ORIXÁS - EXUS GUARDIÕES
ORIXALÁ EXU - Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.
OGUM EXU - Sr. TRANCA-RUAS
OXÓSSI EXU - Sr. MARABÔ
XANGÔ EXU - Sr. GIRA MUNDO
Yorimá EXU - Sr. PINGA-FOGO
YORI EXU - Sr. TIRIRI
Srs Exus e suas falanges
Sr. Sete Encruzilhadas:
Exu
de serventia de Oxalá, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais
rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados
no âmbito material ou astral, corta demandas, ações contundentes sobre o
corpo astral ou de atuação espirítica "mandada", na atuação de vários
negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxalá.
Quadro da Vibração espiritual de linha de Oxalá
Caboclo Urubatão da Guia - representa a Vibração Espiritual - Exu Sete Encruzilhadas
Caboclo Guaracy - intermediário para Ogum - Exu Sete Poeira
Caboclo Guarany - intermediário para Oxóssi - Exu Sete Capas
Caboclo Aymoré - intermediário para Xangô - Exu Sete Chaves
Caboclo Tupy - intermediário para Yorimá - Exu Sete Cruzes
Caboclo Ubiratan - intermediário para Yori - Exu Sete Pembas
Caboclo Ubirajara - intermediário para Yemanjá - Exu Sete Ventanias
Sr. Tranca Ruas:
Exu
de serventia de Ogum - no corte de negativos e desmancho ou
neutralização de trabalhos de baixa magia trabalha também fechando o
caminho das almas insubmissas que não querem ou não conseguem enxergar a
luz. Sua falange também atua em abrir caminhos fechados, cortam
correntes de intrigas, ódios, vinganças, liberam cargas negativas de
casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou
desimpregnação com os filhos de Ogum
Caboclo Ogum de Lei - representa a Vibração Espiritual - Exu Tranca Ruas
Caboclo Ogum Rompe Mato - intermediário para Oxossi - Exu Veludo
Caboclo Ogum Beira Mar - intermediário para Xangô - Exu Tira-Toco
Caboclo Ogum de Male - intermediário para Yorimá - Exu Porteira
Caboclo Ogum Megê - intermediário para Yori - Exu Limpa-Tudo
Caboclo Ogum Yara - intermediário para Yemanjá - Exu Tranca-Gira
Caboclo Ogum Matinata - intermediário para Orixalá - Exu Tira Teima
Sr. Marabô:
Exu
de serventia de Oxossi - tem sua legião trabalhando no corte de
trabalhos de magia negra. Sua poderosa legião também atua no corte de
trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por
espíritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas
atingidas por despeitos com repercussão no emocional (queda de posição
financeira, desemprego etc.), cortam demandas de saúde física e mental e
descarga nos filhos de Oxossi.
Caboclo Arranca Toco - representa a Vibração Espiritual - Exu Marabô
Caboclo Cobra Coral - intermediário para Xangô - Exu Capa Preta
Caboclo Tupynambá - intermediário para Yorimá - Exu Lonan
Caboclo Jurema - intermediário para Yori - Exu Bauru
Caboclo Pena Branca - intermediário para Yemanjá - Exu das Matas
Caboclo Arruda - intermediário para Orixalá - Exu Campina
Caboclo Araribóia - intermediário para Ogum - Exu Pemba
Sr. Gira-mundo:
Exu
de serventia de Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de
trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, de
correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardíacos;
desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo
trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnação
nos filhos de Xangô.
Caboclo Xangô Kaô - representa a Vibração Espiritual - Exu Gira-Mundo
Caboclo Pedra Preta - intermediário para Yorimá - Exu Meia-Noite
Caboclo 7 Cachoeiras - intermediário para Yori - Exu Quebra Pedra
Caboclo 7 Pedreiras - intermediário para Yemanjá - Exu Ventania
Caboclo Pedra Branca - intermediário para Orixalá - Exu Mangueira
Caboclo 7 Montanhas - intermediário para Ogum - Exu Corcunda
Caboclo Agodô - intermediário para Oxossi - Exu das Pedreiras
Sr. PINGA FOGO:
Exu
de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe
de Legião tem sua característica no trabalho que realiza no corte de
bozós - trabalhos de magia negra na calunga(cemitério, casa grande,
reino do pó etc.). Também atua no corte de correntes vindas de almas
penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se
usa menga, ejé (sangue) de sacrifícios de animais, bonecos, agulhas,
dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo.
São conhecidos como Exus das Almas, tão decantados, mal interpretados e
mistificados. Um exemplo de atuação dos exus das almas é exatamente no
cemitério pois lá entra quem já não pode sair e muitas vezes não queria
estar lá (também acontece de não saber do que acontece mas aí é um outro
caso) então se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas
astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais
necessitam de carbono e onde há muito carbono? Isso, lá na calunga, com
sangue, vísceras e tudo o que pode ser usado por eles para se
"alimentarem". Também estão, os exus das almas, onde há cruzeiros,
profusão de sangue (abatedouros) e em portais de comunicação com outros
mundos.
Pai Guiné - representa a Vibração Espiritual - Exu Pinga-Fogo
Pai Congo D'Aruanda - intermediário para Yori - Exu do Lodo
Pai Arruda - intermediário para Yemanjá - Exu Brasa
Pai Tomé - intermediário para Orixalá - Exu Come-Fogo
Pai Benedito - intermediário para Ogum - Exu Alebá
Pai Joaquim - intermediário para Oxossi - Exu Bará
Vovó Maria Conga - intermediário para Xangôi - Exu Caveira
Estes
exus de serventia das Crianças trabalham cortando correntes passionais,
de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interior;
desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os
kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em
algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por
onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência
pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi
invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!
Tupanzinho - representa a Vibração Espiritual - Exu Tiriri
Yariri - intermediário para Yemanjá - Exu Mirim
Ori - intermediário para Orixalá - Exu Toquinho
Yari - intermediário para Ogum - Exu Ganga
Damião - intermediário para Oxossi - Exu Manguinho
Doum - intermediário para Xangô - Exu Lalu
Cosme - intermediário para Yorimá - Exu Veludinho
Se
você, estimado irmão, que está lendo estas despretensiosas linhas,
fruto de pesquisa e esforço, convive ou já viu ou até mesmo ouviu falar
em mulheres promíscuas que se esbaldam quando seus companheiros (se
casadas) saem pra trabalhar ou aquelas moçoilas que não podem ver um
"calçudo" que voam pra cima e colocam a culpa na "Pomba-Gira que está
querendo sua frente", podem acreditar...não é nada disso! Pasmem! Isso é
fruto duma mente doente que não tem onde se calçar ou sem-vergonhice
mesmo! Em primeiro lugar, as entidades espiríticas que tomam esse nome
(não sendo os pobres kiumbas) não são a Mulher de seis homens e sim a
ÚNICA mulher dentre os seis. Seus serviços abrangem muitas áreas e
dentre as quais se destacam o frenamento de íncubos e súcubus (vampiros
machos e fêmeas que se alimentam de baixas paixões) e cuidado você
irmão, que depois de uma exaustiva jornada de trabalho, dá uma
passadinha naquela "Casa de Massagem" pra tomar sua cervejinha e
relaxar, deixando a pobre de sua mulher em casa cuidando de seus filhos
ou de sua roupa; atente para o cuidado daquela "passadinha" no
prostíbulo...Esta Senhora tem um "cuidado especial" pra você no outro
lado. Cortam magias de amarrações, trabalhos para desmanchar casamentos e
descarga nos filhos de Yemanjá.
