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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Grande Divino Mestre Dante Alighieri


Dentro das premissas de um Caminho Iniciático provável, não é possível condicionar Dante, como bem o diz acima Robert Bonnell, que podemos considerar como o Grande Decodificador Da Divina Comédia e, ao mesmo tempo, da Alma Poética do Grande Divino Mestre em seu formidável livro. Dante, O Grande Iniciado: é o que podemos denominar de O LIVRO. Dante é, antes de tudo, um grande poeta de imenso gênio literário, alimentado por uma filosofia livre e toda pessoal, e de uma espiritualidade abundante. 

Dante, O Grande Iniciado, um tratado esotérico completo acerca das caminhadas dantescas no terreno da Iniciação que, como dito antes, lhe foi toda particular e própria de uma alma dotada no grande interesse de Ascender até as mais Altas Esferas. O seu pensamento multiforme é o reflexo de centros de interesse tanto místicos quanto políticos, passados à prova de uma existência movimentada de homem comprometido com a vida da cidade. Seu gênio não lhe permitiria encerrar-se em alguma filiação espiritual, qualquer que fosse. 

O livro é um curso excelentíssimo de Hermetismo, Esoterismo Cristão, Numerologia Sagrada, Tarot e Alquimia, complementado ainda com observações precisas sobre Astrologia Esotérica, Mitologia Universal, Religiões e História. Comentários de autores tão diversos quanto René Guénon, Louis Lallement, André Barthélémy, Eugène Canseliet, Carl Gustav Jung, Paul Aléxis Ladame, André Pézard, Jacqueline Risset e alguns outros. Robert Bonnell - In: Dante, O Grande Iniciado - pag. 206 Em sete caminhos divide-se o livro:

I - O “Tohu-Bohu” De Um Destino Em Cinco Idades Observações dos detalhes presentes no destino de Dante referentes ao seu Existir e o sentido de suas obras refletidos nesse mesmo Existir II - As Nove Obras... Testemunhas De Uma Busca Espiritual Irresistivelmente Orientada Exame das nove obras de Dante em seus sentidos iniciáticos e simbólicos III - A Viagem Iniciática E Filiação Espiritual Os detalhes referentes ao Espiritual Envolvimento de Dante com o que se aproxima das suas visões de mundo descritas em seus livros IV - O Número A Numerologia Sagrada Revelada E Revelando Os Sagrados Divinos Mistérios contidos na Divina Comédia V - O Simbolismo Sagrado Dos Sítios Nos Três Mundos Da Divina Comédia Inferno, Purgatório e Paraíso analisados e comentados conforme os ditames esotéricos da Antiga Tradição Hermética, da Kaballah e do Esoterismo Cristão VI - Sob O Véu Dos Versos Estranhos, Ou... 

A Alquimia Operativa Da Divina Comédia A Alquimia Espiritual apresentada nos esotéricos versos da Divina Comédia é o tema deste capítulo, um dos mais elucidativos e brilhantes do livro VII - Os Arcanos Da Divina Comédia Ou Os Símbolos Maiores Das Forças E Dos Seres Em Presença Na Grande Aventura Da Transmutação Espiritual O Tarot e seus Arcanos correspondentes à Viagem Iniciática Dantesca em uma grandiosa apresentação e explicação pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso Se atualmente é mais ou menos admitido que Dante foi um Iniciado, no entanto, não é possível relacioná-lo com tal ou qual corrente esotérica ou iniciática. De resto, a tentativa que consiste em querer inseri-lo em tal ou qual filiação parece-nos totalmente inútil diante de raras evidências. Ao final do livro, um complemento enriquece ainda mais o todo do mesmo: 

Complemento I - O Ciclo Iniciático Da Semana Santa E Da Páscoa, E Além. A Sincronicidade Entre As Sagradas Escrituras E A Divina Comédia Exame das referências e similaridades da Divina Comédia com o Esoterismo Cristão Igualmente, um anexo tem o mesmo efeito enriquecedor: 

Indicações Sobre As Chaves Essenciais A Respeito Do Hermetismo Cristão Uma detalhada revisão do conteúdo hermético da Divina Comédia em face das diversas linhas de pensamento esotérico descritas e citadas e desenvolvidas no livro todo desde a primeira página (o livro de Bonnell) Dante surge às vezes na pena da Bonnell e é como se ditasse todo o livro com a sabedoria de Divina Natureza que agora ele possui nas Esferas pelas quais transita livre da envenante atmosfera da carnalidade. Este foi todo o objetivo, desde o início de Dante, ao realizar A Obra Em Negro (O Caminhar No Inferno), A Obra Em Branco (O Caminhar No Purgatório) e A Obra Em Vermelho (O Caminhar No Paraíso), é o Poeta-Mago no início de sua Caminhada Iniciática rumo à Ascensão e ao encontro da Unidade, tal como descrito por Bonnell: 

O Poeta-Mago encontra-se a caminho de uma experiência de percepção interior. E essa percepção tem por objetivo compreender a origem de todas as coisas e a Unidade que as rege. Mas, maleficiado, esse caminho representa todas as forças hostis a essa percepção interior. Ele diz respeito a todas as categorias de Condenados que o poeta encontrará nos nove círculos do Inferno. Pag. 534 Vencidos todos os obstáculos no Inferno, Dante chega ao Purgatório, sempre guiado por Virgílio, onde se torna o próprio Eremita a fim de ultrapassar mais uma etapa em direção ao Um: A Prudência é o início da Sabedoria. 

O Eremita é um mestre secreto que trabalha, como diz Oswald Wirth, para condicionar o futuro em gestação. Ele está desligado do Mundo e de suas paixões e leva a sua busca como perfeito Iniciado. A Humildade é a primeira das virtudes enfrentada no Purgatório de Dante, diante do pecado do orgulho encontrado no primeiro terraço. Mago no prólogo do Inferno, cheio de promessas e de limites, Dante agora é esse Eremita, no Purgatório, no meio do processo de iniciação, sempre sob a vigilância de Virgílio e aprofundando a sua busca no Invisível. Pag. 551 E, diante do Um, Dante se insere no contexto vibratório do Arcano Do Mundo: 

Ele se situa além dos três ciclos descritos e associados ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso da Divina Comédia. É como se fosse o seu coroamento. Ele corresponde à entrada de Dante no Empíreo e ao seu Êxtase Místico na contemplação da Rosa dos Bem-aventurados, de Deus e de toda a Corte Celeste. (...) O Arcano do Mundo é a Totalidade do Homem e do Mundo, incessantemente criada pelo movimento harmonioso que mantém os elementos em equilíbrio e o Homem em sua ascensão espiritual. De fato, podemos ver o equilíbrio entre os quatro elementos em gestação ao longo da viagem inicática de Dante nos três mundos da Divina Comédia (...) Aos olhos do poeta, esse equilíbrio o conduz à fusão com o Divino e o Êxtase Místico. Pag. 587 

Bonnell é o próprio Papa, detentor das Coisas Raras que possuem Mistérios desvendáveis se os nosso Olhos Espirituais estão atentos ao Mover Raro De Todas As Coisas. Capacitado a nos dar uma visão completamente autêntica e original da obra maior de Dante. No apanhado geral, é um grande livro a todos recomendado e que passa uma mensagem diretamente ditada por Dante ao autor, o qual Compreendeu Em Verdade a Alta Divina Mensagem Da Divina Comédia, como comprova este seu poema presente na obra após a exposição do complemento referente aos aspectos de ligação entre as Sagradas Escrituras e a eterna obra iniciática dantesca: 

Metamorfose 
De arcano em arcano, perscrutas o caminho. 
No céu de teus manás, reconhece teu Destino. 
E vê o doce segredo, que, passo a passo, te leva Para a Felicidade: 
É simples: Ama! Se tua alma sofre, entendas o Poeta: 
Que o Espírito Purpúreo ilumine tua testa. 
Tua metamorfose retirará o véu, e, como ele, ousa remontar às estrelas. 
Então suprimirás as sombras de tua vida, e Luz terás para todo confronto. 
E tua história, então, de Humana Tragédia se transformará em Ouro: 
Divina Comédia. Robert Bonnell 

Ele é um grandiosíssimo mestre na arte da estudada e cuidadosa elaboração de cada parte do livro, que em si mesmo é uma obra-prima de extremíssima e profundíssima qualidade aos que estudam e praticam a Magia, o Ocultismo e as Ciências Ocultos; e, também, aos que simpatizam intelectivamente com tais assuntos e vertentes iniciáticas apenas a nível de leituras instrutivas d'alma e da mente. 

Fonte de pesquisa: omundoinominavel.
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