Total de visualizações de página

sábado, 11 de janeiro de 2020

Desaparecimento misterioso de água em Marte gera dúvidas sobre eventual colonização



Recentes estudos alertam que o Planeta Vermelho está perdendo água em estado gasoso a uma velocidade muito maior do que se pensava, alterando nossa atual compreensão sobre o planeta e colocando dúvidas em sua colonização futura.

Uma equipe de pesquisa internacional descobriu inesperados montantes de água acumulada em uma altitude de 80 quilômetros na atmosfera marciana. Cientistas coletaram dados da missão da ExoMars, que é financiada pela agência espacial russa Roscosmos e a Agência Espacial Europeia.
Anteriormente, pesquisas já haviam identificado que a superfície de Marte perde água em estado gasoso devido a intensas tempestades de areia. Os tornados gigantes agem como uma forma de "elevador espacial", transportando a água longe o bastante para que a luz solar quebre as moléculas em suas partes constituintes e formando vastas nuvens de hidrogênio no processo.
Porém, agora foi encontrado entre 10 e 100 vezes mais vapor na atmosfera do que se imaginava haver, considerando a temperatura em um fenômeno chamado supersaturação.
Os níveis extraordinários de supersaturação "não são observados em mais nenhum local em outro corpo celeste do Sistema Solar", afirma Franck Montmessin, cientista planetário da Universidade de Paris-Saclay e um dos autores da pesquisa, relata o portal Space.com.
Enquanto a maior parte da água de Marte está presa em calotas polares, em consequência da relativa fraqueza da gravidade do planeta, a perda de água em estado gasoso pode criar entraves para futuros planos de colonização.

Explosão no espaço pode criar estrela mais brilhante de nossa galáxia



As duas estrelas do sistema binário V Sagittae se encontram em uma rota de colisão em espiral que resultará em uma explosão, no final do século XXI, da qual surgirá a estrela mais brilhante de nossa galáxia.

A estrela binária, conhecida como V Sge, está localizada na constelação da Flecha (Sagitta) e é pouco visível, mesmo através de telescópios medianos. Provavelmente, em cerca de 2083, esta estrela explodirá e será tão brilhante como Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno visível a partir do nosso planeta, segundo o portal Phys.org.
"As duas estrelas, localizadas a aproximadamente 7.800 anos-luz de distância da Terra, estão se aproximando cada vez mais em uma espiral [...] Em última instância, as duas colidirão e se unirão, criando uma poderosa explosão de luz que os astrônomos estimam que tornará a V Sge na estrela mais brilhante no céu noturno por aproximadamente um mês", explicou o portal Astronomy.
O astrônomo da Universidade do Estado da Luisiana Bradley Schaefer e sua equipe confirmaram essa possibilidade depois de estudar placas fotográficas de vidro de 1890, bem como de analisar dados atuais, descobrindo que ao longo das décadas a estrela binária se tornou rapidamente mais brilhante.

Veja outros Tweets de Sputnik Brasil

"Baseando-se nas massas das estrelas, as propriedades orbitais variáveis e a taxa de brilho, os pesquisadores concluíram que essas estrelas criarão uma luz brilhante, denominada de 'explosão de fusão'", citou a Astronomy.
De acordo com os astrônomos, mesmo que o episódio esteja previsto apenas para 2083, a fusão das estrelas poderia ocorrer até 16 anos antes ou depois. Dessa forma, o fenômeno vai ocorrer entre os anos de 2067 e 2099.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Misterioso anel de hidrogênio é encontrado em torno de galáxia distante (FOTO)




Um misterioso anel de hidrogênio gasoso foi encontrado ao redor de uma galáxia distante com um diâmetro de aproximadamente 380 mil anos-luz, ou seja, quatro vezes maior que a Via Láctea.

A galáxia, conhecida como AGC 203001, está localizada a aproximadamente 260 milhões de anos-luz de distância da Terra.
O enorme anel de hidrogênio neutro segue sendo um grande mistério e emite ondas de rádio com um comprimento de onda de aproximadamente 21 centímetros.
Esta radiação de átomos de hidrogênio neutros permitiu o mapeamento da quantidade e distribuição de gás de hidrogênio neutro na Via Láctea e em outras galáxias do Universo.

Veja outros Tweets de Science 2.0

​AGC 203001: Uma Galáxia completamente cercada por gás hidrogênio. 
Grandes quantidades de hidrogênio neutro são encontradas nas galáxias que estão formando novas estrelas. Entretanto, apesar de não mostrar sinais de formação estelar ativa, sabia-se que a galáxia AGC 203001 possuía grandes quantidades de hidrogênio.
Para entender este mistério, os astrônomos realizaram uma observação, de rádio de alta resolução com a ajuda do telescópio GMRT (Great Metrewave Radio Telescope), publicada pela Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, para descobrir em que parte da galáxia o gás pode ser encontrado.
As observações revelaram que o hidrogênio neutro está distribuído em forma de um grande anel descentrado que se estende muito além do alcance óptico desta galáxia. Imagens mostram que não há sinais de estrelas associados com o anel de hidrogênio.
Agora, a equipe pretende mapear o hidrogênio neutro ao redor de diversas galáxias semelhantes. Caso elas mostrem anéis como este, poderiam ajudar na compreensão do mecanismo da formação desses anéis raros.

Suposta maior galáxia do Universo é encontrada pelo telescópio Hubble (FOTO)



O telescópio Hubble da NASA encontrou uma galáxia espiral gigante, conhecida como UGC 2885, que seria é a maior do Universo. A galáxia é uma gigante com um buraco negro supermassivo adormecido em seu centro.

A UGC 2885, também conhecida como galáxia Rubin, possui 463.000 anos-luz de diâmetro, sendo aproximadamente 2,5 vezes maior que a Via Láctea e possuindo aproximadamente 10 vezes mais estrelas.
Benne Holwerda, astrônomo responsável por estudar a gigante galáxia, afirmou que ainda não sabe como a galáxia ficou tão grande assim.

© FOTO / NASA, ESA, AND B. HOLWERDA (UNIVERSITY OF LOUISVILLE)
Galáxia espiral UGC 2885
A rotação da galáxia foi medida pela astrônoma Vera Rubin na década de 1980 e, por isso, a galáxia foi nomeada em sua homenagem, segundo a NASA.
Perante o grande mistério de como a galáxia ficou tão grande, Holwerda e sua equipe pretende estudar o agrupamento de estrelas em seu interior, na esperança de encontrar evidências que expliquem este fenômeno.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)