Cabocla Yara - representa a Vibração Espiritual - Exu Pomba-Gira
Cabocla Estrela do Mar - intermediário para Orixalá - Exu Carangola
Cabocla do Mar - intermediário para Ogum - Exu Má-Cangira
Cabocla Indayá - intermediário para Oxossi - Exu Nanguê
Cabocla Iansan - intermediário para Xangô - Exu Maré
Cabocla Nanã Burukum - intermediário para Yorimá - Exu Gererê
Cabocla Oxum - intermediário para Yori - Exu do Mar
Os Exus
Os Exus estão também, divididos em hierarquias.
Onde temos Exus muito ligados aos Orixás Menores até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.
Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus. A divisão está formada "de cima para baixo":
- TERCEIRO CICLO Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.
Neste Ciclo, encontramos os:
Exus Coroados:
são aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São
os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões
da Umbanda. Poucos são aqueles que se manifestam em algum médium.
Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra,
tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal.
São os guardiães chefes de terreiro.
Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
Sétimo Grau -
Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um
Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião Sexto Grau
- Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange
subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes
de Falange.
Quinto Grau - Estão
os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange
subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes
de Sub-Falange.
SEGUNDO CICLO Contém o Quarto Grau.
Exus Cruzados ou Batizados:
são subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São
os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem
funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo
de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão
ainda nos ciclos de reencarnações.
Quarto Grau - Estão os Exus
Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão
subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus
Chefes de Agrupamento.
PRIMEIRO CICLO Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.
Temos dois tipos de Exus neste ciclo :
Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.
Exus Pagãos
- São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem
distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como
"rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se
pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira
intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo
errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem
os mandou fazer a coisa errada. São ex-kiumbas, capturados e depois
adaptados aos trabalhos dos Exus. O campo de atuação dos Exus Pagãos,
são as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das
trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta
facilidade de penetração nas trevas.
Terceiro Grau
- Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e
estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são
16807 Exus Chefes de Coluna. Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de
Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a
cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de
Sub-Coluna. Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e
são milhares de espíritos nesta função.
Autor: http://umbanda.cbj.net
PALAVRAS DA NOSSA SACERDOTISA MARIA CRISTINA
Está na hora de pensar na nossa querida Umbanda não como uma forma de adivinhação!
Muitos
vêm para a nossa religião a fim de perguntar as nossas Entidades o que
irá acontecer com eles, se vão vender a casa, se vão ganhar mais
dinheiro, se fulano está traindo ciclano, enfim, se esquecem da Lei do
Livre arbítrio.
Esquecem-se de observar as suas atitudes no nosso Planeta Terra.
Esquecem-se
de se livrar do egoísmo, da luxúria, das palavras mal ditas, de fazer a
caridade com o próximo, de dosar a língua falando mal dos outros e de
auto observar-se para atingir o crescimento cármico dessa jornada.
Às
vezes, me pergunto se quando vão à missa de domingo, ao batizado de uma
criança ou a um culto evangélico, se lá, querem que o padre, o pastor
adivinhem a sua vida assim como as Entidades de Umbanda.
Por que exigem tanto de nossa religião?
E ainda falam: “eu não gostei daquele Guia porque ele não adivinhou um nadinha de minha vida!”
Seria
muito fácil se tivéssemos alguém para nos dizer dos nossos futuros
acontecimentos, não teríamos que nos observar e tentar o crescimento
espiritual estaria tudo mastigadinho!
Caros leitores, está na hora de pensar na nossa religião de outra forma!
Está
na hora de assistirmos a um Culto nos concentrando durante o ritual
para que possamos receber aquilo que estamos querendo, é claro, de
acordo com o nosso merecimento.
Está
na hora de assistirmos a um Culto, pedindo perdão ao nosso Pai Maior
pelos nossos atos cruéis e pedi-lhe que nos aperfeiçoe e nos ajude nessa
caminhada.
Povo de Umbanda, vamos ver a nossa Centenária religião de outro jeito!
A Umbanda é linda porque é versátil, dinâmica, atual.
Ela é linda pela sua variedade de Culto.
Ela é linda porque ela é Umbanda!
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