Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

O Centilóquio de Hermes

O Centilóquio de Hermes, ou os seus Cem Aforismos apresentados em Inglês




1. O Sol e seguidamente a Lua são, abaixo de Deus, a vida de todas as coisas vivas; no entanto, muitas natividades não têm hyleg; contudo, pelo facto do Sol e da Lua contemplarem amistosamente o ascendente, ou lá estarem livres de aflição, as suas vidas serão tanto mais prolongadas.
   
2. Todas as natividades diurnas são fortalecidas pelo Sol, quando está bem aspectado pelas fortunas. As nocturnas pela Lua, quando ela está assim fortalecida; se tal não suceder, mas se encontrarem, contudo, bons planetas nos ângulos, a natividade será boa.
   
3. Quando Marte for o regente do ascendente e estiver colocado na décima, confere ao nativo dignidade e poder que serão acompanhados de injúria e crueldade, e poderão ser, por conseguinte, chamados um infortúnio em vez de uma felicidade.
   
4. Júpiter em bom aspecto às infortunas transforma a sua malevolência em bem; Vénus não pode efectivar tal coisa a não ser que Júpiter a ajude; portanto, ao promover o bem e ao proibir o mal, Júpiter é considerado muito melhor do que Vénus.
   
5. Um Artista não pode fazer uma mistura dos significados das estrelas antes de conhecer as suas amizades e inimizades, as quais são de três tipos: Primeiro, de acordo com a sua natureza. Segundo, de acordo com as suas casas. E, terceiro, de acordo com os seus aspectos.
   
6. Vénus é oposto ao Mercúrio, ele abraça os idiomas e a disciplina, ela os deleites e os prazeres, Júpiter é o mesmo relativamente a Marte, ele ama a misericórdia e a justiça, Marte a impiedade e a crueldade.
   
7. Façam com que o Sol ou um dos superiores signifiquem príncipes e grandes homens. Os escribas e os rústicos são significados pelos planetas inferiores e, principalmente, pela Lua.
   
8. O significado de uma conjunção não é diminuída por um aspecto, mas um aspecto é-o por uma conjunção, visto ter menor força.
   
9. Não dêem qualquer julgamento nem elejam nada enquanto Escorpião estiver a ascender; nem quando os ângulos forem oblíquos ou tortos; ou se Marte estiver no ascendente, o acontecimento resultará num revés e a questão não chegará a qualquer bom fim, pois Escorpião é um signo de falsidade.
   
10. Bons planetas afligidos pelas infortunas a partir da sexta ou décima segunda casas auguram o mal.
   
11. Os rumores postos a circular quando a Lua está na primeira face de Escorpião são falsos e velhacamente forjados.
   
12. Os julgamentos dos astrólogos não são muitas vezes verdadeiros por causa do erro nos seus instrumentos ou da ignorância do querente, ou quando o Sol está perto do M.C., ou quando os argumentos de promessa e negação da coisa são iguais na figura.
   
13. Quando a Lua estiver a Sul, a descender em Escorpião ou Peixes, não se deve começar a construir, pois um edifício que seja levantado nessa altura entra rapidamente em ruína.
   
14. Mercúrio estando forte e em lugares correctos dos céus, bem configurado relativamente às outras estrelas ou planetas nas natividades, denota com isso uma dignidade conveniente para o nativo; mas, Mercúrio por si só é um planeta fraco.
   
15. Aquele que contender com outro e vencer quando os significadores estiverem num signo bicorpóreo, obtém uma grande vitória mas, se for vencido, perde muito; pois, nessa altura, o bem e o mal são duplicados.
   
16. Não dêem qualquer julgamento antes de conhecerem o propósito do querente, pois muitos perguntam nem eles sabem o quê, e tampouco conseguem exprimir o que pretendem.
   
17. Quando forem interrogados acerca de um pai, olhem para a quarta casa; acerca de um irmão, para a terceira casa; acerca de um filho, para a quinta casa; acerca de uma mulher, para a sétima; mas, se for acerca de uma pessoa doente, contemplem apenas o ascendente.
   
18. Quando a Lua chegar à quadratura das fortunas ou das infortunas, e os testemunhos das ajudas ou dos impedimentos da questão forem duvidosos, deve-se desconfiar que a força dos planetas nefastos impedirão mais do que os outros poderão ajudar.
   
19. No início das viagens e do regresso delas, a Lua não deve estar no ascendente, na quarta ou na nona casas, mesmo que não esteja afligida; ao entrar numa cidade, não deve ser colocada no ascendente, na segunda ou na quarta casas.
   
20. Existem três maneiras para descobrir os acidentes próprios dos seres humanos, i.e. a partir da natividade, do nascimento do seu primeiro filho, ou através da apresentação de uma pergunta com a qual a mente esteja preocupada e afligida.
   
21. Todos os inícios em que a Lua esteja ligada a um planeta retrógrado serão rapidamente destruídos e, se ela estiver impedida de outra forma, a desgraça acontecerá ainda mais cedo.
   
22. Fazer do Saturno e do Sol os significadores dos reis e dos príncipes, com o planeta ou planetas na décima; mas os seus ajudantes são tomados da onze e os ajudantes das pessoas vulgares da segunda.
   
23. Quando um rei ou príncipe dá início a uma viagem, assegurem-se de rejeitar a hora em que ascende Caranguejo.
   
24. Gémeos e Sagitário obedecem à Cabeça e Cauda do Dragão mais do que os outros signos, por isso fazem mais mal nestes signos do que em qualquer outro.
   
25. Quando Touro ou Balança ascendem nas natividades das mulheres, e Marte estiver neles, ela não será modesta nem casta, o mesmo acontecendo se Capricórnio ascender.
   
26. As virtudes dos planetas são recebidas pelo Sol quando este está colocado no ascendente ou no M.C. em conjunção com eles; a Lua durante a noite recebe-os também, se nos lugares mencionados ela estiver ligada a eles.
   
27. Júpiter dissolve a malícia de Saturno e Vénus dissolve a de Marte.
   
28. Quando uma pergunta é apresentada sobre uma mulher, tomar Vénus como a sua significadora natural mas, mais especificamente, a sétima casa; no entanto, se uma pergunta for feita sobre um inimigo, respeite-se a casa doze mas, mais especificamente ainda, a sétima casa também.
   
29. Quando alguém vai para a guerra, especialmente um rei, o ascendente deve ser uma das casas dos planetas superiores ou do Sol; e o regente do ascendente e do Sol devem estar poderosos na figura, mas o regente da sétima fraco e desafortunado.
   
30. A Lua a aumentar de luz e movimento, e em conjunção com Saturno e Júpiter, é geralmente bom em todas as coisas; mas, se ela estiver a diminuir de luz, é mau; entenda-se exactamente o contrário quando ela estiver em conjunção com Vénus ou Marte.
   
31. Júpiter não deve estar sob os raios do Sol ou ter outro tipo de impedimento quando se penhorarem ou emprestarem coisas, pois se estiver assim e não for recebido pelos planetas impeditivos, haverá pouca ou nenhuma esperança de resgate.
   
32. Os planetas afortunados aplicando-se à conjunção ou aspecto das infortunas em qualquer figura diminuem a sua influência nefasta; se a figura for boa, fazem ainda um bem maior; se for má, um bem menor; mas os malévolos em quadratura ou oposição aos benévolos diminuem e abatem a sua virtude, os outros aspectos não as impedindo.
   
33. Saturno saindo de um signo e entrando noutro provoca estranhas aparições nos céus, às quais os árabes chamam Assub, ou alguns outros sinais de natureza fogosa.
   
34. A conjunção de Júpiter e do Sol produzem um ar temperado, principalmente quando estão em signos aéreos, de uma conjunção de Saturno e do Sol vem o frio, e da conjunção de Marte e do Sol, num signo bicorpóreo, e na época da primavera, vem um ar enevoado, do qual resultam doenças muito frequentemente.
   
35. No Verão, quando o Sol entra nos termos de Marte, provoca o calor; no inverno, a seca e a escassez de chuva e de águas.
   
36. Nas natividades e nas questões dos homens, determinar o Hyleg e o Alchocoden e as suas direcções, principalmente nas perguntas que dizem respeito aos reis e a homens importantes, através dos quais se conhecem principalmente os seus acidentes, quer sejam bons ou maus.
   
37. Se o ascendente estiver afortunado e o seu regente desafortunado, mostra um corpo saudável mas uma mente afligida; mas, se o contrário acontecer, julgar o contrário.
   
38. Notem-se sempre as configurações das estrelas, não pelos seus signos mas pelas orbes.
   
39. A Lua deve estar a aumentar de luz e livre dos aspectos das infortunas quando se quiser curar os olhos inflamados.
   
40. A Parte da Fortuna com maus planetas na quarta, nona ou décima casas, denota a morte para os doentes.
   
41. Quando os significadores do bem ou do mal estiverem estacionários e angulares, será mais duradouro; mas será mais mutável e variável se o significador estiver cadente dos ângulos e retrógrado.
   
42. O regente da segunda tem a mesma capacidade de danificar que o regente da oitava, o regente da sexta a mesma que o regente da décima segunda.
   
43. Marte ocidental em Caranguejo, não contemplado por Saturno, Júpiter, Vénus ou pelo Sol faz um bom flebotomista; mas, se Marte estiver em Capricórnio, faz um destruidor de homens e alguém que se deleita em fazer correr o sangue.
   
44. O melhor Artista do mundo pode errar, se errar em relação ao significador.
   
45. Quando Saturno estiver elevado acima de Vénus e em quadratura a ela, toma o nativo num desavergonhado que tem verdadeiro ódio às mulheres; mas, se Vénus estiver elevada acima de Saturno, ele será um grande amigo das mulheres.
   
46. Se, em qualquer natividade, Mercúrio estiver no ascendente, oriental e rápido, o nativo será eloquente e erudito nas ciências liberais, o mesmo acontecendo se estiver em Sagitário nos seus próprios termos.
   
47. O primeiro dos ângulos é o ascendente, o segundo o M.C., o terceiro a sétima casa e o quarto o I.C., mas quanto ao resto, a onze é a primeira, depois a segunda, depois a quinta, depois a nona, depois a terceira; mas as casas seis, oito e doze são consideradas as piores.
   
48. A influência de Marte nunca é abatida a não ser pela interposição de um planeta benevolente.
   
49. Façam com que o vosso significador concorde como o da pessoa a quem pretendem apresentar uma súplica.
   
50. Sendo o ascendente ou um planeta encontrado no último grau de um signo, a significação tem que ser tomada do signo seguinte; mas nos 29 graus do mesmo signo, a força de um planeta deve ser considerada de três maneiras, viz. no grau em que se encontra, no que lhe está imediatamente antes e no seguinte.
   
51. Aquele que quiser considerar as contingências futuras, deve fazê-lo a partir da conjunção dos planetas, mas as passadas ou presentes a partir das suas separações.
   
52. Quando Júpiter estiver em Caranguejo, longe do ascendente e sem o impedimento de qualquer outra estrela, o nativo será racional e muito especializado na ciência mas, deleitando-se em levar uma vida de reclusão, não gozará do aplauso pelo seu conhecimento.
   
53. No mundo acontecerão muitas desgraças quando, num mês, houver um eclipse de ambos os luminares; principalmente naqueles lugares sujeitos aos signos em que se encontram.
   
54. Quando a Lua estiver na Via Combusta ou peregrina no início de uma viagem, a pessoa ficará doente na sua viagem ou será gravemente perturbada e molestada de outra forma.
   
55. Convém que o Astrólogo considere a data nas direcções dos planetas, mas nas estrelas fixas não é tão necessário.
   
56. O património do pai passará para o filho, se Saturno estiver afortunado e em aspecto amistoso com o regente do ascendente; mas isto será mais livremente se Saturno for o regente da quarta.
   
57. Estando os planetas afortunados nos signos em que não têm qualquer dignidade, a sua benignidade é transladada noutro sentido.
   
58. Marte como Almuten de uma natividade e não ligado a bons planetas, significa que o nativo sofrerá devido à inveja e ao ódio.
   
59. As estrelas afortunadas conferem grande felicidade quando forem recebidas umas pelas outras nas suas próprias casas; e quando os planetas nefastos são assim recebidos, abstêm-se de fazer muito mal.
   
60. O nativo será enfermiço e fraco quando Saturno estiver elevado acima de Marte; mas, se Marte estiver elevado acima de Saturno, será gordo e vigoroso.
   
61. Nas natividades dos homens, se a Parte do Casamento cair em signos obedientes, e nas mulheres em signos imperativos, a mulher mandará no homem e este obedecerá; se caírem inversamente, dizer o contrário.
   
62. Se os regentes da triplicidade da conjunção das luzes se respeitarem amistosamente uns aos outros, o primeiro ao segundo, o segundo ao terceiro, augura prosperidade eminente e uma liberdade em relação ao sofrimento.
   
63. Mercúrio em Peixes em graus profundos ou corroídos toma o nativo tolo e lento no falar, e se Júpiter estiver nas casas de Marte, será sórdido e necessitado, e sofrerá danos provocados por soldados; mas, se estiver nas casas de Saturno, principalmente Capricórnio, e nesses graus, será taciturno, rígido e odioso para com todos os homens.
   
64. Mercúrio em recepção com Marte por casa, ou se estiver em aspecto a ele, cadentes de um ângulo, o nativo será um amante da caça e jogará aos dados e nas mesas; mas, se não estiverem cadentes, provará ser um excelente soldado.
   
65. Os planetas sob os raios do Sol ou a uma distância de 12 graus dele são desafortunados, a não ser que estejam no mesmo grau com ele; mas, quando já passaram dos 13 graus de distância dele, estão afortunados.
   
66. O Nó Norte com as infortunas denota desgraças terríveis, pois isso aumenta a sua maldade; mas com as fortunas, promove o bem e aumenta a sua benignidade; mas as significações do Nó Sul devem ser tomadas no sentido inverso.
   
67. Mercúrio na sexta casa de uma natividade, o nativo mudará de uma religião para outra, e terá a sua felicidade parcialmente impedida por causa da sua inconstância.
   
68. O primeiro signo tem preeminência na questão quando dois signos tiverem a ver com o assunto.
   
69. Aceitem o início de todas as coisas a partir da Lua, mas o seu final a partir do seu dispositor.
   
70. Se Júpiter numa revolução do mundo estiver na sua casa, exaltação, ou oriental num ângulo, e de qualquer outro modo livre de mal, significa abundância de todas as coisas.
   
71. Quando a Lua e o regente do ascendente estiverem impedidos pelo regente da oitava, a pessoa enferma tem razões para ter medo.
   
72. É mau começar qualquer processo legal ou outras controvérsias quando a Lua estiver mal dignificada; o queixoso será indubitavelmente vencido.
   
73. Todas as rebeliões que rebentem no início do ano não serão facilmente reprimidas.
   
74. A Lua em signos ruminantes, ligada a planetas retrógrados, não é boa para as purgas nesse período, pois o trabalho do médico aumentará o dano do paciente.
   
75. Os planetas orientais, quer signifiquem o bem ou o mal, realizam a sua obra rapidamente; os ocidentais mais lentamente.
   
76. A duração média de um eclipse solar é calculada a partir do grau da conjunção das luzes.
   
77. Dar-se-ão muitas guerras e dificuldades quando, numa figura revolucional do mundo, Saturno e Júpiter estiverem nas suas exaltações.
   
78. Sejam cautelosos e circunspectos no vosso julgamento quando uma fortuna estiver com um malévolo, nem sejam excessivamente confiantes de que a malícia da infortuna será evitada.
   
79. Existem doze signos, um dos quais está constantemente a ascender, o ascendente significa o corpo e o seu regente a mente; não deixem que o signo que ascende para o vosso intuito seja aquele cujo regente está impedido.
   
80. Os planetas em signos fixos mostram que o assunto é duradouro, nos signos bicorpóreos duvidoso e nos signos cardeais, conversível no bem ou no mal.
   
81. Nas questões secretas, não deixem que a Lua esteja combusta, mas a sair da combustão.
   
82. Quando a Lua estiver num signo fixo, não cortem nem vistam qualquer roupa nova, principalmente em Leão, pois é extremamente perigoso; é o mesmo se ela estiver em conjunção ou oposição ao Sol, ou impedida pelas infortunas.
   
83. A Lua tem grande poder em todas as questões, excepto quando Leão, Sagitário ou Aquário ascendem, pois qualquer destes signos abate a sua significação, principalmente Leão e Aquário.
   
84. Saturno está sob os raios do Sol até ter 15 graus de distância dele; entenda-se o mesmo de Júpiter.
   
85. Recusem a Lua em Caranguejo ou Virgem para os casamentos, a não ser que seja para casar com viúvas.
   
86. Uma infortuna na sua própria casa ou exaltação e oriental, é melhor do que uma fortuna que esteja retrógrada ou impedida.
   
87. Haverá algum impedimento na parte do corpo representada pelo signo afligido no nascimento.
   
88. Imensa prosperidade é augurada quando os regentes da triplicidade dos luminares têm virtude num ângulo ou numa casa sucedente, e se encontram nos seus próprios lugares, longe dos aspectos das infortunas; e, se o regente do ascendente também estiver bem colocado, a felicidade será ainda mais e maior.
   
89. Os aspectos sextis e trígonos têm a mesma qualidade no efeito; mas o sextil é menos forte do que o trígono, quer para o bem quer para o mal.
   
90. Saturno realiza o mal lentamente, mas Marte é rápido e, por conseguinte, Marte tem a reputação de fazer mais mal do que Saturno.
   
91. Quando os três planetas superiores estiverem juntos num signo régio, é chamada uma grande conjunção e quando o Sol os contempla, fazem reinos extremamente poderosos e florescentes.
   
92. São rapidamente resolvidas as dúvidas que são propostas quando a Lua e o planeta a quem ela se aplica estão em signos que têm voz, e na quinta ou terceira casas, ou em oposição a elas.
   
93. As infortunas na oitava casa têm a sua maldade aumentada; mas os benevolentes lá colocados não auguram nem o bem nem o mal.
   
94. Não será realizado qualquer bem ou mal a não ser que os bons ou maus planetas numa natividade ou revolução aspectem a Lua através de uma quadratura.
   
95. Se Mercúrio estiver afligido na sexta casa, o nativo morrerá na prisão; se Saturno estiver na doze e a Lua na oito, ele terminará os seus dias por precipitação.
   
96. Quando o Sol durante o dia e a Lua durante a noite estiverem impedidos, a pessoa deve ter medo.
   
97. As significações das estrelas são sempre variadas, conforme variam nas suas configurações e latitude.
   
98. A Lua na quatro, sete, nove ou doze mostra a verdadeira razão da pergunta apresentada, o mesmo é conhecido pela sua separação de Mercúrio; e, se o ascendente e a Lua estiverem em signos bicorpóreos, a razão da pergunta é confirmada.
   
99. Uma infortuna na sua casa ou exaltação denota que a questão significada por ele chegará a um bom termo, mas com atrasos; mas, se estiver impedido no ascendente, apesar de estar na sua própria casa ou exaltação, o assunto será obstruído e chegará a um final infeliz.
   
100. O resultado de qualquer empreendimento que seja duvidoso, é definido por estes significadores, viz. pela quarta casa e pelo seu regente, e pelo planeta forte na mesma; assim como pela luz do momento, e pelo seu regente, e pelo planeta e seu dispositor a quem a luz do momento estiver ligada.
 
 
AQUI TERMINAM OS AFORISMOS DE HERMES TRISMEGISTUS
 
 

 
 
Texto gentilmente cedido por M.C.M.M., QHP
 
Mikropanastron, tradução M.C.M.M., QHP - Edição BIBLIOTECA SADALSUUD
 
Centilóquio de Hermes retirado do livro Mikropanastron de John Partridge
 
Mikropanastron em português disponível em - BIBLIOTECA SADALSUUD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (177) magia (80) signos (80) espiritualidade (60) conceito (57) comportamento (55) Astrofísica (54) espaço (53) (52) umbanda-astrologica (50) tarô (47) esoterismo (39) pesquisa (37) previsões (37) taro (35) mulher (34) conceitos (33) pesquisas (31) gostosa (30) umbanda astrológica (29) estudo (26) astrofisica (25) horoscopo chinês (25) planetas (24) religião (24) horoscopo (23) ciência (21) bem estar (20) climazzen (20) cabala (19) arcanos (18) astronomia (18) lua (18) destino (17) energias (17) terra (16) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) saúde (15) ifá (14) zodiaco (14) estrela (13) exu (13) mapa astral (13) planeta (13) umbanda-astrológica (13) Nasa (12) Quíron (12) beleza da mulher (12) 2012 (11) ogum (11) poder (11) sensual (11) atriz (10) biblia (10) ensaio (10) fotos (10) lilith (10) lingerie (10) prazer (10) Candomblé (9) Estrelas (9) Foto (9) Sol (9) dragão (9) estudos (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) Marte (8) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) cientistas (8) escorpião (8) ex-BBB (8) galáxia (8) mistério (8) odús (8) posa (8) 2016 (7) Astrônomos (7) astros (7) beleza (7) busca (7) energia (7) magia sexual (7) plutão (7) política (7) regente do ano (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) carma (6) casas astrologicas (6) força (6) mago (6) metodos (6) orgasmo (6) praia (6) saude (6) vídeo (6) astrologia sexual (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) calendário maia (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) sexualidade (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) anjos da guarda (2) ( 45 graus ) (1)