Total de visualizações de página

domingo, 18 de março de 2012

Júpiter na Mitologia e filosofia

Mitologia Antiga


Zeus Na Mesopotâmia, o planeta Júpiter era conhecido como Neberu e associado ao deus Marduk. Ele era o deus patrono de Babilônia, e considerada equivalente à mais velho deus sumério Enlil. Os assírios, por sua vez igualado Enlil a seu estado deus, Ashur. Todos foram muitas vezes referida apenas como Senhor, e este título é preservada em referências bíblicas a Baal ou Bel. Enlil foi descrito como o rei dos deuses e, portanto, associada a regência e sabedoria. Aqueles com Júpiter nascendo ou culminando frequentemente apresentam uma natureza imperiosa, vontade própria, ou pelo menos a confiança em seu próprio julgamento. A sabedoria de Júpiter é a sabedoria prática dos assuntos cotidianos, e não a filosofia que pertence a Mercúrio. Astrólogos contemporâneos que associam o planeta com nona casa preocupações estão confundindo com Sagitário e Júpiter o nono signo com a nona casa. Não há evidência real para associar Júpiter com a lei, na verdade, ele é muitas vezes proeminente nas paradas de criminosos, que igualam o direito à sua própria vontade.

Os gregos consideravam Marduk para ser o mesmo que Zeus, o rei de seus próprios deuses. Ele se dizia ser o filho do Cronos e Réia Titans: dessa forma os invasores helênicos enxertados seu deus principal para a família divina dos pelasgos indígenas. A esta mistura, acrescentaram ingredientes da Ásia: Marduk derrotou uma raça de monstros, então Zeus fez guerra aos Titãs, o deus do céu Hurrian Teshub derrubou seu pai Kumarbi, então Zeus suplantado Cronos. Quando os três filhos de Cronos - Zeus, Poseidon, e Hades - dividiu o mundo, Zeus tomou o céu, de forma adequada para o governante myrthologcal de um planeta com uma natureza arejado.

A característica mais notável de Júpiter é o número de suas amantes e filhos. Essas relações simbolizam os céus fertilizantes da terra, as ninfas vários cada um tendo sido a deusa de uma determinada área - paisagens diversas exigir uma multiplicidade de deusas, em comparação com o céu sem traços característicos. Júpiter apresenta frequentemente nas paradas da promíscuo: por exemplo, em quadratura com a Lua com Casanova e Luís XIV, configurado com um quinto planeta-casa nas paradas de Anais Nin e JF Kennedy. Isso, no entanto, não é porque ele é um planeta particularmente sensual, mas sim uma manifestação da incapacidade Jovian a admitir que o suficiente é tão bom como um banquete.

Romano Júpiter era o mesmo que Zeus, e dividiu o mesmo nome: Júpiter foi originalmente Deus Pater, correspondente ao grego Zeus Pater eo sânscrito Dyaus Pitar, todos derivados de 'pai brilhante "um pater Dyeus pré-histórica. Os romanos consideravam que o equivalente germânico deus era Thunor (o Thor Norse), uma vez que Júpiter e que foram associados com o trovão: é por isso que quinta-feira (Inglês Antigo:. Thunresdaeg) corresponde ao giovedi italiano (latim: jovis morre). Na verdade, Thor era mais perto de Marte em sua natureza: era Tiw (o Tyr nórdico), cujo nome corresponde a Zeus, e que originalmente tinha as mesmas funções.

Cabbalism


Na cabala judaica, Júpiter é o quarta esfera, Misericórdia (Chesed). Esta constitui a tríade moral com Geburah (Marte) e Tiphereth (Sol). Aqui, o Júpiter benéfico e maléfico Marte simbolizam os princípios construtivos e destrutivos do universo, que são transcendidas no sol. Este contraste reflecte-se na oposição entre suas exaltações (Câncer-Capricórnio), de acordo com Antíoco de Atenas, este é porque eles são a vida ea morte, um comentário que nos leva de volta para a Babilônia, onde Júpiter (Marduk) foi o criador e Marte ( Nergal) era o Senhor do Submundo. Chesed também está no pilar da criação entre Chokmah (poder criativo puro) e Netzach (imagens individuais), representando idéias arquetípicas. Isso se reflete em um nível humano na regra de Júpiter, da décima primeira casa.

Tarot


Cartas de tarô representando Júpiter No arcanos maiores do tarô, a Golden Dawn associado Júpiter com a Roda da Fortuna. Este cartão é agora usado para simbolizar a sorte, embora possa originalmente ter representado a prudência - ou significado seria apropriado.

Outras atribuições são também possíveis, particularmente o Imperador, o Papa e Justiça.

No arcano menor, Júpiter, planeta da quarta esfera, é dada aos quatro. Como Júpiter é um planeta diurno, os ternos de fogo e ar são favoráveis: o Quatro de Paus é chamado de trabalho aperfeiçoado e Quatro de Espadas, Descanso do Strife. Os ternos de terra e água, no entanto, manifestam o lado menos agradável de Júpiter: o Quatro de Ouros é chamado de poder terreno, e algumas vezes indica a ganância ou arrogância, o Quatro de Copas é o prazer misturado, onde o sucesso levou a saciedade ou tédio- .



Fonte.skyscript.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)