Total de visualizações de página

domingo, 14 de novembro de 2021

Esoterismo: Tarô eu estudo do meu jeito!




Podemos definir o uso do Tarô em duas classes: uma a das pessoas que usam arcanos apenas se identificando com eles, se dizendo usar a intuição, mediunidade e métodos próprios. E a outra são aqueles que se dizem estudiosos, na verdade são também uma mistura de céticos com incrédulos e vaidosos! 

Na verdade vemos a grande maioria de charlatões saindo do seio dos que nem se interessam em estudar o Tarô, usando apenas a intuição. Mas, também, mesmo que em situações raras, nos deparamos com grandes iluminados, pessoas cheias de humildades, dons e talentos para ler oráculos. Da mesma forma encontramos grandes tarólogos que estudam, conhecem as cartas com toda sua simbologia, sendo que não há nenhum erro em estudar e tentar penetrar cada vez mais em todos os segredos desse maravilhoso jogo. Mas, também é onde mais encontramos os egocêntricos, orgulhosos, exaltados, sensacionalistas e pessoas que se consideram superiores! Mas, o certo é que o verdadeiro conhecimento esotérico não nasse apenas de acumulo de informação ou de pesquisas das obras de outros autores. Cada um tem que seguir sua busca respeitando seus limites, seus perfis e suas necessidades. E quando me refiro a perfis, falo num perfil totalmente espiritual e o outro totalmente mental. 

 Na verdade o segredo não é seguir formulas de estudos secretos porque o que Tutancâmon achou como totalmente palpável para ele, pode não ser para o José Carlos, para a Maria Cigana ou para o estudioso que se enfia nos livros de esotérica egípcia! O certo é que cada um tem seu perfil, tem suas capacidades, dons e missões. Por isso, não dê a minima para o que dizem os críticos que se acham os sabidões só por que leram Jung, porque tem bibliotecas cheias de livros ou porque não perdem um congresso esotéricos. Na verdade o esoterismo é muito mais percebido pelo espirito do que pela mente. Quem se guia por um processo puramente mental acaba se perdendo, não tem firmeza e não confia nem em seus próprios conhecimentos! 

 Se como disse o Papa João Paulo II, que "a fé tem que ter as asas da razão", temos certeza também que a razão nunca conseguirá voar sem o corpo da fé. Isso porque o homem não consegue realizar sem sonhar, criar sem imaginar, exercer talentos sem amar! Tudo é um processo de fusão, aliada a escolhas, trabalho e aceitação. Pouco me importa o que disse Jung, o que ela achava do tarô ou o que pós graduados dizem da física quântica! Quero saber o que o tarô significa pra mim, o que ele preenche em minha vida, de que forma ele me serve e como eu poderei captar as energias dos arcanos! 

Na hora da consulta Jung não vai tá lá para me dar uma força, esclarecer ou me ajudar a interpretar o jogo, então que ele fique lá que eu fico cá. Eu tenho meus parâmetros, minhas crenças e será nesse caminho que vou seguir. E assim eu falo pra quem quer me ouvir, ouço o que gosto de ouvir e busco o que acho que preciso encontrar. Não tô nem ai se fulano tem um site bunitinho, cheio de imagens bonitas de naipes e arcanos, ou se escrevem bonito num estilo jornalistico. O que importa é se esse autor que lucra com cursos, palestras e livros sem conteúdo verdadeiramente sapiente, sabe inserir as mensagens do tarô na sua vida e de quem lhe procura! 

 O Tarô antes de tudo tem que ser admirado, respeitado, compreendido e aceito como ferramenta flexível. Nunca como regra, como ensino imposto por fulano ou ciclano! Muito menos vivenciado pelo que outros definiram como base para vida pessoal. Na verdade, todos nós temos nossas bases particulares, pouco me importante o que pensa o autor do manual do tarô, o conceito dele, pode até me servir de pontapé inicial para meus estudos, mas, o que preciso compreender primeiro é como aquilo que os arcanos me passam podem ser captados por mim! 

 Carlinhos Lima - Tarólogo

11/2/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)