Olá pessoal! Muitas pessoas me enviaram emails pra perguntar o que eu achava dessa historia de reconhecerem a profissão de tarológo! Bem, pra mim não muda muita coisa não, é como a batalha de certas academias pra reconhecerem a profissão de astrologo. Na verdade, visto pelo lado bom é uma coisa genial sob o ponto de vista de exigir mais respeito para com o tarológo, além de dar a ele certos direitos, alguma proteção juridica e também por exigir uma certa quantidade de estudos, pois tem muita gente que pouco se empenha e quer passar pra pessoas que tem um vasto conhecimento do tema. No entanto, vendo pelo lado mesquinho do mundo, creio que essas coisas só serve mais pra criar os tais "bambambans" aqueles que por terem grana montam espaços cheios de frescura, com dinheiro fazem baita divulgação, lançam livros, escrevem em revistas por que dizem ter feito isso e aquilo, lançam cursos, vendem palestras e assim por diante. Ou seja, como em tudo criar-se exclusões até no mundo do esoterismo e das ciências divinatorias. Por que o que tem é senhorzinho que não é lá essas coisas e por que tem posses, vão lucrar à bessa vendendo cursos forjados e copiados dos grandes mestres do exterior. Já está cheio de tarológo por ai que se acha a "fonte da sabedoria" mas, só lança livros copiados de autores gringos!
Na verdade não vejo ninguem no Brasil com cacife pra ser Mestre de Tarô e dá cursos, assim também como na astrologia, na Umbanda ou qualquer ramo esoterico! Mas, até que a Astrologia evoluiu muito nesses ultimos anos! Só que basta observar que vamos ver um punhado desses caras das grande capitais dominando o mundo da astrologia se achando os donos de todo conhecimento e lucrando um montão.
Da mesma forma veja fundadores de faculdades de Umbanda, não tenho nada contra, até acho que é uma boa idéia, mas, é exclusivista, pra poucos e monopolisa, sempre com aquela desculpinha, "não podemos abrir os mistérios, só se pode ensinar nas escolas...bla,bla,bla". Além do mais, pra mim, Tarô, Astrologia e Umbanda tem haver com dom, fé, espiritualidade, busca e também é uma paixão ou vocação! Até continuo achando que de certa forma contribuem divulgando os seguimentos, mas, o que insisto em dizer é que fecham demais excluindo aqueles que não podem pagar! Além do mais mesmo que todo mundo pudesse pagar, já vimos bem a historia biblica dos vendilhões do Teplo.
Pra se esquivarem de vendedores de fé, iventam "teologias" ou novas filosofias, nada contra, insisto em dizer, mas, só será positivo, quando isso não criar "super-mestres", mercantilismo ou sensacionalismo! Mas, realmente adaptar, inovar e criar novas filosofias pra tornar mais compreensivel, é bom demais, mas, sem demagogias ou se achar que é um deus!
As vezes tarologos, astrologos e pesquisadores que não são de entidades ou de circulos fechados se destacam muito mais! Minha amiga Marcela Alves por exemplo, é uma tarologa de mão cheia, sou seu fã, ela é hiper sensitiva, enquanto outros que se considerem "O Senhor dos Anéis" não passam de demagogos!
Carlinhos Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário