Dois fatores farão com que este evento astronômico seja incomum e possa ser observado até o domingo se as condições meteorológicas permitirem.
Nesta sexta-feira (13), o céu será iluminado por uma lua cheia, que pela primeira vez em 19 anos vai surgir menor que o habitual. Trata-se de uma Lua das Colheitas, que acontece perto do equinócio de setembro, o período que marca o fim do verão e o início do outono boreal.
O fenômeno é conhecido por este nome popular que coincide com a temporada da colheita agrícola no Hemisfério Norte.
No entanto, no Hemisfério Sul, a Lua das Colheitas é vista em março ou início de abril, de acordo com o portal Earth Sky. A lua cheia vai iluminar o céu até o próximo dia 15 de setembro.
Outras características particulares deste fenômeno é que ele irá coincidir com o apogeu, quando o nosso satélite natural se encontra no seu ponto mais distante da órbita em torno da Terra, o que fará com que a Lua se pareça uns 14% menor que o habitual.
Por esta razão este fenômeno astronômico também é conhecido como uma microlua cheia. Em 2015, a Lua das Colheitas ocorreu quando o satélite se encontrava no ponto mais próximo do nosso planeta, perigeo, por isso naquele ano ocorreu Superlua.
Além disso, é a primeira vez em quase duas décadas que este evento irá ocorrer em uma sexta-feira 13, visto em algumas culturas como o dia da má sorte.
A última vez que este fenômeno teve lugar foi em uma sexta-feira 13 no ano de 2000. E ele só vai acontecer de novo em 2049.
Nenhum comentário:
Postar um comentário