reside na possível confusão e engano entre verdade eterna e personalidade do próprio peregrino. Falamos do caso de muitas religiões ou seitas eclipsadas após desaparecimento do seu fundador pois praticavam o culto da personalidade e não da verdade eterna. A egrégora corrompe e o templo acaba por desmoronar inevitavelmente. A lâmina da Lua fala ainda dos inimigos ocultos e dos falsos amigos. Os inimigos ocultos resultam da desarmonia interna vinda da profundidade do nosso ser e que pode destruir todo o trabalho realizado anteriormente. 

 Os falsos amigos são as pequenas tentações que parecem inofensivas mas que por vezes podem ter consequências graves. Quero lembrar aqui a lei da causa e do efeito ou a velha história do efeito borboleta. Eventos e ocorrências aparentemente sem relação ou ligação que a partida parecem perfeitamente aleatórios e não relacionados podem encadear-se a favor de um determinado acontecimento manifeste em Malkut (mundo dos fenômenos). 

Os perigos anteriormente mencionados na realidade apenas se podem manifestar no estágio de ouros, onde o elemento pessoal e vontade própria aínda existem apesar de serem postos ao serviço da espiritualidade. A sefira correspondente ao 9 de Ouros é Yesod e relaciona-se com a realização da Iniciação que no fundo não é mais nem menos do que um despertar para uma Nova Consciência vinda do Alto (Kether) alcançando a harmonia (Tiferet), obtendo a vitória sobre a personalidade (Netzah), realizado pelo trabalho interno (Hod) para receber uma nova forma (Yesod). Na alquimia a experiencia da iniciação é designada por pedra vermelha ou rubro (pó de cor avermelhada). Tanto na ciência da quimica como no caminho da iniciação espiritual o elemento da pedra vermelha é de ordem supra-racional e pertence a uma realidade superior. Na Natureza a pedra representa a força polarizada do alquimista pronta para ser multiplicada e projetada. A tarefa do Iniciado em Ouros para assegurar o desenvolvimento do meio ambiente é designada pelo Valete do Logos ou Força Universal Criadora. 

O peregrino contribui para girar a roda universal e, consequentemente reduz o longo processo das encarnações e desencarnações. O estágio de 10 de Ouros relaciona-se com o 10º Arcano Maior (Roda da Fortuna). A Roda gira no sentido evolutivo e é estimulado pelo trabalho do discípulo. No Arcano Maior da Roda da Fortuna encontramos duas figuras arrastadas pelo movimento giratório da roda. As figuras sobem e descem alternadamente mas ambas progridem no sentido evolutivo e correspondem a dois modos distintos de trabalho do iniciado de Ouros. 

As duas figuras são imperfeitas, o que quer dizer que as verdades esotéricas que são transmitidas perdem em parte a sua pureza e profundidade e até podem ficar deturpadas. A esfinge simboliza a lei Jod-He-Vau-He e segue o trabalho realizador segundo a velha axioma dos 4 animais herméticos (saber, querer, ousar e calar). O caduceu que se apresenta na imagem do 10º Arcano Maior emerge das ondas escuras do Mar hermético que por sua vez representa o meio ambiente, local onde o peregrino deve trabalhar. O eixo do caduceu apoia-se no côncavo da onda e forma, com a mesma, a figura de Lingam, símbolo da fecundação espiritual do ambiente pelo trabalho realizado. 

A lâmina 19 (Sol), arcano do Hermetismo Ético, em relação ao 10 de Ouros sublinha o carácter frutífero do trabalho. É visível também os raios solares que ao tocarem na Terra se transformem em Ouro. Esse arcano, em Umbanda Astrológica está ligado ao movimento magico de Oxumaré e no Arcano 19 liga-se Oxalá, como também ao poder iniciador do Ibejís. Trata-se da Luz Espiritual transmitida pelo peregrino ao meio ambiente criando assim o Ouro.  

As crianças presentes na lâmina representam os participantes do processo. A expressão da lei divina Jod-He-Vau-He pode ser traduzida de seguinte forma: Jod: O iniciado devido ao status alcançado tem capazidade de realização. He: Ele entre em contato com o meio ambiente e forma um binário básico com o mesmo. Vau: Estabelecimento de interação entre dois polos que resultam numa determinada maneira de trabalhar 2º He: O trabalho realiza-se O 10º e último arcano de ouros corresponde a sefira Malkut ou Reino. A sefira está diretamente ligada pelo canal 22 com a sefira da Iniciação (Yesod), que obriga trabalhar e agir de forma externa para não perder o poder iniciático. O Reino deve ser criado não só dentro de si mas também no meio ambiente, formando assim uma egrégora.

Publicado em 26/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)