Um grupo internacional de cientistas encontrou uma nova ameaça ao clima do planeta e aos esforços para a prevenção de uma catástrofe climática.
De acordo com o portal científico Phys.org., os cientistas detectaram que na atmosfera da Terra está subindo o nível de um gás de efeito estufa – o trifluorometano. O aumento do gás perigoso para o clima do planeta está acontecendo apesar de em 2017 a sua produção pela humanidade supostamente ter sido quase eliminada.
Uma tonelada de emissões de trifluorometano é equivalente à emissão de mais de 12 mil toneladas de gás carbónico. Esse gás quase não tem uso na indústria, mas se forma no resultado da produção de outra substância química que é usada nos sistemas de arrefecimento nos países em desenvolvimento.
Em 2015, a Índia e a China anunciaram a intenção de reduzir a emissão deste gás perigoso. Nesse contexto, em 2017 os governos dos países afirmaram que pararam quase completamente as emissões do trifluorometano.
Os cientistas esperavam que, no período entre 2015 e 2017, a concentração do gás na atmosfera começaria a diminuir. No entanto, o novo estudo revelou que a presença do gás na verdade aumentou, alcançando níveis de recorde em 2018.
Segundo os pesquisadores, a causa do aumento podem ser as emissões na China e na Índia que na verdade não realizaram com sucesso o programa da liquidação do trifluorometano como foi anunciado.
© AFP 2019 / PARTRICK KOVARIK
Poluição atmosférica na China.
De acordo com os especialistas, se as promessas tivessem sido realizadas, de 2015 a 2017 teria sido possível evitar o aumento do nível dos gases de efeito de estufa, o que na verdade não aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário