Uma equipe de astrofísicos da Universidade de Harvard descobriu recentemente uma nuvem de gás de 9.000 anos-luz de comprimento, a maior alguma vez observada na Via Láctea.
A estrutura, batizada de Onda Radcliffe pelos investigadores norte-americanos, pôde ser observada graças a um novo mapa tridimensional da nossa galáxia elaborado com base nos dados obtidos pela sonda espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
A nuvem de gás em forma de onda se move para cima e para baixo, abrigando uma grande quantidade das chamadas formações estelares – grandes massas de gás que se juntam para formar estrelas e que se pensa fazem parte do Cinturão de Gould, descoberto no século XIX.
41 pessoas estão falando sobre isso
Denominada de "Onda Radcliffe", esta tremenda estrutura está incrivelmente próxima do Sol, sendo que esta é a primeira vez que foi observada.
"Tem estado todo este tempo diante dos nossos olhos, mas até agora não conseguíamos vê-la", disse a professora Alyssa Goodman, cientista encarregada do estudo.
Goodman acrescentou que a nuvem se localiza a apenas 500 anos-luz do Sol no seu ponto mais próximo.
A pesquisadora destacou que "nenhum astrônomo estava à espera disso". A sua equipe "ficou surpreendida’" ao descobrir "quão longa e reta" era a onda vista de cima em 3D, tomando uma forma sinusoidal quando é vista a partir da Terra.
"Isto nos obriga a rever a nossa compreensão da estrutura tridimensional da Via Láctea", disse cientista.
Os astrofísicos estão convencidos de que o mapa elaborado mostra a nossa galáxia de uma nova perspectiva e que isso poderia abrir caminho para outros descobrimentos importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário