O “Dicionário de Mitologia Clássica“ (Zimmerman) relata que Quiron foi o centauro mais “gentil, culto e sábio” e diz ainda que Quiron era famoso por seu conhecimento de medicina, música, [ e ] tiro ao alvo; ensinou a humanidade o uso de plantas e ervas medicinais; instruiu os maiores heróis da época [incluindo] Achilles, Ancas, Asclepius,Heracles, Jason, [e] Peleus. Quiron ensinou não só herbalismo mas também medicina e cirurgia à Asclepius, o deus grego dessa Arte.Seu nome continua na linguagem atual na palavra “ quiropatia ”, que é o ajustamento dos ossos do pescoço e coluna como maneira de curar várias patologias.
Na versão mais comum que descreve seu nascimento, Quiron aparece como filho de Crono (Saturno) e da ninfa Filira, filha de Oceano e Têtis.
Crono encontra pela primeira vez Filira na Tessália enquanto estava à procura de seu filho Zeus, escondido pela esposa Réia que andava aborrecida com o fato do marido devorar todos os filhos à medida que iam nascendo. Filira metamorfoseia –se em égua para tentar escapar de Crono, que ardentemente começa a perseguí–la. Crono, por sua vez, a engana metaforizando -se em um cavalo e , assim, consegue unir –se à ela. Dessa união nasce Quiron, o Centauro, com o corpo e pernas de cavalo e torso e braço de homem. Ao vê–lo, Filira fica tão perturbada que roga aos deuses ser transformada em tília. Assim, Quiron é abandonado e mais tarde encontrado por Apolo, que assume o papel de pai adotivo e, como mentor, transmite –lhe muitos ensinamentos.
7/9/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário